Por onde começar a colar papel de parede?
O papel de parede é um dos principais elementos do interior de qualquer divisão. Devido à sua acessibilidade, tanto financeiramente quanto em termos de uma ampla variedade de cores e materiais, eles ganharam grande popularidade entre os compradores. No entanto, ainda não existe uma opinião correta sobre por onde começar a colar papel de parede. Vamos tentar descobrir as nuances de maneiras diferentes.
Por que é importante escolher o caminho certo?
Antes de adquirir este material de acabamento, é necessário levar em consideração um grande número de nuances, que no futuro ajudarão a traduzir as ideias concebidas em um reparo de alta qualidade:
- É necessário decidir se você executará a reparação por conta própria ou se uma equipe altamente qualificada o fará por você. No segundo caso, não devem surgir problemas e a única preocupação é a escolha dos revestimentos de parede. Acontece que você terá que pagar um certo custo pela qualidade do trabalho. Os especialistas escolherão de forma independente a opção de colagem desejada e, utilizando todos os materiais necessários, o mais rápido possível, atualizarão o design da sua sala com novos revestimentos de parede.
- Se você decidir fazer o reparo sozinho, precisa escolher os produtos certos, ter um conjunto completo de ferramentas necessárias em seu arsenal, escolher o ponto de referência certo e muito mais. Falaremos sobre isso com você agora.
A cada dia as pessoas estão cada vez mais atentas às reparações em suas casas. No século XX, a esmagadora maioria dos cidadãos soviéticos executava o papel de parede por conta própria, usando apenas um método - a sobreposição. Esta opção recomendava começar da janela e correr ligeiramente de uma faixa para outra. As telas produzidas já possuíam essa faixa, onde as folhas subsequentes deveriam ser coladas. Uma característica desse método era a iluminação, pois era graças a ela que tais sobreposições passavam quase despercebidas.
Além disso, a colagem por sobreposição era muito popular devido ao fato de que os cortes das janelas eram os mais lisos, e isso os tornava automaticamente pontos de referência confiáveis. Ainda hoje, este método é amplamente popular, no entanto, o progresso não pára e uma série de outros métodos são apresentados para você escolher.
A escolha do ponto de partida na maioria dos casos depende diretamente do próprio apartamento. Se compararmos os edifícios modernos com as casas da URSS, então podemos ver que hoje em dia eles começaram a prestar mais atenção à estrita verticalidade das aberturas de janelas e portas. Dispositivos especiais (nível e outras ferramentas) permitem que você verifique o quão vertical são as aberturas da casa.
Assim, a conclusão se sugere: quanto mais lisas as aberturas das janelas ou portas (e paredes em geral), mais pontos de partida podem ser escolhidos antes da colagem. Isso, por sua vez, ajudará a melhorar a qualidade da reforma.
Devido à inexperiência, a partida errada pode ser escolhida, o que pode levar a alguns defeitos visuais:
- Se o local de início da colagem foi inicialmente escolhido incorretamente, com o tempo a tela pode inclinar (a folha já estará colada em ângulo).
- Além disso, o encaixe da imagem pode ser complicado ou completamente impossível.
- A escolha errada pode levar ao aumento do consumo de produtos de parede.
Antes de começar, você precisa encontrar a abertura mais suave da sala. Se nenhuma das opções disponíveis for adequada, você pode criar um novo ponto de referência.Para fazer isso, você precisará de uma corda, uma carga e algo com o qual a corda será presa ao teto (por exemplo, um prego ou um botão). Procedimento: prenda um peso na ponta da corda e pendure-a com a ponta oposta ao teto usando um prego.
Em seguida, ao longo da linha resultante, desenhe uma tira com um lápis, que servirá de local para colar a primeira tira de papel de parede. Quanto mais suave for o ponto de referência inicial escolhido, menos dificuldades haverá com o trabalho de reparo.
Critérios de ponto inicial
Depois de escolher um ponto de referência estritamente perpendicular ao chão, você pode continuar a andar pela sala ou, mais precisamente, fechar seu retângulo. Mas há um obstáculo que quase todo mundo ignora - esses são cantos desiguais. Este defeito na construção da sala pode afetar a imagem geral da sala.
No entanto, existe uma maneira de tornar visualmente os cantos desiguais despercebidos. Para fazer isso, você precisa usar uma nova linha vertical ao colar cada uma das paredes. Graças a isso, a folha entrará apenas alguns centímetros na próxima faixa. Essa junta imperfeita esconderá visualmente cantos irregulares e preservará a estética do design do papel de parede selecionado. Você também precisa levar em consideração a iluminação natural da sala, uma vez que a luz do sol, sem sucesso, pode destacar visualmente as articulações.
Normalmente, uma porta pode ser escolhida como ponto de partida, porque as portas são substituídas com mais frequência do que as janelas. Ao substituir o saque, é necessário observar uma vertical estrita para que a porta fique perfeitamente nivelada. Portanto, muitas vezes as pessoas simplesmente começam a colar as paredes da porta, sem nem mesmo fazer as medições necessárias.
Se em sua casa ou apartamento os cantos do cômodo são perfeitamente planos, certifique-se também de que os produtos de parede estão bem colados. Uma única folha de revestimento de parede não pode ser simplesmente colada no canto da sala. Isso é carregado com a aparência de espaço livre entre ele e a parede, que no futuro pode causar danos mecânicos a ele (como resultado do qual um orifício é formado). A solução correta seria usar várias folhas, gastando um pouco mais de tempo, mas o resultado será de melhor qualidade.
Se o desenho for feito na forma de todos os tipos de listras e outros elementos geométricos, mesmo com cantos perfeitamente regulares, é uma tarefa bastante difícil encaixá-lo. É necessário respeitar estritamente a posição vertical e evitar escorregões. Só assim os desenhos da primeira e da última listras serão capazes de coincidir.
Variantes
Hoje, existem várias opções para colar papel de parede.
Da janela
Nesse caso, a colagem ocorre no sentido horário, começando do lado direito da abertura da janela. Ao usar materiais mais finos, o papel de parede sobreposto ficará quase invisível depois que a cola secar.
Da porta
Como já foi referido, a porta é um bom ponto de partida, pois acredita-se que são as portas das instalações que são substituídas com maior frequência.
Da esquina
Esta opção é uma exceção, uma vez que é usada apenas em salas com cantos perfeitamente planos. É melhor usar mais opções padrão.
Outros marcos
Qualquer grande marco na sala pode ser um excelente ponto de partida. Este método é relevante se houver mais de uma passagem de porta ou janela na sala. Assim, a maior abertura é o ponto de partida.
Usando várias linhas. Este método só é relevante se a colagem for feita em lados opostos de uma das aberturas (porta ou janela).
A escolha fica a cargo de quem realiza a reforma e é baseada nas características individuais do ambiente.
Ao começar a colar paredes, você precisa realizar uma série de medidas preliminares:
- É necessário limpar as paredes de revestimentos de parede antigos, incluindo gesso velho. Um pincel especial é usado para isso.
- É necessário desengordurar a superfície e aplicar uma mistura de primer.
- É necessário aplicar uma nova camada de gesso para esconder todos os tipos de irregularidades ou fissuras e, em seguida, aplicar um líquido adesivo especial.
Estas medidas preliminares ajudarão a melhorar a qualidade do reparo, uma vez que a superfície preparada agüentará mais firmemente o papel de parede.
Também é necessário realizar a limpeza preliminar da sala para que os revestimentos das paredes não se sujem: limpeza a seco e úmida (de poeira e sujeira). Uma atenção especial deve ser dada aos pisos, pois muitas vezes é neles que as medidas e a cola são feitas. Primeiramente, é necessário diluir a cola com água nas proporções necessárias (indicadas na embalagem).
Pontos importantes
Certifique-se de ter todas as ferramentas e acessórios necessários antes de iniciar o trabalho. Esses incluem:
- Régua, fita métrica, lápis e, se necessário, calculadora (para cálculos e marcações).
- Rolo de alisamento e espátula.
- Faca afiada para estofamento para cortar encostas e muito mais.
- Um balde de cola e um pincel.
- Escada e esponjas ou trapos para remover o excesso de adesivo.
Certifique-se de que todas as tomadas elétricas estejam desenergizadas antes de colar. Em seguida, você precisa remover a caixa superior (assim como a caixa do interruptor superior) e colar nas paredes. Em seguida, deve-se cortar o espaço para as tomadas e o interruptor e, após a secagem, recolocar suas caixas superiores. Este ponto é muito importante, pois durante o trabalho de reparo, a cola úmida pode entrar diretamente no encaixe, causando um curto-circuito.
Recomendações gerais:
- Escolha o papel de parede com cuidado para cada quarto individual. Lembre-se de que o papel de parede para um corredor não funciona em um banheiro e vice-versa, uma vez que os materiais de papel (que são mais frequentemente usados em corredores, corredores e outras salas de estar) não toleram a umidade. Estude as características das paredes e quartos e só então proceda com a seleção dos revestimentos de parede.
- Em caso de defeitos de parede existentes, recomenda-se a escolha de papel de parede não tecido ou produtos de materiais gofrados. Conseguem esconder pequenas irregularidades nas paredes e são muito fáceis de trabalhar.
- Você também precisa selecionar a cola para cada produto individual selecionado.
- Se você quer algo incomum, procure materiais naturais. São amigos do ambiente e a sua aparência irá realçar a individualidade e o gosto delicado dos proprietários da casa.
- O papel de parede líquido também pode ser atribuído ao incomum. A forma de aplicação assemelha-se a cobrir uma parede com gesso e, após a secagem, tornam-se macios e semelhantes a um tecido.
- O alisamento de revestimentos de parede é melhor feito na diagonal. Isso eliminará resíduos de cola e espaços de ar.
- Se você não tiver certeza de que pode fazer reparos de alta qualidade sozinho, é melhor recorrer a profissionais.
Como preparar as paredes para o papel de parede, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.