Papel de parede lilás: interior elegante em sua casa

Contente
  1. Recursos de cor
  2. Combinações com móveis
  3. Escolha de tons e padrões
  4. Design da sala
  5. Opções espetaculares

Uma cor clássica como o lilás começou a ser encontrada na decoração de interiores das casas ainda na época do início do Barroco. Porém, no século passado, ao contrário de uma longa história, essa cor foi injustamente esquecida. Foi substituído por outros tons brilhantes e contrastantes, paletas neutras e o lilás claro tornou-se desatualizado. Agora, esta cor nobre antes esquecida está ganhando uma segunda juventude. Naturalmente, essa tendência não passou despercebida pelos fabricantes de materiais de acabamento e papéis de parede.

Recursos de cor

Se você deseja criar uma atmosfera misteriosa de luxo e charme no quarto, a decoração de parede lilás será a solução certa. Esta cor no interior parece profunda e rica, como se você estivesse entrando em outra realidade. As paredes parecem exalar o perfume de flores da primavera. Lilás é a cor da harmonia, da tranquilidade, define com eficácia os realces, adiciona cores vivas. O tom lilás é muito versátil e vai caber igualmente bem no interior de qualquer cômodo de um apartamento ou casa. Esta gama é muito diversificada: desde o lilás claro e pulverulento até o roxo profundo. Além disso, os papéis de parede podem ter diferentes texturas e padrões, muitas vezes contrastantes, por isso é necessário escolher o acabamento com atenção, ouvindo suas sensações visuais e mentais. A gama lilás pode ter diferentes efeitos na psique. Depende principalmente do interior e da decoração em geral.

A cor, que incorpora paz e harmonia, ajuda a superar medos, superar o estresse e aliviar a ansiedade. A escolha por essa cor é geralmente feita por pessoas de boa organização mental, românticos, pensadores inclinados à reflexão profunda.

Os tons de lilás e violeta são bastante raros na natureza. Esta foi a razão pela qual essa cor foi atribuída a propriedades mágicas, usadas em sacramentos rituais para se conectar com o outro mundo.

Tons de lavanda podem evocar sentimentos nostálgicos. As paredes lilases ajudam a concentrar-se na criatividade, no trabalho mental.

O papel de parede lilás fica bem tanto em mansões de campo quanto em apartamentos comuns. Eles ajudam a criar um interior de sala de estar caro e elegante, uma atmosfera relaxante no quarto. A paleta de cores caberá adequadamente no escritório ou oficina, ajudará no design do corredor e da cozinha.

Os papéis de parede roxos no interior evocam associações com botões perfumados, flores elásticas e o mistério da floração. Os designers, claro, não desconsideraram essas associações, por isso hoje no mercado de materiais de acabamento é possível encontrar papéis de parede com flores e enfeites florais de complexidade e faixa de preço variadas. Esses motivos lilases no quarto se tornaram as tendências de design mais populares nos últimos anos.

Combinações com móveis

A cor lilás apaixonou-se pela alta sociedade europeia na era barroca, e podia ser encontrada em palácios luxuosos e aposentos nobres. Até hoje, os tons lilás e roxo têm uma reputação impecável de estilo sofisticado, bom gosto e riqueza.

Roxo é geralmente a cor dominante. Este é um espectro de cores poderoso que não suporta a competição.

Não é tão fácil escolher um tom equivalente na saturação.Mesmo que a maior parte da decoração seja feita em outras cores, o tom roxo ainda terá um grande impacto.

Monocromático, liso ou texturado, listrado, com flores - qualquer opção vai complementar perfeitamente o interior, enfatizar a dignidade e servir como um excelente fundo geral. Muitas variações, diferindo em padrão, textura, nuances de cor, permitirão que você escolha o que estará mais perto de você.

A melhor solução de estilo para decoração em tons lilás é clássica e neoclássica. No entanto, estilos como Provence, Shabby Chic, Art Deco e Art Nouveau também amam combinações dessa cor.

Magenta, lilás e violeta estão entre as cores básicas, pois são o cenário perfeito para móveis leves e peças de decoração.

Ao escolher os móveis, confie na tonalidade que você definiu para as paredes:

  • Tons claros de papel de parede serão um bom pano de fundo para móveis feitos de madeira escura, preto e marrom escuro.
  • O tom escuro e claro das paredes será efetivamente combinado com conjuntos de móveis claros, carpete e madeira clara.

Lâmpadas de cristal, cortinas de contas de vidro, tule branco e espelhos vão trazer leveza ao interior.

O papel de parede lilás parece delicado e arejado, mas quando aplicado nas paredes, a cor geralmente parece muito mais rica e pesada. Não há nada de sobrenatural nisso, já que essas sombras são consideradas dominantes por uma razão.

Escolha de tons e padrões

Além dos designs florais, os fabricantes estão recorrendo à abstração, geometria e imagens surreais em seus produtos. A variedade é enorme, desde o simples Suprematismo até monogramas bizarros voltados para o centro. Padrões como esses são misteriosos e diretos. Padrões intrincados promovem relaxamento e funcionam bem em um quarto ou sala de estar. Quando os papéis de parede foscos e brilhantes são combinados, um efeito visual agradável é obtido.

Tons de lilás podem ser decompostos em três subespécies:

  • Pálido - usado como revestimento de parede de fundo, amplia visualmente o ambiente;
  • Profundo e rico - usado para destacar uma área específica;
  • Brilhante - necessário para colocar acentos.

A gama lilás é compatível com as seguintes cores:

  • Todos os tons de branco - do branco puro ao leite cozido. A escolha depende da cor dominante - quanto mais escuro o fundo, mais claros os acentos;
  • Paleta dourada - amarelo, limão, bronze;
  • Laranja - de desbotada a abóbora;
  • Bege;
  • Verde e verde claro;
  • Preto;
  • Rosa de qualquer saturação.

Com a abordagem certa, você pode obter um quarto elegante, mas ao mesmo tempo romântico.

Quanto aos "camaradas" malsucedidos da paleta de tons lilás, é melhor tomar cuidado com o bordô, o tijolo e o verde do pântano.

Para quarto

O quarto pede tons claros e suaves que relaxem e preparem os donos do apartamento para dormir. Lilás e roxo são cores frias, então tons quentes (bege, marfim, dourado) ajudarão a trazer calor para o quarto. O papel de parede escuro ou rico no quarto é bom apenas para destacar áreas separadas, nichos e penteadeira. Eles podem ser batidos com holofotes e molduras.

Na sala de estar

A combinação de papel de parede lilás com móveis leves em uma gama acolhedora enche psicologicamente o ambiente de luz e leveza. As cortinas da sala são selecionadas com base na saturação dada do fundo geral.

Com uma abertura de janela pequena, opta-se por cortinas mais escuras e mais densas, sendo melhor pendurar cortinas de ar transparentes em uma janela espaçosa que dá muita luz.

Para a sala, é adequado utilizar papéis de parede combinados, por exemplo, diferentes tons de lilás ou uma única opção de cor, e o segundo com um padrão e muitas outras opções. Desta forma, você pode zonear o espaço. A parede a destacar é revestida com papel de parede monocromático de cor profunda e decorada com quadro ou espelho, estantes de parede com souvenirs e candeeiros.

Outra opção para acentuar uma determinada área é aplicar papel fotográfico. Por exemplo, a fotografia a preto e branco com vistas da cidade combinada com a decoração de parede monocromática lilás irá enfatizar umas às outras favoravelmente. A combinação do papel fotográfico com a imagem de rosas cor de chá e papel de parede texturizado roxo será muito delicada.

A parede na qual você planeja pendurar a TV ficará melhor em lilás claro, e o espaço próximo ao sofá, por sua vez, pode ser decorado com um padrão texturizado ou uma combinação de superfícies mate e brilhantes.

Ao decorar a sala de estar com papel de parede lilás liso, não se esqueça de inserções de luz contrastantes. Alguns acentos em uma parede serão suficientes.

A cor rica e profunda do papel de parede fica melhor em salas com grandes aberturas de janela que fornecem muita luz natural. ideal para uma sala de estar com grandes janelas por onde entra muita luz natural. Dê um toque especial ao interior com elementos têxteis fáceis de cor fúcsia ou framboesa. Além disso, tons profundos combinam melhor com paredes claras, e tons suaves com tons escuros.

Os itens de decoração em marrom adicionarão elegância especial ao interior lilás: vasos de chão, pinturas, travesseiros. O piso com padrão de madeira marrom é lindamente realçado pelas paredes lilás, assim como a cortina de teto marrom brilhante parece muito interessante nesta combinação.

Para cozinha

A cozinha é um espaço que deve incentivar a alimentação. Além disso, na cozinha, há sempre uma atividade vigorosa no preparo desses mesmos alimentos. Com base nisso, é preciso se afastar um pouco da calma suave do tom lilás, diluindo-o o máximo possível. Por exemplo, você pode usar uma cozinha preta brilhante, mas lembre-se de que cada gota será visível nessa superfície. Você pode diluir o "lilás" com uma cozinha cinza claro com fachadas de madeira. As películas de cozinha podem ser metálicas ou ter o mesmo grão de madeira da cozinha. E é melhor recusar totalmente as cortinas da cozinha.

No berçário

Lilás pálido criará uma atmosfera neutra para agitações em um quarto de criança, será especialmente apropriado em um quarto para crianças de diferentes sexos.

Design da sala

Os interiores vintage gostam muito da variedade lilás. O púrpura de veludo é combinado com sucesso com o azul, tons de verde e rosa. Madeira escura, ouro e bronze também se encaixam perfeitamente em tais interiores.

A paleta lilás tem uma variedade inimaginável de tons: do violeta discreto à rica beterraba, que dentro de casa pode criar a ilusão de iluminação diferente por meio do uso de meios-tons e sombras sutis e elusivas.

Em interiores vintage, as cortinas tendem a combinar com o esquema geral de cores do espaço.

Iluminação

Uma paleta magenta com iluminação clara e fraca são duas grandes diferenças. Se houver pequenas janelas na sala, você precisará cuidar da iluminação artificial para que não haja áreas mal iluminadas e cantos escuros na sala. Além disso, tome cuidado com abajures excessivamente brilhantes.

Cortinas

O interior clássico é elegantemente complementado por cortinas leves de jacquard complementadas por ligas de ouro. Para um interior moderno, cortinas grossas e grosseiras de linho em uma cor acompanhante ou com um padrão são adequadas.

Cortinas na cor grafite, brilhantes ou com elementos cintilantes acentuam luxuosamente o acabamento lilás. No caso de cortinas escuras, é necessário fornecer luz artificial suficiente para o ambiente.

Opções espetaculares

Uma escolha competente de papel de parede lilás adicionará luxo e conforto ao interior.

O principal a lembrar é que se trata de uma cor incomum, que na maioria das vezes precisa ser diluída com outros tons.

Paredes roxas e um sofá bege claro. Uma cor bege suave e neutra dará ao interior o equilíbrio certo. Também é desejável ter um piso claro.

O sofá cor de leite assado complementa perfeitamente o papel de parede lilás.Se estamos falando de um grande canto macio, então ele deve ser sombreado com almofadas para combinar com a cor das paredes.

A opção de um sofá lilás escuro em um interior com paredes lilás claro não está excluída, mas cores neutralizantes no interior ainda são necessárias. Lilás é uma cor fria, então um sofá de veludo roxo trará o "calor" necessário para o ambiente. Os detalhes em cinza claro ou prata evitarão que o interior se torne escuro.

Para obter informações sobre as cores das cortinas combinadas com o papel de parede lilás, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário