Como colar os ladrilhos do banheiro se eles caírem?

Como colar os ladrilhos do banheiro se eles caírem?
  1. Razões para descascar telhas
  2. Preparação para ladrilho
  3. Seleção das ferramentas e materiais necessários.
  4. Restauração e reparo
  5. Como fazer uma restauração parcial?

Em quase todas as casas, o banheiro é revestido com ladrilhos de cerâmica nas paredes e ladrilhos no chão. Às vezes, claro, há opções com massa para pintura e linóleo, mas são opções extremamente pouco práticas, e qualquer proprietário tenta consertar o mais rápido possível, substituindo tudo o que é possível por ladrilhos. Mas às vezes os ladrilhos caem e a sala perde sua aparência. Mas não há nada irreparável, há uma saída, isso será discutido no artigo.

Razões para descascar telhas

Antes de consertar um defeito, é necessário entender a causa e a natureza do defeito. Isso pode ser dividido em três categorias: reparos de baixa qualidade, materiais de baixa qualidade, vida útil.

Por desempenho de trabalho abaixo do padrão ou injusto, queremos dizer uma violação da tecnologia de assentamento de azulejos. Por exemplo, o mestre colou os ladrilhos não no pente, mas nas pontas, e em menos quantidade do que a necessária. Com os pontos uniformemente distribuídos, praticamente nada acontece, mas às vezes os artesãos correm atrás do dinheiro, fazendo tudo com rapidez e sem dedicação. Um ladrilho colado em 2 - 3 pontos cairá depois de algum tempo, especialmente se houver um impacto mecânico sobre ele. Tal defeito é facilmente calculado com uma batida; não deve haver vazios no som.

Se o ladrilho caiu, e você pode ver que ele estava colado ao pente (cola contínua de um nível sob ele), e a cola permaneceu no ladrilho, provavelmente isso se deve ao fato de que um mestre inexperiente, experiente não cometa esse erro infantil, colou a telha a um material de gesso (massa). Massa e cola: tanto ladrilhada como gesso, não tem aderência nenhuma, a questão é: vai cair ou não, não vale a pena. Vai cair, a questão é com que rapidez. Para eliminar esse defeito, infelizmente, você terá que retirar o produto até que haja uma parede sob ele ou a massa desapareça.

A julgar pelas estatísticas, é melhor retirar, em princípio, toda a parede do ladrilho e limpar o material de gesso, e depois voltar a colar de acordo com a tecnologia.

Materiais de baixa qualidade são entendidos principalmente como adesivos para ladrilhos com vida útil expirada, com condições de armazenamento incorretas ou proporção incorreta de componentes. Essa cola vai durar muito mais curto, se houver. Esse defeito é eliminado removendo toda a parede e eliminando o material problemático.

Além disso, às vezes acontece que o bloco em si falha por vários motivos. Muitas pessoas criam o espaço perto da lareira, caldeira ou outros sistemas de aquecimento com alta temperatura de operação com ladrilhos comuns e adesivos para ladrilhos resistentes ao calor. A cola suporta a carga de temperatura, mas o ladrilho começa a rachar, por isso vale a pena prestar atenção a este fator na hora de comprar.

Tempo de vida. Não é segredo que qualquer material tem uma vida útil própria, após a qual o risco de defeitos aumenta várias vezes.

Só existe uma solução - a renovação através da reparação e substituição do material e dos ladrilhos, com limpeza preliminar da superfície.

Preparação para ladrilho

Após o desmonte dos ladrilhos do banheiro, inclusive do piso, recomenda-se fazer a impermeabilização do piso, que se sobrepõe às paredes, a sobreposição é de 20 a 30 cm. Após isso, a superfície da parede, onde não há impermeabilização, deve passar por um primer de penetração profunda.Em seguida, é necessário verificar o nível do piso, determinar a inclinação, se há dreno, e, se necessário, trazer o piso ao nível desejado observando o plano. O mesmo se aplica às paredes, apenas tendo em consideração o facto de grandes áreas (mais de 2 cm) serem untadas com cola para azulejos.

A partir daí, é necessário verificar os materiais, seu prazo de validade e quantidade, para que a obra saia imediatamente, e não se esgote por falta de materiais.

Já nas casas e estruturas de madeira, os ladrilhos são assentados sobre compostos especiais como cola elástica ou pregos líquidos.

Seleção das ferramentas e materiais necessários.

Para trabalhar em ladrilhos, você não precisa de tantas ferramentas quanto pode pensar:

  • espátula dentada, tampa (10 cm) e ordinária (25 cm);
  • um martelo com tampa de borracha (macete);
  • um par de baldes (para solução e água);
  • trapos;
  • pincel;
  • cruzes e outros materiais de fixação;
  • fuga.

Quanto à compra de um novo ladrilho, tudo depende do orçamento, desejo e segurança do ladrilho anterior, que pode ser limpo de cola. Em qualquer caso, o ladrilho antigo terá lascas e rachaduras por quedas ou impacto físico, por isso terá que ser substituído. Mas o restauro da alvenaria de azulejos é o mesmo método, que é o mesmo tanto para o azulejo antigo (desde que tenha sido limpo) como para o novo.

A segunda coisa obrigatória para a compra de materiais é um componente adesivo.

A adesão à superfície também depende do tipo, para diferentes tipos de materiais de superfície, existem diferentes tipos de componentes adesivos.

  • Materiais de massa. Ou cola comum para azulejos. Um dos materiais mais utilizados para este tipo de trabalho. Existem várias variedades, diferindo na composição, afetando a velocidade de fixação e cura, resistência ao gelo.
  • Unhas líquidas. Opção flexível, fácil de usar e rápida. Já com esse tipo de material, pode-se colar ladrilhos soltos caídos, pois cola, mas não cobre a superfície com camada protetora.
  • Mastics. Praticamente não é usado na engenharia civil. Altamente resistente à compressão e deformação. Eles são usados ​​na indústria de mineração e em indústrias com condições sísmicas instáveis.
  • Argamassa de cimento. Muito alta resistência, baixa elasticidade. É principalmente utilizado em trabalhos exteriores, em ladrilhos.

Restauração e reparo

Começamos com a preparação, que inclui: limpeza da superfície de material antigo, azulejos, isolamento. Usando uma espátula ou um perfurador com uma espátula, limpamos a superfície da cola velha ou outros materiais, após o que a repassamos com uma espátula, limpando a superfície o máximo possível. Nos casos em que ainda restem seixos ou parte do adesivo antigo, alguns aconselham mergulhar em água morna, mas o método mais eficaz ainda é um martelo e batimento suave do material.

Acontece também que a cola ou composição que os reparadores utilizaram não é normalizada, sendo impossível retirá-la normalmente com martelo ou punção. Mais precisamente, você pode passar muito tempo nesses sites. Seria mais racional usar uma turbina com um disco especial, embora um disco de concreto regular também seja adequado. Mas vale a pena usá-lo com cuidado para não danificar elementos desnecessários, como fiação, canos ou cortar acidentalmente a divisória.

Quase todos os tipos de adesivos também são removidos, com exceção da cola especial. Por exemplo, houve um caso em que, nos tempos soviéticos, os ladrilhos eram colados com cola para as hélices de helicópteros. Claro, ele acabou sendo desmontado apenas com a ajuda de ácidos, mas a probabilidade de você se deparar com esse material é praticamente reduzida a zero.

Depois de limpar uma superfície plana da cola, você precisa ir com uma lixa, limpando-a de pequenos elementos. Assim que essas etapas forem concluídas, prossiga para a preparação. Recomenda-se o uso de um primer de penetração profunda para melhorar a adesão à superfície e criar uma película protetora.Deixe a composição por 24 horas, após o qual você pode prosseguir com a instalação.

A limpeza dos azulejos antigos do banheiro da composição é feita com cuidado, com espátula ou turbina, o principal é não atrapalhar o relevo especial do azulejo e não destruir o próprio azulejo. É lixado de resíduos com lixa, mas você também pode usar um bico especial no DShM (você deve usar óculos de proteção ao trabalhar com esta tecnologia).

Se a peça se afastou novamente, é melhor entrar em contato com o mestre.

Instalação em fases:

  • Depois de nos certificarmos de que o primer endureceu, preparamos uma solução adesiva, um ladrilho.
  • Com a ajuda de uma talocha dentada, aplique a argamassa nos ladrilhos, aplique por baixo do pente. A espessura da camada deve ser de 3 a 4 mm.
  • Espalhamos a primeira linha em um círculo (a linha mais baixa) sob o nível e sob o plano. Os ladrilhos já devem estar prontos a esta altura, uma vez que tomamos o nível a partir daí.
  • Colocamos cruzes entre os ladrilhos, duas peças em cada ranhura, uma deve ficar mais perto do topo, a segunda mais perto do chão.
  • Partimos por um dia para definir. Isso é necessário para que o ladrilho não flutue e mantenha o plano e o nível.
  • Depois de decorrido o tempo (24 horas), procedemos ao assentamento das camadas restantes, mas para uma melhor qualidade não é recomendado dispor mais de 5 fileiras por vez, devido ao fato de que existe o risco de que a fileira vá flutuador. Desta vez, inserimos as cruzes na mira.
  • Depois de colocado todo o material, retiramos as cruzes e procedemos à selagem das costuras. Para fazer isso, precisamos de uma fuga, uma espátula de plástico e trapos úmidos. Eliminamos os restos da fuga nos ladrilhos com este pano imediatamente após a aplicação.

Se tudo for feito em conformidade com a tecnologia e com materiais de alta qualidade, o ladrilho vai durar ainda mais do que o prazo de validade dos materiais.

Como fazer uma restauração parcial?

O princípio não difere praticamente do assentamento usual, mas apenas com a expectativa de que a telha adjacente também deve ser verificada e, se houver algum defeito, deve ser desmontada. Ao preparar um local para o assentamento com ladrilhos, deve-se ter mais cuidado, evitando danificar os ladrilhos adjacentes. O fugu deve corresponder exatamente à cor do existente, para não criar desconforto visual e evitar questionamentos desnecessários sobre o reparo. Você pode colar as juntas de ladrilhos antigos com fita adesiva nova antes de unir. Caso contrário, o princípio de assentamento de ladrilhos é muito semelhante, e não há nada complicado aqui.

Você pode ver como colocar ladrilhos no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário