Ladrilhos refratários para o forno: tipos e opções de design

Ladrilhos refratários para o forno: tipos e opções de design
  1. Propriedades
  2. Marcando
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Cores
  6. Projeto
  7. Qual escolher?
  8. Lindos exemplos no interior

A necessidade humana de calor natural sempre existiu. Portanto, em casas particulares de diferentes níveis, muitas vezes você pode ver fogões e lareiras russas reais com fogo real vivo. Para que estes elementos de aquecimento tenham um aspecto atractivo, bem como para aumentar as propriedades condutoras de calor, são ladrilhados.

Propriedades

Uma série de requisitos específicos são impostos ao material de revestimento para lareiras e fogões.

Este tipo de acabamento deve ter algumas propriedades:

  • Resistência ao fogo. A telha deve resistir a temperaturas de até 1000 C.
  • Origem natural. Quando aquecidos, os ingredientes artificiais, se presentes na composição das telhas, podem liberar substâncias tóxicas, portanto é muito importante que as matérias-primas para esses produtos sejam exclusivamente de origem natural.
  • Condutividade térmica. Os ladrilhos voltados para lareiras e fogões devem acumular o calor do fogo no interior do fogão e distribuí-lo com rapidez. O aquecimento de alta qualidade da sala depende disso.
  • Resistência à umidade. Os ladrilhos devem ser resistentes à umidade.
  • Força. Para que o ladrilho seja capaz de suportar a diferença de temperatura e cargas elevadas, deve ser o mais espesso possível - pelo menos 8 mm. A resistência de um material também pode ser avaliada por sua porosidade. Quanto menor for, mais durável será o ladrilho.
  • Coloração. Na produção de ladrilhos resistentes ao calor, são utilizadas tintas especiais que não racham e não perdem a intensidade da cor com o tempo.
  • Estética externa. Hoje, o azulejo deve ser não só durável, mas também bonito, já que o fogão ou a lareira fazem parte da decoração de interiores.

Marcando

Com a ajuda de símbolos especiais, que estão indicados na embalagem com ladrilhos, você poderá saber se uma determinada amostra é adequada ou não para decoração de fornos.

É costume fazer a distinção entre os seguintes sinais:

  • O coeficiente de absorção de água é indicado na caixa e denotado pela letra "E". Não deve ser superior a 3%. O granito tem a maior resistência à umidade: 0,5%.
  • As informações de porosidade são fornecidas pelo símbolo PEI e os seguintes números na embalagem de I a V. Para fogões e lareiras, selecione o nível IV ou V.
  • A marcação "A" ou "B" indica que o projeto deste produto foi desenvolvido em um computador. Os ladrilhos com a letra "A" são distinguidos por uma correspondência mais precisa com as dimensões declaradas.
  • A designação "EN 122" e as letras A a D indicam o nível de resistência do ladrilho ao ataque químico.

Visualizações

É habitual distinguir entre dois tipos principais de ladrilhos de revestimento para a decoração das paredes da salamandra: fabricados a partir de matérias-primas naturais e artificiais. Os produtos naturais incluem placas cortadas de pedra natural. O segundo tipo inclui telhas que foram fabricadas pela produção industrial. Na maioria das vezes, trata-se de placas de argila, cuja resistência ao calor é obtida por cozimento.

As placas cerâmicas, por sua vez, são subdivididas em várias subespécies. Vamos considerar os principais tipos de materiais naturais e artificiais.

Existem tais materiais naturais:

  • Mármore. É uma rocha natural formada por dolomita e calcário de dureza média. Ele se presta bem ao processamento e moagem. As telhas de mármore são resistentes ao calor, capazes de resistir à exposição a produtos químicos, luz solar, ambientes úmidos e outros fatores agressivos.
  • Granito. É uma rocha de origem ígnea, caracterizada por uma densidade especial. A pedra natural é muito pesada, por isso, para o revestimento, é cortada em placas com uma espessura de 2 a 3 cm. No processamento de diferentes formas, uma placa de granito pode ter uma textura mate ou brilhante.
  • Travertino. Este material é formado em condições naturais a partir do calcário. O travertino contém óxidos de ferro, portanto, com o envelhecimento, a pedra começa a amarelar. Este material possui baixa condutividade térmica, o que permite aumentar o tempo de resfriamento do forno forrado de travertino. E sua durabilidade permite manter uma aparência atraente por mais de uma dúzia de anos.

Os materiais criados artificialmente são os seguintes.

Terracota

Este ladrilho de cerâmica é feito de um tipo especial de argila - caulim, o que o torna resistente ao calor. A terracota pode ser vidrada, coberta com uma camada brilhante decorativa e não vidrada com pigmento natural. Ambos os tipos são caracterizados por resistência a altas temperaturas e adesão a qualquer superfície. E o custo relativamente baixo e a ampla variedade de designs tornam o prato muito popular para o consumidor.

Majólica

Para a produção de faiança, é usado um grau especial de argila colorida resistente ao calor com alta porosidade. Este tipo de ladrilho pode ser considerado uma versão mais avançada da terracota esmaltada. A única diferença está no design da parte frontal. Uma característica notável da majólica é a forma como é decorada: primeiro, ela é derramada com tinta esmalte branca e, após o endurecimento, um desenho é aplicado à mão. Isso explica o preço muito alto desses produtos. Na decoração, costuma ser combinado com ladrilhos de metlakh.

As características distintivas da majólica, pelas quais é facilmente reconhecível, são:

  1. Formas suaves com bordas arredondadas.
  2. Um fundo geral opaco no qual o desenho é aplicado posteriormente.
  3. Cores vivas e saturadas usadas na decoração. Predominam a gama azul-esverdeada e marrom-amarelada.
  4. A decoração é geralmente baseada em plantas.
  5. Graças ao vidro, tem uma superfície brilhante.

Metlach

O ladrilho é caracterizado pelas pequenas dimensões - o seu tamanho padrão é 10x10 cm, mas ao mesmo tempo distingue-se pelo seu desenho original e pelos vários formatos. Metlach é usado em locais com alta umidade e condições de alta temperatura. Em termos de propriedades de desempenho, pode ser comparado ao Grés Porcelânico.

Telha

O produto também possui resistência ao calor suficiente para ser usado em locais com grandes oscilações de temperatura. O esmalte no azulejo não é tão forte quanto o de análogos e pode rachar com o tempo devido a altas temperaturas. Portanto, para fogões, são escolhidos ladrilhos de tamanhos pequenos com uma largura de 20-25 cm com uma superfície fosca.

Além disso, o ladrilho não gosta de baixas temperaturas e pode desprender-se, por isso é utilizado apenas em locais onde faz calor o tempo todo.

Clinker

A composição da telha contém vários tipos de argila (como xisto, argila refratária) e vários aditivos, como corantes minerais. Os ladrilhos podem ter uma superfície fosca ou esmaltada. Para lareiras de frente, a primeira opção é a mais frequentemente escolhida. Esses ladrilhos não racham ou desbotam com o tempo.

Azulejos

Os ladrilhos são caracterizados pela complexidade de formas e cores. A principal característica do ladrilho é a sua construção em forma de caixa. No verso, o ladrilho tem lados pequenos - uma garupa. Isso permite aumentar a eficiência do forno em 15%, em média.

Os ladrilhos absorvem o calor e baixam a temperatura da superfície da parede da salamandra para uma temperatura confortável. Graças a isso, não há risco de queimar-se no fogão.

Como o trabalho manual na fabricação de telhas é o principal, no processo de assentamento é impossível evitar erros. Além disso, é necessário calcular o número necessário de ladrilhos com antecedência e o tempo de espera é de 1-3 meses.

Ladrilhos de Fireclay

Para sua fabricação, são utilizadas classes especiais de argilas refratárias com a inclusão da farinha de pedra na composição das matérias-primas. É resistente a esforços mecânicos intensos, não escorrega e não se desgasta com o tempo. As telhas Fireclay não são afetadas por solventes, ácidos e álcalis. Além disso, sua espessura é significativamente maior do que a das telhas convencionais.

As telhas Fireclay são um dos tipos de acabamentos mais duráveis. Ele se encaixa uma vez por séculos. Os ladrilhos de argila refratária são autossuficientes - não precisam ser agrupados quando colocados com pedra ou gesso. Por muito tempo, o pó de argila refratária foi usado exclusivamente em instalações industriais. Porém, devido às suas óbvias vantagens, passaram a utilizá-lo para fins artísticos.

Hoje, os fabricantes oferecem coleções inteiras de ladrilhos de argila, que contêm um grande número de amostras decorativas para todos os gostos.

Grés porcelânico

Para sua fabricação, utiliza-se uma mistura especial de diversos tipos de argila com adição de areia de quartzo e lascas de mármore. Para a coloração, sais de vários metais são adicionados. Assim, o Grés Porcelânico é considerado um material ecológico e inofensivo.

Em termos de composição, o Grés Porcelânico apresenta algumas semelhanças com o azulejo, mas a diferença está no processo de produção. A mistura acabada para o Grés Porcelânico é colocada sob prensa sob alta pressão, resultando em um produto com estrutura monolítica, praticamente isento de poros e vazios, resistente à umidade e ao calor.

Graças ao grande número de formas e cores, os ladrilhos de grés porcelânico podem imitar muitos acabamentos naturais como mármore, granito e até faiança. Além disso, os tecnólogos modernos tornam possível produzir não apenas elementos de acabamento retos, mas também curvos e angulares.

Faiança

Este tipo de ladrilho é feito por via seca em prensa. Inclui vários tipos de argila refratária, areia de quartzo e fragmentos de produtos de argila quebrada que já foram queimados. A peculiaridade da faiança é que ela é mais durável do que a faiança. Isso permite que os ladrilhos sejam feitos mais finos - 4-5 mm.

A faiança tem uma baixa absorção de água (apenas 3%) e retém perfeitamente o calor. Além disso, é mais barato do que alguns outros tipos de ladrilhos, o que o torna acessível para produção em massa.

Quanto às cores, produz faiança monocromática e colorida. Além disso, o segundo tipo é mais procurado. Um exemplo clássico de design de faiança é um ornamento azul sobre fundo branco. Essas cores são típicas para pintura usando a técnica Gzhel.

Diamante falso

As principais matérias-primas utilizadas em sua produção são o cimento e o concreto. O mercado oferece ao consumidor diversas imitações de pedras artificiais - pedras, tijolos, faiança e outros tipos de acabamentos. De acordo com suas propriedades, a pedra artificial não é inferior à natural, e pode haver um grande número de opções para a incorporação de ideias criativas. Além disso, a pedra artificial é boa porque não requer habilidades especiais para colocá-la, até mesmo um iniciante pode manuseá-la.

Vários pigmentos são adicionados à solução para adicionar cor. Às vezes, os ladrilhos são pintados superficialmente - esse método não é muito bom, porque é menos durável.

Dimensões (editar)

Para facilitar o trabalho com ladrilhos de frente para fornos, suas dimensões não devem ser muito grandes. O tamanho ideal é 25x25 cm e a espessura não é superior a 8 mm. Para grés porcelânico e clínquer, não mais do que 6 mm é suficiente. Esses parâmetros fornecerão condutividade térmica e resistência suficientes para toda a instalação. Além disso, essas dimensões são muito mais fáceis de trabalhar.

Ladrilhos maiores podem ser feitos sob encomendaPor exemplo, o grés porcelânico, entretanto, é bastante pesado e pode não suportar seu próprio peso, e também requer mais aparas e ajustes. Existem ladrilhos e tamanhos menores, por exemplo, 10x10 cm.No entanto, é usado com muito menos frequência pelas mesmas razões que o grande - é inconveniente trabalhar com ele.

Cores

A cor dos ladrilhos é selecionada de acordo com o interior geral, bem como dependendo do material:

  • Por exemplo, o mármore natural tem uma grande variedade de cores. Devido ao conteúdo de várias impurezas na rocha, a pedra pode assumir as cores mais incomuns. Na natureza existem mármore branco, preto, verde, azul, azul, vermelho, cinza, bege e até lunar. Algumas cores são extremamente raras e, portanto, mais valiosas.
  • O granito é menos diverso: apesar de na natureza existir um grande número de diferentes tons de granito, todos eles podem ser divididos em três grupos principais: cinza, preto e marrom.
  • O travertino é ligeiramente mais rico em cores. Os mais comuns na natureza são o branco, o bege e o amarelo. Pedras vermelhas e marrons escuras são muito raras na natureza e, portanto, especialmente valiosas. Portanto, para dar uma estética adicional, os ladrilhos são revestidos com uma tinta especial.
  • Quanto aos produtos cerâmicos, não há restrições à escolha. O esquema de cores do clínquer, por exemplo, agrada com uma variedade: do branco neutro ao bege calmo, todos os tons de amarelo e vermelho, bem como marrom claro e escuro. Alguns tipos de ladrilhos são tingidos na fase de produção, e há aqueles que são pintados com tinta colorida após a confecção.

Projeto

O factor determinante na escolha do desenho do revestimento do forno não é o tipo de material, mas sim o interior da divisão onde se encontra. Uma característica do design de ladrilhos de revestimento especificamente para fogões é a quase completa ausência de padrões geométricos. Não é encontrado em quase nenhum estilo.

Mas o design de tais produtos está repleto de ornamentos complexos:

  • Os padrões florais típicos de faiança ou azulejos podem ser usados ​​em quase todos os estilos - do clássico ao moderno. Também a faiança com sua famosa paleta de gzhel branco e azul será apropriada.
  • Para um interior clássico, pode escolher o Grés Porcelânico, as suas possibilidades são quase infinitas. Com ele, você pode criar fotos inteiras.
  • O interior moderno não implica acabamentos muito variados. Um azulejo monocromático elegante com pequenos toques de decoração será mais apropriado aqui. Várias imitações de malaquita e mármore, bem como madeira, ficarão bem.
  • Em uma cabana de caça ou casa de campo, você pode usar pedra natural. Para não reduzir o custo do interior, não se deve interferir com o material natural com outros tipos de acabamentos, funciona bem sozinho.
  • Fogões reais raramente são encontrados em interiores techno ou futuristas. No entanto, se elementos de tais tendências de design ainda estiverem presentes, um ladrilho liso ficará bem aqui.
  • Em uma casa de campo, terracota e clínquer são adequados. Imagens de plantas e flores no estilo Khokhloma são especialmente boas.

Qual escolher?

Ao escolher ladrilhos de acabamento, os compradores confiam principalmente no seu orçamento. Em seguida, você deve decidir sobre o estilo: que tipo de ladrilhos para revestimento é adequado para uma determinada sala. Para lareiras modernas, tipos caros e de elite, como granito ou malaquita, são adequados. Mas é melhor cobrir um verdadeiro fogão russo com cerâmica. As variedades mais adequadas para isso são faiança e telhas.

Você também deve levar em consideração o tamanho da área para acabamento. Ladrilhos muito grandes parecerão deslocados em uma pequena casa de campo. Por outro lado, se você deseja decorar uma lareira grande e alta em uma mansão moderna, deve pensar em pedra natural ou grés porcelânico.

Todas as placas de fogão devem estar isentas de defeitos, do mesmo lote, do mesmo tamanho e da mesma cor, salvo indicação em contrário no projeto. Você deve comprar peças com uma pequena margem em caso de batalha.

Lindos exemplos no interior

Apesar de o granito ser um material bastante durável e difícil de trabalhar, enobrece muito o seu interior. As lajes acabadas podem ter a forma geométrica correta ou não padronizada. Este último parece especialmente original quando se enfrenta, no entanto, habilidades especiais são necessárias para trabalhar com tal forma, e nem todo mestre será capaz de colocá-lo.

Os ladrilhos são uma aposta segura em qualquer interior. Eles podem ser lisos e pintados, lisos e gofrados. O desenho é aplicado sobre uma superfície lisa, e o ladrilho gofrado já possui um determinado padrão que pode ser pintado.

Às vezes, o forno não é totalmente revestido, mas apenas uma parte. Majolica é o mais adequado para isso. Se precisar de uma opção mais econômica, você pode olhar para ladrilhos de terracota ou cerâmicos não vidrados. Eles são a melhor escolha para uma casa de campo.

A pedra artificial também é frequentemente usada na decoração de fogões. Ele é capaz de repetir qualquer textura, e se com o tempo esses ladrilhos ficarem entediados, pode ser facilmente repintado em uma cor diferente.

Com a ajuda dos ladrilhos, pode alterar radicalmente não só o aspecto do recuperador, mas também transformar completamente todo o interior da divisão. E os materiais modernos ajudam a concretizar qualquer ideia.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário