Como colocar ladrilhos em drywall?
A revisão raramente é concluída sem o uso de placas de drywall. Este material é bastante prático e tem uma longa vida útil. Às vezes surgem dificuldades ao colocar ladrilhos de cerâmica em tal superfície. Se você entender todas as nuances, poderá fazer este procedimento de forma independente em qualquer cômodo da sua casa.
Peculiaridades
As placas de gesso cartonado permitiam não utilizar várias misturas para o nivelamento das paredes durante as reparações. Fazer uma moldura especial e instalar uma placa de gesso é muito mais fácil do que trabalhar através das paredes por horas usando gesso. A placa de gesso pode ser revestida com clínquer, azulejos e ladrilhos de cerâmica.
Colocar ladrilhos em drywall é uma tarefa simples. Como resultado desse trabalho, não aparece muita sujeira e poeira de construção.
A colocação de ladrilhos sobre uma base de gesso cartonado é possível tanto em instalações residenciais como comerciais.
Existem certas regras, graças às quais até um iniciante pode lidar facilmente com o trabalho.
Os recursos listados devem ser levados em consideração, caso contrário, os erros não podem ser evitados:
- Colocar ladrilhos em drywall requer cálculos cuidadosos. É importante observar a geometria precisa durante a instalação. Tiling não vai tolerar hack-work e negligência.
- Ao escolher o drywall, certifique-se de levar em consideração as características do cômodo no qual fará os reparos. Para fachadas de trabalho no banheiro ou na cozinha, escolha uma placa de gesso com alta resistência à umidade. Caso contrário, uma renovação totalmente nova irá encantá-lo por um curto período de tempo.
- Considere cuidadosamente a construção de uma moldura para drywall. Todos os elementos devem estar no mesmo plano. Cada elemento estrutural requer um encaixe seguro para que a base seja rígida e estável.
- Lembre-se de que deve haver pequenos espaços entre a placa de gesso e as paredes adjacentes, piso ou teto.
- Não deve haver mais de 40 cm entre as vigas verticais da moldura, a distância maior fará com que o drywall comece a ceder durante a operação, e talvez até mesmo na fase de faceamento.
Seleção de adesivo
A qualidade do trabalho executado depende da escolha da cola.
A moldura certa, bom drywall e ladrilhos caros sem a cola certa são esforços perdidos. Preste atenção apenas aos fabricantes confiáveis que já conquistaram a confiança dos consumidores.
Na hora de comprar estude cuidadosamente a composição da mistura e a área de uso. Boas opções:
- Argamassa à base de cimento. Deve-se notar que essa cola geralmente não é usada para trabalhos com gesso. Se suas folhas de drywall são cobertas com papelão, essa solução é adequada. Hoje em dia, esse adesivo raramente é usado.
Uma mistura de cimento e areia fixa as telhas com segurança à parede. O uso de tal ferramenta por iniciantes não é a melhor opção. Se você cometer um erro, será muito difícil corrigi-lo.
- Adesivo elástico para azulejos. Uma das melhores opções de adesivos. É produzido na forma de mistura pronta ou pó seco, que deve ser diluído de acordo com as instruções. Excelente opção para iniciantes, é possível corrigir a localização dos ladrilhos já na superfície da placa de gesso.
- Unhas líquidas de diferentes tipos. Uma das formulações mais modernas. Disponível em recipientes de plástico convenientes. Para usar, você terá que adquirir uma pistola especial.
Alguns acreditam que esses materiais podem ser usados para realizar toda a obra do início ao fim.
Ao mesmo tempo, os especialistas recomendam o uso de pregos líquidos para o trabalho no local, quando alguns elementos ainda ficam para trás na superfície.
Preparação da superfície
Uma caixa de gesso requer algum trabalho preparatório. Você precisa iniciar este processo imediatamente após colocar as folhas nas paredes. Em primeiro lugar, faça os furos necessários para canos, tomadas e outras comunicações. Definitivamente, você precisará de um primer e um rolo com pincel para aplicá-lo. É necessário aplicar o primer no drywall em 2 camadas para melhorar a aderência entre o material e a argamassa.
Antes de iniciar a preparação da solução, certifique-se de determinar a localização do primeiro ladrilho. Para fazer isso, use um nível, lápis e um ladrilho. Coloque o fragmento no canto e desenhe um caminho. Concentre-se nesses contornos e nivele ao desenhar linhas em toda a parede. Um perfil horizontal pode ajudá-lo, use-o como um guia.
O trabalho preparatório é realizado da seguinte forma:
- Processamento conjunto. As juntas das folhas devem ser bordadas. Use uma faca de construção. A ferramenta deve ser mantida em um ângulo de 45 graus em relação ao centro. Apare cada lado.
- As costuras precisam ser de massa. A primeira camada da composição deve fechar completamente os vazios. Depois disso, cole a fita reforçada, isso ajudará a evitar rachaduras no futuro. A fita deve ser borrada na superfície que você está nivelando.
- Esmerilhamento. Lixe as áreas irregulares, se necessário.
- Primer de superfície. Para o trabalho de preparação, escolha produtos com anti-sépticos na composição. Para melhorar a estanqueidade e resistência, é necessário tratar a superfície em 2 camadas.
- Escolhendo um esquema de assentamento de ladrilhos. Ao escolher um esquema, a área da superfície da parede é levada em consideração. Conte o número de linhas horizontais de ladrilhos. Em seguida, divida o comprimento da parede pela largura do ladrilho, levando em consideração a largura dos vãos.
Se, como resultado da divisão, você obtiver um número maior que 0,5 da largura de um ladrilho, comece a colocar a partir da borda que seja mais visível. Isso permitirá que você posicione os ladrilhos aparados em um local discreto. Se o resto da divisão permanecer um número inferior a 0,5 da largura do ladrilho, comece a colocar a partir do meio da parede. Isso fará com que os ladrilhos aparados pareçam simétricos e bonitos.
- Preparação da composição adesiva. Nesta fase, siga completa e completamente as instruções do material selecionado. As misturas secas populares devem ser diluídas com água na proporção indicada pelo fabricante. Despeje a mistura em um recipiente primeiro e, em seguida, adicione o líquido.
Para agitar de alta qualidade essa mistura, você pode usar uma furadeira com um acessório apropriado. Não misture muita solução de uma vez. Mestres experientes recomendam diluir tanta composição quanto necessário para o assentamento de ladrilhos por 1 sq. m de superfície de drywall.
Preparação da telha
Depois de aplicar o primer no drywall, você pode prosseguir para a preparação dos ladrilhos. Escolha um local bem iluminado no apartamento e arrume os elementos em um piso limpo de acordo com o padrão escolhido. Use não apenas os ladrilhos básicos, mas também elementos de decoração (bordas e similares). Para compensar as lacunas, use as cruzes especiais.
Se você tiver um desenho projetado e impresso por computador, o layout não levará muito tempo. Mesmo se você não tiver essa folha de assistente, isso não deve servir como motivo para se recusar a fazer o layout da imagem. Lembre-se, sempre existe a possibilidade de que o lote contenha elementos de tonalidades diferentes (mais escuros ou mais claros do que o especificado). Negligenciar o preparo dos ladrilhos pode fazer com que esses elementos apareçam de forma proeminente e arruinar a experiência.
Além disso, a classificação o ajudará a encontrar ladrilhos que não são adequados para instalação - quebrados, lascados ou com esmalte decorativo irregular. Se o dano não for muito sério, então essas são as telhas que podem ser usadas para poda.Execute este procedimento imediatamente.
Para cortar os ladrilhos, você só precisa de um lápis e um cortador especial vitorioso. Usando um lápis, desenhe uma linha nítida na frente e repita com um cinzel. É importante cortar não só o esmalte decorativo, mas também ir fundo na base. Para separar, segure o elemento em lados opostos e bata levemente na borda de qualquer superfície de madeira (mesa, viga, etc.). O ladrilho irá rachar exatamente ao longo da linha pretendida.
Outra opção é cortar as peças. Desenhe também uma linha a lápis no lado decorativo. Em seguida, corte a superfície com um cinzel de forma que um entalhe contínuo de até 2 mm de profundidade seja formado. De costas, bata na parte central do ladrilho com um martelo. Você não precisa se esforçar muito para não estragar o elemento. Por fim, pegue um pedaço de lixa e lixe cuidadosamente a borda da peça.
Depois de verificar a limpeza e a identidade das peças, verifique sua uniformidade. Para fazer isso, conecte dois elementos um ao outro, avalie a qualidade dos cantos e limites. Coloque o elemento em uma superfície plana e certifique-se de que ele se encaixa perfeitamente em toda a superfície.
Como colocar você mesmo?
A colocação de ladrilhos sobre uma base de gesso cartonado começa na 2ª fila. Para evitar que os ladrilhos se movam, use uma tira de madeira ou perfil de metal. É perfeitamente possível colocar os ladrilhos na parede de gesso com suas próprias mãos.
Prepare o seguinte kit de ferramentas:
- Espátula (lisa e serrilhada).
- Um pano ou esponja.
- Um recipiente para solução adesiva.
- Nível de construção.
- SVP (sistema de nivelamento de ladrilhos) ou cruzetas de nivelamento de plástico.
- Espátula de borracha ou flutuador.
Tecnologia simples e direta:
- Prepare a cola de acordo com as recomendações do fabricante.
- Desenhe a argamassa com uma espátula e espalhe sobre a área onde vai colocar o primeiro ladrilho. Alise a superfície com uma espátula dentada.
- Os ladrilhos devem estar ligeiramente úmidos. Após umedecer, aplique uma fina camada de cola.
- A superfície deve ser recoberta de acordo com as marcações aplicadas nas fases iniciais. Certifique-se de verificar a precisão com um nível.
- Se você aplicar muita cola, ela sairá após a prensagem. Remova este adesivo imediatamente com uma espátula. Após o primeiro ladrilho, a espessura ideal da camada adesiva ficará clara.
- Você precisa consertar o segundo ladrilho da mesma maneira que o primeiro.
- Coloque o SVP ou cruzamentos entre os dois elementos de uma vez. Eles o ajudarão a criar uma junta uniforme e limpa.
- Os ladrilhos são colocados na superfície da placa de gesso em filas. Depois de terminar o primeiro, vá direto para o segundo.
- Todo o revestimento adicional é feito de acordo com o mesmo tipo. Por último, mas não menos importante, você precisa colar os ladrilhos que foram cortados. Além disso, a fileira de baixo deve ser colocada depois de ter feito o trabalho necessário com o piso.
- Se notar que aparece cola na parte decorativa do ladrilho, limpe-a imediatamente com um pano ou esponja.
Deixe a superfície por vários dias até que a cola esteja completamente seca. Certifique-se de que o ladrilho está bem preso e passe para o rejuntamento.
Esse processo é assim:
- Remova a solução adesiva restante e retire o SVP ou as cruzes.
- Prepare uma pasta de rejunte.
- Para a aplicação, use uma bóia especial ou espátula de borracha.
- Preencha bem as juntas com mástique. Remova o excesso da mistura com uma esponja ou pano.
É aqui que termina o trabalho de revestimento. Agora seu drywall é revestido de azulejos e tem um visual imbatível. Se necessário, você pode usar adicionalmente impregnação ou selante, mas não antes de 2 dias.
Dicas úteis
Os especialistas acreditam que nenhuma parede de gesso é adequada para esse tipo de trabalho. Você deve usar um material especial resistente à umidade - GVLV.Se por algum motivo você não tiver essa oportunidade, então, sob a placa de gesso, coloque as tiras-guia com passo de 40 cm, as folhas devem ser fixadas nessas tiras usando parafusos auto-roscantes ou um grampeador de construção.
Em alguns casos, as pranchas podem ser substituídas por tela de gesso de polipropileno. Ajuda a evitar a curvatura das folhas durante o inchaço. Essa tela é colada com o PVA usual e, além disso, é fixada com grampos.
Sutilezas importantes na realização do trabalho:
- O primer deve ser aplicado em intervalos de 45 minutos.
- Os profissionais recomendam que você abandone o rolo e o pincel, é melhor usar uma boia dentada para aplicar o primer. Aplicar a mistura na superfície da folha com o lado uniforme e distribuir a composição uniformemente com o lado recortado.
- A cola deve ser diluída com água até que se torne um creme azedo espesso. É esta consistência que permite atingir as propriedades máximas da composição adesiva.
- Você precisa pressionar pequenos ladrilhos na parede com as mãos. Se os elementos forem muito grandes, use um martelo de plástico ou madeira com uma almofada de borracha especial.
- Instale as telhas gradualmente. Faça um intervalo de uma hora a cada 5 linhas. Este truque simples ajudará a aliviar a tensão que surge na base da parede.
- Recomenda-se aplicar verniz após o rejuntamento. Ele protegerá a superfície da umidade e sujeira.
- Verifique periodicamente o nível do revestimento usando um nível ou sarrafo uniformemente. Se as ondas se formarem repentinamente, você as corrigirá a tempo.
- Os mosaicos decorativos devem ser colocados sobre o rejunte e não sobre a solução de cola. Caso contrário, você terá que limpar as costuras de resíduos de cola.
Apesar de não ser difícil colocar ladrilhos em uma placa de drywall, existem alguns truques para revestir salas pequenas e salas com tetos altos.
Essas nuances ajudarão a criar um revestimento de parede de alta qualidade em uma pequena sala:
- Escolha pequenas peças. Você pode até parar em um mosaico.
- Observe mais de perto os elementos de cores claras, para que o ambiente pareça maior e mais claro.
- Dê preferência aos ladrilhos com lado decorativo brilhante.
- Escolha o layout horizontal mais simples.
Enfrentar o trabalho em uma sala grande será simplificado seguindo estas recomendações:
- Coloque as telhas verticalmente.
- Os elementos de decoração devem estar no nível dos olhos.
- Apare os itens que ficarão localizados perto do chão.
Para obter informações sobre como colocar ladrilhos corretamente em drywall, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.