Ladrilhos decorativos no interior

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Lindos exemplos no interior

Dizem que um conserto é igual a dois incêndios. É difícil discordar dessa sabedoria popular que já se tornou. Ao iniciar um reparo, você deve estocar não apenas com material de alta qualidade, mas também com paciência angelical.

Para que a sua casa na sua forma atualizada se torne ainda mais atraente, cheia de luz não só por dentro, mas também por fora (no caso de uma casa privada), preste atenção a uma boa decoração. A produção moderna de azulejos decorativos há muito que pode usá-la não só no banheiro ou na cozinha, mas também no quarto e na sala de estar. Este tipo de decoração chama a atenção pela variedade e permite dar vida às mais ousadas decisões de design.

Peculiaridades

Os materiais de acabamento ajudarão a diversificar o interior, renová-lo ou torná-lo no já popular estilo de loft. Vale a pena prestar atenção aos ladrilhos decorativos. Hoje, os fabricantes oferecem a mais ampla gama de produtos - pode ser uma imitação de pedra natural, metal, couro. Opções exclusivas com strass também são oferecidas ao consumidor.

Este tipo de revestimento está ganhando cada vez mais popularidade devido às suas características distintivas:

  • peso relativamente leve;
  • facilidade de instalação;
  • respeito pelo meio ambiente e segurança;
  • uma ampla gama para qualquer necessidade;
  • durabilidade;
  • preço acessível;
  • isolamento acústico confiável;
  • não requer ajuste de cada parte separadamente devido à espessura igual;
  • fácil de cuidar usando detergentes neutros e pano.

Além disso, os revestimentos modernos são capazes de imitar qualquer material - natural e artificial, o que reduz significativamente os custos de reparo. Comparando preços, por exemplo, para painéis de madeira natural e telhas com efeito de madeira, você sentirá imediatamente a diferença.

Os designers recomendam o uso de iluminação adicional em áreas cobertas com ladrilhos decorativos. Isso aumentará a ostentação do interior e o material em si ficará mais divertido. Se os painéis decorativos não estiverem localizados em toda a superfície da parede, tente alternar elementos texturizados com tons claros de gesso ou tinta.

Azulejos decorativos de parede parecem organicamente com aquários, fontes internas, plantas vivas trepadeiras, vão se encaixar perfeitamente no enquadramento de janelas, portas, lareiras.

Este material não é recomendado para a decoração de pequenas salas, sendo preferível confiar a instalação a profissionais. Isso implicará em custos adicionais, mas um resultado de alta qualidade terá retorno mais tarde.

Visualizações

Por falar nos tipos de ladrilhos, vale ressaltar que esse material foi originalmente criado para pisos. Em interiores modernos, ele é colocado não apenas no chão, mas também em paredes, tetos e fachadas de edifícios.

Portanto, os painéis decorativos podem ser divididos em dois grandes grupos: fachada e decoração de interiores.

Fachada

A decoração exterior com placas decorativas refere-se à nota fiscal, uma vez que o material pode ser retirado da parede, substituindo-o por outro. Por sua vez, pode ser dividido em revestimento e revestimento. Para um design original, você pode usar os dois tipos ao mesmo tempo.

Para a fabricação de ladrilhos de fachada, são utilizados diversos materiais, embora suas principais características sejam aproximadamente as mesmas:

  • resistência ao desgaste e alta resistência;
  • peso leve;
  • resistência ao fogo;
  • dureza aumentada;
  • superfície repelente de água;
  • Amizade ambiental;
  • não sujeito aos efeitos nocivos do meio ambiente externo;
  • resistência à geada;
  • fácil de limpar.

Com a sua ajuda, pode não só decorar a fachada do edifício, mas também isolá-la adicionalmente. É importante lembrar que a instalação ocorre no final da obra, em clima seco.

Variedades de azulejos decorativos de fachada:

  • Terracota. Do italiano, esta palavra é traduzida como "terra queimada" (argila). Este é um material de acabamento clássico, que é um ladrilho de barro colorido não polido com uma estrutura porosa. Devido ao seu elevado respeito pelo ambiente, é utilizado com sucesso em trabalhos de fachadas, bem como em lareiras, banhos, edifícios comerciais e administrativos;

Possuindo todas as qualidades listadas dos azulejos para fachadas, ainda não teme as altas temperaturas, a estrutura porosa permite poupar melhor o calor, não desbota ao sol e confere um aspecto respeitável à casa.

  • "Javali selvagem" - fachada voltada para ladrilhos que imitam tijolo. Deve o seu nome a dois orifícios na lateral, que se assemelham a um remendo. É feito em forma de tijolo que, depois de assado, se rompe e, como resultado, obtém-se um ladrilho com superfície em relevo;
  • Clinker - outro tipo de revestimento de tijolo, que é queimado 1 vez durante a fabricação. Tem uma superfície muito lisa, é fácil de instalar, mas custa significativamente mais do que outras opções de ladrilhos;
  • Cerâmica - é feito de acordo com a tecnologia de fabricação de tijolos, tem menor peso e características de bom desempenho.
  • Grés porcelânico - confiável e durável, tem muito peso. Requer adesivo especial para instalação. Imita a pedra natural não só na aparência, mas também em muitas características Acabamento em grés porcelânico com imagem colorida.
  • Plástico e acrílico - em policloreto de vinila, imitar tijolo ou pedra natural. São baratos, fáceis de instalar e têm bom isolamento térmico. A base de acrílico flexível permite folhear arcos semicirculares, colunas. Entre as deficiências pode-se notar a aparência orçamentária, composição química.

Além disso, os painéis térmicos com uma camada decorativa de pedra ou ladrilhos de cerâmica são frequentemente usados ​​para revestir grandes áreas.

Para decoração de interiores

Ladrilhos cerâmicos em vários tamanhos são tradicionalmente feitos de argila (a própria palavra kerramos significa “argila”). Suas características distintivas são rigidez, higiene, facilidade de limpeza, resistência ao fogo, resistência a influências externas, inclusive químicas. Uma vasta gama de cores e tamanhos (com lados de 5 cm a 6 metros) fazem dela a líder constante em decoração moderna.

Monocottura é um tipo de cerâmica, que é uma telha de esmalte monocozedura a um preço acessível.

Cotto é conhecido pelos nomes "cotto toscana" ou "cotto florentino", pois seus "pais" são os mestres florentinos do século XVII. Trata-se de um ladrilho decorativo especial flexível, cuja principal vantagem é a capacidade de acabamento de qualquer superfície. Além disso, é perfeitamente cortado e resistente a solicitações mecânicas. Dos pontos negativos, deve-se destacar as dificuldades em sair (é difícil de limpar e não se pode usar agentes cáusticos para isso), pois na maioria das vezes tem uma superfície porosa.

Ladrilhos de cotto são ricos em tons naturais - do amarelado ao marrom. Usado apenas para decoração de interiores.

Klinker traduzido do holandês klinken significa "imitação de um golpe retumbante em um produto de argila". O ladrilho é um produto ecológico feito de argila queimada a uma temperatura de + 1200 ° C. Devido à sua naturalidade, tais ladrilhos não apresentam tonalidades de azul ou verde, uma vez que não são utilizados corantes em sua confecção. Adequado para trabalhos internos e externos igualmente bem. Não desbota ao sol e não muda de cor sob a influência de ácidos e álcalis.

Curiosamente, os fabricantes alemães dão-lhe uma garantia de resistência ao gelo de 25 anos. O próprio material é praticamente eterno.É incrivelmente difícil, mas pode ser perfurado - apenas brocas de diamante são necessárias. Além disso, este ladrilho é à prova de vandalismo - você pode apagar tudo até o grafite (ou a arte do marcador de um artista de 2 anos).

Ela tem um custo baixo - alto em comparação com outros materiais.

Os ladrilhos de grés porcelânico têm vantagens significativas:

  • Resistente às influências externas e principalmente à umidade.
  • O material é protegido de forma confiável por uma camada repelente de sujeira.
  • Ampla gama de cores.
  • Grande variedade de tamanhos.

Como o clínquer, esta telha não é barata. Essa é sua principal desvantagem. Os produtos mais caros são feitos por italianos, que há muito ocupam posições de liderança no ranking de materiais de acabamento.

A decoração mais acessível é o gesso. O seu diferencial e uma grande vantagem é a possibilidade de o fazer em casa. Para isso, uma mistura de gesso e cal apagada é colocada em formas especiais. Se desejar, você pode adicionar qualquer corante lá. A compatibilidade total dos materiais com o meio ambiente permite a sua utilização em qualquer divisão. É fácil de limpar e pode suportar temperaturas de até + 800 ° C. O peso do produto é pequeno, é de plástico (formas geométricas complexas podem ser folheadas), é fácil de montar sem habilidades especiais. As desvantagens são a alta absorção de água (não recomendado para acabamento de banheiro, sauna, avental de cozinha) e fragilidade.

Majólica é um azulejo cerâmico em dupla cozedura feito com argila vermelha. O produto é coberto com esmalte e duas camadas de esmalte, queimado duas vezes para fixar a forma e o padrão a uma temperatura de +1000 C.

A produção de azulejos com esta técnica tem uma história de mil anos: surgidos pela primeira vez no Oriente Antigo, os azulejos brilhantes com um padrão chegaram à Europa através da ilha de Maiorca (daí o seu nome invulgar). Os europeus criaram produtos semelhantes de sua própria manufatura no final do século XVI.

No momento, os preferidos são os ladrilhos da mesma cor no estilo majólica - a superfície é coberta com tinta de uma tonalidade, e por cima - com esmalte. Esses produtos são geralmente quadrados. Graças à fusão do esmalte e da tinta durante a queima, um relevo de superfície único é obtido.

A pedra artificial é baseada em uma mistura de concreto com vários aditivos. Uma tecnologia especial de vibrocast permite obter um produto na saída que lembra uma pedra natural em sua textura. Corantes minerais são usados ​​para naturalidade.

As vantagens de tal ladrilho:

  • Mais leve do que a pedra natural;
  • Durável;
  • A prova de fogo;
  • Repelente de água;
  • Ambientalmente amigável;
  • Fácil de cuidar;
  • Não requer nenhum tipo de fixação especial;
  • Preço acessível.

A faiança é um ladrilho esmaltado de base branca, que apresenta uma superfície porosa. Como a faiança, é feita em dupla queima. Apenas um lado é colorido, o segundo é naturalmente pálido, uma vez que apenas argila clara e sem impurezas é usada para a fabricação.

Ladrilhos de plástico são uma opção econômica de revestimento, no entanto, eles ficam bem na forma de elementos de decoração de teto e parede. Sua plasticidade permite que você crie os mais incríveis desenhos geométricos.

Prós:

Resistência à umidade.

Baixo peso.

A capacidade de colocar em qualquer superfície.

Durabilidade.

Alto isolamento acústico e térmico.

Facilidade de instalação.

Baixo custo.

Outra opção é a espuma de poliestireno usada para decorar o teto.

Prós:

  • impermeabilização;
  • cuidado despretensioso;
  • ampla escolha;
  • isolamento acústico confiável;
  • preço acessível

O vidro é considerado o mais belo material para decoração de interiores. Tais ladrilhos possuem resistência suficiente, são impermeáveis, fáceis de instalar e manter, coexistem perfeitamente com outros detalhes de acabamento. Contras: fragilidade do material, é fácil de se sujar.

O ladrilho tipo couro não é padrão, é ultra moderno e parece caro no interior. Ele é muito caprichoso na escolha do ambiente, caso contrário as inserções de couro ficarão simplesmente ridículas. Esta decoração deve ser protegida da luz solar direta e de fontes de calor.

Como escolher?

Ao escolher azulejos decorativos para fachada ou decoração de interiores, você deve prestar atenção aos seguintes aspectos:

  • Fabricante - adquira produtos de um fabricante confiável para que eles possam atendê-lo por muitos anos.
  • O custo é um dos fatores decisivos na escolha das opções de acabamento. Não vá atrás das opções mais baratas!
  • A conformidade com a tecnologia de produção garantirá durabilidade.
  • Uniformidade da estrutura.

Ao escolher os azulejos para decoração de interiores, preste atenção a:

  • Dimensões e espessura. Para pisos, escolhemos modelos mais duráveis. Se o interior for projetado no mesmo estilo, o piso deve ser mais montado na parede;
  • Colors. Os tons claros expandem o ambiente, os escuros reduzem, os claros são apropriados para realces;
  • Escolhendo os azulejos para o banheiro, opte por cerâmicas, grés porcelânico, pedras artificiais, que apresentam porosidade mínima. Além disso, a superfície deve ser mais áspera para evitar escorregamento em piso úmido;
  • Lembre-se do propósito da decoração. Se você deseja zonear uma sala, preste atenção à borda estreita. Para colocar acentos, escolha um painel-ladrilho ou um painel de tamanho livre (parece um desenho arbitrário que não tem limites claros).

A decoração em gesso nem precisa ser escolhida, é fácil fazer você mesmo em casa. É necessário ter formas especiais e uma mistura de gesso, cal hidratada, água e corante (se necessário). É melhor usar gesso grau G10.

Ao escolher os azulejos da fachada:

  • é necessário fazer todos os cálculos e medições, decidir sobre o material;
  • decida qual chapa você colocará - lisa ou ondulada. As ranhuradas são mais fáceis de consertar, mas mais difíceis de cuidar. Os lisos são mais difíceis de instalar, mas mais higiênicos;
  • espectro de cores. Evite multicolor e variegação. As opções de cores sólidas são mais adequadas para grandes áreas públicas. Tons frios podem parecer sombrios e o excesso de tons quentes pode ser intrusivo. Uma boa opção é a combinação de duas cores;
  • preste atenção às condições em que os ladrilhos são armazenados e transportados. Pergunte ao vendedor como é feito o transporte;
  • não deve haver defeitos visíveis (lascas, rachaduras, vazios) no produto selecionado;
  • para uma fachada ventilada, escolha ladrilhos decorativos de cerâmica ou grés porcelânico;
  • leve em consideração a durabilidade do produto selecionado e sua manutenção (limpeza, processamento com agentes especiais de proteção de superfície).

Em qualquer caso, lembre-se que a decoração ainda não é todo o interior. Portanto, evite excessos e mostre moderação, pois os elementos certos são bastante capazes de dar um visual totalmente novo ao seu ambiente.

Lindos exemplos no interior

Comecemos a nossa análise pelo ladrilho decorativo mais popular - a cerâmica, que ocupa com segurança uma posição de liderança no mercado moderno, apesar da abundância de concorrentes. Isso não é surpreendente, já que sua beleza e funcionalidade falam por si. Ele se encaixa perfeitamente no interior de qualquer sala - do corredor ao banheiro.

Tijolo decorativo no interior.

Acabamento em mosaico.

Um clássico atemporal - azulejos de tijolo no banheiro.

Majólica no interior parece refinada e graciosa. Esta técnica pode ser utilizada para diferentes acabamentos: lareira, banheiro, corredor, escada, cozinha.

Os azulejos de cotto têm uma aparência orgânica em qualquer interior, proporcionando uma atmosfera única de antiguidade.

Os ladrilhos de gesso são um material de acabamento moderno.

Ladrilhos decorativos de pedra são uma forma econômica de adicionar exclusividade e respeitabilidade ao interior.

Com a ajuda de pedras decorativas, você pode decorar a cozinha e a loggia de uma forma original.

Não muito popular, mas em faiança bonita e elegante.

Com a ajuda de ladrilhos de couro da moda, você pode criar não apenas interiores glamorosos, mas também fazer detalhes incomuns nos clássicos.

Se o portão e o portão são um sorriso, então a aparência da casa é o rosto do dono.

Os ladrilhos de clínquer podem ser usados ​​para decorar parte da fachada ou toda a fachada.

As opções de ladrilhos decorativos são um número incrível, por isso arme-se com as suas preferências e gosto para escolher a que pretende. Boas compras e belos interiores!

No próximo vídeo, você pode assistir a uma master class sobre decoração decorativa de paredes com tijolos artificiais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário