Decoração de parede laminado faça você mesmo
A decoração de parede laminada irá, sem dúvida, adicionar charme e originalidade a qualquer ambiente. Trata-se de um processo bastante simples e perfeitamente possível realizá-lo com as próprias mãos, sem recorrer à ajuda de especialistas.
Vantagens e desvantagens
Usar piso laminado para decoração de paredes tem seus prós e contras.
As vantagens incluem os seguintes parâmetros:
- excelente resistência do material (os painéis podem servir por mais de uma década, mantendo o aspecto estético);
- Amizade ambiental;
- um peso leve;
- uma enorme seleção de cores e texturas;
- preço (painéis baratos podem ser adquiridos para paredes);
- a possibilidade de terminar a parede com as próprias mãos, sem contratar artesãos.
Existem algumas desvantagens para decoração de parede com laminado:
- requisitos superestimados para a preparação das paredes antes de revestir o laminado. As paredes devem ser perfeitamente planas, caso contrário será necessária a instalação de ripas;
- baixa resistência às mudanças de temperatura e umidade.
Como escolher?
Devido à variedade de opções de cores e texturas, o laminado de parede para decoração de paredes internas pode ser usado em qualquer ambiente.
Na hora de escolher um material, você precisa decidir quais funções, além da decoração, o revestimento de parede irá desempenhar. Normalmente, isso é alinhar a parede e criar um design moderno e elegante.
Para revestimento de parede, é adequado laminado de 21 a 34 classes de resistência. É melhor selecionar o material de acordo com a finalidade funcional de uma determinada sala.
Se houver animais de estimação na casa, recomenda-se a aquisição de modelos mais orçamentários para que em caso de danos no revestimento seja possível substituí-lo.
Os painéis laminados devem corresponder ao estilo e ao esquema de cores do interior da sala. Para salas pequenas e estreitas, você não deve escolher um revestimento de parede escuro, é melhor se concentrar em sombras claras. Por exemplo, um revestimento branco refrescará o ambiente e o tornará visualmente mais espaçoso. Recomenda-se combinar laminado de parede leve com piso claro.
Os caminhos
Depois que a cor do material é selecionada, o método de fixação é determinado. Os mais comuns são:
- Com cola. Os painéis podem ser colados à superfície da parede com pregos líquidos ou cola de silicone. Você precisa escolher cola de alta qualidade para prender com segurança os painéis na parede. Esta é a opção de montagem mais simples;
- Método de wireframe. A instalação do laminado é realizada em engradado de madeira. As ripas de madeira devem ter 4 * 4 cm de tamanho. A distância entre as guias não deve ser superior a 6 cm. As ripas devem ser perpendiculares às ripas.
O método de moldura é o mais confiável, mas trabalhoso. Não requer preparação preliminar da parede. Este tipo de fixação também é adequado para situações em que a fiação elétrica, tubos ou outras comunicações precisam ser mascarados sob o revestimento da parede.
Como corrigi-lo?
A fixação é possível não apenas das formas previamente indicadas. Existe outro método bastante simples - estilizar com grampos. São suportes especiais para a instalação de pranchas laminadas em paredes. Claymers vêm em duas variedades:
- Com saliências serrilhadas. Eles são montados diretamente na placa;
- Com uma saliência plana. Necessário para pressionar a trava de clique.
Com o método de fixação de moldura, são usados pregos, grampos e clipes de metal.Se o perímetro da área de cobertura for pequeno, as duas primeiras opções podem ser usadas. Se a área for grande, é mais seguro fixar os painéis com clipes, pois as dimensões do laminado podem mudar com o tempo.
Montagem
As seguintes ferramentas são úteis para a instalação: uma serra elétrica, uma fita métrica, um nível de edifício, uma espátula, blocos de madeira, um martelo.
Tecnologia de decoração de parede DIY:
- Calcula-se a quantidade necessária de laminado, é aconselhável adquiri-lo com margem;
- É impossível realizar o processo de instalação em paredes curvas e irregulares, pois são pré-limpas, rebocadas, secas. Ou eles preparam a caixa. Além disso, outra opção possível é colocar você mesmo o laminado em uma parede de drywall. Nesse caso, a drywall deve ser firmemente conectada à parede.
- Determine o local de início do assentamento do primeiro painel laminado. Normalmente, este é o canto superior esquerdo.
- Os painéis são montados diretamente. Se o método de cola for escolhido, então pregos líquidos ou cola de silicone são aplicados na parte de trás da tira e fixados por um curto período de tempo. Se for escolhido o método de moldura, a fixação é feita com pregos ou pinças.
- Depois de instalar o laminado, os rodapés decorativos são instalados. Eles cobrem a distância entre a parede, o teto ou o chão.
Os painéis laminados são fixados na parede horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. É possível escolher uma dessas opções com base nos recursos de design e na complexidade da implementação.
O método horizontal é ideal para salas estreitas e é capaz de expandir visualmente o espaço. Parece lindo quando duas cores são combinadas. Se você embainhar a parede verticalmente, dessa forma poderá aumentar a altura da sala. Este método é adequado para apartamentos ou casas com tetos baixos.
O revestimento diagonal da parede tornará o ambiente elegante e incomum. Mas esse método é o mais difícil e exige um maior consumo de pranchas.
Caso decida colocar o laminado sobre uma parede de concreto pintada com emulsão à base de água, existe o risco de as pranchas laminadas aderirem fracamente e após algum tempo desaparecerem. Portanto, é recomendável limpar previamente a camada de tinta antiga, remover a massa e o gesso e aplicar o primer na superfície.
Como aparar?
Para que o piso laminado se integre harmoniosamente no interior da sala, é importante, além de observar a tecnologia de assentamento, saber como e como cortar o laminado. Por exemplo, usando uma serra elétrica, você pode cortar facilmente os painéis. O principal é escolher o arquivo certo para isso.
Existem várias regras para o corte de placas laminadas:
- Nas costas com um lápis, desenhe uma linha no local do corte;
- A seguir, colocam o produto na mesa de forma que a parte que será cortada fique em peso;
- A seguir, a prancha é fixada com firmeza e serrada no local desejado.
O corte do material também pode ser feito com uma serra circular, mas neste caso é o disco para trabalhar o metal. Esta ferramenta é mais difícil de trabalhar do que um quebra-cabeças. Ao serrar, o laminado é colocado com a face para baixo.
Muitos proprietários possuem ferramentas como um moedor na despensa ou despensa. O moedor é usado com sucesso para cortar laminado. A única desvantagem ao trabalhar com esta ferramenta é a geração de muita poeira durante o corte.
Quanto custa para recuar da parede?
Produtos laminados tendem a aumentar de tamanho quando em contato com umidade e temperaturas extremas, portanto, durante a instalação, é necessário deixar um recorte nos cantos de pelo menos 1,5-2 cm. Não é fácil manter essa distância ao colocar cunhas espaçadoras, para que você possa colocar uma placa ou outro material útil com espessura semelhante. No caso de montagem sobre cola, o cartão é envolvido por uma camada de filme especial, sendo utilizadas cunhas nas laterais. Após a conclusão das obras de instalação, os entalhes são fechados com rodapés.
De que lado colocar?
Recomenda-se fixar o laminado, partindo do lado esquerdo da parede, que fica do lado oposto à entrada, e passar para a direita a partir desta. Assim, é conveniente acoplar o material. Mas se o instalador for canhoto, a instalação começa do outro lado da sala.
Como preencher a lacuna na parede?
Há momentos em que espaços são formados entre o laminado e a parede durante o acabamento.
Existem várias maneiras de remover uma grande lacuna:
- Compre um rodapé mais largo em uma loja de ferragens ou faça você mesmo;
- Desmonte a tampa e mova-a;
- Corte uma tira fina do mesmo laminado e cole a lacuna;
- Dobre o rodapé existente.
Mas a última opção deve ser usada com muito cuidado para não danificar o rodapé.
Cantos
Quando uma parede é finalizada com laminado, onde há uma abertura de porta, as platibandas devem ser removidas antes da instalação. Ao colocar o produto, suas bordas não devem tocar os cantos das paredes, piso e teto, mas deve haver um vão. Os cantos externos podem ser cobertos com cantos decorativos.
Como fazer uma luz de fundo?
A iluminação de parede é uma maneira divertida de criar designs internos exclusivos. Os dispositivos de iluminação para paredes podem servir como fonte de iluminação independente ou adicional. A instalação da retroiluminação do revestimento de parede pode ser feita manualmente. É muito rápido e não muito caro para o orçamento.
Para montar a luz de fundo, você vai precisar de: laminado, lâmpadas LED, uma chave de fenda, um nível de prédio, uma serra de vaivém, cola, fechos, fita adesiva.
Etapas de instalação da luz de fundo:
- Em primeiro lugar, é necessário marcar a localização das lâmpadas na parede. Você precisa pensar sobre o layout para que apenas a luz seja visível, não os fios.
- A seguir, o cabo é traçado conforme o esquema traçado, prendendo-o com suportes. Recomenda-se que o cabo saia da tomada para calcular corretamente o seu comprimento.
- Agora instale os LEDs, lamine. As pranchas são divididas em partes e coladas de baixo para cima. Os painéis superiores pressionam os inferiores, então você precisa esperar a cola secar. A fita adesiva e outros fechos ajudarão a corrigi-los.
- A próxima etapa é conectar a energia. Isso conclui a instalação da luz de fundo.
Como instalar a última linha?
Para dispor a última fileira do laminado corretamente, é necessário marcar o local da serra, serrar e inserir com um pente no painel montado abaixo, e prender a borda superior com pregos líquidos ou silicone ao quadro.
Como fechar a bunda?
Para fechar a ponta ao decorar as paredes, você pode usar cantos laminados de alumínio. Eles atuam como proteção contra danos e como elemento decorativo. Os cantos são feitos em uma ampla gama de cores, portanto, escolher o tom certo não é difícil. Fixe-os com cola elástica.
Como prendo um rodapé no chão?
O rodapé é considerado um dos principais detalhes do interior. Graças aos rodapés, você pode esconder defeitos e lacunas no revestimento. Atualmente, os mais comuns são rodapés de plástico e madeira.
Os modelos de madeira são ecológicos, mas sua vida útil é curta. Os de plástico podem durar muitos anos, mantendo uma aparência estética. Os rodapés de PVC são ideais para pisos laminados. Eles são fáceis de cortar, resistentes ao desgaste e à umidade e são baratos.
Você pode corrigi-los de várias maneiras:
- Com unhas líquidas. Esta é a melhor solução para salas com cantos e paredes planas. Se os cantos forem desiguais, o rodapé não irá segurar;
- Com clipes. Esta opção é adequada para qualquer sala. A única desvantagem dos clipes é que, no caso de desmontagem do rodapé, é necessário comprar novos fixadores, já que os clipes não suportam instalações repetidas;
- Montagem direta. O pedestal é fixado com parafusos. Os pontos de fixação são mascarados com plugues da mesma cor. Este método de instalação de rodapés é o mais confiável.
A instalação do rodapé é a etapa final de acabamento. O rodapé deve ser compatível com o design da sala.É importante tentar minimizar o número de juntas. As lacunas devem ser preenchidas para reduzir o risco de sujeira e poeira entrarem nelas.
Ao trabalhar com rodapés, é necessário levar em consideração os parâmetros das ranhuras nas peças de conexão para determinar corretamente o tamanho das réguas. Os pontos de fixação devem ser escolhidos de forma que haja aderência absoluta à parede.
Opções de design de interiores
Uma ampla seleção de produtos laminados permite que você dê vida a ideias de design completamente diferentes para quartos.
Por exemplo, o uso de laminado no corredor como material de acabamento para paredes melhorará o isolamento acústico. Este material é perfeitamente limpo de vestígios de sujeira, o que é muito importante para o corredor. O revestimento laminado de corredores se tornou popular devido à durabilidade e resistência ao desgaste do material.
No corredor, você pode destacar zonas separadas usando tons diferentes ou criar um contraste entre a parede e o teto. Como regra, as paredes inteiras não são revestidas com laminado.
Se você decidir terminar as paredes com painéis laminados dentro da varanda e loggia, então você precisa se lembrar das mudanças de umidade e temperatura. Portanto, deve-se optar por um laminado com classe de resistência aumentada. Eles podem embainhar completamente todas as paredes ou podem ser combinados com outros materiais de acabamento.
Outra solução original é usar guarnições laminadas na cabeceira da cama no quarto. No quarto, você pode usar material de qualquer aula, desde que não haja fortes variações de temperatura.
O material ficará harmonioso se você escolher tecidos da mesma cor para o quarto. A decoração de uma das paredes com um laminado branco combinado com um piso marrom claro fica linda. Instalar iluminação na parede na cabeceira da cama também adicionará entusiasmo ao interior. O piso laminado, movendo-se da parede ao teto, transformará um lugar tão importante em um apartamento ou casa como um quarto.
Na sala de estar do apartamento, o uso de laminado para revestimento de paredes também é amplamente utilizado. Eles podem alocar uma determinada parte da sala, ou, por exemplo, apenas uma área para uma TV e uma lareira. A sala de estar tem um aspecto elegante, na qual o laminado e outros revestimentos, como a pedra, são combinados. Podem ser usados tons de cinza de madeira envelhecida.
Uma vasta gama de painéis laminados permite a sua utilização na casa de banho. Devido às constantes oscilações de umidade e temperatura, recomenda-se dar preferência ao laminado impermeável. Absolutamente qualquer paleta de cores pode ser usada nesta sala. Uma opção interessante é destacar a parede mais curta do banheiro com laminado.
Acabar o sótão com laminado é a melhor solução. Na maioria das vezes, esta é uma sala sem aquecimento, portanto, é importante colocar isolamento térmico ao instalar as paredes. Se instalar a retroiluminação no painel, então, para além da decoração interessante, será uma iluminação adicional do quarto do sótão.
Caso tenha optado pela decoração de paredes laminadas na cozinha, deverá optar por painéis acima da 23ª classe. Há um grande número de opções de design na cozinha. Você pode comprar um acabamento de pedra ou madeira. Normalmente na cozinha, um avental de cozinha ou uma das paredes distingue-se pelo revestimento. Você também pode decorar o revestimento acabado com acessórios, por exemplo, um relógio ou uma pintura.
Para obter informações sobre como colocar o laminado na parede, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.