Papel de parede ao estilo provençal no interior
Para criar uma atmosfera leve na casa, vale a pena recorrer à direção francesa de design de interiores Provence. O papel de parede neste projeto se distingue por cores discretas e ornamentos florais - essa combinação traz notas de calor e conforto para a sala, criando um clima romântico.
Peculiaridades
Na versão clássica, os papéis de parede não são usados para o design de interiores provençais - eles são característicos do estilo country, que se aproxima disso em termos de tema. No estilo provençal, a preferência é dada ao revestimento com painéis de madeira, gesso texturizado, bem como pintura. No entanto, nos últimos anos, os designers começaram a se desviar das tradições estabelecidas e colar nas paredes papéis de parede vintage que combinam com o ambiente estilístico.
Para fazer a escolha certa do papel de parede, você precisa se alongar mais nos detalhes desse estilo rústico.
A direção se generalizou no sul da França na província de mesmo nome. Os residentes da Provença, ao organizarem as suas casas, procuraram transmitir ao máximo a beleza da natureza das suas terras: céu azul, sol quente, campos de lavanda a afastar-se, ar azedo e terra quente. Ao mesmo tempo, mesmo as habitações rurais mais simples não eram alheias ao luxo e sofisticação típicos da França.
O estilo rapidamente se tornou popular fora da região e logo se espalhou além das fronteiras do país.
A Provença combina sensualidade e romance com uma atmosfera natural. Este estilo caracteriza-se pela utilização de padrões florais, texturas agradáveis, cores naturais, bem como todo o tipo de combinações de materiais naturais na decoração de uma divisão. As cores são dominadas por tons de sol e primavera, mas o lugar principal é dado ao branco neve, levemente temperado com tons de amarelo, lilás, azul e terracota. Todos os tons devem ser ligeiramente silenciados.
O uso de cores saturadas é permitido apenas como acentos interiores individuais - mas mesmo assim eles não podem ser muito saturados.
Uma abundância de ornamentos florais é considerada a marca registrada do estilo. - estão presentes em quase todos os materiais de acabamento, sem exceção. Uma sala de estilo provençal deve parecer cheia de luz. Por isso, além do papel de parede temático, usam nas janelas tule fino e esvoaçante, estatuetas de porcelana e uma abundância de tecidos, dando preferência também a móveis simples envelhecidos artificialmente.
Visão geral da espécie
O papel de parede ao estilo provençal é feito de papel normal, vinil ou tecido não tecido, as telas de tecido são muito procuradas.
A pulverização de acrílico leve é tradicionalmente aplicada à superfície de papel de parede de papel comum, aumentando assim as propriedades operacionais do material... O papel é feito de fibras de celulose, portanto, pode ser classificado como um material ecologicamente correto. Esses revestimentos de parede "respiram", são duráveis e resistentes à água, não desbotam sob a influência dos raios ultravioleta.
Estes papéis de parede de aparência simples enfatizam perfeitamente a beleza natural da direção do interior e sua unidade com a natureza.
O papel de parede não tecido é geralmente comprado como base para colorir. O material possui uma ampla gama de texturas que podem imitar gesso, madeira e outras superfícies naturais. Os revestimentos não tecidos aderem facilmente à parede, mascarando seus pequenos defeitos.Os produtos são caracterizados pela resistência ao desgaste, abrasão e umidade.
As desvantagens dos revestimentos incluem um preço bastante alto e a propriedade de fragmentos convexos acumular poeira - esses papéis de parede precisam de limpeza úmida periódica.
A popularidade do papel de parede de vinil se deve a uma ampla seleção de soluções de sombreamento e relevo. No estilo provençal, são exigidas imitações de gesso ou pedra natural, o que permite uma combinação vantajosa com outras opções de revestimento.
O vinil é uma estrutura multicamadas, portanto, o papel de parede é caracterizado por qualidades de isolamento térmico e acústico, resistência ao desgaste, alta densidade e, como resultado, durabilidade.
Os papéis de parede têxteis são feitos de feltro, seda, linho e juta. Esses produtos se distinguem pelo período operacional máximo e pela resistência excepcional ao desbotamento sob a influência da luz solar.
As desvantagens incluem a laboriosa técnica de colagem e o alto preço.
Na maioria das vezes, são usados papéis de parede de estilo provençal que imitam o gesso texturizado. Esta opção é ideal para salas com todos os tipos de cornijas, molduras e móveis volumosos - o papel de parede nelas serve como um fundo neutro. As telas em relevo tornam a atmosfera na sala de estar muito mais confortável.
Porém, é importante lembrar que o relevo deve ser suavizado - a Provence não gosta de texturas nítidas e geometrias precisas.
Paleta de cores
A conformidade do papel de parede com um design rústico é determinada por vários critérios. Em primeiro lugar, esta é a cor das telas selecionadas. As paredes com decoração provençal devem ter tons naturais ligeiramente suaves. Na maioria das vezes, os designers recorrem a tons de terracota, rosa, areia, amarelo, oliva, bem como turquesa, menta e chocolate claro. - estas são as cores que são características da natureza da França.
Os quartos devem ser claros e discretos. A solução ideal seria uma combinação de tons quentes e frios. Ele enfatiza favoravelmente o espírito da Provença com um tandem de azul frio ou branco com padrões quentes de amarelo ou laranja. Essa combinação está associada ao contraste entre o sol quente e o frescor da brisa do mar.
Em interiores provençais, o brilho dos tons dourados e prateados deve ser evitado. - atrai atenção excessiva e dá ao ambiente uma aparência excessivamente vulgar. Essa decoração fala de riqueza e luxo, o que é atípico para um estilo rural.
O tema do papel de parede pode ser floral. Notas naturais na forma de florais e outros ornamentos florais são exigidos aqui, simbolizando uma atmosfera romântica especial. O papel de parede com pequenas rosas de tons delicados espalhados sobre uma tela branca como a neve é muito popular - essa impressão enfatiza o romantismo da Provença e se ajusta a um clima lírico. As pequenas flores do prado em toda a superfície são bastante impressionantes, criando um clima de euforia por sua aparência.
A combinação harmoniosa de uma estampa floral e um padrão geométrico tem a capacidade de ajustar visualmente o espaço, tornando-o mais leve e volumoso. Por exemplo, você pode aumentar os tetos colando as paredes com telas com tiras dispostas verticalmente de diferentes espessuras. Normalmente aplicam-se uma faixa na parede e envolvem-na com telas florais.
O envelhecimento é considerado uma característica do estilo provençal. Manchas artificialmente criadas no gesso, estampas desfiadas, rachaduras e até tinta rachada são bem-vindas aqui, parece harmoniosamente no papel de parede como um desenho que se queimou com o tempo.
As telas em uma pequena flor se encaixam perfeitamente no estilo rural. Os padrões na forma de vinhetas em miniatura, buquês ou flores individuais podem ser reproduzidos na tela em qualquer ordem arbitrária. Mas o papel de parede com pássaros coloridos e grandes rosas cor de vinho não é adequado no interior provençal.
Dicas de Seleção
Na compra de papéis de parede com motivos da Provença, atenção especial deve ser dada a critérios como:
- paleta de tonalidade;
- ornamento;
- textura.
Ao escolher o papel de parede, você deve seguir o conceito básico dessa direção. O design da sala deve ser o mais harmonioso possível em combinação com todos os outros detalhes do mobiliário e da decoração. Para um ambiente chique rústico e relaxante, considere comprar papel de parede com base nas recomendações dos designers.
- Para a decoração de quartos pequenos, é necessário usar exclusivamente papel de parede claro. Eles irão expandir visualmente o espaço e preenchê-lo com luz.
- Quaisquer composições com estampas brilhantes comprimem visualmente o ambiente, como se reduzissem o espaço livre.
- Para aumentar visualmente os tectos, é preferível dispor a metade inferior da parede com cores mais escuras do que a superior.
- Para uma ampliação geral do espaço, é melhor fazer uma escolha em favor de revestimentos com pequenos ornamentos. Na ausência de móveis volumosos, eles parecerão muito impressionantes e 100% caem na moda.
- Você pode alongar as paredes aplicando uma faixa vertical de sombras claras e, para expandir os limites, use seu posicionamento horizontal.
- Os papéis de parede de estilo provençal combinam-se de maneira eficaz com painéis de madeira, pedra branca e alvenaria e gesso decorativo.
Exemplos elegantes no interior
Provença é um estilo muito suave que promove relaxamento e lirismo.
O principal motivo do estilo é a naturalidade, razão pela qual os motivos florais ficarão harmoniosos na sala e no quarto. Pequenas rosas, sofisticados ramos verdes com pássaros e alfazema vão enfatizar perfeitamente a atmosfera do sul da França.
Para o corredor, é preferível dar preferência a texturas monocromáticas que imitem pedra natural ou madeira envelhecida. Esses papéis de parede também serão adequados para a cozinha.
Papel de parede xadrez e produtos listrados são uma boa solução.
Nos últimos anos, o papel de parede sem costura no estilo provençal se tornou mais comum.
Você pode descobrir como escolher o papel de parede para um interior em estilo provençal no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.