Papel de parede para pintura: características de escolha
Recentemente, o papel de parede pintável se tornou cada vez mais popular. E isso não é surpreendente, pois as paredes cobertas com eles podem ser repintadas várias vezes sem comprar novos revestimentos e sem perder tempo preparando a superfície removendo os antigos. Claro, aqueles que estão interessados nesta opção de decoração de parede precisam tomar uma decisão sobre qual papel de parede para pintar é mais adequado para eles: a escolha depende, em primeiro lugar, do tipo de ambiente, das capacidades dos compradores e do sutilezas do próprio interior.
Tipos: prós e contras
Os revestimentos de parede deste tipo são diferentes e diferem uns dos outros. Suas diferenças se devem aos materiais de que são feitos. Distinguir entre papel, vinil (não tecido) e tipos de papel de parede de fibra de vidro para pintura.
Papel
Eles se parecem com um papel de parede comum, mas diferem deles por terem duas camadas de acordo com o princípio duplex. São bastante densos e espessos, possuem uma composição especial com características hidrorrepelentes.
Papéis de parede feitos deste material são texturizados, sua característica distintiva são as superfícies em relevo. Ao contrário da crença popular, este não é um papel de parede em relevo. As aparas de madeira são colocadas dentro do revestimento, entre a base lisa e a parte frontal. Dependendo do tamanho dos chips, pode-se obter um padrão grande ou pequeno.
Não tecido
O mesmo que o vinil - trata-se de um suporte não tecido, que é uma fibra estrutural densa, processada sob a prensa. Este material não enruga e é utilizado como superfície adesiva, e o vinil decorativo spray é espumado e borrifado na superfície frontal, por isso é possível criar padrões tridimensionais.
Este tipo de papel de parede tem vantagens óbvias sobre o papel: pode mascarar perfeitamente quaisquer irregularidades nas paredes e até fechar fissuras. Graças a eles, a superfície torna-se uniforme e mais durável.
A diferença entre os modelos de papel e não tecido é que a cola deve ser aplicada apenas na parede, sendo que a superfície desta é pré-equipada com uma base adesiva. Devido à confiabilidade e durabilidade do papel de parede de vinil, é especialmente recomendado colá-los ao realizar reparos cosméticos em casas recém-construídas.
Sabe-se que qualquer novo edifício "fresco" encolhe as paredes durante os primeiros anos de operação da casa, o que leva a irregularidades e rachaduras.
São justamente esses revestimentos que salvarão a situação, que não rasgarão, ao contrário dos de papel, e até impedirão que a rachadura se dilate ainda mais.
Vinil
O papel de parede não tecido espesso pode ser repintado dez vezes ou mais. No entanto, o tipo de espuma de vinil, que cria padrões uniformes e texturizados de incrível beleza, é um material bastante frágil que deve ser manuseado com muito cuidado: o padrão pode até ser arranhado com a unha. Portanto, cuidados especiais devem ser tomados tanto na colagem quanto na pintura.
Quando a tinta secar, o revestimento adquirirá sua dureza inerente, e a espuma de vinil não será mais quebradiça, pois ao aderir à tinta adquirirá resistência e durabilidade.
Não se sabe de onde veio o mito de que o papel de parede de vinil não é inflamável e é resistente ao fogo. Além disso, não é o que acontece quando estão em rolos, queimam-se e rasgam-se exactamente da mesma forma que os de papel. Por isso é recomendável começar a utilizá-los o mais rápido possível para a finalidade correta e devem ser pintados, caso contrário perderão rapidamente o seu aspecto.
Se ocorrer um incêndio repentinamente, os revestimentos não tecidos liberam produtos químicos tóxicos durante a combustão.
A superfície em relevo pode às vezes se desgastar, especialmente se a repintura for feita com muita frequência. Como o não tecido e o vinil são substâncias poliméricas, apresentam baixa permeabilidade ao ar, por isso não é recomendável colar sobre os espaços próximos a lareiras e quartos com esse papel de parede.
Mas, em geral, esse revestimento é muito confiável e vai durar anos, o principal é seguir todas as instruções necessárias para seu uso.
Fibra de vidro
Eles também são chamados de fibra de vidro ou fibra de vidro, sua tecnologia de produção é fundamentalmente diferente de outros tipos. Sua produção é baseada em tecido de cal, mármore e areia de quartzo e fibra de vidro. Por meio de uma tecnologia especial, o tecido de fibra de vidro é combinado com uma base de papel, o que permite obter materiais de diferentes texturas e densidades com uma decoração especial.
A fibra de vidro, como o vinil, é muito adequada para corrigir defeitos de parede (se forem pequenos). Os fios de fibra de vidro podem ser entrelaçados de diferentes maneiras, resultando em padrões bizarros na forma de árvores de Natal, círculos, losangos ou teias de aranha.
Vantagens e desvantagens
Qualquer tipo de papel de parede pintável tem muito mais vantagens do que desvantagens. Por exemplo, papéis de parede de papel são famosos por sua compatibilidade ambiental, apesar do fato de não poderem ser chamados de muito fortes, e se um conserto do tipo "faça você mesmo" estiver planejado na sala, coladores inexperientes podem rasgá-los devido ao descuido.
Porém, são mais baratos que os mesmos não tecidos e, apesar de qualquer base de papel ser fina e não ser considerada particularmente durável, com manuseio cuidadoso, podem ser repintados até cinco vezes.
O papel de parede de vidro reforçado é um produto de elevada resistência, pelo que é utilizado com sucesso tanto em edifícios residenciais como em locais públicos: em instituições administrativas, em escritórios, em clínicas e hotéis. Esses revestimentos podem ser atribuídos com segurança à categoria de laváveis: eles resistem não apenas à limpeza úmida com um pano, mas também à limpeza com uma escova.
A única desvantagem dos modelos de fibra de vidro é que, ao contrário do vinil e do papel, é muito difícil para eles ficarem atrás da superfície se for necessário mudar radicalmente o desenho das paredes.
Em geral, cada revestimento pintável tem vantagens comuns na forma de praticidade, facilidade de uso e espaço para criatividade. Se a criança decidir pintar no papel de parede, mas a tinta com a qual a superfície foi pintada originalmente é preservada na casa, você pode pintar facilmente sobre todos os desenhos e não haverá vestígios.
Além disso, o papel de parede para pintura de boa qualidade aumenta as propriedades de isolamento acústico da sala e retém bem o calor, especialmente quando se trata de modelos que podem sombrear pequenas rachaduras nas paredes. Quanto às deficiências ou características de um determinado tipo de revestimento - antes de tomar uma decisão final, é importante se familiarizar mais detalhadamente com as especificidades de uso de todas as variedades, para que não se engane na hora de comprar e fazer a escolha certa.
A propósito, dependendo da qualidade e da variedade, certos tipos de papéis de parede podem ser repintados vinte vezes ou mais, principalmente se for usada a mesma cor ou tom, próximo ao original.
Além das variedades de fibra de vidro, todos os outros modelos podem ser facilmente removidos das paredes e a preparação da superfície é simples.
Cores e texturas
Estão disponíveis para pintura modelos de cores branco ou creme de diferentes tonalidades, dependendo dos materiais que os compõem. Essa superfície pode ser pintada com uma tinta especializada projetada especificamente para esse fim.
As tintas coloridas para papel de parede são absolutamente ilimitadas em variedade: você pode escolher uma cor e um tom para cada gosto.
Quanto à textura do papel de parede, o próprio conceito de "textura" significa os próprios padrões em forma de linhas em relevo que são aplicados na parte frontal por meio de tecnologias especiais. A escolha da textura não deve ser tomada de ânimo leve. Parece que é fácil escolher papel de parede para pintar, pois sua cor pode ser qualquer, mas o próprio padrão, principalmente quando adquire certos contornos após o tingimento, também terá uma importância decisiva para o ambiente.
A cor do papel de parede, se desejado, sempre pode ser alterada, e o padrão permanecerá o mesmo, portanto, a escolha da textura também deve ser levada especialmente a sério.
Com um exame cuidadoso de um modelo específico de papel de parede para pintura, você pode descobrir que a própria forma da imagem pode ser ordenada e clara ou não ter contornos claros. Hoje, por exemplo, está na moda a mistura caótica de linhas e cores, o que, claro, se reflete em todos os lugares, inclusive na criação de texturas para revestimentos de parede de vários tipos.
Cada pessoa tem seus próprios gostos e preferências:
- Se a opção for por um padrão caótico, uma estampa com textura pequena e contornos arredondados será bem mais percebida pelos olhos do que um amontoado áspero de linhas.
- Se preferir um padrão "clássico" com repetição de um ornamento ou de figuras, as linhas suaves devem ser preferidas neste caso: após a pintura, esse padrão terá um aspecto vivo, agradável à vista e não causará tédio entre os convidados.
- Se o desenho for selecionado para o interior clássico obviamente estrito, é melhor dar preferência à máxima simplicidade dos contornos, com repetições da mesma figura ou flor. As formas do elemento principal devem estar corretas, alternando simetricamente entre si.
Existem também texturas que imitam a forma de uma pedra, tijolo, estuque rachado ou tinta. Esses papéis de parede são ideais para espaços de arte e habitats de pessoas criativas que preferem soluções de interiores modernas - ecletismo, loft e minimalismo.
O tamanho do padrão ou desenho também importa muito:
- Se você pretende focar a atenção do hóspede no papel de parede, um padrão grande será a melhor escolha.
- Se quiser chamar a atenção dos visitantes para os móveis, a melhor opção seria adquirir um papel de parede com uma pequena estampa para criar um fundo vantajoso para o espaço interior.
- Para uma sala pequena, também é recomendado selecionar papéis de parede exclusivamente com um padrão pequeno ou completamente liso: se o padrão for muito grande, a sala já pequena ficará visualmente "estreita" e parecerá ainda menor do que antes.
Como o mercado de materiais de acabamento oferece uma seleção muito ampla de papéis de parede pintáveis, é difícil para um comprador se decidir por uma opção de textura específica. Além disso, às vezes as pessoas vão à loja comprar papel de parede, sem saber ao certo como decidiram mobiliar sua casa.
A propósito, os padrões de parede podem rapidamente se tornar familiares e enfadonhos. Nesse caso, a opção ideal é um papel de parede absolutamente liso, que, à primeira vista, parece um tanto enfadonho e pouco atraente. No entanto, na verdade, suas vantagens são inegáveis: em primeiro lugar, uma superfície fosca lisa é a mais fácil de pintar e, em segundo lugar, a coloração pode ser transformada em um processo criativo fascinante: por exemplo, você mesmo criando um papel de parede colorido de uma tela branca para um brilhante faixa vertical, aumentando visualmente a altura do teto.
Qualquer papel de parede leve sem uma textura pronunciada pode ser facilmente repintado na cor desejada de forma rápida e eficiente. Portanto, vale a pena dar uma olhada nos modelos mais despretensiosos: afinal, você não pode apenas pintá-los com uma cor sólida, mas fazer desenhos ou estampas com suas próprias mãos.
Dimensões (editar)
Os tamanhos dos rolos variam. Eles não têm normas específicas, mas na maioria das vezes à venda você pode encontrar os seguintes parâmetros: 17x0,53 m, 25x1,06 m, 33,5x 0,53 me 125x0,75 m (para colar salas grandes).
Com base nestes tamanhos comuns, verifica-se que qualquer um deles ultrapassa as versões clássicas do papel de parede 10,05x0,53 m.
Aumentar o comprimento complica um pouco o processo de colagem, mas reduz significativamente a quantidade de desperdício e a largura grande mascara bem as juntas. Isso dá a impressão de uma textura de papel de parede sem costura e dá ao ambiente uma aparência harmoniosa e holística.
Quais escolher?
Claro, você deve escolher o tipo de papel de parede para pintura, orientado tanto pelas capacidades materiais quanto pelas características da sala em que eles serão colados.
Para teto
Muitas pessoas perguntam se este tipo de papel de parede pode ser colado no teto e qual é o melhor. Não existem tipos especiais de revestimento de "teto", mas o papel de parede em um suporte não tecido com um revestimento de espuma de vinil é mais adequado para colar o teto. São sempre colados ponta a ponta, portanto não requerem ajuste do padrão e "sobreposições", o que facilita muito a laboriosidade do processo, sendo que possíveis defeitos que surjam ao trabalhar com eles, após a secagem, são facilmente mascarados com pintar.
Para paredes
Para paredes, você pode usar qualquer modelo, o principal é que eles correspondam às especificações e orientação geral do interior da sala. Os papéis de parede antivandalismo são populares e confiáveis no mercado moderno, sendo ideais para decorar quase todos os ambientes. Os fabricantes recomendam usá-los em locais públicos, provavelmente devido ao fato de que revestimentos grossos e maciços podem parecer pesados e não totalmente confortáveis, mas com a organização correta do processo criativo, esta opção pode se tornar a mais versátil e atraente.
A durabilidade do papel de parede pintável antivandalismo é significativamente aprimorada, se sua produção utiliza a tecnologia de reforço utilizando fibras de origem natural e artificial para a camada interna. Neste caso, a camada externa é feita de um material com uma resistência especial ao desgaste. De acordo com as avaliações dos clientes, o melhor papel de parede de design com características antivandalismo aprimoradas é o modelo Welcome Color Choice.
Esses papéis de parede são feitos à base de algodão e seu revestimento externo consiste em uma fina camada de Teflon, que os protege de todos os fatores externos adversos.
O piso antivandalismo de cor quente ficará bem em casa:
- Em um apartamento comum e até em uma sala de estar, se o interior em si não for particularmente pretensioso e extravagante.
- Esta é uma opção de "economia" para um quarto de criança e uma família onde vivem animais de estimação, uma vez que tais papéis de parede estão perfeitamente protegidos de danos mecânicos.
- No corredor e na cozinha, eles também servirão por muito tempo e não perderão o brilho original, e isso é especialmente importante, pois é lá que os revestimentos sempre terão contato com agasalhos, calçados e contaminantes associados ao cozimento.
Se o papel de parede antivandálico for de boa qualidade, sua vida útil com repintura periódica pode ser de 40-50 anos.
Claro, nem todos podem comprar um papel de parede universal, apesar de poderem ser colados em qualquer lugar. O preço dos revestimentos antivandalismo, via de regra, é muito alto, e nem todos os compradores podem aproveitar essa oferta.Se você olhar os catálogos de fabricantes confiáveis, poderá encontrar papéis de parede pintáveis de elite, cujo preço será surpreendentemente acessível devido ao fato de que a variedade pode incluir coleções não vendidas do ano passado.
É assim que você pode escolher revestimentos de vinil não tecido confiáveis, que não têm medo da luz solar, da poeira e são protegidos da absorção de odores desagradáveis. Quanto às soluções de design, existe sempre a oportunidade de escolher algum modelo original de planta exclusiva, que, desde que devidamente colado e pintado, não ficará pior do que uma obra de arte.
Para uma varanda e uma loggia, o papel de parede deve ser selecionado de acordo com o lado em que a varanda está. Se for um lado ensolarado, recomenda-se o uso de cores claras para pintura, que são menos suscetíveis ao desbotamento. Com uma loggia isolada, as opções de papel de parede podem ser qualquer, até mesmo papel, mas ainda é melhor usar revestimentos não tecidos resistentes à umidade. É melhor escolher um padrão de uma única cor, e a largura dos rolos é maior, porque isso vai acelerar o processo de colagem e haverá muito menos juntas (isso é importante porque muitas vezes eles batem em um pequeno espaço) .
Ao colar uma varanda ou loggia, recomenda-se a utilização de cola destinada a papéis de parede pesados, e é melhor diluí-la mais espessa: para que tenha a consistência de creme de leite.
Para a casa de banho, os papéis de parede de fibra de vidro são os mais adequados devido ao facto de não terem medo de água e de níveis elevados de humidade. Como já foi mencionado, eles podem ser lavados à vontade e até escovados, por isso é melhor comprar esse modelo pintando-o em qualquer cor adequada, por exemplo, azul, bege ou turquesa claro.
Ao colar, é importante usar primers e compostos especiais projetados para trabalhar com fibra de vidro.
Para aqueles que estão especialmente preocupados com o problema da presença de juntas, os designers aconselham pensar na compra de papel de parede sem costura para pintura. À primeira vista, isso pode parecer surpreendente, mas esses modelos também existem. Além disso, a tecnologia de fazer revestimentos de parede sem costura veio até nós desde os tempos antigos, quando não eram feitos de papel ou fibra de vidro, mas de tecidos caros.
A principal característica desses papéis de parede é a largura das telas, cujas dimensões são muito maiores do que todas as opções conhecidas de revestimentos de parede: de dois e meio a três metros, e o comprimento pode chegar a 50 m.
As paredes são coladas com papel de parede sem costura, não de cima para baixo, mas horizontalmente, em uma única faixa que não é cortada em pedaços. Os tipos de padrões sem costura podem ser qualquer um: papel, não tecido e fibra de vidro.
Se falamos dos melhores fabricantes, os compradores notam especialmente a empresa alemã "Marburg", principalmente porque a alta qualidade alemã está em perfeita harmonia com o preço acessível de vários tipos de revestimentos de parede. O papel de parede com estilo da empresa "Marburg" é caracterizado por um alto nível de estética, padrões originais, resistência ao desgaste e uma vasta gama de produtos.
A base para a produção do papel de parede da empresa "Marburg" são sempre materiais de qualidade premium, que podem criar uma atmosfera doméstica única de beleza e conforto.
As coleções de moda, que marcam com uma variedade de cores e texturas, são lançadas anualmente, e sempre se dão bons descontos nos designs do ano passado. Você pode conhecer o catálogo de vídeos do papel de parede alemão "Marburg" no vídeo a seguir.
Pinte para papel de parede
A escolha da tinta para papel de parede deve ser feita de forma competente e responsável, pois existem muitos corantes no mercado. É preciso comprar tinta, focando não só no tipo de revestimento da parede, mas também no cômodo em que será utilizada.
Todas as tintas são divididas em três tipos principais: acrílica, alquídica e à base de água.
Além das tintas alquídicas, todas as outras são à base de água:
- Emulsões de água têm características de alta viscosidade e adesão a todas as superfícies, exceto metais, no entanto, não toleram mal altos níveis de umidade. Nesse sentido, não podem ser utilizadas em locais onde a umidade é muito elevada, pois essa tinta se dissolve facilmente em água e se lava com ela.
A emulsão de água é perfeita para papéis de parede de papel que são colados em boas condições de uso com uma quantidade suficiente de calor e secura.
- Tintas à base de látex contêm borracha de cloreto ou divinilestireno e são "parentes" do acrílico. A embalagem pode ser identificada como "tinta acrílica látex". São resistentes à água, duráveis e flexíveis, ajudam a esconder pequenas imperfeições em superfícies pintadas e são ideais para decorar paredes de banheiras, saunas e até grandes piscinas. Separadamente, deve-se destacar a excelente combinação desses corantes com revestimentos de parede não tecidos, bem como com fibra de vidro. O látex não deve ser usado para pintar o berçário e o quarto, porque sob sua influência a circulação de ar entre a superfície e as paredes é perturbada.
A tinta látex está disponível em branco, e outros tons podem ser feitos usando um esquema de cores, no entanto, os tons serão extremamente suaves e pastel e os tons brilhantes não funcionarão, isso deve ser levado em consideração.
- Tintas acrílicas são conhecidos de todos, pois são utilizados em todo o lado e não apenas para colorir papel de parede. Sua popularidade está crescendo porque eles são virtualmente inodoros e secam rapidamente. Eles podem ser usados para pintar papel, não tecido e fibra de vidro em qualquer ambiente.
Uma vantagem adicional das tintas acrílicas é que elas necessariamente contêm substâncias que evitam o aparecimento de fungos.
Os corantes à base de acrílico também estão disponíveis em branco e precisam de esquemas de cores, mas fornecem tons especialmente brilhantes e coloridos que os designers modernos adoram usar.
- Relativo tintas alquídicas, é importante saber que, ao contrário dos acrílicos, eles contêm substâncias na forma de resinas e óleos reciclados que podem fazer mal à saúde humana. Portanto, não é categoricamente recomendável pintar papel de parede em ambientes residenciais com tintas alquídicas, e ao comprar é importante não confundir a versão alquídica com a acrílica.
No entanto, para a decoração de locais públicos, a tinta alquídica é mais adequada devido à sua alta resistência à umidade e à luz solar e à presença de componentes antifúngicos nela. Alkyd tem características de alta aderência a superfícies e é mais frequentemente produzido em latas de spray, com as quais você pode criar composições de design interessantes com suas próprias mãos.
A única desvantagem é que, com o tempo, essa tinta pode desbotar e a superfície precisará ser repintada.
Qualquer tipo de tinta pode ser usada para pintar papel de parede de papel (claro, considerando se é um espaço residencial ou não). Para o papel, o látex é a melhor opção de coloração: não pesa as tapeçarias e melhora a resistência do papel de parede. Para colorir revestimentos de papel em áreas residenciais e de dormir, você pode e deve usar uma emulsão à base de água: é segura para a saúde e é barata.
O papel de parede não tecido se adapta bem à pintura com acrílico ou látex. Aliás, o tecido não tecido pode ser pintado dos dois lados, não apenas do lado de fora. A tinta é aplicada no verso da tela e, depois de totalmente seca, a tira é colada na parede. Assim, a tinta começará a sangrar na parte frontal apenas em lugares onde não há substância polimérica. O tom em si mudará um pouco, o que proporcionará uma textura mais atraente à parte frontal do papel de parede.
Se o papel de parede para pintura tiver uma composição totalmente vinílica, deve-se pintar apenas com acrílico, se desejar, dos dois lados.Os modelos de fibra de vidro também são pintados com acrílico ou látex - é assim que sua textura é enfatizada favoravelmente.
Entre os fabricantes de tintas estrangeiros populares estão os seguintes:
- Para papel de parede, um dos melhores é a empresa Vincent (França), que fabrica a famosa tinta fosca "Conformat".
- Também popular entre os profissionais é a empresa Dulux (Inglaterra), produzindo tipos de tintas de alta qualidade para diversos tipos de papéis de parede.
- Claro, não se pode deixar de notar a empresa finlandesa "Tikkurila", que é especialmente famosa pela pintura Joker, que tem um tom fosco profundo.
- Os fabricantes nacionais estão tentando acompanhar seus colegas estrangeiros. Então, uma empresa de manufatura "Rogneda" produz boas tintas à base de acrílico fosco, e a empresa "Tex" é especializada na fabricação de opções de acrilato de látex para colorir papéis de parede.
Todos os fabricantes têm excelente reputação, e a qualidade de seus produtos tem sido repetidamente confirmada por meio de inúmeras pesquisas com consumidores.
Não vale a pena comprar tinta em locais duvidosos, mesmo que seja muito barata. É melhor comprá-lo em uma boa loja de ferragens, onde você pode se familiarizar com todas as características do produto em detalhes e obter recomendações dos vendedores. Ao comprar, deve-se observar a data de fabricação da tinta, seu prazo de validade e a qualidade da embalagem.
Também não faz mal girar um pouco a lata de tinta nas mãos e sacudi-la levemente para se certificar de que não está engrossada ou vencida.
Como pintar e quantas vezes?
Todos os tipos de composições de coloração fosca são recomendados para uso se o ambiente for espaçoso e claro. As variantes com um ligeiro brilho são mais utilizadas para colorir áreas de descanso. É melhor não usar tintas brilhantes com brilho pronunciado em ambientes residenciais: o brilho pode causar dor ou desconforto nos olhos. A tinta semibrilhante pode ser utilizada para decorar as paredes da cozinha: adapta-se perfeitamente à limpeza e é resistente às influências externas. O aspecto acetinado da tinta caracteriza-se pela total falta de brilho, resistência à humidade e uma suavidade agradável, o que lhe permite decorar qualquer divisão.
A tecnologia de pintura em si, independentemente do tipo de papel de parede, é absolutamente a mesma para todas as suas variedades:
- Antes de colar, é necessário preparar as paredes (e o teto, se também estiver colado). Para fazer isso, você vai precisar aplicar grandes fissuras, remover o gesso velho, obter superfícies uniformes usando a mesma massa e, se você planeja colar a fibra de vidro, a superfície terá que ser preparada diretamente sob elas usando um tipo de primer de látex.
- Depois de concluída a colagem, é necessário esperar um dia até que a cola esteja completamente seca.
- A pintura deve ser selecionada com base no tipo de papel de parede e no tipo de ambiente.
- Para evitar gastos excessivos, é melhor pré-selecionar modelos de papel de parede com baixa absorção.
- Ao trabalhar, use um rolo (ou spray).
- A primeira camada de tinta é aplicada com impregnação completa de todos os relevos, sem manchas.
- Se você trabalhar com papel de parede de fibra de vidro, as manchas sempre permanecerão após a pintura. Para removê-los, a primeira demão de tinta deve ser aplicada ao longo da parede e a segunda em toda ela.
- Após a aplicação da primeira camada, o papel de parede pintado deve ser deixado secar por 12 horas, só depois poderá ser repintado.
Para obter a cor desejada, duas manchas em uma fileira são suficientes e, em alguns casos, você pode até deixar uma camada de tinta se a cor ficar boa e a própria coloração parecer uniforme e limpa. Se você precisa pintar papel de parede com um padrão "impressionante" em relevo, os profissionais aconselham o uso de uma tecnologia chamada "pincel seco": pigmento leve seco de tinta é aplicado nas saliências.
Isso também proporcionará uma expansão visual do espaço.
Decoração
Na decoração de papéis de parede para pintura, deve-se observar a unidade de estilo para que a harmonia e o conforto necessários sejam preservados no ambiente. Se você deseja combinar modelos de papel de parede com diferentes tonalidades de cor, é recomendável usar a chamada roda de cores gráfica, graças à qual você pode combinar com sucesso as doze cores principais e seus diferentes tons entre si.
Se uma combinação de papéis de parede diferentes for usada no interior, é importante que ambos sejam semelhantes em termos de design. Seus elementos devem ser harmoniosamente combinados e sobrepostos uns aos outros.
Exemplos de tais conexões são freqüentemente diferentes tons do mesmo tom ou desenhos feitos na mesma direção estilística.
Opções de decoração:
- Os ornamentos em forma de flores são combinados de forma ideal com padrões de madeira e colados no topo: isso lhes dá volume e vivacidade. Pode traçar uma linha original entre os papéis de parede multicoloridos, utilizando a decoração em forma de pilastras de poliuretano, tendo-os previamente pintado na cor que corresponderá à gama principal.
Podem ser ripas leves de madeira, bem como hastes de bambu, divididas em duas partes.
- Uma maneira interessante de decorar pode ser aplicada já no processo de pintura do papel de parede, que ficará espetacular e atraente. Por exemplo, a camada principal da tinta pode ter um tom brilhante, e quando seca, um azul é aplicado por cima com "flocos" de cores diferentes ou brancos, que lembram neve.
Se você aplicar o azul puro em uma parede de cores vivas, a superfície adquirirá um brilho pronunciado com um tom iridescente agradável.
- A borda estampada tradicional nunca sai de moda e é a maneira mais fácil de decorar. O ideal é que corresponda ao tom principal do papel de parede, e as cores em ambos os lados podem ser iguais ou completamente diferentes: por exemplo, o fundo amarelo ficará em perfeita harmonia com o tampo bege e a própria borda pode ser feito como uma combinação dessas duas cores na forma de um padrão intrincado.
- Para quem está iniciando a experiência em design, podemos recomendar uma das formas mais fáceis de decorar paredes. A questão é que duas camadas de tinta são usadas em uma sequência específica. Depois de aplicar a primeira camada, é necessário aguardar até que esteja completamente seca para, em seguida, aplicar a segunda, de preferência com uma pequena tonalizadora.
- Estênceis e monogramas são uma forma clássica de decorar paredes. Se você planeja usar um padrão feito em um estêncil, o papel de parede deve ser liso e melhor monocromático: isso ajudará a destacar e enfatizar a textura do padrão contra o fundo principal. A propósito, como as tintas acrílicas são frequentemente utilizadas na pintura de papel de parede, você pode se preocupar com a aquisição de uma quantidade suficiente delas para a decoração subsequente das paredes, após a conclusão da pintura principal do papel de parede.
O padrão é aplicado com a mesma tinta acrílica, mas em tonalidade diferente e, se necessário, pode ser fixada adicionalmente com verniz.
- Ao combinar o papel de parede em si e os elementos decorativos, é importante lembrar que o conjunto é um e nenhum elemento se destaca na imagem geral do interior. É esta abordagem que irá garantir a estadia mais confortável nas instalações do próprio proprietário e dos seus visitantes, sem causar transtornos e irritações.
Para decorar você mesmo o papel de parede, estão à venda vários estênceis do plano usual, bem como estênceis em forma de rolos, que permitem decorar o papel de parede com o mesmo padrão ao longo de toda a parede.
Se desejado, os blanks são feitos de forma independente: de fita adesiva, espuma de borracha ou papelão.
Os adesivos de vinil populares e prontos são uma ótima alternativa para a decoração de estêncil, mas seu preço é bastante alto, embora valha a pena: com a ajuda deles, o ambiente ficará lindo, original e especialmente claro.
Se o proprietário do papel de parede para pintura tiver boa capacidade de desenho, poderá pintar as paredes com motivos populares da flora e da fauna. Como já mencionado, para isso você pode usar tintas acrílicas, cujas cores e tonalidades podem ser feitas especialmente brilhantes. Porém, a pintura pode ser mais monocromática, “em sintonia” com a cor principal do papel de parede. Tudo depende da imagem geral do interior e da imaginação do designer.
O esboço é criado com um lápis e gradualmente complementado com tintas e pincéis.
Para que o desenho aplicado tenha uma aparência mais impressionante, é recomendável colar sobre a sala com antecedência um papel de parede liso para pintar. Assim, a pintura terá um aspecto brilhante e atraente, especialmente se o fundo for pensado com antecedência e pintado com muito cuidado.
Para dar originalidade ao interior, existe uma espécie de papel de parede pintável com um padrão pré-fabricado em 3D. Nesse caso, não é recomendável usar esses padrões em toda a sala, será melhor se você selecionar uma das zonas mais significativas com eles.
Ideias e opções no interior
O papel de parede para pintura é universal na medida em que as cores podem ser selecionadas, dependendo do estilo em que o interior já na sala é decorado, e se a situação mudar, a cor dos revestimentos também pode ser alterada:
- Para um interior clássico, o papel de parede pintado em tons pastéis calmos: do bege ao marrom, é perfeito. É preferível escolher um desenho em relevo, com uma textura clara e severidade de linhas, que irá enfatizar a "serenidade" e a estética dos clássicos. Neste caso, a pintura de papel de parede liso pode ser feita em uma camada, sobre a qual flores grandes são aplicadas com suas próprias mãos (na maioria das vezes, usando estênceis).
Se não houver habilidade de desenho, é melhor limitar-se a modelos de não tecido ou papel com um padrão pronto, pintando o papel de parede em duas camadas, o que tornará o desenho mais claro, e o tom em si é tão espesso e saturado que possível.
- Os interiores modernos, via de regra, não exigem clareza e abordagem estrita na escolha da cor e textura do papel de parede, especialmente quando se trata de soluções de interiores como minimalismo, alta tecnologia ou outros tipos de tendências ecléticas. Para que o revestimento de parede combine perfeitamente com as linhas caóticas do mobiliário moderno e a bizarra mistura de materiais, recomenda-se o uso de cores acrílicas brilhantes para pintar o papel de parede, escolhendo cores para diluir a tinta que correspondam à direção da cor principal no sala.
A combinação das cores amarelo e azul, bem como do vermelho e do laranja, terá um aspecto moderno, elegante e original, desde que o mobiliário seja igualmente luminoso e festivo.
- Para quem deseja decorar a sua casa ao estilo escandinavo, ao pintar o papel de parede, recomenda-se a utilização de cores discretas, mas claras: branco e todos os tons possíveis de cinza. Esta faixa iluminará o crepúsculo e a estação escura de maneira ideal e dará ao ambiente o efeito de luz e calor adicionais. Você pode pintar o papel de parede com uma cor cinza sólida e, neste fundo, colocar um padrão grande ou pequeno em um tom mais escuro usando um estêncil. O tamanho da imagem deve ser selecionado, dependendo do tamanho da sala: se for grande, flores ou padrões devem ser grandes, e se pequenos, é melhor limitar-se a papel de parede com uma pequena impressão de fábrica, porque levará muito tempo para aplicar um pequeno padrão por conta própria.
Você também pode pintar a parede de branco, sem usar qualquer coloração: ela sempre terá um aspecto fresco e relevante, especialmente quando se trata de papel de parede com padrão em relevo.
- O estilo loft é caracterizado pelo uso de revestimentos de parede na forma de tijolo, pedra, concreto e até mesmo gesso antigo.Devido à crescente popularidade desse estilo, os designers desenvolveram tipos de papel de parede com um padrão correspondente. Se desejar, pode-se adquirir papel de parede durável de fibra de vidro ou antivandalismo para tais fins, e depois "envelhecer" com lixa, tendo previamente pintado em uma cor adequada.
É para isso que existem modelos duráveis com grandes fios de fibra de vidro, que, quando bem pintados, ficarão de acordo com o estilo loft ou country, a critério do proprietário.
O comentário foi enviado com sucesso.