Escolhendo tinta para papel de parede para pintura
O papel de parede para pintura é uma solução bastante frequente e cómoda para quem faz reparações por conta própria ou para quem gosta de mudar frequentemente de ambiente. O mais difícil neste evento não é a escolha de uma marca específica de papel de parede e a sua colagem, mas sim a escolha da tinta, que pode ser de qualquer cor, mate ou brilhante, para diferentes tipos de bases, etc.
Visualizações
Existem muitos tipos diferentes de corantes adequados para uso sobre papéis de parede que podem ser pintados. Eles serão diferentes em vários parâmetros, como preço, condições de uso, consumo, entre outras características.
Uma das opções mais comuns são as variedades de tintas à base de água. Este tipo de corante é seguro para o meio ambiente e é adequado para uso em instalações residenciais. Entre outras vantagens, a superfície pintada com essa tinta é fácil de limpar: pode ser limpa com um pano úmido e lavada, embora não tenha nenhum cheiro. Seca muito rápido: basta um dia para a secagem da superfície pintada.
A desvantagem da tinta à base de água é a necessidade de uma preparação cuidadosa da superfície para a pintura. Se você não preparar bem com antecedência, o líquido será simplesmente absorvido pela superfície porosa, e você não obterá uma parede bem pintada, mas sim manchas feias ou nenhum traço de pintura.
Tinta acrílica para papel de parede pintável também é uma escolha frequente para renovação. Via de regra, ele é comprado para papel de parede não tecido, mas às vezes é racional usá-lo em papel ou papel de parede de fibra de vidro. A tinta acrílica à base de água é uma ótima solução para quem deseja uma cor de parede rica e vibrante. É muito agradável que com o tempo não desbotará e servirá por muitos anos. A tinta é impermeável, de baixo odor e de secagem muito rápida.
Outra tinta à prova d'água é o látex, que forma uma camada fina, mas muito durável, na superfície a ser pintada. É feito à base de tinta de base aquosa, à qual são adicionados polímeros individuais e acrílico. A camada de tal produto será tão forte que se você quiser removê-la mais tarde, será extremamente difícil de fazer: então, se você está procurando uma beleza duradoura para cobrir seu papel de parede, esta opção é para você. Essa tinta tem um consumo baixíssimo, preço acessível e é muito fácil de aplicar na superfície de qualquer forma.
A tinta de gesso ou o gesso decorativo combinam as vantagens de dois materiais ao mesmo tempo. Isso permitirá que você pinte simultaneamente sobre a área desejada, alinhe-a e dê uma bela aparência graças ao padrão resultante.
Como as diferentes bases são pintadas?
A escolha final da tinta depende do tipo de substrato. Dependendo do que as paredes são coladas para pintura, o material necessário será diferente. A escolha certa é a garantia de que o reparo não precisa ser refeito, e o resultado será agradável à vista.
Para papel de parede, tinta à base de água é a mais adequada. É fácil de aplicar, deixa uma camada fina, o que é suficiente: o papel de parede não deve ficar muito impregnado de tinta, pois há grande risco de ruptura. Este tipo de papel de parede é geralmente o mais barato, pelo que a sua qualidade muitas vezes não é muito elevada, mas são estes papéis de parede os mais frequentemente utilizados para trabalhos de interiores.
Para pintar papel de parede não tecido, você precisa comprar uma tinta à base de água ou látex. Esses papéis de parede são densos, como regra, em relevo e toleram facilmente até 15 repinturas.
Se você tem papel de parede de vinil, não se apresse em jogar fora suas embalagens: o fabricante indica o tipo de tinta exigida pelo fabricante. Esse papel de parede deve ser pintado em duas camadas: primeiro, é revestido com uma primeira demão sobre a parede e, em seguida, a tinta é aplicada diretamente. A segunda camada não deve ser forte - o líquido não deve penetrar profundamente no material.
Os papéis de parede líquidos também são populares. A tecnologia do “papel de parede chorando” é simples: a mistura seca é diluída em água e aplicada imediatamente na superfície. Depois de usados e aplicados na parede, não precisam mais ser repintados: são originalmente coloridos. Para uma cor mais uniforme, você pode pintar a parede antes de aplicá-los. A tinta decorativa perolada é adequada para papéis de parede líquidos que já secaram: isso vai enfatizar seu relevo.
Até agora, uma das maneiras mais comuns de dar uma boa aparência ao teto em quartos é usar papel de parede de teto. O papel de parede para pintura de teto é igual ao de parede, e para escolher o tipo de corante necessário deve-se partir dos mesmos princípios da pintura de paredes.
Espectro de cores
Nas lojas modernas, toda a paleta de cores e tons disponíveis ao olho humano é apresentada. As tintas podem ser vendidas prontas, com uma determinada tonalidade ou aquelas que você precisa misturar. Ou seja, é oferecida uma base branca e um conjunto de cores - líquidos que devem ser misturados com a base para se obter a cor desejada, por exemplo, o bege, que é apreciado por muitos no interior, sai pela mistura de branco, amarelo e laranja. Sem experiência, pode ser difícil fazer a tonalidade desejada imediatamente, e também é desejável misturar a tinta uma vez e em um recipiente para obter uma cor uniforme em toda a superfície pintada.
Esta opção vai ser muito interessante para olhar no quarto das crianças, no entanto, os adultos também vão gostar desta escolha.
O efeito obtido também é diferente: a superfície após a aplicação da solução pode ficar ao mesmo tempo brilhante e fosca, ou com efeito perolado, ou até com brilho. Você pode escolher um fundo branco e a tinta colorida será um destaque brilhante em sua parede. Uma solução interessante serão os tons de prata ou ouro, o principal é não exagerar.
Se você quiser algo um pouco diferente, escolha uma cor de grafite. Via de regra, é aplicado de forma que seja possível escrever e desenhar com giz na superfície.
Avaliação da marca
A escolha de tintas e seus fabricantes em nosso mercado é muito ampla. É difícil afirmar de forma inequívoca que algumas delas são melhores que todas as outras: via de regra, cada marca se especializa em seu próprio tipo de tinta.
Muitas opções encontradas no mercado são feitas na Europa: por exemplo, Dufa, Superweiss ou Wandfarbe são marcas alemãs famosas, tintas polonesas com o delicado nome Sniezka ou inglês Johnstone's também podem ser vistas nas prateleiras e nas lojas online.
Uma das marcas europeias mais conhecidas é a marca finlandesa Tikkurila. Tikkurila iniciou sua produção na Rússia em 1995. Os produtos da empresa são apresentados em todas as categorias de preços, e suas tintas à base de água de silicato estão se tornando líderes em vendas.
Na vizinha Suécia, é produzida a tinta Beckers, que é universal e adequada para pintar todos os tipos de superfícies e é usada por muito tempo, mesmo nas condições mais severas. Como a maioria das tintas europeias, é certificada e atende aos padrões ambientais reconhecidos.
Outra marca britânica Dulux, de propriedade da AkzoNobel, fornece tintas para 26 países ao redor do mundo. Os produtos da marca são resistentes à água, por isso são frequentemente adquiridos para reformas em cozinhas e banheiros. Outra vantagem é a resistência às manchas, por isso é recomendável utilizá-lo em ambientes com alta umidade.
As marcas russas em lojas de ferragens também são muito reconhecíveis.Os compradores são frequentemente recomendados a pintar marcas como "Nevskie Kraski", "Yaroslavl Paints" ou "Admiral". Por mais estranho que possa parecer, os produtos chamados "Eurolux" ou Empils também são feitos na Rússia e são de boa qualidade.
A marca turca Marshall produz produtos com baixíssimo consumo por metro quadrado, que suportam não só a limpeza com um pano úmido, mas também a limpeza com produtos químicos. Se está a fazer reparações onde há crianças que gostam de pintar nas paredes - compre tinta desta marca e não tenha medo que a tinta saia da parede junto com os desenhos das crianças.
Parkerpaint de outro continente oferece uma ampla gama de cores. A empresa americana garante facilidade de aplicação, alta qualidade do revestimento resultante e longa vida útil.
Outra marca americana, Shwerin-Williams, produz formulações de corantes cuja qualidade você não pode se preocupar na hora de comprar. Eles são produzidos em embalagens lacradas, portanto, você pode esperar uma longa vida útil deles, especialmente após um longo transporte da produção para a loja.
Nós contamos o consumo
O consumo da tinta utilizada pode ser muito diferente em cada caso.
Depende de vários indicadores:
- o tipo de papel de parede usado para a renovação;
- fabricante de tintas;
- o número de camadas.
Para não comprar muita tinta, primeiro você deve preparar e medir a área para pintura. Depois disso, todas as aberturas são medidas: porta, janela e outras, fornecidas pelo seu projeto ou imaginação. A área das aberturas é subtraída da área total: estes serão os parâmetros de que você precisa.
Via de regra, cada fabricante indica na embalagem de seus produtos o consumo aproximado de tinta por 1 m2. No entanto, você mesmo pode calcular: se for pintar a parede em uma camada, o consumo será de aproximadamente 150-180 g / m2 de tinta, se em duas - então já 250 g / m2 ou mais. Observe que ao pintar em duas camadas, cada camada separada deve ser mais fina do que ao pintar em uma camada.
Além disso, o consumo depende do tipo de superfície, pois cada tipo de papel de parede para pintura tem seu próprio tipo de absorvência. Por exemplo, o papel de parede de vinil permite-lhe poupar dinheiro, pois tem a menor absorção: não mais do que um litro de tinta por 10 m2. Se você comprou papel de parede com superfície áspera, como papel de parede de vidro, o consumo de tinta também diminuirá - preste atenção a isso.
De qualquer forma, para não se enganar, compre tinta com margem, então você terá a certeza de que não precisa correr até a loja e torcer para que a cor que precisa ainda esteja à venda.
As ferramentas de que você precisa
Um número surpreendentemente grande de ferramentas pode ser necessário para pintar bem as paredes. Claro, você pode sobreviver com os básicos - um rolo e escovas. É com eles que você vai aplicar a tinta diretamente na superfície.
Os rolos podem ser de espuma ou pele. A primeira opção é a mais comum, pois é usada para pintar superfícies lisas. Um rolo de pele é perfeito se você deseja um acabamento texturizado.
As escovas também são diferentes, elas diferem no material de que a pilha ou cerda é feita, no tamanho (largura) e na finalidade. Para que a escova tenha garantia de boa qualidade e não atrapalhe o processo, é preciso passar a mão no pêlo e verificar se os pelos de que é feita não saem.
Outras ferramentas úteis incluem o seguinte:
- fita adesiva para evitar situações em que a tinta saia dos limites necessários, danificando móveis, caixilhos de portas e outras coisas. A fita adesiva será simplesmente necessária se você pintar a superfície em várias cores, e também pode substituir os estênceis para você;
- o rolo de estêncil permitirá que você aplique o padrão em paredes lisas. Se você tentar, poderá fazê-lo sozinho, obtendo assim um padrão único nas paredes de sua sala;
- uma vala de tinta é um recipiente com fundo corrugado para espremer o excesso de tinta de um rolo. Além disso, o uso de tal ferramenta permitirá que o rolo seja impregnado uniformemente;
- misturador de construção para misturar tintas. É necessário quando se utiliza tinta velha ou tinta com adição de cor para obter uma cor uniforme em todo o recipiente. Se não estiver lá, você pode usar uma vara longa, mas o processo, neste caso, ficará significativamente mais lento;
- para acelerar o processo de pintura, você pode usar uma pistola - uma ferramenta que permite aplicar tinta em uma grande superfície em uma camada muito fina em um curto período de tempo.
Além das ferramentas acima, é extremamente importante usar equipamento de proteção individual:
- luvas, tanto de tecido quanto de borracha, que devem ser usadas em duas camadas;
- respirador;
- macacão;
- arco de cabelo;
- óculos de proteção.
Por quanto tempo ele seca?
Cada tipo de tinta tem sua própria taxa de secagem na superfície. Depende da composição, do ambiente - úmido na sala ou, inversamente, úmido e outras condições externas.
Outros fatores que afetam a velocidade de secagem incluem:
- A espessura da camada aplicada. Quanto mais espessa for a camada de tinta, mais tempo a superfície irá secar;
- Temperatura interna ou externa. Os fabricantes, via de regra, imprimem a temperatura operacional necessária na embalagem. Assim, por exemplo, em temperaturas muito altas, a tinta pode se tornar mais líquida, e não seca, respectivamente, o tempo de endurecimento aumentará;
- A porosidade da superfície a ser revestida. HÉ mais alto e, quanto mais tinta for necessária para uma pintura monocromática, maior será o tempo necessário para a secagem completa;
- Ventilação. As correntes de ar não devem ser permitidas, isso só piorará o resultado, e o revestimento começará a rachar, mas um sistema de ventilação competente e um fluxo de ar ativo ajudarão a acelerar o processo de secagem.
As tintas a óleo são os tipos de secagem mais longos de todos os tipos de materiais de coloração. Antes podiam secar por vários dias, mas nos tempos modernos começaram a ser adicionadas à sua composição bases pentaftálicas ou alquídicas, o que permitiu reduzir o tempo de secagem para um dia.
As tintas nitro e esmalte secam muitas vezes mais rápido: a segunda camada sobre a primeira pode ser aplicada imediatamente meia hora após a coloração, e a secagem completa ocorre no máximo 12 horas depois.
As soluções à base de água atingem a polimerização primária em algumas horas e secam completamente em cerca de 16-24 horas, mas existem alguns tipos que estarão completamente secos após 12 horas.
Quer você use tinta spray ou uma pistola, você pode se alegrar.
Este método de coloração economiza tempo de secagem, pois a camada resultante é muito mais fina do que na aplicação manual, respectivamente, o tempo de secagem é reduzido várias vezes.
Qual é melhor?
Para escolher a tinta certa para o seu caso, você precisa levar em consideração todas as condições em que terá que trabalhar. Se você estiver errado com a escolha, a aparência da sala onde a reforma será feita se tornará imprevisível. Na pior das hipóteses, você terá que remover o papel de parede desgastado e colá-lo novamente e, em seguida, pintar novamente as paredes.
Os seguintes fatores devem ser considerados para a escolha correta do material:
- Tipo de papel de parede. Lembre-se de que, por exemplo, papel e papel de parede não tecido requerem diferentes tipos de tinta;
- Formato da sala. Quarto de criança, corredor ou banheiro - são diferentes condições de funcionamento que devem ser levadas em consideração para que o revestimento tenha uma longa durabilidade;
- Aparência de superfície desejada. Ela pode ser lisa ou padronizada - portanto, a pintura será diferente;
- Possível consumo de tinta. As formulações de baixo consumo podem ser mais caras, mas para grandes áreas isso é uma vantagem que vai economizar dinheiro.
Com base nesses fatores, você pode escolher sem dor o tipo de tinta de que precisa e deixar o ambiente que está sendo reformado em um estado atraente.
Para obter informações sobre qual tinta é melhor escolher para pintar papel de parede, veja o seguinte vídeo:
Como pintar novamente?
Se você decidir pintar novamente as paredes, primeiro certifique-se de que a tinta antiga não saia da parede e que esteja bem aderida. Em seguida, a superfície deve ser lixada, livrando-se dos restos de revestimento que aderem à superfície de forma incerta e com risco de prejudicar o resultado, imprimada e pintada diretamente em uma ou mais camadas.
No caso de repintura das paredes, não importa com que tipo de pintura a parede foi pintada da primeira vez. Se a tinta acrílica foi originalmente aplicada na superfície, você não pode ter medo de repintar com uma tinta à base de água: ela ainda aparecerá.
Uma nuance que deve ser levada em consideração: se você vai repintar uma parede de uma cor escura para uma clara, primeiro pinte-a com uma cor neutra e depois com a cor clara desejada. Isso reduzirá o risco de manchas escuras e tornará o processo mais fácil.
Belos interiores
Para determinar a cor final das paredes e do teto da sala, você pode olhar as fotos dos interiores acabados.
Uma solução clássica - um acessório atraente na parede diversifica a aparência da sala.
A combinação de paredes claras e móveis claros e elementos de decoração é uma decisão ousada que agradará a pessoas extraordinárias.
Uma combinação de várias cores brilhantes, ou uma brilhante e outra mais suave, permitirá que você destaque certas áreas da sala.
As cores neutras sempre estarão em voga e são ideais para os aficionados do estilo clássico.
Além disso, o uso de papel de parede para pintura dá apenas para imaginação: qualquer padrão ou quadro na parede está em suas mãos.
Bem, se você decidir fazer paredes texturizadas, a tinta texturizada é a maneira mais fácil, rápida e econômica de obter uma superfície bonita.
Em geral, as ideias são legais.
O comentário foi enviado com sucesso.