Suportes para papel de parede: tipos e características de instalação

Suportes para papel de parede: tipos e características de instalação
  1. Funções
  2. Tipos e composição
  3. Benefícios de usar
  4. Como colar corretamente?
  5. Propostas de fabricantes

As paredes da casa não devem apenas ser bem acabadas, mas também cumprir a sua função - ruído confiável e isolamento térmico. Portanto, não basta escolher um lindo papel de parede e pensar no design do ambiente. Primeiro você precisa preparar as próprias paredes. E isso é feito usando um fundo sob o papel de parede. O uso desse material melhorará significativamente as condições de vida em um apartamento ou casa.

Funções

O substrato consiste em várias camadas. No meio, via de regra, há espuma de polietileno, encerrada entre camadas de papel.

A base para papel de parede é um material de isolamento confiável, o que pode ser uma vantagem importante em casas ou apartamentos com paredes frias.

Muitos "formigueiros" com vários apartamentos, tanto antigos como novos, não têm um bom isolamento acústico. Os residentes ouvem as conversas de outras pessoas, e não apenas em tons elevados, música e sons ásperos dos vizinhos. Tudo isso é enervante e não permite viver em paz. O isolamento acústico é fornecido apenas com o uso de um suporte sob o papel de parede. Além disso, este material permite superar o problema da umidade interna.

É um forro excelente para qualquer papel de parede. Com ele, a camada decorativa externa é mais fácil de colar e ficará melhor nas paredes.

O uso de underlays permite a máxima adesão da camada de acabamento, mesmo em áreas problemáticas como cantos e juntas.

Com isso, o acabamento terá maior durabilidade e o problema de novos reparos, bem como os custos de material associados a eles, serão postergados. Era uma vez jornais velhos usados ​​como substrato. Era mais fácil colar papel de parede nelas. Desde então, a tecnologia foi muito longe. Levando em consideração todas as possibilidades dos substratos modernos, seu uso não pode ser considerado um capricho.

Tipos e composição

O comprador pode escolher entre várias variedades deste material em rolo:

Papel

A base do suporte é de papel. A sua utilização é especialmente útil nos casos em que é problemático eliminar os vestígios do acabamento antigo. Adere melhor à superfície da parede do que ao papel de parede. Sua desvantagem é que não esconde as falhas óbvias da parede. Além disso, é precisamente esse substrato que não é particularmente forte.

Não tecido

Externamente semelhante ao papel de parede não tecido, o mesmo durável e fácil de colar. Ao mesmo tempo, é um substrato caro. Nem todo mundo decide comprá-lo.

Cortiça

Criado com base na cortiça técnica, não decorativa, pelo que é mais barato que o material de acabamento em cortiça. A sua grande vantagem é a excelente absorção acústica, insubstituível se a casa tiver paredes finas e se puder ouvir tudo. Mas você precisa montá-lo com competência e usando cola especial.

Polietileno

Este é um sanduíche com espuma de polietileno entre duas camadas de papel. Este material mascara perfeitamente as imperfeições da superfície da parede e, graças à camada interna, atua como isolante acústico e térmico. Trata-se de uma espécie de versão melhorada da espuma, tradicionalmente usada para proporcionar silêncio na sala.

Benefícios de usar

Além da função de isolamento acústico e térmico, esse material tem muitas características benéficas. As vantagens de o utilizar já residem no facto de ser amigo do ambiente e, por isso, aplicável em qualquer casa. A maioria dos substratos não absorve líquido na superfície. Conseqüentemente, a condensação não se forma nele e será capaz de proteger a casa de fungos por décadas.

Este revestimento uniformiza parcialmente a base sobre a qual está localizado. Pequenas rachaduras e lascas na superfície podem ser escondidas com sucesso com este material.

Suas propriedades não mudaram por pelo menos vinte anos. Alguns fabricantes dão-lhe uma garantia de meio século. Portanto, depois de ter gasto tempo e dinheiro na compra e instalação de tal substrato, você pode facilitar sua vida com os reparos subsequentes, quando terá que trocar o papel de parede repetidas vezes. A característica de isolamento acústico deste material será especialmente perceptível onde as paredes isolam o espaço interno da rua e corredores comuns. Um bom isolamento térmico nesses casos também se demonstrará com sucesso.

Como colar corretamente?

A prática mostra que o suporte do papel de parede adere perfeitamente ao concreto, à madeira, à madeira compensada e à gesso cartonado. Para colar bem à superfície, é necessário preparar as próprias paredes para isso: arrancar o papel de parede antigo, retirar os restos de tinta, nivelar as cavidades e selar as fissuras com massa ou argamassa de cimento. Então você precisa preparar a superfície. Para isso, cola PVA ou alguma outra composição semelhante serve.

As próprias faixas de apoio precisam ser preparadas para a colagem na parede com antecedência. Eles são cortados com muita facilidade. Devem ser divididos em telas levando em consideração a altura das paredes e deixar o alinhamento dessas lâminas.

Para que tenham tempo de alisamento, é melhor recortar um dia antes de começar a colar as paredes.

Teias lisas do material são revestidas internamente com cola PVA ou cola, que é usada para papéis de parede pesados ​​ou sob poliestireno. Com o aumento da umidade do ambiente, utiliza-se cola para baguetes ou pregos líquidos. (Isso, é claro, sairá mais caro, mas você pode ter certeza da qualidade do reparo).

Com tudo isso em mente, você precisa agir para que a cola não entre nas juntas. Caso contrário, as peças do forro ficarão grudadas e a costura entre elas ficará irregular. As folhas com a cola aplicada são deixadas por cinco a dez minutos, e então são coladas nas paredes lado a lado - assim como a maioria dos papéis de parede modernos. Neste caso, a parede também deve ser borrada com a mesma cola antes disso. Observe que se a camada externa do forro não for tecido e não for papel, apenas a própria parede precisará ser untada com cola.

Para maximizar a adesão à superfície da parede, é utilizado um rolo de borracha, com o qual todo o ar é extraído de baixo do substrato e cuidadosamente rolado sobre a parede.

As lacunas entre as telas devem ser seladas com fita de papel ou fita de papel. Para garantir que o resultado não decepcione, como no caso do papel de parede, os rascunhos devem ser evitados. Pessoas experientes aconselham realizar o trabalho em temperaturas acima de +10 graus e umidade inferior a 70 por cento. Se a sala estiver fria, a cola não endurece, mas se, ao contrário, estiver muito quente, secará muito rapidamente e poderá não ter tempo de fixar todo o substrato na parede. Algumas áreas não ficarão coladas. Levando em consideração essas características, é recomendável não iniciar o reparo na primavera ou no outono, quando há muita umidade e fortes quedas de temperatura.

Depois de feito o trabalho, é preciso esperar dois dias e só depois começar a decorar as paredes com papel de parede.

Propostas de fabricantes

Para escolher o fundo certo para papel de parede, é preciso ter em mente a experiência dos profissionais envolvidos na decoração. No mercado existem substratos para papéis de parede, tanto estrangeiros como nacionais. Eles podem ser encontrados tanto em lojas de materiais de construção quanto em lojas especializadas de papel de parede. Diferentes marcas de substratos podem diferir em espessura e composição de material. Portanto, seu custo às vezes varia muito quando comparado.

Ekohit, Penohome, Globex, Penolon, Polifom São os mais famosos fabricantes de fundos de papel de parede. Entre todas as marcas sob as quais esses materiais são produzidos, os especialistas destacam apenas "Penolon" e "Polifom" da produção nacional."Penolon" tem boas propriedades de isolamento térmico. Isso é conseguido devido às células de ar em sua estrutura. A espessura do material é de apenas 5 milímetros. Largura do rolo - 50 centímetros. Um total de 14 metros por rolo. Em seu núcleo, Penolone é um polímero reticulado quimicamente.

Existem vários tipos desses polímeros - espuma de gás, não reticulado, reticulado física e quimicamente. O mais barato de todos é o polietileno não reticulado. Em termos de resistência e capacidade de isolamento térmico, é 25% pior do que polímeros reticulados física e quimicamente. Os dois últimos, apesar de a tecnologia de sua fabricação ser diferente, apresentam características muito próximas. "Penolon" é higiênico. É leve e elástico. Resistente a álcalis, ácidos, álcool e gasolina. Se espalha facilmente antes de colar. Baixa permeabilidade ao vapor. Adequado para nivelar superfícies, suprime ruídos, elimina o frio que vem das paredes, permite a colagem de papel de parede de alta qualidade, elimina o efeito de "gritar" das paredes.

"Polyfom" (às vezes também é chamado de "Polyform") tem os mesmos parâmetros geométricos de "Penolon". Também tem 14 metros de comprimento com uma largura de tela de 50 centímetros e uma espessura de 5 milímetros. É um material ecológico que não absorve umidade, evita a propagação de mofo e bolor. É um isolante térmico confiável.

Ao escolher um material Os especialistas aconselham prestar atenção à cor do rolo - deve ser branco ou cinza claro. Também é importante a firmeza com que a camada de papel está fixada à base. Um material de alta qualidade é inodoro e tem uma certa elasticidade - depois de pressionado com o dedo, sua superfície deve retornar rapidamente ao seu formato.

  • Na hora de escolher um substrato para papel de parede, é melhor focar nas avaliações de mestres que já possuem experiência no manuseio desses materiais, conhecem todos os seus prós e contras e como usá-los corretamente.
  • Você também precisa ter em mente que antes de usar esses materiais, se houver o mais leve indício da presença de um fungo, a superfície da parede deve ser tratada com produtos químicos especiais. Não use o substrato em saunas e banheiros.
  • Em salas onde a umidade é alta o suficiente, é preferível não usar substratos de papel, uma vez que o próprio papel não tolera bem a umidade. Nestes casos, é preferível utilizar produtos não tecidos ou cortiça.
  • É melhor colar papel de parede denso na parte de trás, já que os mais finos podem brilhar e a camada inferior será perceptível. Se, afinal, você escolheu um papel de parede fino, precisa que a cor do fundo seja branco. Caso contrário, a cor do próprio papel de parede ficará distorcida e o efeito resultante irá surpreendê-lo desagradavelmente.
  • Se lacunas se formaram entre as telas coladas na parede, você pode mascará-las com papel ajustado ao tamanho das ranhuras usando cola. O underlay como tal não executa uma função de isolamento acústico absoluta. Este efeito só é possível com o uso de materiais especiais que requerem fixação especial. Sua espessura pode chegar a 15 centímetros.
  • Um substrato de alta qualidade não cheira, não emite poeira ou substâncias nocivas. É adequado para quartos onde vivem pessoas com alergias e também crianças.
  • As propriedades de blindagem térmica de tais materiais foram testadas na prática. Essas qualidades são especialmente perceptíveis em paredes de concreto frio. Os especialistas usam de boa vontade substratos para o acabamento de chalés de verão e em casas de bloco. Isso ajuda a economizar aquecimento durante a operação da habitação e outras instalações.

Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário