Como preparar paredes para papel de parede?

O papel de parede é um material de acabamento moderno que permite obter uma superfície de parede bonita e atraente. Hoje, os fabricantes produzem muitas modificações de tais produtos, diferindo no design e na resistência da base. A aplicação das telas é feita com adesivos especiais, que permitem obter uma forte aderência entre o material e a superfície. Mas essa condição também é influenciada pela qualidade das paredes nas quais os produtos são fixados. Portanto, é importante aprender a preparar as paredes para a aplicação de papel de parede.

Quais são os problemas?

Colar papel de parede é uma das maneiras mais fáceis de alterar o design de uma sala ou de uma casa em geral. A variedade de materiais permite criar interiores versáteis adaptados a estilos específicos. Mas para obter um efeito semelhante, você deve prestar atenção ao estado das paredes antes de aplicar as telas. Depende de quanto tempo e qualitativamente o papel de parede ficará na superfície.

O tratamento da parede antes do papel de parede é necessário para resolver vários problemas principais:

  • Superfícies irregulares. Teoricamente, é possível colar telas de papel em paredes curvas, mas isso não permitirá que você obtenha o efeito desejado. As juntas entre as folhas serão desiguais, formando sobreposições ou lacunas significativas. Portanto, para aplicar o papel de parede com alta qualidade, deve-se primeiro reparar a base.
  • Fundação instável. As paredes de muitos apartamentos já foram cobertas com gesso várias vezes, que pode descascar. Isso pode fazer com que o papel de parede não adira firmemente à superfície e caia rapidamente. Pequenas cavidades podem se formar dentro dessas bases, levando à formação de correntes de ar e outros fenômenos desagradáveis.
  • Fungo. O mofo freqüentemente se desenvolve em ambientes úmidos. Se aparecer na parede, significa que a superfície absorve rapidamente a água e não seca. Nestes casos, é necessário tratar as paredes com substâncias especiais, bem como rebocar adicionalmente a base. Em alguns casos, para se livrar desse fenômeno, será necessário remover a camada superior da decoração da parede, na qual estão localizados os agentes causadores dos esporos.
  • Base suja. A cola para papel de parede destina-se ao processamento apenas de certos tipos de materiais. Se houver manchas de graxa, óleo ou tinta na superfície da parede, simplesmente não será possível fixar a tela. Após um certo período, a substância simplesmente se desprende e cai.

É imperativo preparar a superfície, mesmo que não haja nenhum dos problemas acima. Mas ao mesmo tempo, compostos especiais são aplicados na parede, o que só melhora a qualidade de adesão entre o material e a base.

Ferramentas necessárias

Decorar paredes antes de colocar papel de parede é um procedimento complexo que requer paciência e precisão. Nesse caso, uma pessoa tem que usar muitos materiais de construção adicionais que aplica na superfície.

Para simplificar e acelerar este procedimento, você deve estocar várias ferramentas básicas:

  • Vários tipos de espátulas. Permitem um melhor tratamento superficial ao nivelar ou desmontar o revestimento antigo. Nesse caso, você precisará de ferramentas de metal e borracha de vários tamanhos.
  • Misturador de construção. Os mecanismos permitem misturar de forma rápida e eficiente as soluções com as quais as paredes serão processadas.
  • Meios de proteção individual. Isso deve incluir tudo, desde luvas de borracha, óculos de proteção até respiradores de proteção.
  • Roller. Use-o para aplicar um primer ou outras substâncias líquidas.
  • Peles tamanhos diferentes.
  • Nível ou linha de prumo. Se as paredes estiverem alinhadas, deve-se atentar para a presença de balizas especiais para facilitar este procedimento.

Se for para remover o revestimento antigo ou limpar as paredes, para tal, você precisará de:

  1. Secador de cabelo de edifício. Com a sua ajuda, a tinta é aquecida para facilitar a sua remoção da superfície.
  2. Moedor com vários tipos de acessórios. É utilizado para remoção mecânica de tintas ou nivelamento auxiliar de superfícies. Durante o funcionamento deste dispositivo, é gerada uma grande quantidade de poeira, por isso é importante proteger não só os móveis dentro da sala, mas também os órgãos respiratórios humanos.

Misturas

A preparação da parede é um procedimento complexo e complexo que inclui o uso de muitos produtos auxiliares. Para resolver esses problemas, você deve frequentemente estocar vários tipos de misturas:

  1. Gesso. Produtos semelhantes são usados ​​para nivelar paredes. Hoje, existem muitos tipos dessas substâncias, que diferem na estrutura e na qualidade dos componentes. Os mais populares são as misturas à base de gesso, às quais é adicionada uma fração fina de areia. Destinam-se ao nivelamento final das paredes, mas não são utilizados caso seja necessário formar camadas espessas. Materiais de cimento-areia são usados ​​como gesso primário. Freqüentemente, eles podem ser encontrados durante a decoração inicial de paredes em edifícios novos, onde ainda não estão cobertos com nada.
  2. Primer. Use-o antes de colar o papel de parede. Essas substâncias são misturas líquidas que não devem ser preparadas como no caso anterior. A composição dessas soluções inclui diversos componentes diferentes que permitem aumentar a adesão entre superfícies, bem como, se necessário, atuar sobre microrganismos nocivos. Portanto, são muito utilizadas no combate ao mofo, que é fisicamente impossível de remover.

Os primers podem ser condicionalmente divididos em vários tipos principais:

  • Acrílico. As misturas são versáteis, pois podem ser usadas para processar quase todos os tipos de materiais de parede. Entre as vantagens dos produtos estão o mínimo de odor e a secagem rápida.
  • Alkyd. Esse tipo de mistura é perfeita apenas para paredes de madeira, por isso seu uso hoje é limitado.
  • Mineral. Os principais componentes desta solução são cal, gesso e cimento. Projetado para o revestimento de superfícies de concreto e tijolo. Algumas espécies demoram muito para secar.
  • Primers de penetração profunda. A principal direção desses produtos é aumentar os parâmetros de resistência das paredes. As misturas podem penetrar em profundidades de até 2 cm, o que também permite influenciar o desenvolvimento de mofo e bolor por dentro.

Muitos primers são feitos com a adição de um pigmento colorido, importante para alguns tipos de papel de parede.

Etapas e ordem de trabalho: o que considerar?

A tecnologia de preparação das paredes antes da colagem do papel de parede depende apenas do seu estado inicial e do material que será fixado. Este procedimento pode ser dividido em várias etapas sequenciais:

  • Preparação geral. Isso inclui a pré-limpeza das paredes de sujeira ou materiais de proteção antigos. Este processo pode ser drasticamente diferente dependendo do que foi pintado anteriormente na parede. Se este for um papel de parede antigo comum, eles devem ser simplesmente removidos. A preparação de superfícies pintadas é considerada mais difícil. Hoje, muitos argumentam que essas paredes são perfeitas para colar. Basta fazer várias toras na tinta em vários locais, o que aumentará a aderência entre a cola e a parede. Mas é melhor remover completamente a tinta da superfície. Isso pode ser feito tanto mecanicamente com a ajuda de uma esmerilhadeira e um rebolo, quanto com soluções químicas líquidas especiais.
  • Pré-primer. A impregnação da parede irá desengordurá-la e fortalecer ligeiramente a adesão entre os componentes restantes. Para tanto, são utilizados diversos tipos de misturas, que podem ser adquiridas em lojas de ferragens.
  • Colocando. Este processo é complexo e também depende do estado da superfície. Se as paredes ou o teto foram nivelados antes, a preparação para a colagem envolve a remoção de pequenas irregularidades e o preenchimento das rachaduras com massa. Superfícies recentemente rebocadas, que já foram processadas e sem o uso de massa, também se prestam a um impacto mínimo. Um caso mais comum é quando a geometria das paredes da sala não é respeitada. Portanto, é importante preparar adequadamente esses planos para a aplicação dos materiais. O procedimento começa com o alinhamento dos cantos, que devem ser unidos rigorosamente em um ângulo de 90 graus. Isso permitirá que você obtenha juntas suaves, sem fendas e quedas. Depois disso, eles próprios começam a nivelar as paredes. Para fazer isso, uma fina camada de gesso é aplicada sobre eles nos locais onde existem diferenças significativas.

É importante criar uma transição suave para obter uma superfície completamente plana. Se as diferenças forem significativas, apenas uma nova mesa em todo o plano ajudará a alinhar esse defeito.

  • Preenchimento. O acabamento com misturas de primer é sempre executado antes da colagem de quase todos os tipos de papel de parede.

Material de superfície

O papel de parede hoje pode ser colado não apenas dentro de prédios de apartamentos, onde as paredes são feitas de concreto ou rebocadas. Materiais semelhantes também são ótimos para outros substratos.

Portanto, é importante prepará-los adequadamente dependendo do tipo de superfície:

  • Paredes de concreto. O papel de parede não adere a este material, pois absorve bem a umidade, o que afetará o funcionamento das folhas. Portanto, os especialistas recomendam o acabamento do concreto. Este procedimento começa com a limpeza da superfície com lixa fina. É importante, então, remover toda a poeira e preparar a parede. Para preparar o concreto, a parede deve ser totalmente coberta com massa de vidraceiro. Isso não apenas achatará o avião, mas também minimizará a absorção de umidade. Um algoritmo semelhante pode ser usado para paredes de tijolos que precisam de reboco adicional.
  • Drywall. As paredes feitas com este material são uma base ideal para papel de parede. Ao prepará-los, preste atenção nas juntas entre as telhas, onde se formam as fissuras. Muitos especialistas recomendam cobrir o drywall com uma régua fina, que irá esconder todos os defeitos e torná-los invisíveis após a colagem. É imprescindível que após este procedimento, o material seja preparado para aumentar a adesão.
  • Contraplacado, aglomerado e outros painéis derivados de madeira. Essas substâncias também são muito comuns como superfícies de parede. Teoricamente, você pode fixar o papel de parede neles sem preparação. Mas essa abordagem nem sempre é a ideal, já que a madeira incha rapidamente e quebra. Para melhorar a adesão, os especialistas recomendam o preenchimento total das placas ou a cobertura adicional com papel especial, que atuará como uma camada intermediária.
  • Argila. Paredes de barro não são tão comuns, já que esse material é utilizado como material de construção apenas por amantes de tecnologias ecologicamente corretas. Se as paredes de argila forem razoavelmente planas, não precisam de preparação adicional. Mas isso não impede a preparação deles, pois esta etapa é necessária para todos os tipos de substratos.

Que tipo de papel de parede vamos colar?

O tipo de papel de parede também afeta o algoritmo de preparação da superfície para fixá-lo.

É importante levar em consideração algumas nuances simples:

  1. Os de papel são de espessura insignificante, portanto, até mesmo pequenas irregularidades aparecerão através deles. Portanto, as paredes sob eles devem ser perfeitamente planas.
  2. O processamento do substrato deve ser realizado apenas com malha de reforço.Isso se aplica às áreas da casa onde existe o risco de fissuras que podem levar à ruptura do material.
  3. A superfície de papéis de parede de vinil ou materiais de base não tecidos pode apresentar ligeiras irregularidades, que podem ocultar. Uma característica desses tipos é que eles não deixam (não tecido somente após a pintura) entrar ar na estrutura da parede. Isso, por sua vez, pode levar ao desenvolvimento de um fungo. Para eliminá-lo, as bases devem ser impregnadas com anti-sépticos especiais.
  4. O papel de parede líquido é uma determinada camada de gesso decorativo, que permite ocultar irregularidades significativas. Mas ainda é recomendável nivelar as paredes por baixo, pois ao substituí-las por outros tipos, isso permitirá uma aplicação mais rápida e melhor.

Eletricista

A rede elétrica geralmente está localizada diretamente na superfície das paredes ou dentro delas. Se o seu cabo for simplesmente pregado por cima, é aconselhável colocá-lo em ranhuras especiais, que são pequenos canais.

O processo de preparação de paredes para papel de parede também inclui várias operações com aparelhos elétricos:

  1. Desmontagem de elementos externos. Remova o interruptor e os soquetes antes de aplicar o primer ou a massa. Neste caso, seu interior deve ser cuidadosamente protegido de sujeira e materiais de terceiros.
  2. Substituindo o cabo. Quase toda a fiação hoje está escondida sob o papel de parede, o que não permite que seja reparada de forma eficiente e em tempo hábil. Portanto, se sua rede for muito antiga e não puder suportar as cargas, a substituição do papel de parede é uma oportunidade de mudar completamente toda a fiação por uma nova. Esta operação é opcional e depende apenas do estado da rede elétrica.

Observe que todas as operações descritas acima só devem ser realizadas com a eletricidade desligada. A segurança do construtor que preparará as paredes depende disso.

Cor do revestimento da parede

A peculiaridade de qualquer papel de parede é que ele consiste em várias camadas. Isso, por sua vez, pode afetar não apenas a resistência, mas também a transmissão da cor de base. Hoje, depois de colar vários tipos de papel de parede, uma base escura ou vários tipos de manchas aparecem através deles. Esse recurso se aplica apenas a chapas finas e também a materiais líquidos. Para eliminar isso, você deve colá-los em paredes de tons claros.

Antes da colagem do papel de parede, recomenda-se pintar o fundo com cores claras com cal ou primer especial. Uma abordagem semelhante é necessária para superfícies de concreto e argila, que têm contraste significativo.

Observe que, se você usar papel de parede grosso, as manchas não aparecerão. Só podem ser perceptíveis se o papel de parede tiver uma textura transparente que permita ver o escurecimento por baixo da camada principal do revestimento de parede.

dicas e truques

Preparar paredes para colocar papel de parede é um procedimento bastante complicado que inclui muitas operações diferentes.

Para obter um resultado de alta qualidade, você deve seguir algumas recomendações simples:

  1. É aconselhável betume as paredes em várias camadas. É melhor começar este procedimento do início.
  2. Ao escolher os materiais de acabamento, você deve prestar atenção às superfícies a que se destinam. É importante que sejam compatíveis com a base, pois disso depende a durabilidade do seu serviço.
  3. Independentemente do papel de parede usado, as paredes devem ser niveladas o mais uniformemente possível. Isso permitirá que você os use no futuro para trabalhar com vários materiais. Depois de desmontar as telhas velhas, basta limpar a superfície e aplicar o primer. A versatilidade das paredes planas é que também podem ser utilizadas tanto para colagem como para pintura.
  4. A base é coberta com cal apenas se necessário. Se você fizer o alinhamento total, ficará leve após a aplicação da massa de acabamento.

Exemplos e opções de sucesso

A decoração da parede interior para papel de parede é uma oportunidade universal para resolver vários problemas de uma vez:

  1. A aplicação das telas ficará muito mais fácil, o que economizará muito tempo.
  2. As paredes lisas permitem decorar a sala com vários elementos que antes eram impossíveis de instalar.

Você pode decorar as paredes lindamente com suas próprias mãos, pois isso não requer conhecimentos especiais. Só é importante escolher os materiais certos, adequados para resolver certos problemas.

Você também pode simplificar essa tarefa com a ajuda de placas de drywall, que são adequadas para nivelar superfícies e precisam apenas de uma preparação mínima antes de colar.

Aqui está um exemplo de como uma parede parece perfeita, que foi nivelada com drywall e colado papel de parede cinza. Apesar dos tons aparentemente sombrios, o design da sala parece ótimo graças aos móveis certos e detalhes brilhantes - travesseiros.

Outro desenho original que consegui com a parede de gesso cartonado e o papel de parede. Tudo é selecionado com gosto delicado e parece maravilhoso.

As paredes preparadas são uma possibilidade universal de usar quase todos os materiais de acabamento.

Veja o vídeo de preparação das paredes para colar papel de parede com as próprias mãos.

1 comentário
0

Antes de colar, é necessário aplicar massa total nas paredes, mas para que a massa não brilhe através do papel de parede.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário