Papel de parede de cortiça: prós e contras
Devido ao facto de as tendências modernas sugerirem uma decoração de interiores com materiais naturais, o papel de parede em cortiça está a ganhar popularidade rapidamente. Eles podem ser encontrados em quase todos os interiores de instalações públicas e residenciais.
O que?
O papel de parede de cortiça é um material em folha ou rolo feito de casca de sobreiro, que cresce na Itália, Portugal, Espanha e na costa mediterrânea africana. Os líderes na produção de papéis de parede são merecidamente considerados as empresas portuguesas, que possuem uma vasta experiência e fabricam produtos de elevada qualidade, reconhecíveis e com procura no mercado mundial de revestimentos de parede.
A tecnologia de produção consiste na trituração, prensagem e aquecimento sequencial das matérias-primas, de onde a resina é libertada e a massa de cortiça é colada. Em seguida, o folheado resultante é aplicado sobre uma superfície não tecida ou papel, um padrão é formado, a superfície é colorida, impregnada com cera e coberta com um verniz.
No fabrico de placas de cortiça não existe base e a superfície é uma folha folheada de uma só peça de estrutura porosa com um padrão texturizado original.
Tipos e características
Os papéis de parede de cortiça estão disponíveis em três versões, diferindo em tamanho, escopo e estrutura da tela.
Execução de rolo é a espécie mais difundida e está em alta demanda e popularidade.
Disponível em duas e três camadas. No segundo caso, uma folha fina é adicionada ao folheado e às camadas de base já existentes, localizadas entre elas. Devido à presença de poros e vazios na camada superior, é possível conseguir um belo brilho e jogo de luz, sendo que o foil pode ter uma tonalidade dourada, cobre e prata. A largura do papel de parede em rolo é de 50 e 75 cm, o comprimento é de 5,5 e 10 metros e a espessura, dependendo do modelo, varia de 2 a 4 milímetros.
O papel de parede líquido feito de cortiça assemelha-se ao gesso líquido e permite um nivelamento perfeito da superfície. A instalação é caracterizada pela ausência de juntas. Eles incluem chips de cortiça e cola acrílica. O material é versátil e pode ser utilizado em qualquer local.
A vantagem desses modelos é a possibilidade de reparo pontual da superfície danificada, sem a necessidade de substituição de todo o revestimento.
O terceiro tipo de papel de parede - lajes de cortiçaconsistindo em duas camadas. O inferior é em cortiça prensada e o superior é representado por uma fina folha impregnada com uma composição de cera, que aumenta significativamente as propriedades repelentes à humidade dos painéis e permite a aplicação do material em ambientes com elevada humidade. As placas estão disponíveis em três tamanhos: 30x30, 60x60 e 30x60 centímetros com espessura de revestimento de 3 milímetros.
Cores
As cores mais comuns para o papel de parede de cortiça são cinzas, castanhos e ocre. A superfície pode ser homogênea e inclusiva. A gama de cores dos produtos é muito ampla e inclui toda a paleta - desde tons de areia clara a tons de marrom escuro. As mais populares são as cores naturais que se combinam harmoniosamente com qualquer interior e criam uma atmosfera favorável no ambiente.
A base de papel e não tecido do papel de parede em rolo também está disponível em uma ampla gama de cores.Graças a isso, um grande número de cores inusitadas são produzidas, permitindo que você escolha um revestimento para cada gosto.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da cobertura de cortiça incluem as seguintes propriedades do material:
- Origem natural das matérias-primas fornece segurança ambiental completa. A alta higiene do revestimento reside na capacidade de absorver e neutralizar a radiação do computador, o que o torna popular para a decoração de escritórios e salas de estudo;
- Excelentes características decorativas O papel de parede permite que você os use como um elemento de design independente. Eles se encaixam perfeitamente em qualquer interior e serão combinados harmoniosamente com móveis, pedras naturais e artificiais, pisos de madeira, ladrilhos e portas;
- Durabilidade e alta resistência ao desgaste devido à estrutura de cortiça do revestimento e ao uso de agentes protetores adicionais - verniz e cera. O processamento e a impregnação aumentam significativamente a vida útil dos produtos e permitem que você mantenha sua aparência original por muito tempo. A superfície da cortiça é resistente aos esforços mecânicos e à abrasão. Os fabricantes garantem uma vida útil impecável do revestimento por 10 anos;
- Resistência ao fogo de produtos garantida pela incombustibilidade do material e sua capacidade de resistir a altas temperaturas, sem sofrer deformação e sem emitir fumaça corrosiva. Isso permite que o papel de parede de cortiça seja usado em espaços públicos lotados. Os produtos não desbotam ao sol e não desbotam;
- Propriedades de isolamento acústico e térmico O papel de parede é conseguido devido à estrutura porosa e macia da cortiça, que é a sua indiscutível vantagem sobre os outros revestimentos de parede. Devido à sua excelente absorção de ruído, o papel de parede de cortiça é frequentemente utilizado em equipamentos de estúdios de música e centros de entretenimento localizados em edifícios residenciais. Os produtos não são sujeitos à eletricidade estática e são hipoalergênicos.
A superfície repele a poeira, não absorve odores desagradáveis e resiste ao aparecimento de mofo e bolor. O papel de parede permite a passagem do ar, o que proporciona um microclima confortável no ambiente.
Por contras do papel de parede de cortiça incluem o alto custo dos produtos, a complexidade da instalação, a necessidade de aquisição de cola especial e a impossibilidade de reparo pontual de revestimentos de rolo.
Também há uma grande quantidade de sobras na hora da colagem, que se formam devido ao pequeno tamanho dos rolos. Por isso, você precisa encaixar as telas com mais frequência ou não colar uma tira curta e começar a usar o próximo rolo.
A betumação das paredes antes da colagem deve ser efectuada com materiais de elevada qualidade, caso contrário, com o peso das folhas de cortiça existe o risco de o papel de parede descascar juntamente com a betume.
Em salas úmidas, é necessário usar apenas tipos de revestimentos repelentes de umidade, pré-impregnados com compostos especiais. O uso de matérias-primas é inaceitável.
Formulários
Tendo em conta o desempenho do revestimento e as recomendações do fabricante, o acabamento com papel de parede de cortiça pode ser feito em qualquer divisão:
- Nos quartos das crianças usar esse papel de parede seria uma boa solução. Segurança, hipoalergenicidade e uma estrutura especial quente do material irão criar um microclima saudável na sala e fornecer um bom isolamento acústico;
- Em corredores e banheiros você precisa usar modelos resistentes à umidade que não deformam ou descolam sob a influência da umidade. Sua superfície é fácil de limpar e resistente a esforços mecânicos moderados. Uma combinação de papel de parede de cortiça com outros materiais é freqüentemente usada, por exemplo, com pedra artificial ou tijolos decorativos;
- Habilidade material resiste bem a altas temperaturas e não absorve odores, pode ser usado para decorar cozinhas e salas de jantar, o que é uma excelente alternativa aos ladrilhos. Para essas premissas, você deve escolher um modelo resistente à umidade;
- Exploração em salas de estar, quartos e escritórios não implica nas qualidades especializadas do material, portanto, ao comprar um revestimento para essas instalações, só se pode guiar pelas características decorativas dos produtos.
Cuidado
O papel de parede não requer manutenção cara e cuidado meticuloso. Basta processá-los periodicamente com pano úmido ou esponja. O pré-tratamento da superfície com verniz evita que o revestimento acumule pó e suja rapidamente.
As marcas das mãos e todos os tipos de manchas são pouco visíveis na rolha, mas se aparecerem, é necessário remover a sujeira com uma lixa. A umidade abundante e o uso de agentes branqueadores e compostos químicos durante o tratamento da superfície são inaceitáveis.
Com um uso cuidadoso e cuidado adequado, o papel de parede à base de cortiça pode durar mais de 10 anos.
Como escolher?
A primeira etapa da seleção deve ser determinar a forma desejada de liberação. Deve-se ter em mente que modelos de rolos mais baratos são menos convenientes de instalar e dão mais desperdício quando colados, o que uma pessoa não pode fazer. É muito mais fácil lidar com modelos de chapas e a presença de chapas de diferentes tamanhos permite reduzir ao mínimo a quantidade de refugo.
Mas graças à aplicação da técnica de foiling e coloração da base em cores diferentes, os produtos em rolo têm uma paleta de cores mais diversificada, que se compara favoravelmente com o papel de parede em folha.
A segunda etapa será determinar as qualidades adicionais necessárias, como resistência à umidade e resistência ao fogo. Eles são fornecidos pela impregnação do revestimento com compostos especiais. As informações a respeito estão indicadas na documentação que acompanha, que deve estar em todos os produtos, juntamente com o certificado e as instruções. Em seguida, você escolhe um esquema de cores e um preço confortável.
A etapa final será a escolha da cola. Deve-se ter em mente que, para papel de parede à base de papel, você pode comprar cola para papéis grossos e, para produtos com base não tecida, cola para vinil pesado ou acrílico de contato é adequada. Se a escolha recaiu sobre lajes que não têm base, então é preciso levar cola para produtos de cortiça.
Belos interiores
A decoração das paredes com papel de parede de cortiça confere à divisão um sabor especial e um ambiente único de motivos naturais. Atuando como elemento decorativo independente, o material é capaz de decorar qualquer ambiente, além de indicar o bom gosto e a prosperidade dos donos da casa.
A combinação de gesso decorativo e superfície de cortiça parece harmoniosa. As paredes são feitas no mesmo estilo do revestimento do piso, o que traz completude à imagem da sala e enfatiza a geometria do espaço.
Os aplicativos de papel de parede de cortiça permitem que você use as soluções de decoração mais ousadas. O contraste de cores e a simplicidade das linhas continuam o foco temático da sala e dispõem para um descanso confortável.
A pedra artificial e a lona de cortiça são excelentes opções para o acabamento de interiores modernos. As superfícies combinadas ficam ótimas em corredores, galerias e espaços públicos.
O contraste entre a cor da parede e o interior envolvente realça a naturalidade e a nobreza do material e também confere ao quarto um aspecto requintado.
Um revestimento de cortiça, feito à medida do pavimento e protegendo com sucesso superfícies claras, será uma boa solução para decorar grandes instalações, tanto residenciais como públicas.
Como escolher e colar papel de parede de cortiça na sala é o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.