Papel de parede autoadesivo
A variedade de materiais de acabamento oferece muitas oportunidades para um design criativo. Na decoração das instalações dá-se muita atenção ao papel de parede: dá o tom do interior, muitas vezes "mantém" o mobiliário ao nível pretendido, torna as paredes elegantes, de acordo com o espírito da época. Entre a enorme lista de variedades de decoração de interiores, o papel de parede autoadesivo é um material particularmente interessante e procurado pelos compradores. Eles se destacam favoravelmente contra o pano de fundo de outros análogos, têm uma série de características e vantagens.
O que é?
O papel de parede autoadesivo é denominado autoadesivo. É um material composto de várias camadas:
- Fundamentos;
- Cola;
- anti-adesão;
- proteção.
Trata-se de uma alternativa aos habituais rolos e contrapartes líquidas, um material plástico e de acabamento de alta qualidade, um "revestimento de acabamento" que pode ser colado em diferentes superfícies, bastando retirar a camada protetora de papel. Distingue-se pela durabilidade, apresenta uma série de vantagens, é formada pelo método de calandragem, extrusão e caching.
Funcionalidade
- A folha autoadesiva não é apenas uma técnica de design decorativo: é um revestimento funcional. Dependendo do padrão, textura, cor e estilo selecionados, esses papéis de parede podem:
- atualizar a superfície dos móveis, eliminando a necessidade de compra de um novo (especialmente importante se houver crianças pequenas ou animais de estimação em casa);
- reunir peças díspares (utensílios de cozinha, móveis infantis, guarda-roupas, mesa e cadeiras, área de trabalho);
- mascarar defeitos de superfície usando a técnica de combinação de materiais ou esboços de design (painéis, pinturas, técnica de patchwork);
- proteja a superfície de trabalho das paredes em locais mais suscetíveis à sujeira e umidade (por exemplo, no corredor).
Vantagens e desvantagens
Esta matéria-prima é um auxiliar insubstituível no acabamento. Ao contrário do papel de parede clássico e líquido, o uso desse material não tem limites.
Independentemente do filme ou da base do papel, o autoadesivo é apropriado para o acabamento:
- paredes;
- teto;
- portas;
- conjuntos de cozinha;
- cadeiras;
- tabelas;
- armários;
- espelhos;
- janelas;
- acessórios de cabeceira.
Como uma ferramenta de reparo exclusiva, este revestimento:
- várias vezes simplifica a decoração da superfície tratada;
- resistente à umidade e soluções alcalinas, retém por muito tempo a atratividade e o brilho da superfície;
- fabricados com novas tecnologias, apresentando elevadas características técnicas e práticas;
- difere na facilidade de uso, embora seja suficientemente forte e elástico;
- é mais barato que as contrapartes usuais, permite economizar dinheiro no enfrentamento da superfície desejada;
- é um material de acabamento brilhante e eficaz, que se distingue por uma rica paleta de cores e uma variedade de estampas;
- dependendo de um tema bem escolhido, ele se encaixa perfeitamente em diferentes estilos de interior;
- devido à cor e ao tamanho da estampa utilizada, é capaz de alterar visualmente o espaço da sala, enchendo-a de luz ou destacando pontos de luz através de tons saturados;
- pode ser usado em qualquer cômodo da casa, independentemente do nível de umidade (adequado para decorar um quarto, sala, berçário, escritório, biblioteca doméstica, varanda, banheiro, lavabo);
- difere em uma variedade de texturas, apoiando o estilo da composição interior e muitas vezes imitando o material de acabamento desejado;
- parece caro e natural, obrigando o mobiliário a corresponder ao estado desejado;
- vendidos em qualquer loja de ferragens ao lado de suas contrapartes usuais;
- devido à diferente estrutura, largura e preço dos componentes, difere em diferentes custos, para que os compradores tenham sempre a oportunidade de comprar acabamentos na quantidade certa, tendo em conta o gosto e a carteira.
Os papéis de parede autoadesivos são inodoros, inofensivos e podem ser usados com outros materiais de acabamento. O autoadesivo combina harmoniosamente com vinil, não tecido e papel de parede líquido, podendo ser combinado com painéis plásticos e laminados. Parece não menos colorido na cozinha em combinação com azulejos.
Trata-se de um material que substitui perfeitamente a pintura de paredes e móveis, não necessita secar após a colagem da bancada, tem boa aderência, não é caprichoso na manutenção e pode ser comercializado em duas variedades: em rolo ou em peça do comprimento desejado.
Minuses
Como outros materiais de revestimento, o autoadesivo tem desvantagens:
- não pode aderir a uma superfície despreparada, caso contrário, produz irregularidades, saliências, rasgos por rebarbas pontiagudas;
- não compatível com diversos tipos de superfícies (não adere à cal, superfícies com manchas gordurosas e sujas);
- na presença de defeitos de colagem, esfolia da superfície colada (não aceita bolhas e água);
- precisa de precisão e conhecimento de certas nuances de colagem (com tensão excessiva pode rasgar, esticar, violando a impecabilidade do padrão e da junta);
- não é capaz de mascarar falhas superficiais significativas, não se encaixa nas fossas e não cobre todas as dobras dos tubérculos (descasca);
- não prevê a recolagem: se for necessária correção, você terá que usar uma nova tela (requer uma margem para retalhos e retrabalho).
A desvantagem do papel de parede autoadesivo são as diferentes possibilidades de design de baixo custo e variedades de materiais premium. Telas baseadas em papel são inferiores ao acabamento de filme em tudo: sua cor, brilho, padrão e textura são visivelmente mais simples. Além disso, a durabilidade é inerente, ao contrário, às variedades de filmes. Além disso, paredes de concreto não podem ser coladas com adesivo.
Visualizações
Papel de parede autoadesivo - uma variedade de vários revestimentos.
Este acabamento inclui várias variedades que apresentam pontos fortes e fracos:
- Filme de PVC (cloreto de polivinila) - um clássico, que lembra o papel de parede comum;
- impressão de fotos à base de cola - pinturas compostas;
- variedades de cetim - telas com relevo e efeito de superfície tecida;
- giz - opções com revestimento especial para desenho com giz ou marcadores;
- espelho - revestimentos com base metalizada;
- papel de parede em cortiça - variedades com isolamento acústico e térmico;
- revestimento de imitação - autoadesivo para materiais naturais e sintéticos.
A base de cola destes papéis de parede é feita de borracha ou acrilato de dispersão à base de água.
Tipos de superfície
O autoadesivo é um material único. Além de uma rica variedade de tons e padrões, ele difere no grau de transparência. Esta técnica permite que você use papel de parede como um vitral, colando-o em uma superfície de vidro. Adere perfeitamente em superfícies de laminado, MDF, aglomerado, fibra, madeira, plástico e metal.
Dependendo disso, a textura do material permite que você supere as características de uma sala particular:
- brilhante - para desviar a atenção das áreas escuras da sala;
- matte - para dar status à atmosfera;
- espelhado - para criar a ilusão de amplitude da sala;
- holográfico - para dar ao ambiente um efeito extraordinário;
- transparente - para apoiar o estilo de design desejado;
- áspero - para esconder pequenas irregularidades da superfície colada.
A textura pode ser aveludada, pelúcia, autoadesiva é adequada para interiores clássicos e ultramodernos.
Cores de imitação de textura interessantes incluem padrões para:
- folheado ou madeira em bruto;
- Pedra natural;
- Grés porcelânico;
- telhas de cerâmica;
- estofamento de couro;
- pele de réptil;
- laminado;
- quadro escolar;
- alvenaria;
- vitrais;
- Pintura chinesa.
Muitas vezes, nas coleções encontram-se todos os tipos de flores, borboletas, monogramas, motivos de renda com entrelaçamento de caules e folhas, cores infantis com imagens de princesas e peluches. Os padrões de acerto são hieróglifos e grandes impressões de fotos, criadas sob encomenda. Os desenhos são selecionados de forma que pareçam adequados, de acordo com a finalidade da sala e o estilo de design escolhido. As estampas malsucedidas incluem um pequeno tapete, uma gaiola, uma tira e bolinhas: em vez de um belo efeito, criam ondulações nos olhos, que rapidamente começam a irritar todos os lares, já que esse acabamento dói de olhar.
Dimensões do rolo
As dimensões do papel de parede em rolo diferem em largura, que pode ser de vários formatos: 45, 67, 70, 90, 100 cm Cada empresa oferece seus próprios formatos, portanto, não há padrões rígidos. O comprimento pode ser de 8, 15, 20 metros. Algumas variedades atingem até 50 m com largura de 60 cm, neste caso o custo não depende da largura, mas sim da textura, densidade, composição, material do rolo e características de desempenho. Os papéis de parede mais baratos são opções para atualizar móveis: sua largura é de 45 cm, seu comprimento não ultrapassa 2 m.
Materiais (editar)
A estrutura do material consiste em:
- poliéster, propileno ou cloreto de polivinilo (camada de cobertura);
- plastificantes e estabilizantes (para elasticidade e resistência);
- pigmentos (responsáveis pela solução de cor);
- celulose ou têxteis sintéticos (base de papel de parede).
Ou seja, trata-se de papel de parede de papel ou filme com adição de fibras artificiais ou naturais.
Cores
As soluções de cores do papel de parede autoadesivo são multifacetadas e estão sujeitas a um tema e textura específicos. Se forem variedades semelhantes a madeira, sustentam-se em tons de bege e marrom, um tom claro de carvalho wengé. Menos comum nas telas é cinza-escuro intercalado com piso marrom sob a madeira desbotada. As telas com imitação de pedra são feitas em tons de cinza malaquita.
No que diz respeito aos esboços em vitral, nota-se uma combinação viva das cores vermelha, azul, verde, amarela e roxa.
As telas da cozinha, da sala e do berçário são alegres: cores quentes e ensolaradas jogam aqui: vermelhos, laranjas, amarelos, verdes, rosas. Muitas vezes, notas de frescor são adicionadas a eles (tintas menta, turquesa, azuis). O papel de parede para o quarto é mais contido: tons de dourado, creme e areia são os preferidos, embora muitas vezes contrastes de preto e marrom brilhantes possam ser vistos em um fundo claro.
Marcas
Para conhecer melhor o material, você deve prestar atenção aos produtos de empresas comprovadas que conquistaram a confiança dos compradores.
Patifix - papel de parede natural imitando mármore, madeira, veludo, pele animal, tecidos lisos e metalizados, além de acabamentos com diversos padrões e ornamentos estilizados de 15 m de comprimento, 45 e 70 cm de largura, caracterizado por um rico sortimento e custo razoável.
Alkor - revestimentos decorativos de 15 m de comprimento com 45, 67, 90 cm de largura com revestimento liso, vitral, holográfico, metalizado, imitação de madeira, pedra, matting, cores para crianças e adultos, incluindo abstração e quadro negro.
DC-Fix - filme laminado de vitral sem camada adesiva com efeito de atração eletrostática e normalmente com uma variedade de padrões em branco, cores claras e brilhantes, além de papel de parede adesivo com veludo, textura lisa em cores sólidas e padrões de cores, incluindo impressão de fotos.
Como escolher?
Para que a compra do papel de parede autoadesivo seja bem-sucedida, a escolha do material deve ser feita com atenção. Para começar, é importante entender que o material para revestimento de paredes, móveis, vidro é diferente.Além disso, difere no grau de resistência à umidade, portanto, algumas superfícies praticamente não têm medo do contato com um pano úmido, enquanto outras permitem apenas a remoção do pó seco. Se for planejado um revestimento de alta qualidade, é importante pensar na composição e na localização do acabamento. Quando os requisitos aproximados são descritos, você pode ir à loja. A compra é feita pessoalmente. Assim é possível avaliar a clareza e o realismo do padrão, a saturação das cores, o tamanho da estampa.
Vale a pena observar algumas recomendações:
- não faz sentido colar sobre o laminado com uma tela sob uma superfície semelhante: não faz sentido, mesmo que o filme corrija riscos ou fissuras na base;
- o cálculo do desenho é realizado levando-se em consideração o acento escolhido: deve estar correlacionado com o tamanho do espaço alocado e estar localizado no centro, caso contrário a sala “irá” para o lado;
- o tipo de superfície a ser colada importa (de preferência papel de parede para colar um plano plástico folheado);
- a adequação da impressão em um estilo e tipo de ambiente específicos é importante: não deve violar a harmonia geral do design, coincidindo pelo menos em um tom com o fundo das paredes e sua textura (o papel de parede fosco não desbota com um superfície brilhante);
- vale a pena cuidar de um pequeno estoque de material: se um casamento acabar no processo de trabalho, pode não haver material suficiente para compensar;
- a moderação de uso importa: não deve haver muito autoadesivo, senão o interior perderá sua atratividade, perderá o gosto.
Para que a composição não seja enfadonha, você pode comprar papel de parede emparelhado: isso criará a aparência de um conjunto, colocará os acentos nos lugares certos e encaixará o acabamento no interior existente.
Belos interiores
Não basta comprar autoadesivo: é preciso saber como usá-lo. Para entender a aparência de uma atualização de design harmoniosa, você pode avaliar as técnicas de designers experientes.
Se a cozinha não tiver avental, o papel de parede autocolante preencherá perfeitamente o espaço entre as mesas e as prateleiras com dobradiças: as riscas verticais brilhantes a condizer com os puxadores dos móveis darão calor às cores frias da cozinha.
Nada vai realçar o tédio da cor do papel de parede bege como um tom verde suculento: o autoadesivo com impressão de fotos na forma de azeitonas grandes fará com que o interior pareça novo, especialmente se a fachada de uma das mesas for decorada em um tom idêntico .
Para tornar o interior do quarto de criança especial, basta colar sobre as fachadas dos móveis: o guarda-roupa e a mesa ficarão completamente diferentes, e o quarto brilhará com cores positivas.
Usando desenhos grandes, você também pode usar este método de contraste: recorte um elemento decorativo e cole-o em outro material. Você tem a ilusão de um conjunto de móveis.
Para obter informações sobre como colar papel de parede autoadesivo corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.