Combinação correta de papel de parede no interior
Combinar papel de parede é uma tendência de design relativamente nova. Ele permite que você crie um design completamente novo e crie um interior único para a sala, para realizar as fantasias mais selvagens de designers e pessoas comuns. Quase todo mundo pode combinar papel de parede, porque papel de parede não é o processo mais difícil que você pode fazer sozinho.
Agora, muitos fabricantes estão começando a criar suas próprias variações sobre o tema de diferentes papéis de parede na mesma sala. Kits e coleções especiais estão sendo criados. No entanto, muitas vezes o comprador tem sua própria visão do projeto de seu apartamento, todo mundo quer uma experiência. Muitas pessoas combinam papel de parede não apenas com outros papéis de parede, mas também com azulejos ou papel de parede de foto.
Regras básicas para combinar
Quando você deseja criar uma composição especial usando diferentes tipos de papel de parede, você precisa saber sobre os principais métodos de combinação:
- Combinação horizontal. Em apartamentos ou casas particulares, eles preferem abandonar tal experimento. Isso geralmente evoca associações com um hospital ou uma entrada. Porém, com um objetivo prático corretamente escolhido de tal projeto, é possível atingir um jogo de tonalidades, o que possibilita alcançar conforto e aconchego. Um dos princípios básicos ao usar a intercalação horizontal de cores é a presença de uma determinada estrutura que pode ser facilmente vista e capturada. Esta opção não tolera aleatoriedade;
- Combinação vertical. A combinação de listras verticais de diferentes texturas e cores confere um efeito adicional de tetos altos. Freqüentemente, essa combinação é usada ao dividir uma sala em zonas. Com esta variante de combinações, duas direções se destacam: uma combinação de papéis de parede da mesma cor, mas em tons diferentes, ou cores diametralmente opostas. A primeira opção evoca tranquilidade e conforto, a segunda aproxima-se do estilo austero;
- Combinação de retalhos. Pedaços de papel de parede como componentes se fundem em um único painel do estilo geral. Existem dois princípios básicos para usar este método de decoração de um ambiente: uma combinação de tons da mesma cor, ou as peças são completamente diversas, mas unidas por um tema ou ideia comum. Você pode colar a sobreposição e de ponta a ponta;
- Inserções de papel de parede. Normalmente, murais ou um grande pedaço de uma tela separada servem como inserções para destacar uma determinada área. Na maioria das vezes, uma parede é usada como base, seja com papel de parede para pintura, ou simplesmente pintada. Tecnicamente, este método é o mais simples, mas você precisa determinar com precisão o estilo e o resultado desejado. Freqüentemente, essas inserções são decoradas com tiras ou apenas uma moldura;
- Crie uma parede de acento. Uma parede é iluminada, enquanto o resto é feito em cores mais pastéis.
Existem vários fatores que confirmam a necessidade deste método de decoração de uma sala:
- alocação de zonas em uma sala;
- a capacidade de esconder as falhas da sala;
- destacando as características da sala;
- criando uma ênfase em uma parede específica;
- efeito visual de ampliar a sala;
- criação de ponto focal;
- a capacidade de criar um design de quarto de acordo com os desejos exatos do proprietário.
Você também pode destacar as regras básicas ao combinar papel de parede:
- o pano de parede deve ter estritamente a mesma espessura;
- é aconselhável escolher papéis de parede com a mesma largura;
- é desejável que todos os papéis de parede sejam feitos do mesmo material;
- cores brilhantes devem ser combinadas com tons neutros;
- uma combinação de até cinco tons da mesma cor é possível na sala;
- é necessário verificar a compatibilidade de cores à luz do dia;
- não é desejável usar três ou mais ornamentos diferentes em uma sala;
- se houver uma parede na qual o destaque é criado, ela deve estar perfeitamente alinhada.
Combinações populares
Há um grande número de combinações de cores, bem como certos padrões que o ajudarão a criá-lo corretamente para determinados gostos.
Métodos de combinação:
- Simples. Os dois tons se complementam;
- Complicado. Duas cores diferentes uma da outra;
- Extraordinário. Três ou mais tons.
Os designers desenvolveram uma roda de cores. É dividido em setores, onde cada setor tem uma certa tonalidade. Se você deseja criar uma atmosfera suave, você precisa selecionar os tons que estão localizados ao lado da roda de cores. Um exemplo é a combinação das cores amarelo e verde-amarelo.
Para pessoas ativas e amantes de experimentos, é melhor criar um interior claro. A principal característica desse interior é o contraste. Para obter este resultado, costuma-se escolher cores opostas na roda. Um exemplo seria combinações como amarelo e azul ou verde e vermelho.
Essas combinações agora são bastante comuns, especialmente em quartos de crianças.
Papel de parede pareado
Existe um grande número de papéis de parede emparelhados que já podem ser vendidos em conjuntos ou escolhidos pelo comprador. Por exemplo, uma combinação de preto e branco. Ao combinar tais cores, deve-se lembrar que uma das cores deve ocupar. É desejável mais branco do que preto.
Freqüentemente, são feitas tentativas de combinar apenas tons escuros. Isso é muito difícil, porque se a combinação for selecionada incorretamente, a sala será deprimente e não criará a atmosfera necessária. Uma boa opção seria uma combinação de marrom com verde ou vermelho. Não se esqueça do preto, que pode ser usado como uma cor para padrões de papel de parede.
Forro e papel de parede
Freqüentemente, com um determinado layout de papel de parede, você pode encontrar uma combinação, como forro embaixo e papel de parede escuro em cima. Isso dará ao apartamento a sensação de estar em uma casa de madeira. Este estilo é mais adequado para pessoas conservadoras.
Além disso, o campo de atividade pode ser cinza. Tem um grande número de tonalidades, e é o jogo de tonalidades que pode criar, de fato, um design de sala futurista único.
Para criar um ambiente mais aconchegante, é melhor escolher uma combinação de cores e tons quentes. Porém, vale lembrar que as cores quentes tornam o ambiente visualmente mais estreito. Para pessoas corajosas, uma combinação de diferentes tons de vermelho é uma ótima opção. Se o bordô é escuro para você, é melhor escolher o papel de parede rosa. Você não deve escolher papéis de parede vermelhos brilhantes - eles colocarão muita pressão em seus olhos e ficarão entediados rapidamente. Roxo vai bem com rosa.
Também é frequentemente usado o laranja, que é reconhecido como a cor mais quente de todas. Combina bem com tons de castanho e caramelo. O laranja pode criar uma atmosfera acolhedora em qualquer ambiente. Mas não deve ser muito, para que os olhos não se cansem.
Com flores
A combinação horizontal fica ótima em qualquer ambiente. Na parte inferior, geralmente são coladas telas com padrão texturizado grande, em faixa vertical, na parte superior - papel de parede com flores ou em pequeno padrão. Diferentes tipos de papel de parede podem ser combinados com uma borda. Assim, você pode usar o terceiro tipo de papel de parede, moldura, rodapé de teto ou trilho.
Soluções de cor
Muitas vezes é difícil decidir sobre a cor exata que você deseja ver na sala. Cada cor carrega uma certa carga, portanto, ao escolher as cores, você precisa saber o que significam as cores primárias. As cores primárias são usadas com mais frequência para papéis de parede complementares:
- Verde. Uma cor que leva ao relaxamento, cria uma sensação de unidade com a natureza. Ideal para uso em uma sala de jantar onde toda a família se reúne;
- Azul. Uma cor que significa solidez, por isso é mais usada na decoração de um local de trabalho ou escritório. Além disso, os tons de azul criam uma atmosfera de calma e medida;
- Amarelo. Uma cor vibrante associada à alegria e a algo novo. É preferível usá-lo no corredor;
- Branco. A cor mais versátil, pois pode ser combinada com absolutamente qualquer cor.
Estas quatro cores são as principais e, segundo os designers, vão ficar bem em qualquer interior.
Aconselhamento profissional
Ao escolher combinações de cores para decorar um ambiente, você deve se lembrar das características estilísticas de cada uma das áreas:
- minimalismo - combinações monocromáticas;
- pop art - o contraste de uma cor ativa com branco ou cinza;
- barroco e clássico - uma combinação de pântano escuro e tons dourados;
- moderno - verde claro e bordô;
- país - imitação de materiais e cores naturais;
- vanguarda - papel de parede liso contrastante;
- estilo moderno - amarelo brilhante e aqua.
Também deve ser lembrado que muitos elementos de decoração enfatizam a escolha correta da combinação de papel de parede:
- têxtil;
- estátuas;
- mobiliário;
- molduras de foto;
- pinturas nas paredes.
A cor do papel de parede deve mostrar as vantagens do ambiente, e não destacar suas desvantagens. Portanto, para uma sala pequena, deve haver uma combinação de cores claras. Para uma sala grande, ao contrário, são usados tons escuros. Duas cores brilhantes não podem ser combinadas. Se quiser usá-los juntos na mesma sala, você precisa fazer transições ou diluir as paredes com detalhes internos. A combinação de cores vivas é sempre incomum.
Também é necessário lembrar que um nicho nos quartos também pode ser distinguido em uma zona separada usando papel de parede. Se esta área estiver funcionando, ela pode ser acentuada com papel de parede azul. Se este espaço não for planejado como uma área separada, então um papel de parede da mesma cor, mas em um tom diferente, pode ser colado lá.
Ideias de design de interiores elegantes
Há um grande número de opções que serão interessantes para todos. Você também pode destacar ideias para decorar cada quarto individualmente.
É melhor não usar preto e branco na sala de estar. Os papéis de parede escuros criarão uma atmosfera sombria e os claros irão manchar rapidamente. Borgonha ou azul em combinação com tons calmos são os mais adequados.
No quarto, o principal é criar aconchego, por isso não existem regras especiais. É aconselhável usar dois tons calmos e próximos.
A escolha do papel de parede para uma creche é uma das mais difíceis. Cores brilhantes não devem ser usadas para evitar sobreexcitação. O uso de desenhos abstratos é indesejável. Na maioria das vezes, as crianças são decoradas com branco, azul e rosa. Às vezes, uma parede é iluminada com papel de parede com imagens de personagens de contos de fadas ou ornamentos.
Um número infinito de opções permite que você dê vida a qualquer decisão, até mesmo as mais ousadas. A combinação correta de papel de parede é a chave para um excelente design de ambiente e um interior aconchegante.
Para obter informações sobre como combinar corretamente o papel de parede no interior, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.