Ladrilhos da cave: as subtilezas da seleção dos materiais de acabamento

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dicas de estilo
  4. Dimensões (editar)
  5. Como escolher?
  6. Belos exemplos

Hoje, o mercado de construção está repleto de uma variedade de ladrilhos de acabamento de fachada. No entanto, a escolha deve ser feita, guiada não tanto pelas preferências pessoais quanto pela finalidade do material. Assim, para a telha para o porão, altos requisitos são impostos em termos de resistência, resistência ao desgaste e resistência às intempéries.

    Peculiaridades

    O pedestal é a parte inferior da fachada, geralmente ligeiramente saliente para a frente. Esta é uma espécie de "camada" entre a fundação e a parte principal do edifício.

    O pedestal está mais exposto a cargas mecânicas e de choque do que outras partes da fachada. No inverno, ele não é apenas exposto a baixas temperaturas, mas também congela no solo.

    No momento do derretimento da neve, bem como durante a precipitação, o embasamento é ativamente afetado pela umidade e, na maioria dos casos, partículas de reagentes da estrada e outros componentes agressivos estão presentes na água do derretimento.

    Tudo isso leva a maiores requisitos de força, resistência ao gelo, inércia química e resistência à umidade do material de acabamento para a parte do porão. E uma vez que está intimamente ligado à fachada, é importante que o material seja caracterizado pelo apelo visual.

    Esses requisitos são atendidos por ladrilhos de subsolo, que podem ter um design diferente, imitar uma superfície particular e ser feitos de composições diferentes. A única coisa que permanece inalterada é a alta densidade dos ladrilhos do subsolo, a maior espessura em comparação com as contrapartes da fachada e, consequentemente, melhores indicadores de resistência.

    Junto com o aumento da espessura do material, aumentam suas características de isolamento térmico e acústico.

    As vantagens óbvias dos ladrilhos de base / pedestal são:

    • proteção confiável do edifício contra a penetração de umidade;
    • aumentar a eficiência térmica do edifício;
    • a maioria dos materiais modernos são não inflamáveis ​​ou têm uma classe de inflamabilidade baixa;
    • características de resistência aumentadas, resistência ao desgaste;
    • resistência às intempéries;
    • facilidade de instalação - o ladrilho tem dimensões convenientes (a sua altura normalmente corresponde à altura da fundação);
    • facilidade de manutenção - muitas superfícies possuem superfícies autolimpantes, a maioria delas são fáceis de limpar usando uma escova dura e água;
    • longa vida útil, em média 30-50 anos.

    A desvantagem é o maior peso do material, o que requer um reforço adicional da fundação. No entanto, pode sempre encontrar uma opção mais fácil e, talvez, recorrer ao reforço da base.

    Por exemplo, se a fundação não for forte o suficiente para instalar ladrilhos de clínquer, pode ser o suficiente para montar um revestimento de metal mais leve no porão.

    Se necessário, você pode selecionar painéis com imitação do mesmo clínquer.

    Visualizações

    As placas de rodapé podem ser feitas de vários materiais. Vamos considerar os tipos de ladrilhos mais comuns.

    Clinker

    Este ladrilho de fachada apareceu como uma alternativa aos tijolos de clínquer mais caros e pesados. Não é de estranhar que imite alvenaria, embora também existam opções para uma pedra.

    As telhas de clínquer baseiam-se em argila, que é submetida a queima de alta temperatura.Como resultado, um material super resistente é obtido, o qual é caracterizado pela baixa absorção de umidade, resistência ao calor e resistência ao gelo. Em termos de confiabilidade, é comparável às lajes de granito.

    O material em si não possui altas qualidades de isolamento térmico, portanto requer o uso de isolamento. Mas hoje você também pode encontrar uma termopilha - uma amostra aprimorada à base de clínquer, equipada com uma camada de isolamento de poliuretano ou lã mineral. Além desta versão de duas camadas da placa quente, existem placas de três e quatro camadas, que são equipadas com placas de reforço adicionais e inserções resistentes ao fogo. As telhas de clínquer se distinguem pelo seu alto custo, que, no entanto, compensa por um longo período de operação - 50 anos ou mais.

    Areia de polímero

    Tendo areia em sua composição, o azulejo apresenta leveza, boa permeabilidade ao vapor. O pequeno peso do produto permite instalá-lo mesmo em bases não reforçadas, bem como em estruturas de apoio com baixa margem de segurança. A presença de resinas poliméricas garante a robustez e resistência à umidade do produto, sua capacidade de manter sua integridade e geometria quando exposto a altas e baixas temperaturas. A alta plasticidade protege as telhas de lascas e rachaduras. Ele é instalado a seco e úmido.

    Hiperprimido

    Este ladrilho também se caracteriza pelo baixo peso e resistência, tem maior resistência à umidade, além de uma aparência atraente. Externamente, é muito semelhante às telhas de clínquer.

    Pedra

    Esses ladrilhos são feitos com pedra natural ou artificial. A pedra natural, no entanto, é cada vez menos usada para decoração. Apesar da grande margem de segurança, é muito pesado, de difícil manuseio e manutenção, pode ter um fundo de radiação e, por fim, tem um custo elevado.

    Mas se você decidir usar pedra natural, escolha um acabamento de laje. Trata-se de um grupo de pedras em forma de placas irregulares, cuja espessura raramente ultrapassa os 50 mm.

    Análogos dignos do material são grés porcelânico, fagote, que são variedades de pedra artificial. Os principais componentes desses materiais são granito e outras pedras naturais moídas em migalhas, bem como resinas poliméricas. O resultado são placas que não são inferiores em confiabilidade às suas contrapartes naturais, mas são mais leves, mais resistentes à umidade e têm um custo menor.

    É justo dizer que o peso do grés porcelânico ainda é considerável, por isso ele é usado apenas em bases sólidas. Graças às tecnologias modernas, os ladrilhos de pedra artificial imitam qualquer superfície natural - granito, ardósia, superfícies de pedra processada e áspera, e assim por diante.

    Placa de resina

    Este ladrilho de revestimento é flexível, elástico, o que o torna possível para o revestimento de elementos de base / rodapé semicirculares e redondos. Externamente, eles imitam alvenaria ou pedra "rasgada".

    Os ladrilhos decorativos podem ser cortados com tesouras de construção, o que facilita o processo de instalação. A instalação é realizada com um método úmido sobre cola especial, não é necessário rejuntar a folga da junta, portanto, uma superfície monolítica impressionante é formada. Uma camada de isolamento pode ser colocada sob o produto. Pode haver uma superfície de concreto ou gesso sob as telhas.

    Cerâmica

    As telhas cerâmicas são ecologicamente corretas e resistentes à umidade. Em termos de confiabilidade, é ligeiramente inferior a uma das telhas de clínquer mais duráveis. No entanto, ao contrário do último, os ladrilhos de cerâmica têm menor condutividade térmica.

    Externamente imita superfícies de pedra, fixadas apenas na caixa.

    Painéis de plinto de revestimento

    O material pode ser à base de PVC (raramente, é melhor recusar a compra), uma estrutura de metal ou de fibrocimento. As placas de fibrocimento são mais resistentes, mais duráveis, mas têm mais peso e custo mais elevado.Produtos de revestimento de metal, no entanto, também suportam cargas aumentadas e têm proteção anticorrosiva.

    Dicas de estilo

    É possível preservar e mostrar as melhores características técnicas das placas de embasamento somente se observada a tecnologia de instalação.

    Via molhada

    Este processo inclui várias etapas principais.

    Preparando a parede

    A superfície é nivelada, o revestimento antigo é removido e a parede é tratada com 2-3 camadas de primer. Em seguida, uma camada de calor e materiais de impermeabilização é colocada, por cima deles está uma rede de reforço de metal.

    Marcação de parede, preparação de materiais

    De acordo com as dimensões dos ladrilhos, a cave é marcada. Esta etapa não deve ser descurada, pois só assim é que se consegue um aspecto perfeito da base.

    Após a marcação e verificação, eles começam a preparar a composição adesiva. Recomenda-se o uso de um adesivo especial para ladrilhos de base resistente ao gelo. Possui boa aderência, resiste a 150-300 ciclos de congelamento e garante uma fixação confiável dos ladrilhos.

    Deve-se dar preferência a formulações de fabricantes renomados; antes de comprar, certifique-se de que as condições de armazenamento sejam devidamente observadas pelo vendedor.

    Lembre-se de que mesmo os azulejos da mais alta qualidade e mais caros não conseguirão proteger a base se você escolher uma cola de qualidade duvidosa. O material começará a se afastar da parede.

    Consertando os ladrilhos

    Com o método de instalação úmida, a cola é aplicada na parede (o tamanho do ponto de cola deve ser um pouco maior do que o ladrilho a ser colado). Aplicar a mesma camada adesiva ou um pouco menos com uma espátula dentada no verso do ladrilho. Depois disso, é pressionado contra a superfície e mantido por vários segundos.

    Os ladrilhos são colocados com fendas, cuja uniformidade é conseguida através da utilização de balizas ou barra de aço de secção circular de diâmetro adequado. Normalmente, o espaço entre suturas é de 12-14 mm.

    Rejunte

    Após a secagem dos ladrilhos, o espaço entre as juntas é tratado com uma espátula.

    Desta forma, principalmente as telhas de clínquer são colocadas.

    Sistema articulado

    A maioria dos materiais de azulejos modernos são fixados às ripas erguidas na superfície das paredes do edifício. A estrutura é construída com perfis de metal ou barras de madeira. A sua fixação às paredes é efectuada por meio de pinças.

    Após a montagem da moldura, as lajes da fachada são fixadas a parafusos, parafusos auto-roscantes ou fixadores especiais (por exemplo, patins móveis). A decoração de cantos e outros elementos arquitetônicos, bem como inclinações de janelas e portas, permite o uso de elementos adicionais.

    A vantagem do sistema articulado é que não há carga adicional sobre a fundação, o que não se pode dizer na fixação das lajes pelo método úmido. É possível fixar os painéis independentemente das características e estado do revestimento das paredes do edifício, bem como esconder pequenos defeitos e diferenças de altura das paredes.

    Os sistemas de cortinas geralmente envolvem a manutenção de uma pequena folga de ar de até 25-35 mm entre a fachada e a parede. O sistema é denominado ventilado e melhora o desempenho térmico do edifício.

    Freqüentemente, o isolamento é colocado entre a parede e a caixa, o que também proporciona um aumento nas características de isolamento térmico da estrutura.

    Na construção do torneamento, é importante que os perfis metálicos sejam feitos de materiais resistentes à umidade (alumínio, aço inoxidável) ou revestidos com pós anticorrosivos.

    O torneamento de madeira é usado com menos frequência devido às características de menor resistência, é adequado para o revestimento de um subsolo de uma pequena área e não prevê o uso de lajes de fachada pesadas. Além disso, os elementos de madeira devem ser cuidadosamente tratados com retardantes de fogo e compostos para aumentar a resistência à umidade.

    Primeiro são instalados os ladrilhos da cave e só depois o revestimento da fachada.Isso se deve à necessidade de organizar uma vazante, que protege a parte saliente da base da umidade, e seu forro.

    Dimensões (editar)

    Não existe um padrão único que aprova o tamanho dos materiais do porão. Pratos de diferentes tipos e produzidos sob diferentes marcas diferem em suas dimensões. Unidade é vista quando se trata de espessura de revestimento.

    A espessura do ladrilho do porão é geralmente 1,5-2 vezes a espessura de um material de fachada semelhante. As telhas deste tipo devem ter uma espessura de pelo menos 17-20 mm.

    Em geral, existem três tipos dimensionais principais de ladrilhos do porão:

    • grande porte (seu comprimento pode chegar a 200-250 mm);
    • tamanho médio (o comprimento varia de 80-90 mm a 10-120 mm);
    • pequenas (geralmente correspondem ao tamanho dos tijolos de revestimento ou têm dimensões ligeiramente maiores).

    Esta divisão é muito arbitrária, geralmente para cada tipo de bloco são fornecidos seus próprios intervalos de tamanho.

    Como escolher?

    Antes de comprar um ladrilho, você deve decidir como o material será colocado e esclarecer a capacidade de carga da fundação. As lajes não reforçadas definitivamente não serão capazes de suportar lajes pesadas baseadas em pedra ou cimento. Idealmente, a opção de ficar de frente para a fachada e o porão deve ser decidida na fase de desenvolvimento do plano de construção.

    Ao chegar à loja, certifique-se de que está avaliando ou oferecendo materiais projetados especificamente para uso externo. Via de regra, possui uma marcação especial "floco de neve", que indica a resistência ao gelo do produto.

    Peça ao vendedor para apresentar certificados e outros documentos que comprovem a originalidade do produto. Claro, é melhor comprar produtos de fabricantes conhecidos. As posições de liderança do mercado são ocupadas por empresas alemãs e polacas. O uso de ladrilhos não deve ser limitado a menos de 20-25 anos de operação.

    Se for necessário colar os ladrilhos e depois esfregar as costuras, escolha compostos resistentes ao gelo da mesma marca.

    Se você não consegue decidir a tonalidade dos ladrilhos, escolha aqueles que são um tom mais escuro que o acabamento principal. Essa opção geralmente é uma situação em que todos ganham. Deve-se dar preferência aos materiais cuja tonalidade ocorre durante o processo de queima sem adição de pigmentos (se estamos falando de ladrilhos à base de argila).

    Os ladrilhos com superfícies pintadas devem ser protegidos com uma camada de polímero transparente confiável (opcional - ter um revestimento cerâmico). Só neste caso podemos falar da preservação da cor do material durante toda a vida útil da fachada da cave.

    Belos exemplos

    As casas com rodapés com acabamento em pedra natural ou artificial têm sempre um aspecto sólido e respeitável. O resto da fachada é geralmente revestido com tijolo, gesso ou pedra (ou materiais que imitem essas superfícies). Neste caso, é importante que as pedras da cave sejam maiores em comparação com os elementos da decoração da fachada.

    Às vezes, materiais da mesma estrutura, mas de cores diferentes, são usados ​​para o acabamento do subsolo e da fachada. O esquema de cores pode ser próximo ou contrastante.

    Tijolo liso na fachada é harmoniosamente combinado com material similar no porão. É verdade que o tijolo aqui pode ter ondulações. Em outras palavras, a fachada deve se tornar um pano de fundo mais calmo para os ladrilhos texturizados do porão que chamam a atenção.

    Veja abaixo para mais detalhes.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário