Cores do papel de parede no interior
Ao escolher o papel de parede, os compradores enfrentam dificuldades óbvias, especialmente considerando a variedade moderna de materiais para sua produção, qualidade, empresas de manufatura e, claro, soluções de cores. Se você tiver oportunidade financeira, pode instruir um bom designer para participar da decoração das instalações. No entanto, se quiser fazê-lo sozinho, existe sempre a oportunidade de estudar de forma independente quais podem ser as melhores soluções de cores de papel de parede para interiores.
Regras gerais de seleção
Existem algumas regras simples que são importantes a seguir. São eles que o ajudarão a ordenar de forma correta e com bom gosto o papel de parede no interior. Tudo depende em qual elemento o proprietário das instalações deseja se concentrar. Se desejar focar no papel de parede em si, você pode decorar as paredes com segurança com produtos de cores vivas com um padrão grande e texturizado. Muitas vezes acontece o contrário: o proprietário deseja que a atenção dos hóspedes, antes de mais nada, se concentre nos móveis. Então é melhor colar sobre as paredes com papel de parede com um padrão pequeno, e é preferível escolher cores claras ou quaisquer cores pastel, por exemplo, pêssego, azeitona, areia.
Se as opções forem selecionadas para um escritório ou quarto, tons calmos são preferíveis e a textura é uniforme, sem padrões brilhantes e fantasiosos que irão interferir na concentração durante o trabalho ou no sono. Para uma sala pequena, o papel de parede que expande visualmente o espaço é mais adequado - sem um padrão, qualquer sombra clara. Não cole sobre uma sala pequena com telas escuras - isso criará um efeito ainda maior de redução da área.
Não se esqueça de que lado do mundo estão as janelas da sala. Se estiver no lado norte, escolha um fundo branco com um padrão repetido discreto ou papel de parede em cores pastéis. Um excesso de luz solar, que sempre estará presente no lado sul das janelas, deve ser compensado por uma escala fria: todas as cores azul, azul, roxo, bem como turquesa, verde claro e verde azulado são adequados.
Se a sala estiver sempre fria, é recomendável torná-la mais quente, escolhendo as cores de papel de parede adequadas: bordô, laranja, qualquer tom de chocolate.
Estampas da moda com imitação de cores naturais de pedras e árvores se encaixam melhor em um conjunto de país ou jardim. Uma das opções mais fora do padrão e, talvez, complexas é o papel de parede com padrões geométricos complexos.
Com formas geométricas
Este é um know-how que começou a ganhar popularidade devido ao facto de cada vez mais surgirem consumidores que pretendem conceber o seu espaço num dos estilos de interiores modernos, por exemplo, high-tech ou minimalismo. O papel de parede com padrões geométricos pode incluir qualquer modelo que retrate diferentes formas: losangos, quadrados, retângulos. Entre essas opções, você encontra papéis de parede com círculos de diferentes cores e tamanhos, além de padrões coloridos em zigue-zague "missoni" que vão se encaixar organicamente em um determinado estilo de mobiliário moderno, como alta tecnologia ou ecletismo.
Deve-se dizer desde já que é muito difícil escolher o papel de parede "cacheado" certo, então se você pretende se concentrar em uma solução fora do padrão, é melhor confiar no gosto de um designer profissional, que irá ajudá-lo a evitar muitos erros ao escolher.
Existem várias regras básicas altamente recomendadas ao escolher papel de parede com elementos geométricos:
- Não se deve abusar da originalidade excessiva e adquirir uma textura excessivamente complexa do desenho: um amontoado excessivo de formas e cores tornará o ambiente incômodo e difícil de perceber.
- Também é importante levar em consideração um fator como a combinação de várias cores, muito típica dos modelos de papel de parede "geométricos" - para que as cores de outros itens de interior não entrem em dissonância nítida com elas.
- No caso de presença na casa apenas de paramentação não padronizada para as paredes, os móveis devem ser monocromáticos, com contornos suaves e transições suaves, sem cantos vivos. Se você negligenciar esse conselho de profissionais, a sala parecerá um amontoado de linhas que se cruzam caoticamente e de mau gosto, o que não contribui para a criação de um espaço aconchegante.
Plano
Modelos monocromáticos parecem enfadonhos e desinteressantes para muitos, mas isso está longe de ser o caso, especialmente se uma pessoa é iniciante no campo de soluções de interiores, mas, no entanto, deseja decorar seu quarto por conta própria, sem recorrer aos serviços de designers profissionais. Devido à sua simplicidade e versatilidade, este tipo de papel de parede é especialmente procurado. Na maioria das vezes, essas são cores neutras suaves que não são impressionantes, o que torna mais fácil combinar móveis, cortinas e outros móveis. Nesse caso, você precisa se guiar por um princípio simples: se as paredes são claras, o móvel deve ser pelo menos um tom mais escuro, para que não se confunda com as paredes, mas pareça mais vantajoso. Caso planeje móveis em cores claras no ambiente, o papel de parede pode ser colado em outros mais escuros.
Os modelos diferem tanto pela presença quanto pela ausência de um padrão, mas nem um nem outro nunca parecerão irritantes e muito brilhantes.
Com um padrão de planta
Diferentes caules, galhos e folhas são uma versão familiar e amada de papel de parede que nunca sairá de moda. Destacam-se pelo fato de que na confecção das estampas são utilizadas cores, em geral pastéis e não particularmente brilhantes. A única nuance na colagem é a necessidade de “encaixar” o enfeite, sua conexão. A gama de cores pastéis sempre se tornará um fundo muito benéfico se o ambiente em si for claro e criativo, e seu proprietário frequentemente gosta de reorganizar ou atualizar seu interior.
Com abstração
O padrão abstrato no papel de parede é geralmente feito na forma de um conjunto caótico e contrastante de pontos brilhantes ou traços e listras. Muitas vezes parecem insípidos e brega, mas isso não é inteiramente verdade. Quando colocados em um ambiente moderno com móveis de cores sólidas em cores ousadas, eles parecem muito bonitos e adequados. Se forem dominados por pontos claros (amarelo, laranja, azul), os móveis devem ser selecionados em qualquer tom disponível na paleta, às vezes com um tom mais escuro, dependendo do quadro criativo geral. A vantagem dos modelos abstratos é que eles não precisam ser unidos, mas ficarão melhores em interiores modernos.
Com um grande padrão
Ao contrário da crença popular, é seguro dizer que um desenho grande ficará bem em salas grandes e pequenas. É importante escolher a opção certa para não acumular e variegar desnecessariamente. Quanto mais contrastes houver tons com um padrão largo, melhor será o foco de atenção dos convidados no papel de parede.Esta escolha é melhor feita para salas maiores que têm muita luz natural. E, pelo contrário, se as cores do fundo e o padrão nele se fundirem suavemente ou mesmo se fundirem, esta será uma excelente opção para uma área modesta.
A influência do tom das paredes em uma pessoa
Sabe-se que cores diferentes afetam de certa forma a organização mental de uma pessoa. É geralmente aceito que o vermelho tem um efeito estimulante, portanto, não é recomendado usá-lo em ambientes destinados a recreação. O papel de parede interior vermelho e todos os seus tons são adequados para a concepção de um estudo: isso ajudará a ativar o regime de trabalho e criar um microclima ideal para as atividades produtivas. A propósito, as cores azul e ciano também são boas para cobrir o espaço de trabalho com esse papel de parede, porque estimulam os processos de pensamento e ajudam a pessoa a se concentrar bem ao fazer uma tarefa importante.
O melhor é decorar o quarto em tons suaves e calmos: pêssego, azul claro, roxo claro, rosa. Esta faixa promove relaxamento e sono reparador. Cores semelhantes são recomendadas para uso em salas de psicoterapia, centros de ioga e outras áreas projetadas para relaxamento silencioso.
Tons alegres de amarelo vivo e laranja são os mais adequados para decorar o quarto de uma criança: são quentes, contribuindo para o ambiente mais favorável no quarto de crianças. Para deixar a criança mais divertida, você pode até fazer um zoneamento com papéis de parede de cores e padrões diferentes: por exemplo, cole sobre a área acima da cama um papel de parede com o desenho que a criança mais gostará e deixe o resto do espaço ser decorado com modelos que combinam harmoniosamente com a zona especialmente destacada.
Para o corredor, você pode usar todas as opções para um esquema de cores escuras de tons suaves: marrom, azul, verde. Estas cores criam um bom microclima e uma atmosfera acolhedora assim que uma pessoa entra na sala.
Como combinar diferentes tons e texturas?
Combinar papéis de parede de diferentes texturas e cores no interior é uma técnica muito comum e criativa que permite mostrar suas habilidades criativas na decoração de um ambiente. Assim, papéis de parede de dois tipos em uma sala podem ajudar a enfatizar seus méritos, ao mesmo tempo que esconde falhas com vantagem. Para uma pessoa que decidiu lidar com a combinação de cores diferentes, será suficiente aprender alguns princípios simples de como combinar tons de uma gama particular.
Se você olhar mais de perto as coleções do mesmo fabricante, ficará claro que muitas opções decorativas (pelo menos duas ou três) são ideais uma para a outra. Isso é feito especificamente para que os consumidores tenham a oportunidade de combinar diferentes modelos de forma original, contrastante e de bom gosto.
A combinação de modelos multicoloridos entre si é diferente. O mais simples é expresso na adição harmoniosa de uma cor a outra. Uma combinação complexa já implica uma combinação de tonalidades de cores diferentes, e extraordinária - quando três cores podem ser combinadas, que são radicalmente diferentes umas das outras.
Em geral, para que o interior dê a impressão de conforto e tranquilidade, basta combinar três tons do mesmo espectro, por exemplo, pistache, menta e verde claro. Essa combinação funciona bem para um quarto. Em uma sala mais animada (sala de estar ou cozinha grande), você pode combinar com segurança as cores quentes e frias opostas: amarelo com azul (roxo) e azul com laranja.
Para uma tarefa de combinação mais complexa, você deve estar ciente de que entre diferentes tipos de papel de parede, deve haver contraste e semelhança ao mesmo tempo... Por exemplo, os modelos podem ter cores semelhantes, mas com tonalidades diferentes (marrom e chocolate). Nesse caso, é altamente preferível que o padrão nelas tenha um estilo e estrutura, por exemplo, na forma de flores grandes em uma vista e flores pequenas em outra. Se houver o desejo de combinar diferentes padrões, por exemplo, modelos com padrões florais com bolinhas ou listras, é altamente desejável que o fundo principal no qual as imagens estão localizadas seja do mesmo esquema de cores.
Em uma espaçosa sala de estar, papéis de parede grossos e escuros (roxo, prata escuro e até preto) vão ajudar a criar uma atmosfera de plenitude e conforto. Você pode escolher com segurança opções com um padrão grande: podem ser papoulas vermelhas sobre um fundo preto aveludado, modelos marrons com ouro. Nesse caso, fica muito mais fácil escolher os móveis levando em consideração a cor do papel de parede, principalmente se a sala for planejada para ser decorada em um sólido estilo clássico. Papéis de parede de cores e tonalidades grossas e escuras combinam-se harmoniosamente com cortinas e tapeçarias de veludo, sendo preferível destacar os locais de colocação de móveis com modelos monocromáticos de cores calmas e adequadas.
Como já mencionado, modelos escuros e muitos contrastes quando combinados não são adequados para salas pequenas, cujo espaço requer expansão visual. Uma boa maneira de sair dessa situação pode ser decorar uma parede com papel de parede claro, enquanto o desenho não deve ser muito chamativo, mas ter uma textura clara. O resto das paredes pode ser colado com papel de parede de um tipo diferente, enquanto grandes opções geométricas são fortemente desencorajadas de usar em um espaço confinado, a fim de evitar o aparecimento de um efeito de empilhamento desarmônico. No entanto, você pode usar a imagem de um pequeno losango em um fundo simples e suave - esta é a única figura com uma forma alongada, o que é mais apropriado em uma sala com mais do que uma metragem modesta.
Paredes irregulares certamente causam muitos problemas para os inquilinos, mas podem ser um motivo para uma abordagem criativa ao negócio de design. O papel de parede não tecido, de excelente nivelamento e desenhado especificamente para esse fim, será sempre a âncora salvadora aqui. A superfície da parede deve primeiro ser nivelada o máximo possível para tentar disfarçar ao máximo os defeitos, e só depois proceder com a colagem.
Ervilhas pequenas, modelos xadrez e até estampas pintadas são adequados para esconder irregularidades. - o desenho é selecionado dependendo do nível do defeito da parede. Claro, uma combinação contrastante de cores diferentes (amarelo e vermelho, azul e laranja) será mais preferível devido ao fato de que elas distraem habilmente os olhos dos próprios defeitos com seu brilho e variação. O resto do espaço pode ser colado com papel de parede de papel comum, mas o principal é que eles não são muito finos e baratos, e o tom principal e a direção da imagem no estilo correspondem à parede "principal".
Se alguém tiver a sorte de se tornar o dono de uma cozinha com teto alto e grandes janelas, é importante certificar-se de que não se pareça com uma sala fria e oficial. Você pode criar conforto aplicando dois tipos de papéis de parede do mesmo fabricante, com cores iguais. A metade inferior da parede deve ser recoberta com um modelo de cor mais escura, e a superior (deve ser bem menor) - com cores claras. Idealmente, divida os limites entre as zonas combinadas com uma borda, o que tornará o teto um pouco mais baixo visualmente. Combinações de cores recomendadas: o topo é rosa fosco e o fundo é vermelho, o topo é arenoso e o fundo é ouro escuro e assim por diante.
Se a sala for muito alongada e parecer muito longa e estreita, combinar duas cores com padrões diferentes ajudará a suavizar a sensação de um túnel.A mureta é colada com um modelo com um padrão que se localiza horizontalmente, e as paredes compridas são decoradas com papel de parede com grandes imagens em tons escuros (flores, padrões, formas geométricas simples em azul, bordô ou cinza rico).
Papel de parede e tijolo
A presença do tijolo no espaço interior constituiu firmemente a base para a disposição dos interiores de uma grande variedade de instalações: desde salas a inúmeros espaços de arte, cafés e pequenos restaurantes, onde esta decoração pode ser encontrada com maior frequência. Se houver o desejo de equipar o conforto doméstico dessa forma, nada o impedirá de combinar papel de parede de tijolo e parede para tornar o espaço mais animado.
Via de regra, as paredes com acabamento em tijolo ou a utilização de tijolo real sem acabamento encontram a simpatia dos jovens que preferem as opções de interiores mais avançadas e modernas aos clássicos, como o grunge e o loft. Se a sala de estar, neste caso, não for coberta com papel de parede, ela parecerá fria e desconfortável, mesmo que a cor do tijolo seja laranja ou vermelho. Normalmente, a colagem parcial da parede é usada para marcar simetricamente as áreas principais da sala, bem como esconder falhas de construção nos locais onde o tijolo pode não parecer totalmente "apresentável" e limpo.
Claro, a questão da combinação de cores também ocupa um lugar especial aqui. Parece que é muito simples escolher um papel de parede para uma parede em laranja ou vermelho: você pode simplesmente colar sobre as paredes com telas de cores semelhantes. No entanto, você deve avisá-lo com antecedência contra esse erro. Se houver um tijolo vermelho ou laranja na sala, tons semelhantes não devem ser permitidos: eles se fundirão, e a oportunidade de uma combinação lucrativa de papel de parede e tijolo será perdida. É melhor selecionar cores opostas, de preferência sem padrões pronunciados, para evitar confusão desnecessária de linhas e variações: azul escuro, verde suave e também tons escuros. Se os tijolos forem cinza, é muito mais fácil pegar a cor: só aqui você pode dar preferência às cores brilhantes, "diluindo" o cinza crepuscular.
Não se empolgue com a criação de uma "imagem" sem forma usando "pedaços" ou partes de papéis de parede diferentes para colar. O fato de uma parede de tijolos ser versátil e fácil de criar um design parece apenas à primeira vista. Antes de se definir tal tarefa, vale a pena escolher o exemplo mais adequado e bem-sucedido para você, que pode ser seguido no futuro.
Além disso, a presença de papel fotográfico não é recomendada: eles criarão um efeito desnecessário de congestionamento de espaço. É importante lembrar que modelos monocromáticos restritos são mais adequados aqui e irão realçar favoravelmente o "primitivo" e originalidade das paredes de tijolo. Se desejar, você pode pintar as paredes de tijolos com tinta branca - isso pode se tornar especialmente relevante se não entrar luz suficiente na sala.
Impressão de tijolo
É sabido que nem toda a gente ganha uma sala com uma pitoresca parede de tijolos naturais. Além disso, para que essas paredes tenham uma aparência bonita, às vezes é necessário fazer muito esforço - desde o acabamento até a seleção do papel de parede, que foi discutido acima. Quanto ao papel de parede com imitação de alvenaria, qualquer pessoa pode comprá-lo e colar no espaço que achar melhor. Ao mesmo tempo, não se esqueça de quais cores devem ser usadas neste ou naquele caso.
Na maioria das vezes, esta opção é usada para destacar certas áreas.: lareira ou zona de trabalho na cozinha. Como os modelos de papel de parede "tijolo" também vêm em cores diferentes, é melhor usar cores claras para destacar as áreas mais populares: branco, bege, pêssego ou marrom claro. É claro que na cozinha será preferível colar uma cor mais neutra para que as manchas e respingos não fiquem muito visíveis.A propósito, o papel de parede de vinil espesso é fácil de remover a sujeira, como as contrapartes laváveis.
Acredita-se que é melhor colar esse papel de parede no corredor ou na cozinha, mas isso não é inteiramente verdade. Com uma variedade de texturas e cores modernas, o papel de parede de tijolo ficará muito bem no quarto, se também destacar a área acima da cama. O tom pode ser marrom suave ou claro. Há também papéis de parede brancos à venda, que criarão habilmente uma imitação de tijolos pintados e ficarão especialmente atraentes em lugares para um descanso tranquilo.
E, finalmente, a principal vantagem de tais modelos é que, ao contrário da alvenaria real, eles não criam uma sensação de frio e oficialismo, mas, pelo contrário, irradiam calor e conforto.
Coleções contemporâneas de designers russos
Provavelmente, poucas pessoas sabem que o famoso designer russo Valentin Yudashkin não faz muito tempo incorporou suas ideias em diferentes modelos de papel de parede. A Valentin Yudashkin Fashion House está localizada em Moscou e, além de roupas, lindos itens de decoração e utensílios domésticos estão sendo desenvolvidos lá. Uma nova coleção de papéis de parede merece atenção especial, que surpreendentemente combina exclusividade com proximidade com o consumidor russo.
A linha Home Fashion foi desenvolvida em colaboração com colegas italianos, a fábrica de papéis de parede Emiliana Parati, e foi lançada ao público em 2014. Cores modestas e padrões clássicos receberam uma nova moldura em imitação de bordados "antigos", rendas luxuosas e desenhos feitos em técnica de aquarela. A isso foi adicionado um toque de modernidade na forma de hologramas e efeitos do espaço tridimensional. O esquema de cores é modesto, absolutamente desprovido de pretensão: do roxo claro ao cinza escuro, mais próximo do preto, com diferentes opções de estampas e padrões.
A segunda coleção foi publicada em 2015 e foi batizada pelo autor "My Italian Journey". Cada tipo de papel de parede representa uma cidade ou ilha italiana: "Roma", "Veneza", "Sicília", "Florença". Eles contêm imitações habilidosas de moldes de estuque veneziano tradicional, severidade clássica romana, voo criativo florentino e o espírito romântico de Veneza. Tudo isso é perfeitamente transmitido pelo autor em colaboração com designers italianos e encontra uma ampla resposta entre os consumidores russos, especialmente porque o custo da primeira coleção de papéis de parede de Valentin Yudashkin tornou-se muito mais baixo após o lançamento da segunda.
O estilista Vyacheslav Zaitsev não está muito atrás de seu colega. Se Valentin Yudashkin já tem duas coleções reconhecidas, então o papel de parede de estreia de Vyacheslav Zaitsev fez sucesso e reconhecimento público em uma exposição em Moscou recentemente - em 2017. Se você olhar de perto todas as peças da coleção, fica claro que o autor prefere uma combinação harmoniosa das cores branco, preto e vermelho, harmonizando-as com habilidade em uma rica paleta de padrões e monogramas tradicionais. Isso é o que define o clima especial que emana de cada modelo: essa combinação de cores é obviamente desprovida de competição séria quando se trata de modéstia, moderação e gosto delicado.
O branco é sempre a cor predominante na coleção de papéis de parede de Vyacheslav Zaitsev. Em parte, é por isso que seus papéis de parede, apesar da novidade, são quase sempre reconhecíveis por aqueles que estão constantemente interessados em novidades para interiores domésticos. É digno de nota que cada tipo de papel de parede é uma imitação de alta qualidade de tecidos caros como seda, cetim e veludo. Isso cria uma atmosfera de atratividade e harmonia, indispensável no espaço doméstico.
Ao escolher o papel de parede, o estilista aconselha as pessoas a não seguirem os preconceitos comuns sobre o preto.: afinal, se houver um agradável brilho de seda no papel de parede, ele agrega maciez, leveza e sofisticação ao “negror”.Quaisquer cores devem servir como um reflexo do mundo interior e do humor de uma pessoa, e isso se aplica não só às roupas e móveis, mas também ao papel de parede, que muitas vezes dá o tom principal do espaço interior de uma casa.
Assim, ao escolher uma paleta de cores para o papel de parede, você pode seguir os conselhos geralmente aceitos de designers e designers de moda famosos. No entanto, qualquer processo de criação é criativo, e suas próprias ideias também podem se encaixar organicamente no conceito de bom gosto, se você abordar tudo com atenção, focando na observação de alguns padrões simples.
Você aprenderá sobre as novas tendências em design de interiores usando papel de parede e cortinas no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.