Papel de parede escuro no interior
Atualmente, o mercado de materiais de acabamento está repleto de diversos papéis de parede. As lojas vendem não apenas telas clássicas de cores delicadas e agradáveis ou opções populares de listras, mas também exemplares originais de cor escura, que nem todo consumidor decide comprar.
Essa cautela é explicada pelo fato de que a maioria dos proprietários de apartamentos e casas particulares está confiante de que o acabamento escuro tornará sua casa sombria e deprimente. Na verdade, com a abordagem certa, papéis de parede desta cor podem transformar o interior e torná-lo verdadeiramente luxuoso.
Vantagens e desvantagens
Um acabamento escuro nem sempre é “opressor” e difícil de perceber. Em muitos interiores, essa solução de design parece não apenas orgânica, mas realmente linda! O principal é ter uma atitude responsável na seleção das telas e na disposição dos itens de interior.
Como qualquer outro material de acabamento, os papéis de parede escuros têm seus prós e contras.
Vantagens:
- O papel de parede escuro não pode ser colado em todas as superfícies da parede, mas pode ser usado como uma peça de destaque do interior. Esta solução parece especialmente harmoniosa se o conjunto for feito com cores muito claras e até mesmo "atraentes". Por exemplo, contra um fundo branco como a neve, uma inserção de um papel de parede de tom mais escuro parecerá uma verdadeira tábua de salvação, diluindo a brancura excessiva.
- Além disso, esses materiais de acabamento são frequentemente usados em salas do lado ensolarado. Usando essas telas, você pode neutralizar levemente a luz natural intrusiva que frequentemente atinge seus olhos durante o dia.
- Se você adotar uma abordagem responsável para a seleção e colagem de telas escuras, poderá alterar visualmente a estrutura da sala. Por exemplo, torne-o mais espaçoso ou, ao contrário, reduza-o ligeiramente. Obviamente, aumentar uma sala com papel de parede escuro é um pouco mais difícil. Mas, para isso, você pode recorrer a designers experientes.
- Telas escuras podem esconder muitos defeitos e irregularidades das paredes. Isso é especialmente verdadeiro para opções texturizadas espetaculares ou papéis de parede com pequenas estampas.
- Ressalta-se a versatilidade de tal acabamento. Os papéis de parede escuros ficam bem em muitos estilos, desde clássicos sofisticados ao barroco artístico e pomposo. Isso significa que será possível escolher a melhor opção para quase todos os conjuntos.
Essa decoração de parede tem suas desvantagens:
- Não é recomendado colar papéis de parede escuros em cômodos muito pequenos, pois eles podem torná-los visualmente ainda mais apertados. Se, no entanto, decidir colar sobre as paredes de uma sala compacta com tais telas, então estocar vários elementos decorativos, como espelhos, a fim de expandir visualmente o espaço. Essa técnica nem sempre funciona, pois muito depende do layout imediato da sala.
- Os projetistas desaconselham enfaticamente usar esse tipo de acabamento se a sala não estiver localizada no lado ensolarado. Tal design pode fazer com que o interior fique muito sombrio e sem vida.
- Em telas mais escuras, especialmente quando se trata de versões em papel, qualquer dano será mais perceptível. Em primeiro lugar, trata-se das seções rasgadas. É claro que você nunca enfrentará esse problema se escolher materiais melhores e mais densos e tratá-los com cuidado.
Visualizações
Vários tipos de papel de parede são vendidos nas lojas hoje.Vamos considerá-los em mais detalhes:
- Papel. Essas opções são as mais baratas e ecológicas, pois contêm 100% de celulose. É muito simples colá-los, e a escolha de tonalidades dessas telas é incrivelmente rica. No entanto, essas opções não duram muito, rasgam facilmente e não podem ser lavadas.
- Não tecido. Na verdade, são as mesmas cópias em papel, mas têm uma base mais densa com fibras entrelaçadas. Graças a esta composição, os materiais de acabamento não tecidos são confiáveis e duráveis. Além disso, eles são perfeitamente respiráveis, portanto, mofo ou bolor nunca aparecerão neles. Algumas variedades desse papel de parede permitem que você esconda defeitos nas paredes.
- Vinil. Este é o nome de um papel de parede que possui um revestimento especial de espuma de vinil aplicada a uma base de papel ou a uma base especial de não tecido. Essas telas podem ser lavadas, por isso são compradas para uma ampla variedade de locais. Esses acabamentos também são duráveis e densos, para que possam mascarar as imperfeições da parede. Além disso, as opções de vinil duram muito tempo e não perdem sua aparência atraente mesmo depois de muitos anos.
- Acrílico. Esses tipos de papel de parede são muito semelhantes ao vinil, mas usam spray de acrílico para a camada superior. Esses materiais são finos, mas respiráveis (ao contrário das cópias de vinil), portanto, podem ser usados no quarto ou no quarto de uma criança.
- Fibra de vidro. Essas telas para pintura são extremamente populares hoje. Eles surgiram há relativamente pouco tempo, mas já conquistaram o apreço dos consumidores. Esses papéis de parede funcionam por muito tempo e são altamente duráveis. Eles não têm medo de danos mecânicos. Infelizmente, essas telas são apresentadas em opções monótonas e a escolha de padrões nelas é muito limitada.
- Têxtil. Esses papéis de parede caros, mas muito bonitos, têm um suporte não tecido ou de papel ao qual é aplicada uma cobertura tecida. Via de regra, algodão, linho e até seda são utilizados na produção desses produtos. Todos os materiais são anti-inflamáveis. Esses papéis de parede parecem realmente luxuosos, no entanto, colá-los e lavá-los não é a coisa mais fácil de fazer.
Cores e padrões
Vamos dar uma olhada no espectro principal de tons escuros atraentes:
- Preto. Combinar-se-á perfeitamente com detalhes leves no interior, valorizando a elegância do conjunto. Uma combinação de preto com tons de rosa, bege e leitoso seria o ideal.
- Marrom. Esta cor é rica em tonalidades. O papel de parede desta cor pode ser usado tanto para colar todas as paredes quanto para destacar a zona de destaque. Nesses interiores, as peças de mobília de cores naturais têm melhor aparência.
- Vermelho. Esta cor apaixonante é uma das mais enérgicas. Em cores escuras, deve ser usado com cuidado. É aconselhável combinar papel de parede vermelho escuro com tecidos contrastantes em branco ou bege.
- Azeitona escura. Essas opções devem ser dirigidas por amantes de temas naturais. Eles são adequados tanto para estilo ecológico quanto para clássicos.
- Azul. Papéis de parede em um tom de azul escuro exigem iluminação de alta qualidade de sua parte. Na maioria das vezes, eles são usados para decorar quartos com janelas voltadas para o sul.
Os papéis de parede escuros não são apenas monocromáticos. Essas telas espetaculares costumam ser complementadas por belas estampas e padrões interessantes.
Por exemplo, pode ser:
- composições com flores grandes em cores contrastantes e estampas nas quais há uma flor pequena;
- formas e linhas corretas e abstratas;
- abstração;
- imagens interessantes com monogramas;
- paisagens naturais: montanhas, matagais ou céu estrelado;
- imagens clássicas em uma gaiola;
- a boa e velha tira;
- processamento de ouro.
Texturas e materiais
Os seguintes materiais são usados na produção de papéis de parede modernos de qualquer cor:
- celulose;
- tecido não tecido;
- vinil;
- acrílico;
- fibra de vidro;
- a roupa;
- metal.
As texturas do papel de parede podem ser muito diferentes.
Por exemplo, hoje as telas de relevo texturizado são especialmente populares, com a ajuda das quais você pode facilmente ocultar defeitos nas paredes. É verdade que esses modelos são mais caros do que, por exemplo, produtos lisos. Também no mercado você encontra peças atraentes com imagens tridimensionais, composições 3D, brilho e gofragem eficaz.
Regras de combinação
Os papéis de parede escuros devem ficar perfeitos no interior e, para isso, devem ser combinados corretamente com outras superfícies e itens de interior.
Quanto mais escuro o cômodo for, mais clara a mobília deve ser.
Portanto, telas pretas densas ficarão ótimas em combinação com objetos brancos como a neve. Além disso, para esses conjuntos, você precisa selecionar cortinas de luz. Podem ser opções brancas, pêssego claro, bege, creme ou leitoso.
Quanto ao acabamento do teto e do piso, recomenda-se que seja feito com materiais de cores claras. Por exemplo, pode ser laminado castanho claro, cinza ou bege. Além disso, sua superfície pode ser fosca ou brilhante. Além disso, as áreas de realce preto irão contrastar lindamente com o papel de parede branco no interior. Essas soluções brilhantes são usadas com mais frequência em interiores mais modernos.
As portas e molduras internas também não devem se misturar com o papel de parede escuro. Eles podem ser claros ou em alguns tons diferentes do acabamento da parede.
As opções combinadas também parecem impressionantes e atraentes. Por exemplo, eles podem ter uma estampa floral brilhante na parte superior e uma metade escura de cor sólida na parte inferior. Essas telas verticais são usadas em muitos conjuntos e parecem muito vivas e frescas. Além disso, o papel de parede pode combinar várias texturas diferentes.
Essas opções são ideais para os amantes de soluções de design arrojado.
Estilos
Os papéis de parede escuros parecem orgânicos em muitas direções estilísticas. Por exemplo:
- Telas no estilo loft "garagem" pode ser simples ou complementada com imitação de tijolo e pedra. As opções de maior sucesso serão tons de cinza escuro, marrom, preto ou cinza fosco.
- Para o estilo minimalista Os papéis de parede monocromáticos descomplicados de cores estritas e temperadas se tornarão os mais adequados. Eles podem ser cinza escuro, preto, azul escuro ou vermelho escuro.
Em um conjunto minimalista, você não deve usar telas escuras com estampas brilhantes ou composições padronizadas.
- Estilo de alta tecnologia você também pode usar tons semelhantes. Em tais interiores, opções de fibra de vidro e metalizadas serão adequadas.
- Em conjuntos luxuosos e elegantes de orientação pretensiosa (barroco, rococó, império) telas em bordô, roxo escuro, preto e azul escuro ficarão ótimas. Eles podem ser lisos ou decorados com estampas luxuosas e dourados.
Como escolher?
A seleção de papéis de parede escuros deve ser abordada da forma mais séria e responsável possível, para que o interior com tais materiais de acabamento pareça bonito e não sombrio:
- Lembre-se de que em um cômodo pequeno, papéis de parede muito escuros (especialmente se forem colados em todas as paredes) não ficarão muito harmoniosos, pois restringirão o espaço. Você só pode evitar esse efeito virando-se para grandes espelhos de parede ou guarda-roupas deslizantes com portas espelhadas. Esses detalhes podem expandir visualmente o espaço.
- Em salas grandes, papéis de parede escuros ficarão mais espetaculares, mas precisam ser reproduzidos corretamente e a decoração apropriada e móveis leves devem ser adicionados ao conjunto, para que o resultado seja um interior “animado” e hospitaleiro.
- Cole papel de parede escuro em apenas uma das paredes de uma sala bem iluminada. Esses interiores parecem interessantes, harmoniosos e nem um pouco sombrios.
- Não se esqueça da iluminação. Para quartos com papel de parede escuro, você deve selecionar cuidadosamente os dispositivos que iluminarão qualitativamente o espaço.
- Se você está procurando telas realmente legais e de alta qualidade, escolha modelos duráveis e confiáveis de vinil, não tecido, acrílico e fibra de vidro. Os papéis de parede de papel são mais adequados para salas com pouco tráfego, pois rasgam facilmente. As opções têxteis não devem ser coladas na cozinha ou no corredor, pois sujam rapidamente e absorvem odores estranhos.
- Não se esqueça do estilo básico do interior. Nele, todos os elementos (incluindo a decoração da parede) devem se sobrepor e combinar harmoniosamente em uma única combinação.
Lindas ideias no interior
Papéis de parede escuros também podem ser selecionados para o corredor. Por exemplo, podem ser telas pretas texturizadas com grandes gravuras de plantas douradas. Essa decoração de parede pode ser complementada com um piso de ladrilhos de âmbar dourado e um teto tenso de pêssego macio com lâmpadas embutidas.
Papel de parede cinza escuro com padrões pretos pode ser usado para decorar a parede oposta aos sofás cinza e pendurar uma TV nela. Apare o chão e o teto em branco, pendure cortinas translúcidas nas janelas e coloque lâmpadas de chão brancas perto dos sofás.
Numa sala invulgar com paredes escuras, chão castanho e mobília escura, é necessário colocar pormenores claros: tapete em mármore, grandes pinturas brancas com molduras pretas, um lustre branco triangular, almofadas monocromáticas decorativas e vasos / pratos de cristal brilhante. Esses detalhes são necessários para diluir as notas escuras no design.
Para informações sobre como escolher o papel de parede certo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.