Papel de parede em diferentes estilos: da Provença ao loft
No design moderno, existem muitas maneiras de decorar as paredes de uma sala, mas por muitos anos consecutivos, o método mais popular é o papel de parede. Várias telas podem transformar qualquer ambiente, enfatizar a orientação estilística do interior, ocultar as falhas no layout e enfatizar os méritos.
Para criar um design estilisticamente consistente para um apartamento ou casa, em primeiro lugar, você deve decidir qual papel de parede escolher.
Estilo antigo
Representando o estilo antigo na arquitetura e na pintura, a fantasia imediatamente desenha colunas altas, arcos largos e arqueados, estátuas de divindades gregas e romanas, afrescos com histórias de mitos, salas de luz espaçosas com elementos de mármore e estuque.
Quanto à decoração de paredes, você pode realmente economizar dinheiro em afrescos, optando por papéis de parede e papéis de parede de fotos. Combine a tela fosca em pastel claro (marfim, bege claro, azul celeste) com papel de parede que imita a pintura de parede. Podem ser histórias de mitos, imagens da natureza, eventos históricos. Use molduras de poliuretano e molduras de estuque para decorar as juntas e manter o estilo da sala.
Grupo clássico
Os estilos arquitetônicos e interiores de palácios clássicos surgiram na Idade Média e continuam a ser relevantes em nosso tempo. Sua popularidade se deve ao amor ao luxo e à grandeza que geram em qualquer ambiente.
Barroco e rococó
Barroco e rococó - o mais pomposo e magnífico dos estilos palacianos. São caracterizados por uma abundância de molduras em estuque, acessórios dourados, elementos curvos e ausência de linhas retas.
Os papéis de parede neste estilo são apresentados em cores e tons completamente diferentes, do azul claro aos vermelhos ricos e bordô. Uma sala de estilo barroco seria adequada para colar papel de parede sobre uma base de tecido com efeito serigrafado.
A matéria-prima para a fabricação dessas telas é a pilha de seda sintética ou natural (em produtos caros). O material brilha e refrata na luz.
Você pode escolher uma impressão neutra para o papel de parede. Uma das principais formas de decorar paredes em um interior medieval é a tapeçaria. Para criar uma imitação de tapeçarias tecidas em um conjunto moderno, você pode usar papel de parede fotográfico.
Enredos principais: esboço de uma cena de caça para jogo, tema militar, motivos de amor cavalheiresco, paisagens venezianas. Uma abundância de molduras pomposas, que lembram ricas molduras de estuque, é uma obrigação.
Classicismo
Há um momento na história da arquitetura em que o Barroco e o Rococó começam a retroceder gradativamente, dando lugar ao nobre. classicismo... Este estilo se tornou a base do estilo clássico em interiores modernos. Aparecem linhas retas e rígidas, o interior torna-se muito mais moderado, as cores tornam-se lacônicas e o interior busca a simetria.
O desenho das paredes deve corresponder e não se destacar com excessivo esplendor, mas ao mesmo tempo parecer digno, nobre e caro.
As soluções de cor são realizadas principalmente em cores naturais - marrom, leitoso, bordô. Predominam estampas geométricas, pequenos padrões florais, enfeites e listras. As paredes são decoradas com painéis de temas clássicos.
Em um estilo clássico, técnicas com combinação de papel de parede horizontalmente são bem-vindas.Existem regras especiais para esta técnica: a parte inferior é sempre um pouco mais escura, e a superior é mais clara, a junta é decorada com uma tira de madeira ou moldura, a metade inferior pode ser substituída por painéis de madeira ou plástico com entalhes e imitação de moldagem em estuque.
Estilo vitoriano
Originou-se na Inglaterra durante o reinado da Rainha Vitória e conquistas coloniais. O estilo distingue-se pela rigidez, pelo predomínio da simetria, mas ao mesmo tempo tudo na casa indica a viabilidade e riqueza do seu proprietário.
Quando se trata de papel de parede e cores, escolha cores equilibradas e profundas para um look vitoriano. Não se esqueça do sentido de proporção, pois é isso que vai enfatizar a origem inglesa do interior. Tons de castanho claro, bege e vinho acentuam perfeitamente o estilo.
Listras e xadrez são as melhores estampas para papel de parede, desenhos florais também são adequados, mas feitos em um esquema de cores moderado.
Estilo oriental
Os motivos orientais no interior gostam muito tanto em casa como nos países europeus. Eles adicionam sabor e exotismo à vida cotidiana.
- Mobília do quarto em estilo japonês, escolha cores lacônicas naturais, evite variações e combinações excessivamente brilhantes. Os papéis de parede foscos lisos cinza, bege, marrom e branco são a melhor escolha para criar o ambiente necessário. As opções combinadas podem encontrar telas em uma gaiola muito grande. O papel de parede em um determinado tema pode ser compatível com o estilo japonês. Eles geralmente retratam a natureza, a arquitetura do Japão e as mulheres em trajes nacionais.
- estilo chinês mais brilhante e mais contrastante. Aqui, ambas as opções monocromáticas com soluções de acentuação na forma de inserções verticais em vermelho de papel de parede e telas com flores e pássaros estranhos usando a técnica de serigrafia são adequadas.
- Quando o chinês vem para os interiores europeus, nasce o estilo chinoiserie... Não tenha medo de combinar móveis e têxteis puramente europeus com murais de papel de designs de países asiáticos.
- Para os amantes da luz e ao mesmo tempo de ambientes luminosos e coloridos na casa, preste atenção a Estilos marroquino e turco... Tetos abobadados, vitrais coloridos e um conjunto de móveis aconchegantes e macios certamente coexistirão com paredes turquesa, azul, laranja, coral, branco deslumbrante, azul, pêssego, amarelo. Para manter o estilo, inclua painéis com ornamentos nacionais no interior.
Étnico
Os estilos étnicos refletem as diferentes características nacionais do país.
- Interiores em estilo mediterrâneo ótimo não só para casas de verão e terraços fechados de casas de campo, mas também parece fresco e relevante em um apartamento comum. O papel de parede branco fosco é adequado para decorar paredes em estilo náutico. Combine-as com telas em azul ou azul claro, com telas com estampas geométricas ou desenhos em tons de azul e turquesa. Bege e cinza, tanto na forma pura quanto como companheiros, também serão adequados.
- Simplicidade e sofisticação são em interiores franceses... Cada detalhe em tal quarto é feito na mesma cor, mas em tons diferentes. Tons claros de cinza, bege, marrom, pérola, cinza e creme combinam com o estilo. A moldagem em estuque com douramento pode ser um complemento ao design de divisórias com papel de parede. Como regra, não há detalhes brilhantes em tais interiores.
- Uma opção de design mais contrastante pode ser estilo americano no interior. É mais dinâmico, um tanto eclético e muito mais versátil e prático. Para criá-lo, escolha papel de parede de vinil ou acrílico fosco em cores terrosas, que vão do marrom claro ao verde pântano e ao azul claro. As telas podem ser com relevo e ornamentação, ou lisas e lisas.
- Ornamentos de tema egípcio e esboços no papel de parede formam outro estilo étnico. Elementos dourados nas telas, cor areia amarelada com traços pretos - essas são as características ideais do papel de parede. no estilo egípcio.
- Estilo africano - enérgico, dinâmico e contrastante. Para criá-lo no interior, use cores naturais: argila, ocre, verde rico, tons próximos aos militares, laranja profundo, marrom, cinza e amarelo. Para enfatizar a cor da África, use papéis de parede combinados nas cores e telas indicadas com estampas de animais que imitam a cor de uma zebra, girafa, leopardo, tigre.
Você pode adicionar acentos com papel de parede com a imagem da selva ou plantas exóticas - samambaias, cactos, palmeiras.
- Interiores da Índia - brilhante, colorido e otimista. Para criar uma sala de estilo indiano, escolha um papel de parede brilhante com uma cor sólida ou com um enfeite de fantasia. Opções de vinil brilhante com impressão em tela de seda e padrões dourados certamente se encaixam harmoniosamente na sala.
Imagens de divindades nacionais em inserções de papéis de parede de fotos se tornarão atributos simbólicos no interior.
- Estilo irlandês rico em tradições. As cores interiores são quase naturais, mas a decoração da parede pode ser simbólica. Por exemplo, a imagem de um trevo no papel de parede é um sinal distintivo do estilo irlandês, os padrões celtas são um orgulho nacional que pode se tornar um atributo de decoração.
Rústico
Interiores simples e aconchegantes são criados com materiais rústicos estilos country, provence ou ruy... O topo das melhores soluções para arranjar um apartamento nesses estilos inclui colar as paredes com papel de parede em pequenas flores.
Você pode usar combinações combinadas de telas de uma cor com motivos florais. Assim, acabará por evitar variegação excessiva. Escolha texturas simples e tecidos não brilhantes, feitos em papel ou fundo não tecido.
Para criar um interior chalé alpino, que fica tão bem em casas de campo, você deve criar o ambiente mais natural a partir de materiais simples e compreensíveis. Para tal, a decoração de parede pode ser baseada em papel de parede de cortiça, materiais lisos foscos à base de bambu em tons pastéis, bem como telas que imitam pedra ou tijolo com estrutura homogénea.
Tropical
O estilo tropical quente da casa é propício ao relaxamento, serenidade e lazer. Uma abundância de vegetação, sol e cores vibrantes são as principais direções para criar o design tropical perfeito. Papel de parede com flores exóticas, papagaios, beija-flores, samambaias e palmeiras são os principais atributos do estilo. Você também pode adicionar murais de parede com a imagem de lindas praias de areia, selva e mar para o interior.
Direções modernas
Os designs contemporâneos muitas vezes acabam sendo uma combinação de fundações conhecidas com algo completamente inovador e único.
- Estilo Steampunk é isso que ele personifica. À primeira vista, pode parecer que você está em uma casa com um interior clássico, mas depois de olhar de perto, você começa a notar detalhes incomuns: vários metais, latão, engrenagens de cobre, tubos, representações fantásticas de dirigíveis, máquinas do tempo, mecanismos incomuns . Quanto às paredes, aqui prevalecem texturas ásperas e estilizações industriais. Este efeito é obtido por papéis de parede de metal e telas que imitam o tijolo ou a alvenaria.
As próprias engrenagens e mecanismos podem ser apresentados na forma de um papel de parede fotográfico com um efeito antigo.
- Estilo grunge e rock conter formas simples, a ausência de decoração ornamentada abundante, bem como superfícies brutas e de metal e madeira - esta é a base do design de tal interior. A impressão de papel de parede nesses estilos é ficção e imitação: tijolo, pedra, mármore ou madeira. Papéis de parede de cortiça e metal também são adequados.
- Linhas estritas e regulares, falta de curvas naturais, obediência completa à geometria, cores frias contrastantes e materiais criam espaço nos estilos cyberpunk ou alta tecnologia... Ao escolher um design de parede, escolha papéis de parede de vinil, não tecidos e metálicos nas cores cinza, azul profundo e profundo, marrom frio, preto e roxo neon.
- Aconchegante, mas rejeitando a lógica da combinação de cores, texturas e elementos interiores boho, kitsch e pin-up são escolhidos por pessoas ativas, corajosas e criativas com uma abordagem de vida atípica. A princípio pode parecer que o caos está acontecendo na sala, mas depois de olhar mais de perto, descobre-se que tudo está muito harmonioso e compreensível. Os papéis de parede boho, kitsch ou pin-up podem ser absolutamente qualquer coisa. Eles também podem ter absolutamente qualquer estampa: listrada, quadriculada, com um ornamento, com um padrão animal e floral, imitar grafite ou alvenaria. Seja branco, laranja, turquesa, amarelo, verde ou roxo. Uma combinação de diferentes texturas e cores é permitida.
- O completo oposto dos estilos coloridos e ecléticos do boho e do kitsch - direção noir... Noir elegante e misterioso é sustentado por uma paleta de cores escuras e profundas. O papel de parede pode ser totalmente preto, cinza escuro, roxo escuro ou vinho. Glitter, efeito de seda e brilho metálico são os principais efeitos exigidos no estilo do papel de parede noir.
- Estilo Tiffany de outra forma, eles chamam de moderno na América. Acredita-se que o uso das cores turquesa e branco em tal interior seja obrigatório. Escolha uma textura de papel de parede lisa, a impressão é ausente ou completamente discreta.
- O principal concorrente da Tiffany com raízes russas é estilo gzhel... O esquema geral de cores azul e branco conecta as duas direções no design, mas Gzhel pressupõe a presença de ornamentos brilhantes e contrastantes no interior em geral e no papel de parede em particular.
- Os amantes do luxo irão apreciar o luxo e esplendor Estilo Gatsby e requinte e sofisticação Interiores Versace... Uma excelente escolha para criar essas direções de design são papéis de parede serigrafados em cores pastel e profundas.
Numa sala de estilo ecológico, use materiais naturais para a decoração de paredes: cortiça, bambu, papel, papel de parede em tons e texturas naturais.
Coleções populares
Para criar um interior adequado, preste atenção às coleções de papéis de parede de fabricantes renomados. Várias telas, unidas de acordo com um princípio geral, combinam-se perfeitamente umas com as outras e ajudam a criar a técnica de design necessária.
- Provence. O papel de parede vinílico do fabricante italiano Limonta da coleção Gardena oferece cerca de 60 estampas diferentes com um tema rústico. O motivo de pequenas flores, células, listras, naturezas mortas, bem como opções monocromáticas delicadas (rosa, bege, azul) combinam bem e podem dar um tom para um interior de estilo provençal.
- Loft. A Sirpi oferece uma ampla gama de papéis de parede não tecidos em estilo loft. Imitação de gesso, paredes forradas com tábuas, estantes, folhas de cadernos rabiscados, imagem da fachada de um prédio de tijolos, impressão de jornal - essas telas da coleção Altagamma loft são oferecidas pela fábrica.
- Moderno. Para criar um interior Art Nouveau, preste atenção à empresa alemã AS Creation e suas coleções Cocoon e Schoner Wohnen 7. Elas são feitas em cores pastéis com padrões abstratos de material em uma base não tecida
- Estilo japonês. A AS Creation também possui uma coleção de papéis de parede de estilo japonês em seu arsenal. Estampas coloridas e companheiros monocromáticos são apresentados na coleção Oilily. A fábrica belga Khrona oferece sua própria versão de criação de motivos orientais: os isiners desenvolveram a coleção Akina, que está repleta de estampas florais em tons pastel com a imagem de sakura.
Como escolher?
A escolha do papel de parede para as paredes de uma sala não se baseia apenas em princípios estilísticos. As qualidades e propriedades do próprio material são um aspecto muito importante.
Dependendo da sala em que as telas vão ficar penduradas, elas devem ser selecionadas do ponto de vista da praticidade.
- Em ambientes onde o contato com a água é possível, você deve escolher um papel de parede resistente à umidade que possa ser limpo.
- Em salas iluminadas com grandes janelas, você precisa cuidar do material que não desbota.
Lembre-se de que papéis de parede padronizados exigem ajustes. Quanto maior for a repetição do padrão, mais material não utilizado permanecerá.
- Não escolha um papel de parede muito grosso. São difíceis de colar e, com o tempo, devido ao seu peso, podem se soltar da parede. Mesmo assim, essas telas não se esticam, o que significa que, se a parede for irregular, as juntas rastejarão.
- Papel de parede muito fino também não é fácil de colar, especialmente as cores mais claras podem até brilhar.
Ideias de interiores
O interior do grupo clássico é sempre luxuoso e majestoso. Molduras folheadas a ouro e inserções de papel de parede ornamentadas indicam uma origem palaciana.
Os interiores chineses são sempre claros e graciosos. O papel de parede com flores e pássaros estranhos é uma excelente solução para encarnar o estilo oriental.
O papel de parede com imitação de alvenaria é uma escolha eficaz para a concepção da sala de um apartamento em estilo loft.
Para o estilo provençal, os designers prevêem a possibilidade de combinar cortinas e papéis de parede da mesma cor e com o mesmo padrão.
Para informações sobre como escolher papéis de parede em estilos diferentes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.