Escolha de papel de parede para combinar com a cor do teto
Independentemente dos tipos de papel de parede e das cores que serão usados para decorar o ambiente, é preciso entender que devem ser combinados harmoniosamente com outras partes do interior, inclusive o teto, para que não haja dissonância. Os especialistas observam que a combinação harmoniosa de cores do teto e das paredes pode afetar a condição de uma pessoa, fazendo com que ela tenha certas emoções e sentimentos.
Critérios de escolha
Quando uma pessoa entra em uma sala, ela deve experimentar certos sentimentos ali, e antes de tudo, conforto. Tudo depende do propósito da sala. Para fazer isso, deve ser devidamente formalizado. Se for um escritório, o seu design deve ser propício ao trabalho, mas quando for um quarto - aí a pessoa deve, antes de mais nada, relaxar.
Os cientistas provaram que a cor e a textura da decoração de uma sala específica afetam o estado psicológico de uma pessoa. Também pode aumentar ou diminuir visualmente o ambiente (dependendo das suas características), esconder alguns defeitos, dar aconchego ou conforto.
As características da escolha das cores de acabamento são as seguintes:
- Vale lembrar que aquelas opções de acabamento que são perfeitas para o escritório não cabem de forma alguma no quarto, por isso é importante decidir inicialmente o tipo de cômodo.
- Vale a pena escolher as cores do papel de parede em função da altura da sala, da cor do próprio teto ou do volume da sala.
- Se você precisar aumentar visualmente o cômodo, escolha uma cor escura para o teto e um papel de parede claro.
- Você não deve escolher papel de parede e teto da mesma cor. Isso pode criar uma sensação de bloqueio na sala.
- Para os quartos com janelas voltadas para o norte, é necessário selecionar tons suaves do papel de parede, independentemente da cor do teto. Desta forma, a luz natural da sala pode ser melhorada.
- As cores brancas tornarão a sala visualmente grande e alta, e também adicionarão solenidade.
Também é importante combinar cores para o design de interiores correto.
Os especialistas observam que essa combinação parecerá harmoniosa:
- Lilás e roxo. Às vezes você pode pegar e tons lilás. Eles ficarão harmoniosamente com vermelho ou turquesa.
- Azul claro e azul. Você pode pegar um "céu com nuvens" sob o teto. Isso adicionará sabor ao ambiente e o ajudará a relaxar.
- Luz. O branco pode ser combinado com o contraste do preto. O papel de parede vermelho também é combinado com o branco. Pêssego, bege, creme é uma ótima oportunidade para diversificar o berçário ou o quarto. Estas cores de papel de parede também podem ser usadas para a sala de estar em um design clássico.
- Amarelo e laranja combinam bem com verde ou roxo.
- O teto brilhante preto ficará lindo se for realçado por um papel de parede lilás suave.
- Um teto vermelho ou rosa é adequado para papel de parede cor de vinho.
- Verde, turquesa, verde claro ou esverdeado ficam lindos no quarto ou no berçário.
- O castanho e o branco podem ser combinados de qualquer forma e utilizados em divisões diferentes, por exemplo, um corredor, um hall de entrada ou uma sala de estar.
Quais escolher?
Tudo vai depender de certos fatores. Por exemplo, que papel de parede é adequado para um pedestal de teto de uma cor ou outra, que papel de parede é adequado para um sótão com um teto irregular ou um corredor com fluxos baixos. Também é importante escolher o papel de parede certo para um teto falso.
Vale a pena prestar atenção na hora de escolher os acabamentos das paredes e nesses momentos:
- O papel de parede é escolhido estritamente para combinar com a cor do teto, uma vez que desempenha um papel importante no design de qualquer ambiente.A cor do papel de parede, que fica harmonioso na parede, também dependerá de sua textura, estilo de design e cor.
- Também pode ser considerado um paradoxo quando um papel de parede simples e barato fica pendurado em uma sala com um teto falso caro, mesmo que sua cor seja escolhida corretamente.
Existem também quartos em habitações modernas que não têm janelas. Pode ser uma casa de banho ou um corredor. Lá é melhor usar cores claras do papel de parede, que podem iluminar o ambiente. Também é importante escolher a iluminação certa para essas salas. Um teto escuro e brilhante e um papel de parede branco ficarão bem em uma sala sem janelas. Isso dará a impressão de altura.
No banheiro ou no banheiro, você pode escolher um papel de parede brilhante. Eles devem estar em harmonia com o teto. Também podem ser cores brilhantes e incomuns. O principal é que tudo se faz com gosto.
Tudo na cozinha deve ser não só bonito e harmonioso, mas também prático. As cores do papel de parede devem ser escolhidas de forma que dêem vontade de comer. Esse pano também deve ser fácil de limpar. Você pode usar tons brilhantes de vermelho ou verde.
Além disso, a superfície das paredes pode ser decorada com elementos decorativos brilhantes. Vale a pena prestar atenção à iluminação. Você pode instalar holofotes que dividem visualmente a sala em diferentes zonas, por exemplo, para cozinhar e comer.
Você pode usar papel de parede com frutas ou árvores. Isso criará uma sensação de liberdade e apetite. Se for dada preferência ao estilo clássico, a ênfase deve ser dada aos tons claros ou café.
O quarto nem sempre precisa de luz brilhante e tons claros de papel de parede. Materiais escuros podem ser usados para seu design, mas eles não devem contrastar fortemente entre si e causar agressão. Também dará ao corpo uma chance de relaxar. Se o teto for visualmente baixo, ajudará a criar uma sensação de aconchego.
A sala de estar é onde geralmente os hóspedes são recebidos. Portanto, o design dessa sala tem suas próprias nuances. Você pode decorá-lo com papel de parede de diferentes cores e texturas. Também é importante usar móveis extraordinários que irão enfatizar um estilo particular de decoração.
A mobília do teto pode ter o mesmo esquema de cores. No contexto de um papel de parede de uma gama diferente, terá uma aparência atraente. Você também pode pendurar molduras de contraste ou prateleiras nas paredes.
O berçário deve ser projetado de forma que as cores não causem irritação e sejam percebidas de maneira adequada por uma criança de qualquer idade. Não use tons de papel de parede escuros e agressivos. Devem representar personagens de desenhos animados, animais e outros personagens aos quais a criança está acostumada.
O que deve ser feito primeiro?
Tudo depende da situação. Se acontecer de surgirem defeitos no novo forro, vale a pena eliminá-los antes de mais nada e depois proceder ao desenho das paredes.
Quando o papel de parede foi originalmente colado e depois foi necessário fazer o teto, não há nada de errado com isso. Hoje, existem muitas empresas que ajudam a realizar esse trabalho sem ruído e poeira desnecessários. O principal é que todas as cores sejam escolhidas corretamente e possam estar em harmonia umas com as outras.
É difícil nomear o preço final dos materiais que serão necessários para o belo design de uma determinada sala. Recomenda-se preliminarmente a confraternização em uma empresa que presta serviços de decoração para o lar.
Eles devem ter catálogos com opções de design. Esses projetos já foram implementados e, portanto, será mais fácil decidir sobre a escolha. Lindas ideias no interior podem ser conferidas na foto abaixo.
Se, com base no exposto, ainda for difícil decidir sobre a escolha do papel de parede que combine com a cor do teto, então você pode recorrer a especialistas que prestam esses serviços de forma econômica. Assim, você pode pagar uma vez e, em seguida, desfrutar constantemente do ambiente bonito e aconchegante do quarto. Também ajudará a evitar custos desnecessários para a compra de material.
Neste vídeo, você encontrará dicas de um designer italiano na seleção de cores para o interior.
O comentário foi enviado com sucesso.