Papel de parede de vinil no interior
O mercado moderno oferece uma ampla seleção de todos os tipos de papéis de parede para todos os gostos e bolsos. Dentre essa variedade, os papéis de parede de vinil se destacam. É um revestimento de parede prático e bonito. Cada vez mais compradores escolhem este tipo de papel de parede devido à sua longa vida útil, excelente qualidade e vasta gama de designs.
O que é isso?
O papel de parede de vinil difere de outros tipos em sua composição. Eles têm duas camadas - superior e inferior. A camada superior, a principal, é de cloreto de polivinila (vinil), e a inferior é uma base de papel ou não tecido, que fica colada na parede.
Ambas as camadas afetam a resistência e as características do papel de parede. Se a camada inferior for de papel, esse produto é pior em densidade e resistência do que em uma base não tecida. Quanto à camada superior, a aparência do vinil se reflete na espessura e na aparência de toda a trama, bem como na forma como é cuidada.
O papel de parede de vinil tem uma seleção muito rica de cores, padrões e relevos, razão pela qual a maioria dos designers prefere este revestimento de parede em particular. Além disso, há opções voltadas para colorir, o que amplia as possibilidades de decorar um ambiente.
Para escolher um papel de parede, é preciso prestar atenção na embalagem. Nele você pode ver ícones especiais que indicam o material e a qualidade do papel de parede.
As letras indicam o material:
- BB - vinil espumado (o papel de parede foi criado com tecnologia de espuma);
- PV - vinil plano (o papel de parede foi submetido a prensagem adicional, resultando em uma superfície plana);
- PB - vinil gofrado (papéis de parede se distinguem por um relevo distinto, sua base é não tecida).
Além das designações com letras, você pode ver uma série de placas nas proximidades que mostram as características de qualidade deste revestimento.
Visualizações
Todos os papéis de parede de vinil são divididos em diferentes tipos. Dependendo do material da camada inferior, distingue-se o papel de parede à base de papel e o papel de parede não tecido. A base do papel é encontrada em rolos menores. A camada decorativa superior desse papel de parede é geralmente feita de espuma de vinil. O papel de parede não tecido serve de base para o papel de parede largo, uma vez que o papel de parede de papel não seria capaz de suportar seu grande peso.
Dependendo da camada superior, o papel de parede é diferenciado:
- Espumado;
- Denso, tendo um relevo na superfície;
- Estampagem a quente;
- Silkscreen.
Vinil espumado
O tipo mais comum de papel de parede é a espuma de vinil. Durante o processo de fabricação, a composição de vinil sofre formação de espuma vulcânica e é subsequentemente aplicada a um substrato. Depois disso, o papel de parede é estampado na prensa.
Este tipo de tela é o tipo de vinil mais barato e mais simples. Eles se distinguem por seu claro relevo. A largura do rolo é geralmente de 0,5-1 m. O padrão e a textura podem ser feitos em uma ampla variedade de cores, bem como com a adição de brilhos.
O papel de parede de vinil de espuma é altamente suscetível a tensões mecânicas. A camada superior descasca e se deteriora facilmente, pois é muito macia e arejada. No entanto, com um uso cuidadoso, esses papéis de parede durarão muito tempo. Eles não desbotam com o sol e podem suportar uma limpeza leve com água.
Esse papel de parede pode ser usado para pintura.Para que a textura e o padrão desapareçam da tela, a superfície deve ser pintada pelo menos 5 a 7 vezes.
Criado
Outro tipo de vinil é denso ou em relevo. Esse material é submetido a uma prensagem adicional. Isso adere o vinil ao forro e cria um padrão em relevo.
O tipo mais comum de relevo é a imitação de materiais naturais. Eles são feitos de pedra, tijolo, azulejo, madeira, gesso. Um padrão apropriado é adicionado ao relevo, para que este tipo de revestimento de parede pareça o mais próximo possível de um acabamento natural.
O papel de parede vinílico denso tem muitas vantagens: não desbota ao sol, é muito fácil de usar na colagem de paredes, é durável, não se deforma sob esforços mecânicos e também tem uma função de absorção de som.
Os papéis de parede em relevo são laváveis, o que torna o processo de sua utilização simples e conveniente. Eles podem suportar uma quantidade quase infinita de limpeza úmida e são incapazes de absorver odores. Você pode escolher esse papel de parede prestando atenção ao rótulo e ao sinal correspondente. Na maioria das vezes, são escolhidos para a cozinha ou para os quartos onde moram crianças pequenas.
Hot stamping
O papel de parede com estampagem a quente é um dos mais modernos revestimentos de parede. Uma prensa quente é usada para fazê-los. Sob sua influência, os papéis de parede de vinil adquirem o relevo desejado e também se tornam muito duráveis em suas qualidades.
Os rolos desse papel de parede geralmente são largos o suficiente - a partir de 1 m. A tela é muito densa ao toque, o relevo é perfeitamente sentido, o relevo é fortemente pronunciado. Esses papéis de parede são duráveis, não se desgastam com o tempo, são suficientemente resistentes à umidade, à luz do sol, não desbotam sob sua influência, têm a mais ampla paleta de cores e texturas.
Silkscreen
Outro tipo de papel de parede de vinil é a serigrafia. Eles são feitos por vinil de estampagem a quente, mas fibras de tecido são adicionadas durante o processo de fabricação para fazer o material parecer seda.
A tela é gravada ao máximo, por isso é muito fina e lisa. Uma superfície tão fina, mas em relevo, tem o efeito de uma transfusão de cores. Este papel de parede é adequado apenas para paredes muito planas e bem acabadas, sem falhas. A menor imperfeição será imediatamente visível através do papel de parede. Apesar dessa lacuna, os papéis de parede em silk-screen são considerados produtos de elite e já conquistaram o amor de muitos designers.
Combinado
Em alguns casos, papéis de parede combinados são usados na mesma sala. Uma parede é colada com um tipo de papel de parede e a outra com outro. Esta técnica permite dar vida a soluções de design moderno, tornando a divisão original e única.
Além de considerações estéticas, desta forma é possível corrigir visualmente as imperfeições do ambiente, sua área e a altura do teto.
Dimensões (editar)
Para determinar corretamente o número de rolos que serão necessários por ambiente, em primeiro lugar, é necessário conhecer a área das paredes e, em segundo lugar, escolher cuidadosamente o papel de parede de acordo com as dimensões indicadas na etiqueta.
O papel de parede é embalado em rolos. A espessura da teia afeta a largura do diâmetro do rolo. A largura mais popular da tela é de 53 cm. O comprimento desse rolo é geralmente de 10 m. Este é o papel de parede mais simples e barato.
Se a base do papel de parede for de espuma de vinil, a largura do rolo pode ser de 1 m ou 1,06 m. São papéis de parede largos, chamados de metros de largura. O comprimento do rolo com essa largura geralmente é de 10 ou 25 m. Os rolos do mesmo tamanho são produzidos para pintura. Os papéis de parede largos reduzem o número de juntas na parede e aceleram o processo de colagem das paredes, mas ao mesmo tempo tornam-no mais meticuloso. Esses papéis de parede são pesados, então geralmente sua base não é tecida.
O papel de parede com 70 cm de largura está a ganhar cada vez mais popularidade, este formato é produzido apenas por fabricantes europeus, sendo que a qualidade europeia é considerada uma das melhores.
É melhor calcular o número necessário de rolos com antecedência e comprar todo o volume necessário de uma vez. Em caso de oscilações, a escolha deve ser feita de forma ascendente, uma vez que os diferentes lotes de papel de parede podem diferir na tonalidade, que ficará claramente marcante na parede.
Desvantagens e vantagens
Como qualquer papel de parede, o vinil tem seus prós e contras.
Suas vantagens indiscutíveis incluem:
- Aparência bonita e uma ampla seleção de todos os tipos de cores e texturas. Os papéis de parede de vinil podem ser monocromáticos e com padrões de cores diferentes, com brilhos, imitados sob uma pedra, azulejo, tecido e outros materiais naturais.
- As paredes, revestidas com papel de parede vinílico, parecem visualmente volumosas, o que torna o ambiente requintado, aconchegante e único.
- A absorção de som é outra vantagem do papel de parede de vinil, especialmente importante para prédios de apartamentos.
- Esses papéis de parede são capazes de esconder as irregularidades e imperfeições das paredes. Não é necessário remover pequenas rachaduras, buracos e saliências antes da aplicação do papel de parede, o que ajudará a economizar tempo e dinheiro em materiais de nivelamento adicionais.
- Durabilidade. Com os cuidados recomendados para papel de parede, podem servir por muitos anos sem desbotamento ou deformação.
- Tipos especiais de papel de parede de vinil são resistentes ao estresse mecânico e à umidade, eles podem resistir à limpeza úmida, incluindo detergentes.
- Ao fazer sua escolha na loja, muitos se perguntam se determinados papéis de parede são prejudiciais à saúde. O papel de parede de vinil é absolutamente seguro para humanos. Eles não emitem substâncias nocivas para o meio ambiente. Porém, ao comprar, deve-se sempre atentar para a disponibilidade de certificados de qualidade para o produto selecionado. Somente neste caso você pode ter certeza de que o material não fará mal à sua saúde.
Junto com muitas vantagens, o papel de parede de vinil tem desvantagens:
- No processo de aplicação da cola na tela, o material pode inchar, e após a secagem pode estreitar, portanto, para este procedimento é aconselhável ter experiência para evitar juntas desiguais.
- Eles são herméticos, por isso é melhor não usar esse papel de parede em ambientes com muita umidade e pouca ventilação, bem como onde morem crianças pequenas.
- Não é o preço mais barato. Entre os materiais concorrentes, existem opções que são uma ordem de magnitude mais baratas. No entanto, esse preço do vinil se deve à sua alta qualidade e longa vida útil.
- O papel de parede em rolos largos é bastante pesado e denso (sua base não é tecida), por isso seca por muito tempo e exige mais trabalho na colagem.
Cores e design
Os papéis de parede de vinil são representados por uma seleção muito rica de todos os tipos de designs, texturas, cores e cores. Cada comprador poderá encontrar uma opção adequada para si.
Graças às tecnologias modernas, é possível aplicar qualquer padrão à superfície da tela e torná-la em qualquer cor. Além da paleta de cores diversificada, você também pode fazer sua escolha com base em relevos e estruturas.
Modelos exclusivos oferecem superfícies mate ou brilhantes. Freqüentemente, esse revestimento é produzido em rolos grandes de um metro de comprimento, que podem ser colados não da maneira vertical usual, mas horizontalmente. Com este método, apenas uma costura permanece na parede.
Os papéis de parede de vinil mais bonitos e coloridos são serigrafados. O material lembra a seda com seu brilho único, a textura é quase leve. Com a ajuda da impressão serigráfica, também são feitas telas que imitam o couro.
O papel de parede de vinil é adequado para qualquer ambiente. Por exemplo, para um quarto de criança, muitas opções estão disponíveis em materiais de alta qualidade em cores do arco-íris. Você pode encontrar telas com desenhos educacionais. Recentemente, foram produzidos papéis de parede para colorir para quartos infantis. Para desenhar neles, tintas, canetas hidrográficas e lápis são adequados. Essa tela é fácil de lavar e retornar à sua forma original. Na maioria das vezes, eles já têm desenhos em preto e branco para criatividade. Além disso, os adultos já amam esses papéis de parede.Para eles, são produzidos papéis de parede com um padrão complexo, cuja coloração servirá como um bom antiestresse.
Para escolher o papel de parede certo para uma determinada sala por cor, você pode seguir várias regras:
- É aconselhável escolher cores claras para ambientes escuros, onde entra pouca luz natural. Isso ajudará a iluminar a sala.
- Os papéis de parede escuros são bons para ambientes muito claros, de modo que os tons escuros suavizam um pouco o excesso de luz. Porém, vale lembrar que a cor escura esquenta rapidamente e esfria lentamente, por isso pode esquentar no ambiente.
- Se a sala tiver tetos baixos, você pode usar a técnica de ampliá-los visualmente com papel de parede listrado vertical. Uma sala estreita ajudará a expandir visualmente as paredes em uma faixa horizontal.
- Desenhar na tela também pode afetar a percepção visual do espaço. Um pequeno ornamento ou uma parede lisa e clara ajudam a ampliar a sala, e um grande desenho e uma parede lisa e escura, ao contrário, reduzem-na.
A escolha da cor deve ser feita com muito cuidado, pois cada cor tem uma certa influência no psiquismo humano.
Uma cor forte e venenosa, apropriada, por exemplo, no estilo da pop art, não é adequada para salas nas quais deveria descansar. Ele é capaz de irritar e excitar uma pessoa. Portanto, os tons de vermelho e laranja não são recomendados para quartos, apesar de às vezes parecer que apenas essas cores são capazes de refletir o caráter e temperamento de uma pessoa. Para cores vivas, uma sala de estar ou de jantar é adequada, onde festas barulhentas são realizadas e os convidados são bem-vindos.
Cortinas frias não devem ser usadas em salas de estar. Eles são considerados bons apenas para banheiros ou corredores. Essas cores podem provocar depressão, induzir fadiga e sonolência e, às vezes, até reduzir a imunidade.
Preto e branco não são recomendados para quartos onde as pessoas descansam e dormem. Eles podem ser usados na sala, na cozinha. Essas cores têm uma forte "polaridade" e podem ter um efeito negativo no humor de uma pessoa. Para quartos, a melhor opção são cores pastel neutras: bege, roxo em pó, rosa, verde, amarelo.
Se a sala for planejada para ser decorada em um determinado estilo, o revestimento de parede certo pode fazer a maior parte dessa tarefa. Diferentes texturas, cores e padrões são adequados para um determinado estilo. O estilo retro envolve um padrão simetricamente repetido com pequenas flores ou ornamentos abstratos. O papel de parede com flores grandes (peônia, rosa, sakura) em tons de rosa ou lilás ou em losango é adequado para o estilo provençal. O estilo industrial assume a decoração das paredes com materiais naturais: pedra, tijolo, gesso. Os revestimentos monocromáticos são adequados para o estilo minimalista, preferencialmente em tons de branco, preto ou metálico. O estilo pop art permite que você use e misture papéis de parede coloridos brilhantes ou simples com imagens grandes.
Cuidado
A maioria das opções de papel de parede de vinil é lavável. Antes da limpeza úmida, deve-se sempre prestar atenção à embalagem, que indica se este material está sujeito a tais cuidados e qual o grau de umedecimento que permite. Diferentes tipos de telas possuem diferentes densidades: porosas ou densas, respectivamente, permitem diferentes tipos de limpeza.
Uma onda pode ser vista entre os sinais na etiqueta. Isso significa que a limpeza só é permitida com um pano úmido e bem torcido. O ícone de três ondas permite a limpeza úmida com detergentes. Se um ícone de pincel for adicionado às ondas, você pode usar não apenas um pano, mas também um pincel para limpar.
Todo o papel de parede de vinil tem uma textura de superfície em relevo, de modo que a poeira se acumula constantemente sobre ele. Deve ser removido com uma esponja seca ou aspirador de pó. Se você começar com um pano úmido, a poeira pode deixar listras.
Para se livrar da sujeira do papel de parede, você pode usar água pura. Para sujeira teimosa, água com sabão ou álcool ajudam. Não é recomendado o uso de produtos químicos mais agressivos (lixívia, aguarrás, diluente). Eles podem danificar permanentemente o revestimento. Para ter certeza do resultado, você pode experimentar o detergente em um pequeno pedaço separado de papel de parede e ver a reação do material a ele. Um pano ou esponja deve ser escolhido de materiais naturais para não danificar o papel de parede.
Para que a limpeza úmida não deixe riscos e manchas, é necessário limpar o papel de parede de baixo para cima.
Ao usar detergentes, conclua a limpeza enxugando com água e, em seguida, com um pano seco. Não pressione a esponja com força, para não deformar a camada decorativa do revestimento.
Visão geral dos fabricantes
Muitos países estão atualmente envolvidos na produção de papel de parede de vinil. Cada marca tem seus próprios pontos fortes. Vamos considerar os mais populares.
"Paleta"
Entre as marcas russas, destaca-se a líder de mercado - a empresa Palitra. Esta impressionante fábrica produz uma grande variedade de papéis de parede. Com algumas das empresas líderes do mercado mundial, ela firmou contratos e organizou a produção conjunta. Por exemplo, um deles é A. S. Creation (Alemanha).
"Mayakprint"
Outra fábrica popular na Rússia é a Mayakprint. Recentemente, eles estão entrando em um novo nível de produção de papel de parede, pelo qual recebem avaliações extremamente positivas dos clientes. A empresa assume uma postura responsável pela qualidade dos seus produtos, bem como pela construção do processo de trabalho de toda a empresa: a seleção criteriosa dos profissionais, a utilização de inovações nacionais e estrangeiras na produção.
"Fábrica de papel de parede de Moscou"
Um dos líderes reconhecidos de fabricantes nacionais é a Moscow Wallpaper Factory. Aqui, os produtos atendem a todos os padrões de qualidade modernos, a produção é constantemente modernizada. Apenas materiais de alta qualidade são usados na fabricação de telas. Uma das séries de papéis de parede mais populares são as telas com papoulas e árvores, que se tornaram populares em toda a Rússia.
Em geral, as avaliações dos produtos russos são positivas: apresenta uma ampla seleção, telas de alta qualidade, facilidade de trabalho com o material. Porém, alguns compradores observam que podem haver rolos com defeito, além disso, as telas não são densas o suficiente, portanto, é necessária uma superfície perfeitamente plana das paredes, além disso, o papel de parede pode brilhar. Os consumidores que escolheram a Rússia como país de fabricação de revestimentos de parede são fortemente aconselhados a ter cuidado com o número do lote, uma vez que os tons dos diferentes lotes podem diferir significativamente uns dos outros. É melhor comprar imediatamente o número necessário de rolos para que não haja problemas durante o processo de reparo.
Erismann
A Erismann se destaca entre os fabricantes alemães no mercado. Esta empresa possui fábrica própria na Rússia, pelo que é bastante conhecida no nosso mercado. Além disso, esses produtos são de alta qualidade, com os quais os compradores russos estão satisfeitos desde o início do século XXI.
Entre as críticas sobre a empresa Erismann, há algumas extremamente positivas. Os compradores observam que estes papéis de parede são muito duráveis, resistentes ao estresse mecânico, não deixam arranhões, são apresentados com uma vasta seleção, não desbotam com o sol. Além disso, é fácil trabalhar com eles no processo de colagem de paredes e posterior manutenção. Vale ressaltar que as juntas das pinturas praticamente não são visíveis na parede.
Sergio Rosselini
As marcas italianas pertencem à classe dos papéis de parede elegantes e exclusivos. Estes produtos distinguem-se pela sua elegância, estilo e alta qualidade particulares. Na maioria das vezes, é na Itália que surgem novas tendências na moda de revestimentos de parede, tecnologias inovadoras de produção.Portanto, quem prefere estar sempre no auge da moda deve escolher o papel de parede italiano.
Entre as marcas italianas, destaca-se a empresa Sergio Rosselini. Esses materiais exclusivos são populares em todo o mundo, nas casas mais sofisticadas e caras da Europa e da América.
Vincenzo
Outra empresa italiana conhecida é a Vincenzo. Os produtos desta fábrica distinguem-se pelas telas pintadas com padrões impressionantes de alta qualidade. Com a ajuda deles, você pode criar verdadeiras obras de arte nas paredes.
Avaliações de fabricantes italianos são extremamente positivas. Nota-se a alta qualidade, uma das melhores do mercado moderno, texturas e padrões únicos na tela, que não se encontram em produtos de outros países, a densidade do material, bem como a facilidade no trabalho com eles.
chinês
Produtos feitos na China estão entre os papéis de parede acessíveis. Mas isso não significa que essas fábricas estejam produzindo revestimentos de parede de baixa qualidade. Todas as marcas chinesas conhecidas aderem estritamente aos padrões mundiais de qualidade. Além disso, suas telas atendem às últimas tendências da moda e sempre acompanham os tempos. Os papéis de parede da China são apresentados em uma ampla variedade de estilos, texturas, padrões e cores. A versão mais comum do papel de parede chinês é à base de papel, porque na China eles primeiro pensaram em fazer esse material de acabamento com papel, e as fábricas dominaram esse processo com perfeição. Mas o papel de parede não tecido também é produzido nas fábricas do Império Celestial.
No entanto, entre as avaliações de produtos chineses, há opiniões positivas e negativas. Do lado positivo, há um preço baixo, uma ampla seleção para todos os gostos e densidade da tela. Os negativos incluem erros nas instruções, qualidade média ou abaixo da média, incapacidade de ajustar o desenho e dificuldades durante o trabalho, material “caprichoso”.
Como escolher o caminho certo?
Existe uma grande variedade de papéis de parede de vinil. Comprar uns bons pode ser complicado.
Várias dicas podem ajudá-lo a fazer uma escolha:
- Primeiro, você precisa entender para que tipo de ambiente o papel de parede é necessário e quais funções devem ser executadas. Se pretende colar sobre as paredes do banheiro ou da cozinha, o revestimento deve ser lavável e ter as devidas instruções na embalagem.
- Além da resistência à umidade, o papel de parede deve ser adequado para o ambiente em sua textura e padrão. Em uma sala, às vezes algo que parece bonito em outra não combina com o estilo. Por exemplo, uma parede que imita um tijolo fica linda em um corredor ou sala de estar no estilo loft, mas não combina com o quarto de uma criança.
- Um fator importante é a cor do revestimento. As cores claras ajudam a expandir o espaço, tornam as paredes volumosas, as escuras, pelo contrário, estreitas, tornam alguns locais mais invisíveis. Esta propriedade deve ser sempre levada em consideração, começando pelo tamanho e iluminação da sala.
- A próxima propriedade importante é a resistência a danos mecânicos. Vale a pena considerar quem mora na sala e quantas pessoas. Com crianças pequenas, animais de estimação, um grande número de pessoas, o papel de parede deve ser denso e durável.
- Ao escolher o papel de parede, deve-se prestar muita atenção ao tipo e método de produção, especialmente se você planeja fazer reparos por conta própria. Se houver pouca ou nenhuma experiência em trabalhar com papel de parede, papel de parede à base de papel em rolos de largura pequena é a melhor opção, é mais fácil trabalhar com eles. Não comece a serigrafia imediatamente. Esse material é muito caprichoso, as telas são finas, muitas vezes produzidas em rolos de metros. Neste caso, é preferível confiar a reparação a um profissional.
Lindos exemplos no interior
Abaixo estão imagens com papel de parede de vinil no interior. Aqui poderá encontrar papéis de parede, de diferentes cores e texturas, feitos em várias técnicas, bem como utilizados em várias divisões: quarto de criança, cozinha, sala de estar, sala de estar, quarto.
Você pode ver como colar papel de parede de vinil corretamente no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.