Como pintar papel de parede corretamente?

Contente
  1. O que você pode pintar?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Qual é a melhor hora para pintar?
  4. Como escolher a tinta?
  5. Consumo
  6. Ferramentas e materiais
  7. Tecnologia
  8. Nós pintamos em duas cores
  9. Quanto você pode pintar?
  10. Opções de design de interiores

Há alguns anos, os residentes de um grande país eram obrigados a se contentar com os papéis de parede que lhes eram oferecidos em lojas de ferragens e ferragens. Mas, com o passar do tempo, as tecnologias de produção mudaram e o papel moderno foi substituído por outros modernos. As pessoas têm a oportunidade de pintar o papel de parede com uma cor adequada ao design.

O que você pode pintar?

A tecnologia moderna de produção de papel de parede envolve o uso de materiais de alta qualidade.

Mas, primeiro, deve-se notar que o papel de parede de papel comum não deve ser pintado.

Nenhum relevo especial é aplicado ao papel de parede simples. Mesmo se o papel de parede de papel for pintado, em primeiro lugar, do lado de fora não terá um aspecto esteticamente agradável e, em segundo lugar, o papel irá inchar e cair após um curto período de tempo.

Existem três tipos de papel de parede pintável:

  • vinil;
  • papel de parede de vidro;
  • não tecido.

O papel de parede de vinil é feito de papel e de material não tecido. Eles podem ser tingidos até dez vezes. Eles são usados ​​em qualquer local, para cozinhas e quartos de crianças é melhor selecionar os laváveis ​​com um padrão.

A fibra de vidro é feita de materiais naturais - dolomita, cal e areia de quartzo. Outro componente incluído na composição é o refrigerante. Todos esses componentes são aplicados a uma base de papel. Existem dois tipos de papel de parede de vidro: camada única e camada dupla. Eles podem suportar mais de dez manchas. Resistente ao desgaste, para que possa decorar o ambiente por vários anos. São lavados com escova regular e água. Na maioria das vezes, eles são colados sobre as instalações do governo e de escritórios.

O papel de parede não tecido é altamente durável. Eles são baseados em material não tecido - um material feito de fibras comprimidas. O vinil espumado é aplicado por cima, resultando em vários padrões. A coloração em base não tecida dura mais de um ano.

É importante destacar que no mercado também se encontra papel de parede líquido para pintura. O papel de parede líquido é uma novidade relativa entre os materiais de construção. É mais correto referi-los ao gesso decorativo. À venda, são encontrados na forma de misturas secas e concentrados diluídos. O papel de parede líquido seco deve ser diluído em água antes da aplicação. Eles consistem em substâncias seguras - cola PVA, pigmento de coloração e uma base - flocos de celulose. Dependendo das cores, seda, poeira e glitter podem ser adicionados à composição.

Entre as vantagens do papel de parede líquido está o fato de ocultar os desníveis das paredes, rachaduras e lascas. O molde não se forma sob eles, os microorganismos não os colonizam. Eles não racham ou descolam como rolos de papel de parede. Eles não têm costuras de topo e fornecem um bom isolamento térmico. Os pontos defeituosos são substituídos em poucos minutos, não há necessidade de voltar a colar toda a sala.

Vantagens e desvantagens

Conforme observado anteriormente, o papel de parede líquido não descasca após a pintura. Acontece que uma solução diluída é aplicada na parede, enquanto o desenho pode ser feito com as próprias mãos. Uma camada de papel de parede líquido contribui para a redução do ruído, o que significa que os ruídos estranhos da entrada ou da rua não entrarão na sala. A facilidade do procedimento de aplicação do papel de parede líquido permite que qualquer adulto faça os reparos, sem necessidade de habilidades e conhecimentos especiais.

O papel de parede líquido tem suas desvantagens - pode desbotar sob a influência da luz solar, o algodão absorve odores, portanto, você não deve decorar as paredes com esse material de construção na cozinha.

As vantagens dos papéis de parede vinílico, não tecido e de fibra de vidro foram parcialmente descritas na seção anterior e, das desvantagens, só se pode notar o alto custo. Infelizmente, mesmo os reparos cosméticos custam um bom dinheiro.

Qual é a melhor hora para pintar?

Depois de colar o papel de parede, os estucadores são aconselhados a esperar cerca de dois dias, durante os quais a cola do papel de parede secará completamente e o papel de parede ficará firme. Se você aplicar a tinta no mesmo dia após a colagem do papel de parede, existe uma grande probabilidade de aparecimento de marcas e manchas.

Você deve ter cuidado ao comprar papel de parede não tecido, alguns dos quais não se destinam à pintura.

Como escolher a tinta?

As tintas de alta qualidade também devem ser combinadas com um bom papel de parede. Não vale a pena economizar, pois produtos questionáveis ​​podem afetar negativamente o estado de saúde. Se houver pessoas alérgicas ou crianças pequenas na família, é aconselhável que não estivessem no quarto no momento da reforma.

Hoje, as tintas são usadas com mais frequência:

  • alquídico;
  • acrílico;
  • dispersivo em água.

As tintas alquídicas são compradas para salas de serviço - porões, salas de armazenamento. Essas tintas podem prejudicar a saúde humana e animal. Os óleos e resinas que os compõem podem incapacitar até mesmo um homem adulto saudável. Mas eles têm várias vantagens. Possuem alta saturação, são indiferentes à umidade, não se deterioram sob a influência da radiação ultravioleta.

Os componentes antifúngicos incluídos em sua composição não permitem o desenvolvimento de fungos no papel de parede.

Sua vida útil é de apenas cinco anos, eles são altamente inflamáveis, por isso não é desejável aplicá-los próximo ao fogo aberto. O custo das tintas acrílicas é muito baixo.

Na composição das tintas de dispersão aquosa não existem substâncias nocivas, pelo que são adequadas para apartamentos urbanos. Uma grande seleção de cores permitirá que você combine a cor com qualquer interior.

A tinta látex em uma base acrílica de dispersão aquosa é usada para pintar principalmente papéis de parede não tecidos em relevo e de vidro. Seca em poucas horas e não tem odores específicos. Recomendado para pintura de quartos, cozinhas e salas, mas não pode ser usado em banheiros.

A tinta látex à base de água vai durar anos. Sua elasticidade é obtida por meio de substâncias especialmente formuladas. Na loja, é encontrado na cor branca universal, outras cores são obtidas diluindo-o imediatamente antes da aplicação.

As tintas acrílicas são adequadas para apartamentos na cidade, casas de campo e escritórios. Essas tintas compram-se até para jardins de infância. Não há produtos químicos nocivos em sua composição, mas o preço, respectivamente, das tintas acrílicas é alto.

Tinta acrílica à base de água para papel de parede não tecido. Destaca-se entre os concorrentes por suas cores ricas que não desbotam com os anos de operação. Pode ser aplicado em papéis de parede de papel e papéis de parede de vidro.

As tintas acrílicas são inodoras, não cobrem o papel de parede com película, pelo que “respiram”. E eles secam em apenas um dia.

A tinta à base de água não contém componentes químicos prejudiciais, portanto, é usada em instalações residenciais para fins comerciais e domésticos. Após a pintura, o papel de parede é resistente à umidade, pode ser lavado e não exala odor. A tinta à base de água pode ser utilizada para pintar cozinhas, banheiros e piscinas graças à base de silicone.

Quanto ao papel de parede líquido, suas misturas possuem previamente determinados corantes. Alguns especialistas recomendam pintar a parede antes de aplicar papel de parede líquido. Para isso, utiliza-se tinta a óleo. Nesse caso, as manchas não aparecem, a saturação das sombras aumenta e a superfície é nivelada.Para fazer com que a parede texturizada se destaque contra o fundo principal, existe uma solução de design: antes de aplicar o papel de parede líquido, pinte as paredes com cores vivas e exóticas.

Vale lembrar que nos casos em que as paredes da sala já estão pintadas, por exemplo, foi utilizada tinta magnética, antes da próxima etapa - papel de parede, é preciso “destacar” este local. Caso contrário, manchas desagradáveis ​​aparecerão sob o papel de parede. Para manter o efeito de magnetização, a tinta deve ser aplicada cerca de cinco vezes e o papel de parede não deve ser muito grosso. A próxima camada de tinta é aplicada somente após a secagem da anterior. Portanto, o papel de parede líquido é mais adequado para tinta magnética.

Agora vamos falar um pouco sobre as características das tintas. Se a tinta não tiver brilho, é fosca. É melhor aplicado em salas maiores. Semi-fosco fica bem em quartos, e tinta brilhante fica bem em cômodos onde a luz do sol vai iluminar o interior.

A tinta semibrilhante é bem limpa, sendo mais aconselhável aplicá-la nas paredes da cozinha, porém, como a tinta acetinada, também é resistente à umidade.

Usando um verniz à base de água, você pode aumentar a resistência mecânica do papel de parede e sua resistência à água. Mas vale a pena considerar as desvantagens desse evento. O Shine vai "revelar" todas as irregularidades, o processo em si é trabalhoso, é preciso ter paciência. O verniz contribui para uma mudança na tonalidade principal, mas ao mesmo tempo esses papéis de parede são bem lavados.

Consumo

O consumo de tinta dependerá principalmente das variedades de papel de parede e, em segundo lugar, das variedades da própria tinta. O papel de parede de papel, ao contrário do papel de parede de vidro, absorve mais umidade, o que significa que muito mais tinta será necessária. Em média, um litro de tinta acrílica é suficiente para 5 metros quadrados. m. Mas, se você aplicar a tinta em várias camadas, isso levará a um aumento no consumo.

Antes de ir para o mercado de construção, você precisa fazer medições. Blocos de varanda e portas não precisam ser considerados. Se a mobília for instalada na sala, por exemplo, uma parede ou guarda-roupa, que não foi planejada para ser reorganizada, então a parede atrás da mobília não precisa ser pintada - isso vai economizar muito dinheiro.

Ferramentas e materiais

É melhor usar um rolo para aplicar tinta no papel de parede, isso vai economizar tempo de trabalho e reduzir o consumo de tinta. Existem vários tipos de rolos, peles e espuma de borracha são adequados diretamente para pintura. Rolos de veludo e poliacrílicos são usados ​​para outras tarefas.

A fita adesiva é necessária para aplicar várias listras e padrões, graças a ela não haverá pontas e o padrão será uniforme. A propósito, é necessário removê-lo com muito cuidado para não rasgar junto com a tinta.

Um rolo não é adequado para pintar peças pequenas, por isso é melhor usar um pincel. As escovas, assim como os rolos, devem ser bem torcidas antes da aplicação para evitar camadas desiguais.

A tinta terá que ser diluída em um recipiente desnecessário - em um balde de plástico velho ou um grande recipiente de maionese. Afinal, após a finalização de todo o trabalho, esse recipiente precisará ser jogado fora, infelizmente, é quase impossível lavá-lo.

Um banho de plástico é um dispositivo especialmente projetado para pintar paredes. Uma pequena quantidade de tinta é despejada no nicho, e a parte superior da bandeja permite espremer o excesso.

Em alguns casos, verniz e cor podem ser necessários. Já foi escrito sobre o verniz anteriormente e, com a ajuda de um esquema de cores, você pode criar várias cores. Kohler é mais adequado para papel de parede não tecido. Ao adicionar um esquema de cores com a cor desejada à tinta branca, você pode modificar o interior de forma irreconhecível.

Usando um estêncil, você pode aplicar desenhos, padrões e inscrições especiais ao papel de parede. As "imagens" são obtidas com elevado nível artístico, mesmo por quem não possui formação profissional na área.

É mais aconselhável utilizar uma pistola de pulverização para pintar grandes divisões, poupando assim o consumo e o tempo de trabalho.

Com esta ferramenta é mais fácil uniformizar a superfície.

Tecnologia

Em primeiro lugar, é aconselhável aplicar primário nas paredes e só depois colar o papel de parede. As paredes com primer irão permitir que o papel de parede agüente por muito tempo e, além disso, o primer também irá nivelar as paredes. Um primer à base de cola PVA ou acrílico é mais adequado para instalações residenciais.

Quando todas as ferramentas estiverem preparadas e o papel de parede já estiver colado, a próxima etapa de reparo está à frente - pintá-los.

A preparação do papel de parede para pintura inclui as seguintes etapas:

  • Removendo poeira da superfície. Para isso, um aspirador de pó ou um pano de algodão seco, guardanapo é o mais adequado.
  • Removendo resíduos de cola. Especialmente a cola pode se manifestar nas articulações.

É aconselhável colocar papel celofane ou filme plástico no chão. Se você usar jornais velhos, eles podem absorver o excesso de tinta e o laminado ou linóleo ficará manchado.

Todos os móveis, eletrodomésticos e eletrônicos devem ser removidos do território da sala. Pilhas, grades de ventilação e peitoris das janelas devem ser protegidos da pintura. Eles são colados com fita adesiva e rodapés.

A pintura correta de papel de parede antigo e "recém-colado" na parede com um rolo com suas próprias mãos começa com a escolha de uma ferramenta. Deve-se lembrar que o melhor efeito da pintura será obtido com o uso de rolo com longa soneca. Esse rolo atinge até os locais mais inacessíveis da camada decorativa.

Os rolos de espuma podem ser usados ​​para remover o excesso de tinta dos "topos" da camada. Eles não são adequados para pintar diretamente, pois deixam bolhas para trás. Um rolo de veludo pode ser usado para os mesmos fins.

É mais conveniente fazer um teste antes da pintura principal. Para isso, são selecionadas seções menos perceptíveis da parede. Você pode, assim, praticar a técnica de aplicação, resistência e uniformidade.

A tinta de dispersão em água é diluída com uma pequena quantidade de água, enquanto se torna mais fina. Esta tinta é mais fácil de aplicar em papel de parede e o consumo também é reduzido.

Primeiro, todos os cantos, juntas entre as paredes e o teto ou piso são passados ​​com pincel, e depois o restante é pintado com rolo sem descanso. Não é necessário apertar o rolo, os movimentos devem ser leves e rápidos. A primeira camada deve ser completada antes que a tinta esteja completamente seca, caso contrário, as transições e juntas serão visíveis a olho nu.

Duas camadas de tinta devem ser aplicadas ao papel de parede texturizado. A segunda demão não deve ser diluída. A textura ajuda a esconder os desníveis das paredes e a pintura de má qualidade, por isso não deve ser quebrada. Sem atrito, apenas tinta leve no papel de parede.

Antes de aplicar a tinta, os especialistas recomendam mexer com um bastão ou um misturador de construção. A pintura é uniforme, sem grumos. Como alternativa, você pode usar uma chave de fenda com um batedor.

Se vocês trabalham juntos, precisam começar pelos cantos. Use uma escova nos locais de tomadas e interruptores. Lembre-se de que se você aplicar tinta em uma parte já pintada, uma camada dupla se formará, e mais tarde - essas são as manchas.

O rolo precisa ser renovado periodicamente: ou retire o que não foi usado ou remova o excesso de cochilo do antigo. Para isso, utiliza-se água com sabão, o resultado é fixado em água limpa.

O rolo é umedecido uniformemente por movimentos caóticos ao longo da malha da bandeja de plástico, o excesso de tinta permanece na bandeja, e não na parede. Você precisa desenrolar até que o rolo esteja completamente impregnado. Se isso não for feito, partes não pintadas se formarão na parede. Este procedimento deve ser repetido constantemente com uma nova adição de tinta, depois de um tempo o processo estará ajustado e não haverá problemas com isso.

Os pintores criaram uma técnica especial para a aplicação de tinta - em forma de W. Uma letra é desenhada e depois pintada e, portanto, você precisa continuar de um canto a outro. O principal é aplicar sem estrias.Mas, para simplificar, é suficiente aplicar tinta com rolo do teto ao chão.

Se a umidade na sala aumentar, o processo de secagem da tinta pode ser retardado. Graças a isso, a pintura pode ser realizada em mais tempo.

Em muitos casos, a coloração é necessária. Ao adicionar o tubo desejado com esquema de cores à tinta branca, alcançamos várias soluções de cores. Não negligencie as instruções. Se você exagerar, pode arruinar completamente a sombra ou complicar o processo de repetição para si mesmo.

Aliás, os tons desejados podem ser encomendados em lojas especializadas. Assim, uma lata com uma tinta nova corresponderá sempre à anterior, visto que a diluição da tinta com a cor é feita de acordo com tecnologias especiais de fábrica, e não “a olho”.

O papel de parede não tecido de textura complexa pode ser pintado de dentro para fora, permitindo que os rolos sejam saturados com tinta. O desenho em si não será pintado e permanecerá em sua cor original. No futuro, pode ser pintado em qualquer cor com um pincel. Por outro lado, você pode pintar diretamente o padrão em relevo usando uma esponja de cozinha comum. Toques leves conseguem esse efeito.

A pintura do papel de parede colado ao teto é realizada por meio de escada e rolo com cabo grande. A propósito, você pode usar uma pistola de pulverização para trabalhos de teto. O papel de parede de vidro do teto é o mais fácil de pintar. Todo o trabalho começa nos cantos e, em seguida, a superfície restante é pintada com rolo. É melhor aplicar a tinta em duas camadas, no primeiro caso - paralela à janela, no segundo - transversalmente.

Embora o papel de parede líquido possa ser "renovado" com uma lata de tinta, a parede ficará lisa depois disso. Sua textura será perdida. Já não será possível retirar parcialmente o material da parede, apenas é possível a desmontagem final.

Nós pintamos em duas cores

Poucas pessoas decidem pintar um quarto ou uma sala de estar em uma combinação. Alguns estão acostumados com cores universais, outros têm medo de estragar o interior com as próprias mãos. Além disso, ninguém vai devolver dinheiro por erros cometidos.

Mas, ao mesmo tempo, muitas soluções de design permitem a combinação de várias cores no ambiente. Isso pode ser feito colando-os em papéis de parede diferentes ou pintando-os em tons de cores diferentes.

Lembre-se de que hoje foram desenvolvidos métodos especiais de combinação.

Você pode combinar:

  • cores semelhantes em cores;
  • fazer transições gradientes;
  • fazendo experiências com diferentes paletas.

Para ocultar as transições, soluções de design especiais foram inventadas. Um deles é moldagem. As molduras são feitas de polímeros seguros, eles são facilmente fixados não só no teto, mas também nas paredes. É mais conveniente usar molduras de madeira ou gesso em ambientes onde predomina a mobília de madeira - estes podem ser quartos ou escritórios. Molduras de poliuretano são resistentes à umidade e devem ser instaladas em cozinhas ou banheiros. Todas as molduras são fixadas nas paredes com cola especial.

Fronteiras, pranchas e ripas são populares no ambiente de design - podem ser feitas de materiais naturais e artificiais. A escolha deve-se apenas ao desenho das instalações e à situação financeira do cliente.

Mas na maioria das vezes, a fita adesiva é usada para apartamentos comuns. É facilmente colado e facilmente desmontado após a pintura. A fita adesiva custa pouco dinheiro, é muito durável e pode ser usada em uma ampla gama de temperaturas, desde o calor até o frio intenso.

Detenhamo-nos em mais detalhes sobre os métodos combinados de pintura de papel de parede:

  • O mais desafiador é o método chamado "Parede de acento"... Com este método, nem metade da parede é pintada em uma cor, mas a outra em outra. Aqui, estamos falando sobre pintar três paredes em uma cor e a quarta em uma cor diferente. Ou este método é usado para a seleção ornamental de saliências - lareiras, chaminés e fogões.
  • Divisão horizontal mais frequentemente encontrados em apartamentos da cidade, especialmente nos casos em que a parte inferior da parede é de estuque. A divisão pode ser no centro ou com uma vantagem significativa. É costume decorar a transição com molduras.

Se a moldagem não for fornecida pelo projeto, a transição deve ser realizada com fita adesiva, mas deve ser removida dentro de uma hora após a pintura.

  • Em quartos de crianças ou em quartos destinados a crianças, isso geralmente é feito inserções de formas geométricas. Primeiramente, toda a parede é pintada com a cor selecionada e as figuras são marcadas com a ajuda de fita adesiva. A segunda camada, de cor diferente, é aplicada depois de a primeira estar completamente seca.
  • Era popular algumas décadas atrás método de coloração gradiente paredes. Hoje, a moda do gradiente voltou. Você pode pintar cada parede com uma cor diferente ou ir do escuro para o claro. No segundo caso, a parede é primeiro pintada em uma cor e depois parte dela é sombreada.
  • Listras, diamantes e bolinhas são usados ​​com menos frequência; para sua aplicação, você pode usar fita adesiva ou um estêncil.

Quanto você pode pintar?

Infelizmente, muitas vezes acontece que, após o papel de parede da sala, eles precisam ser repintados com uma cor diferente. Digamos que você não gostou da cor ou o interior mudou. Ou talvez, depois de um certo tempo, a cor anterior comece a ficar sem graça. Uma questão razoável surge se é possível repintar o papel de parede e quantas vezes ele pode ser repintado.

Em primeiro lugar, gostaria de observar que a repintura é uma tendência popular hoje.

Já se foram os dias em que redecorar significava colar novamente o papel de parede. A mobília teve de ser retirada, o papel de parede antigo teve de ser arrancado, os novos tiveram de ser colados. Demorou muito tempo e esforço.

Hoje você só pode repintar uma determinada seção da parede na cor que quiser, e é isso - o reparo acabou.

Os fabricantes cuidam dos seus clientes e produzem papéis de parede texturizados, cuja saliência é suficiente para realizar trabalhos de pintura pelo menos cinco vezes. Até que o desenho esteja nivelado com a tinta. Normalmente a quantidade está indicada na embalagem, existem espécimes destinados a serem tingidos mais de dez vezes.

Mas você não poderá economizar dinheiro neste caso.

Lembre-se de que o papel de parede mais comum incha e rola na segunda pintura.

Também é importante que tipo de cola eles foram fixados na parede. Se foi usada cola barata, depois que o papel de parede “ganhar peso”, ele escorregará da parede com o seu próprio peso.

É importante lembrar que as tintas mate obstruem a imagem, ao contrário das brilhantes, que, ao contrário, a enfatizam. Aconselha-se a utilização de uma tinta à base de água, não forma crostas.

Ao repintar, você pode experimentar o esquema de cores, por exemplo, uma combinação de cores azul escuro com tinta branca - você obtém uma cor pastel. E ao misturar tinta amarela e azul, uma tonalidade verde sai. Se você misturar amarelo e vermelho - laranja.

As combinações brilhantes ou de cores são obtidas pela mistura das cores verdes e vermelhas com tinta branca. Pode experimentar com os seus filhos, o principal é não esquecer o que se misturou com o quê, para poder repetir esta cor no futuro.

Opções de design de interiores

Qualquer apartamento na cidade começa com um corredor. Mesmo que os convidados venham muito raramente, o carteiro, a pessoa que verifica a leitura do medidor ou a assistente social tocam a campainha pelo menos uma vez por mês. Portanto, o conforto deve ser criado no corredor e o papel de parede desempenha um papel muito importante nisso.

Do ponto de vista do design no corredor é melhor usar tinta em cores claras, enquanto o quarto não parecerá um armário. Candeeiros de parede e um piso brilhante irão completar a composição.

O segundo mais importante e, portanto, não menos importante, está no apartamento sala de estar... Aqui, hóspedes e famílias passam a maior parte do tempo. Eles descansam, tomam chá e passam a noite.Portanto, este cômodo precisa de uma combinação de cores aconchegantes e suaves. Se a sala de estar for dominada por uma cor predominantemente branca - móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, é mais aconselhável pintar o papel de parede em tons claros.

Em apartamentos estúdio Os especialistas aconselham manter um design único para a cozinha e a sala de estar. Essa combinação expande visualmente o ambiente.

  • Relativo cozinha, então nesta sala é melhor colar papel de parede lavável. Mesmo após contaminação pesada com gotas de graxa ou fumaça, é muito fácil devolvê-los à sua forma original. E a tinta deve ser usada aquela que não absorva odores desnecessários.
  • Quarto - este é um quarto isolado, as pessoas ficam nele principalmente à noite. Se um casal gosta de dormir antes do almoço, é melhor dar preferência aos tons escuros. E se - para se levantar de madrugada - luz. É um fato bem conhecido: as cores escuras sem brilho absorvem a luz.
  • Original quarto de criança destaca-se do fundo de todo o apartamento. Tal sala não tem vergonha de mostrar parentes e estranhos. As crianças em tal cômodo sempre encontrarão algo com que se ocupar durante o dia e adormecerão calmamente à noite. A pintura decorativa do apartamento traz um certo charme. Com sua ajuda, você pode enfatizar a característica do projeto e ocultar defeitos e irregularidades nas paredes.
  • Antigamente, sobre colar papel de parede No banheiro, você não conseguia nem sonhar. O papel de parede em si não agüentava naquela sala úmida, muito menos pintava. Eles ficaram amarelos, caíram depois de um curto período de tempo, mas, o pior de tudo, um fungo pode se formar sob eles. E é muito difícil tirá-lo.

Na era da alta tecnologia de hoje, os fabricantes vendem papéis de parede de alta qualidade e tintas especiais para ambientes com alta umidade. Você pode pintar o banheiro de azul por hábito ou pode fazer um experimento e pintar de uma forma combinada.

  • Em uma casa de campo, principalmente nos andares superiores, o papel de parede pode ser colado, inclusive no teto. Essa transição aumenta visualmente a altura da sala, esconde juntas desiguais e realça cantos feios.
  • Em cargos ou instituições municipaisusando papel de parede pintável, você pode economizar significativamente em reparos subsequentes.

Os momentos em que era necessário voltar a colar o papel de parede a cada dois anos caíram no esquecimento. Hoje basta colar o papel de parede para pintar uma vez, e você pode mudar a cor quantas vezes quiser. Pelo menos cinco, pelo menos dez. O principal é lembrar que para isso é necessário adquirir materiais de construção de alta qualidade.

Para informações sobre como pintar o papel de parede corretamente, veja o próximo vídeo.

2 comentários

Interessante!

0

Dulux tem uma tinta especial para papel de parede, usamos em papel de parede liso - muito conveniente.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário