Como esfregar o selante de silicone do ladrilho?

Contente
  1. Por que e como o selante de silicone é usado?
  2. Medidas de precaução

Muitas vezes, o selante de silicone é usado durante a construção ou reforma. É aplicado no estado líquido na superfície, mas tende a endurecer rapidamente. A este respeito, surge o problema de esfregar o selante endurecido de diferentes superfícies.

Por que e como o selante de silicone é usado?

Claro, é melhor remover o excesso desta substância imediatamente após a aplicação. Mas se esse momento for perdido, você não deve se desesperar. O selante de silicone endurecido também pode ser removido, lavado e esfregado, mesmo que seja no banheiro ou na cozinha onde os ladrilhos foram colocados, e há risco de danos à superfície durante a limpeza.

Com a ajuda desta substância, pode preencher perfeitamente o espaço entre a parede e o ladrilho., todos os tipos de juntas e costuras. Esta composição veda perfeitamente o espaço entre os ladrilhos, bem como a superfície a que está fixada, evitando assim a entrada de pó, líquido e sujidade. Isso, por sua vez, não permite o desenvolvimento de vários tipos de fungos e mofo na sala.

Mas com o tempo, os vestígios do selante selecionado ficam sujos, dando à sala uma aparência desleixada. Então, é necessário lavar os restos da velha substância.

Na verdade, o selante seco é muito difícil de remover, pois adere muito bem. Mas ainda existem várias opções para resolver este problema.

Existem três maneiras de limpar a superfície do selante:

  • Mecânico. Você vai precisar de ferramentas especiais: uma faca, uma espátula de construção, uma navalha afiada, refrigerante ou sal de estopa, uma tela de arame de cozinha.
  • Químico. São utilizadas substâncias químicas ativas especiais que dissolvem e destroem o selante. Aqui você precisa usar equipamento de proteção individual e seguir as precauções de segurança. Esses medicamentos incluem White Spirit ou gasolina, solvente, Penta-840, Dow Corning OS-2.
  • Combinado. É mais eficaz porque os dois métodos acima são aplicados ao mesmo tempo. Usando este método, você pode remover a composição o mais rápido possível.

Você precisa começar com o processamento mecânico. Use uma faca ou um barbeador confortável para remover a camada espessa de selante. Em seguida, aplique o solvente por algumas horas. Quando o silicone se transforma em uma substância gelatinosa, é mais conveniente removê-lo.

Para fazer isso, você precisa erguer a borda com uma faca e removê-la com uma fita sólida. Se um pedaço de fita se romper, você deve começar em uma nova borda.

Deve-se ter cuidado para não danificar a superfície do ladrilho, bem como para não se ferir com objetos pontiagudos.

A seguir, enxágue a superfície com água e passe um pano seco, removendo pequenos resíduos de silicone. Se estiver profundamente cravado na superfície do ladrilho, não é necessário raspar com diligência, para não o agravar, danificando irrevogavelmente a superfície. Você precisa agir de forma gradual e cuidadosa. Não é nada difícil remover ou apagar a composição do ladrilho.

Ao usar uma composição química, que deve ser aplicada por 30 minutos com um cotonete ou palito, marcas foscas do medicamento podem permanecer nos ladrilhos. Eles são removidos com um agente desengordurante. Depois disso, a superfície é lavada com água.

Antes de usar este ou aquele medicamento, deve-se fazer um teste em uma pequena área da superfície para evitar momentos desagradáveis, pois alguns produtos podem ser muito agressivos para o material com que é feita a telha.

Todos os medicamentos vêm em três formas: aerossol, pasta e líquido. Os aerossóis devem ser agitados antes de iniciar o trabalho e pulverizados generosamente sobre o selante. É conveniente aplicar a pasta com uma espátula, cobrindo totalmente as áreas que precisam de limpeza. O líquido deve ser umedecido com um guardanapo ou esponja e tratado com o selante.

O Dow Corning OS-2 é uma substância bastante suave que dificilmente danifica a superfície do ladrilho, mas não é tóxica. Sob sua influência, o selante torna-se macio e pode ser removido sem problemas.

Penta-840 tem um efeito semelhante, mas com um uso mais longo pode destruir o silicone e danificar a superfície do ladrilho. Isso deve ser levado em consideração ao usar. Além disso, o Penta-840 faz um excelente trabalho de limpeza da camada selante antiga.

Precauções especiais devem ser tomadas ao usar um solvente. É uma preparação inflamável e tóxica, cujos vapores têm efeito narcótico. Portanto, ele só pode ser usado em uma área bem ventilada e observando os equipamentos de proteção individual.

Medicamentos especiais podem ser adquiridos em qualquer loja de ferragens.

Todos eles se enquadram em dois grupos:

  • Dois componentes, que são usados ​​principalmente na fabricação ou construção;
  • Um componente - eles são projetados para remover o selante de silicone em pequenas áreas e vêm em diversas variedades.

O ácido acético 70% é usado para dissolver o tipo ácido de silicone. Os tipos de selantes de álcool são perfeitamente removidos por meio da mesma composição: médica ou técnica. Selantes de base neutra podem ser tratados com acetona, gasolina ou White Spirit.

Claro, todos esses produtos químicos especializados não são prazeres baratos. Portanto, existem maneiras mais simples e acessíveis de limpar o selante de silicone. Por exemplo, acetona comum. Deve ser aplicado nas áreas a serem removidas, e uma tira de pano embebida em acetona por cima por cerca de 1 hora. O silicone se transformará em geleia, que é desejável remover em pedaços grandes ou todos de uma vez.

O vinagre pode ser usado da mesma forma. Pequenos resíduos de selante que podem permanecer na superfície do ladrilho após a limpeza podem ser removidos com uma tela de arame de cozinha, estopa. Bicarbonato de sódio colocado em uma sacola de lona ou sal comum, umedecido em água e um pano úmido, são suficientes. Esses produtos suaves são adequados para revestimentos delicados que podem sofrer com preparações mais agressivas.

Você pode tentar aquecer o selante a uma temperatura alta: de 400 graus. Isso amolece o silicone e pode ser facilmente removido com uma esponja comum embebida em detergente.

Acontece que o selante tratado não é removido em uma tira inteira. Na maioria das vezes, isso se deve ao agente de limpeza selecionado incorretamente ou à baixa qualidade do próprio selante. Se isso acontecer, a camada de silicone deve ser processada várias vezes até começar a enrolar e descascar.

Se você sabe com base em que o selante, então é mais lógico usar uma ferramenta apropriada para removê-lo. Caso contrário, você terá que selecionar e experimentar a droga aleatoriamente. Para evitar isso, é melhor anotar com antecedência sobre o selante usado nesta sala.

O ladrilho pode ter uma superfície porosa. Será muito mais difícil limpá-lo devido à base irregular. A tarefa pode ser ainda mais complicada pelo fato de o material não ser revestido com esmalte, já que neste caso o silicone é muito mais resistente e aderido mais profundamente à superfície do ladrilho. Para limpar a superfície porosa da cerâmica, o processo terá que ser dividido em várias etapas e repetições: por sua vez, aplique o solvente nas saliências e depressões, remova cuidadosamente a camada amolecida e reaplique o líquido. O procedimento deve ser realizado até que o selante seja completamente removido.

Medidas de precaução

Existem alguns cuidados a serem tomados ao trabalhar com selante de silicone.

É imprescindível o uso de luvas de borracha para proteger a pele das mãos do contato com a substância. A sala onde se realizam as obras de renovação deve ser regularmente e bem ventilada.

Na hora de aplicar o selante, remova imediatamente o excesso de manchas e gotas da superfície com uma esponja úmida ou pano umedecido em água com sabão, pois depois de endurecido será muito mais difícil resolver esse problema.

Antes de aplicar a substância nas juntas, você pode cobrir a superfície não tratada com fita adesiva. Como resultado, não só a superfície do ladrilho permanecerá limpa, mas os contornos entre eles serão uniformes.

Seja extremamente cuidadoso ao usar um limpador em aerossol. O produto é borrifado em toda a circunferência, devendo-se tomar cuidado para não entrar em contato com a pele ou com a superfície limpa do ladrilho, o que pode danificar: o líquido pode afetar negativamente a tinta e o esmalte. Alguns tipos de superfícies podem borbulhar ou mesmo rachar. Para evitar isso, cubra a área do ladrilho que não será processada.

Antes de realizar os trabalhos de aplicação ou remoção do selante de silicone, é necessário decidir o método de limpeza: será utilizado um método mecânico ou será necessário recorrer a produtos químicos.

Em qualquer caso, você precisará das seguintes ferramentas:

  • luvas de borracha;
  • respirador;
  • fã;
  • espátula;
  • faca de escritório, lâmina de barbear;
  • fita adesiva;
  • escovar;
  • limpador e instruções para ele.

Todos os métodos acima são usados ​​para remover a massa velha. Qual método e medicamento usar ao mesmo tempo, cada um decide por si mesmo.

Como remover o selante seco, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário