Ladrilhos flexíveis: prós e contras

Contente
  1. Propriedades básicas
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Como escolher o caminho certo?
  5. Como o material pode ser usado?
  6. Como empilhar?

A escolha dos materiais de acabamento para trabalhos de interiores é uma tarefa difícil e responsável. Exterior externo, características da alvenaria e alguns outros fatores relacionados - tudo isso deve ser levado em consideração na realização de reparos.

Apesar da riqueza do mercado de materiais de acabamento, os ladrilhos flexíveis ocupam com segurança as primeiras posições.que é capaz de imitar muitos revestimentos incomuns e bonitos. De particular interesse é o azulejo, que imita perfeitamente a alvenaria. Pode ser usado para decorar qualquer ambiente.

Propriedades básicas

Imitando o tijolo com uma precisão incrível, este material é igualmente adequado tanto para decoração exterior como interior. A excelente estética da telha, suas boas propriedades de desempenho e a relativa facilidade de instalação tornam-na exigida e popular. Reparar com seu uso não requer habilidades e conhecimentos especiais - você pode lidar com isso sozinho. O ladrilho encaixa perfeitamente tanto na superfície impecável quanto nas juntas.

O material é fornecido na forma de ladrilhos em tamanhos padrão. Sua pequena largura e forma plana tornam o processo de instalação simples e conveniente. A imitação exata do tijolo é possível devido à composição especial, que também determina outras características do ladrilho. Baseia-se na adição de acrílico, areia e pigmentos especiais à solução areia-polímero. Isso atinge não apenas uma aparência característica, mas também uma boa resistência do material a danos mecânicos.

O corredor é geralmente revestido com ladrilhos flexíveis semelhantes a tijolos, mas a cozinha e a varanda são fortes concorrentes para isso. Além disso, é usado para decorar portais de lareira, conjuntos colunares, bem como outros designs de interiores decorativos.

O material gosta muito de usar para colocar acentos do tipo de ponto. Por exemplo, pode ser usado para designar a abertura de uma porta ou janela.

Os ladrilhos estão disponíveis em várias cores, portanto, você pode combiná-los a seu critério. Desta forma, soluções de design interessantes podem ser alcançadas.

Vantagens e desvantagens

Falando sobre os benefícios das telhas flexíveis, o seguinte deve ser observado:

  • a telha é resistente a influências externas e é capaz de suportar tensões mecânicas;
  • é amigo do ambiente e totalmente seguro do ponto de vista da toxicidade;
  • o material não é inflamável, o que garante a segurança em caso de incêndio;
  • o efeito do vapor não prejudica o ladrilho;
  • sua estética e capacidade de imitar materiais caros ou bonitos são altamente valorizadas;
  • o ambiente externo não tem efeito significativo sobre o material, e mesmo os raios solares não são capazes de danificá-lo com o tempo;
  • as telhas flexíveis servem por muito tempo, eliminando a necessidade de renovação periódica de reparos;
  • os efeitos da temperatura não afetam o material - no verão é tão forte e bonito quanto no inverno;
  • é fácil e facilmente cortado - qualquer pessoa que adore fazer reparos com as próprias mãos pode fazer isso;
  • uma vez que o reparo com tal ladrilho não requer elementos de montagem de canto adicionais, ele acaba sendo econômico e barato;
  • colocar o material é bastante simples e não requer muito tempo;
  • Como os ladrilhos flexíveis são elásticos por definição, eles são adequados para todos os tipos de contrapisos.

Quanto aos contras, há muito menos deles:

  • o ladrilho necessita de cuidados e atenção especiais, pois não pode ser limpo com agentes alcalinos;
  • para interiores ultramodernos, esse material de revestimento pode parecer impróprio - deve ser colocado onde o estilo e a mobília da sala correspondam a ele;
  • o material é muito caro por culpa de alguns fabricantes, que podem inflacionar os preços;
  • é melhor comprar todo o volume necessário de ladrilhos inteiramente de um lote, uma vez que os produtos podem variar de lote para lote, e isso não pode deixar de afetar a aparência do material;
  • o consumidor pode ser facilmente enganado por fornecedores inescrupulosos de produtos de baixa qualidade, portanto, é necessário adquirir produtos certificados de grandes varejistas.

Como você pode ver, as vantagens dos ladrilhos flexíveis superam significativamente as suas desvantagens, por isso é considerada a opção mais ideal e quase tradicional para trabalhos de renovação na cozinha, no corredor ou na varanda.

Variedades

O mercado oferece ladrilhos com marcações diversas. Ele pode ser adquirido com as marcas RF, NF ou WF. Esta ou aquela marcação indica um tamanho específico do produto. As dimensões dos ladrilhos devem ser tidas em consideração medindo primeiro a área da divisão e marcando-a. Por exemplo, você pode comprar Ecobrick 210x50 mm.

Como existem tantos fabricantes de ladrilhos flexíveis quanto de soluções de cores, escolher um material para um tijolo não será difícil, mesmo para um consumidor inexperiente. A gama de tonalidades é tão rica que o sortido é adequado para qualquer divisão com o seu interior mais ou menos expressivo.

Existem fabricantes que até oferecem ao comprador que peça uma determinada cor e tom do material de acabamento, que é imediatamente produzido. No entanto, existe uma grande probabilidade de que tal serviço seja mais caro do que a versão pronta. Além disso, o volume do lote produzido será limitado pela capacidade de produção.

Além do esquema de cores e do tamanho, os ladrilhos flexíveis se apresentam em variedades que possuem diferentes espessuras, custos e textura externa. Não é fácil escolher entre tal variedade, mas definitivamente vale a pena tentar.

Como escolher o caminho certo?

Depois de tomada a decisão de adquirir ladrilhos flexíveis para revestimento e mais nenhum, antes de comprar, vale a pena decidir mais uma vez sobre uma série de parâmetros:

  • o material deve ter uma aparência que se combine harmoniosamente com o interior do cômodo no qual será feita uma reforma parcial ou total. O estilo e o conceito geral da divisão não devem ser contrários aos ladrilhos de tijolo, que podem tanto arruiná-la como complementá-la, dependendo da consideração da "imagem" geral da sala ou varanda;
  • a cor dos ladrilhos não deve ser totalmente determinada pelas preferências pessoais - também é necessário avaliar a gama geral do interior, uma vez que a abundância de cores pode virar uma mosca na sopa que vai estragar tudo;
  • se o consumidor deseja que o reparo seja de longo prazo, e o material de revestimento usado já serve há muito tempo, é necessário prestar atenção à qualidade adequada do produto adquirido. É inaceitável comprar ladrilhos duvidosos, que perderão a cor com a radiação ultravioleta do verão ou se desintegrarão em temperaturas negativas;
  • o custo pode ser decisivo para muitos consumidores - neste caso, você precisa se concentrar na "seção áurea" - o equilíbrio ideal entre qualidade e preço;
  • preste atenção à composição do produto, também, nunca será supérfluo. Se os ladrilhos flexíveis forem usados ​​em um interior residencial, sua segurança, a ausência de impurezas e aditivos tóxicos e prejudiciais à saúde humana na composição é extremamente importante.

Depois de feita a escolha, você pode prosseguir diretamente para a decoração. Mas antes de começar a reforma, você precisa se familiarizar com as opções de uso de ladrilhos flexíveis.

Como o material pode ser usado?

Ao planejar uma reforma, você precisa decidir para que fins o ladrilho será usado.

Na maioria das vezes, é usado para revelar paredes em salas incomuns e originais. Estruturas complexas, que podem ser curvilíneas e de difícil acesso, se desprendem com menos frequência. São vários elementos decorativos, como lareiras, arcos, degraus de escada, etc.

Se tivermos em conta a elevada resistência do material à humidade, fica claro porque é que muitos o utilizam em casas de banho e outras divisões onde o vapor de água em suspensão não permite a utilização de outro acabamento, por exemplo, papel de parede.

As frentes de móveis são uma base rara, mas interessante para decoração. Via de regra, trata-se de aparelhos de cozinha, que se revelam bastante extravagantes e incomuns. Esses fones de ouvido se encaixam facilmente em um interior elegante e trazem um toque especial de elegância.

Em outras palavras, os ladrilhos flexíveis são usados ​​para uma variedade de propósitos e são capazes de dar vida às idéias de design mais ousadas.

Como empilhar?

A instalação de placas flexíveis é um processo bastante simples, sujeito a quase qualquer pessoa. Não requer o uso de ferramentas especiais ou caras.

Certifique-se de prestar atenção na escolha de uma cola adequada. Deve ser projetado especificamente para este material. A cola pode ser comercializada na forma de mistura pronta ou na forma de pó seco, que deve ser diluído com a quantidade de água indicada nas instruções.

Se a cola foi comprada pronta, você precisa começar a fazer o acabamento logo após a abertura da embalagem.

Passos de assentamento:

  • a parede deve ser preparada por nivelamento e limpeza completa. A argamassa de nivelamento é usada para transições abruptas. Após a aplicação, deve-se aplicar o primer na parede. Ao mesmo tempo, o primer deve conter anti-sépticos - neste caso, a base irá aderir melhor ao ladrilho, e a cola se manifestará com força total;
  • a qualidade da adesão será muito pior se a temperatura da sala estiver abaixo de +5 graus Celsius - você deve cuidar para manter a temperatura acima deste valor;
  • a parede deve ser marcada sob os ladrilhos;
  • a solução adesiva é aplicada na parede em uma camada uniforme, embora não deva ser muito espessa - recomenda-se uma espessura de no máximo 2 mm. Aplique a cola com uma espátula comum, e distribua sobre a base com uma ranhura;
  • os ladrilhos são colocados na base em filas. Para que o desenho se torne interessante, a 1ª linha deve ser iniciada com uma peça inteira, e a 2ª - com sua metade. Esta sequência deve ser seguida no futuro. As tesouras são bastante indicadas para cortar ladrilhos, uma vez que é elástica e se adapta bem aos mesmos. É necessário garantir que as costuras tenham a mesma espessura em todos os lugares;
  • a vantagem dos ladrilhos flexíveis é que nenhum rejunte é usado para finalizar as juntas - basta espalhar o restante da cola com um pincel.

O processo de instalação de ladrilhos flexíveis não é difícil e todos podem fazê-lo. Sem custos extras para ferramentas caras, contratação de especialistas e materiais de reparo adicionais, usando telhas flexíveis, você pode obter um resultado bonito e interessante. Além disso, tem críticas principalmente positivas. Você só precisa considerar cuidadosamente a escolha do material e as instruções para sua instalação. Se estas condições simples forem satisfeitas, o resultado do acabamento vai deliciar por muito tempo.

Veja abaixo uma aula magistral sobre o assentamento de ladrilhos flexíveis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário