Como escolher uma argamassa de ladrilho bege?

Contente
  1. Composição
  2. Como escolher uma cor?
  3. Como pintar você mesmo o rejunte?

A cor bege é universal, e uma cozinha ou banheiro decorado com azulejos dessa tonalidade não é apenas suave e bonito, mas também prático. Para não exagerar no esquema de cores, a argamassa deve ser selecionada levando-se em consideração alguns fatores, como: a cor e o estilo dos móveis, itens de interior e utensílios domésticos. De acordo com a composição, a argamassa é escolhida levando-se em consideração as condições em que a telha será colocada.

Composição

Classificação de misturas de argamassa por composição:

  • À base de cimento. Essas formulações são fáceis de trabalhar e ricas em cores. Eles são atualmente os mais populares. As espátulas de cimento podem ser vendidas como materiais de rejuntamento prontos a usar ou como pós pré-diluídos em água. Esta argamassa é adequada para salas secas, onde não há formação de fungos.
  • À base de resina epóxi. Estas são misturas mais duráveis ​​que resistem a qualquer impacto negativo. Esfregar as superfícies com eles é um pouco mais difícil do que com as de cimento. Isso pode exigir habilidade adicional. O rejunte epóxi é recomendado para áreas com alta umidade.

Como escolher uma cor?

A integridade da percepção do interior da sala depende diretamente da cor da argamassa selecionada corretamente. Usando a mistura de argamassa, você pode criar certos efeitos visuais. Para fazer isso, você deve selecionar o tom apropriado de argamassa.

Em tom

A opção mais simples é a seleção de uma argamassa bege para combinar com o azulejo. Nesse caso, toda a superfície da parede acabada se funde em um ponto bege. Claro, essa combinação pode parecer um tanto enfadonha e atrasada em relação às tendências da moda moderna em design. Se você está preocupado em perder uma tonalidade com uma argamassa, use-a. Neste caso, o interior terá que ser reproduzido como se você estivesse usando um painel bege monótono.

Deve-se notar que a imitação de uma única superfície expande visualmente o ambiente. Esta técnica é especialmente relevante para banheiros pequenos e cozinhas pequenas.

Um pouco mais escuro

Escolhendo uma mistura de argamassa de uma cor ligeiramente mais escura do que o próprio azulejo, você pode escolher um tom de bege escuro ou marrom claro. Esta combinação irá refrescar visivelmente o ambiente, enchendo-o de aconchego e tranquilidade.

Jogando em contraste

Para azulejos bege, os especialistas recomendam escolher um rejunte alguns tons mais escuros. Esta combinação irá enfatizar a nobreza do acabamento, e o painel de parede ficará muito original. As peculiaridades da percepção humana de uma combinação de tons claros e escuros irão empurrar visualmente o azulejo bege para frente, mas mover as costuras para trás. Assim, a alvenaria ficará mais volumosa.

Os mais populares em conjunto com ladrilhos bege são argamassa de chocolate ou marrom. Nesse caso, a percepção visual das linhas e costuras fica mais clara. A forma correta cria uma sensação de aconchego e ordem no ambiente.

Um efeito especial é obtido combinando ladrilhos bege de várias formas ou tamanhos com uma argamassa escura.

cor branca

Se tiver dificuldade em decidir a escolha da tonalidade, preste atenção à argamassa branca. Esta é uma opção versátil que combina bem com ladrilhos de várias cores e tonalidades. Como regra, a combinação de ladrilhos bege e argamassa branca é mais frequentemente usada para paredes, uma vez que essa combinação é muito facilmente suja para o chão. Vale ressaltar que paredes com costuras brancas devem estar sempre perfeitamente limpas.

Na cor da decoração

Se o ladrilho bege não for totalmente monocromático (há um padrão nele) ou se parte dele for complementado com decoração, você pode limpar o espaço entre os elementos individuais na cor da decoração. Além disso, tal combinação será a mais harmoniosa, já que a intrusão de terceiras escalas e tonalidades pode criar a impressão de falta de estilo. Se houver o desejo de criar um interior eclético em uma sala, é melhor procurar a ajuda de profissionais para evitar o efeito sombrio.

A técnica que usa uma argamassa que corresponde à cor de um dos elementos do ladrilho é frequentemente usada para criar certas formas e padrões geométricos.

Claro e escuro

Usar argamassa clara e escura ao mesmo tempo permitirá que você crie segmentos separados, bem como realce as zonas necessárias de várias formas e tamanhos.

Com partículas fluorescentes

Para adicionar mistério ao interior, você pode usar argamassa com pequenas partículas luminosas. Essa mistura é nova no mercado de construção, por isso seu uso é um pouco incomum. Com esse material, no escuro, as costuras dos ladrilhos brilham em azul e roxo. Parece muito original e festivo.

Como pintar você mesmo o rejunte?

Se você não puder escolher a cor do rejunte de todas as opções propostas pelo fabricante, é possível criar você mesmo uma tonalidade adequada para os azulejos bege.

Para isso, costumam usar:

  • pasta de coloração;
  • pó de cor, solúvel em água;
  • tintas a guache;
  • aquarela.

Com a ajuda dessas composições, você pode tingir uma argamassa de branco ou ajustar a tonalidade, por exemplo, para torná-la mais saturada. Ao adicionar pigmento, lembre-se de que a mistura ficará mais clara à medida que seca.

Para ver as características de trabalho com rejuntes epóxi, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário