Todas as sutilezas de escolher papel de parede de teto
O papel de parede do teto ocupa uma posição de liderança entre os acabamentos modernos. Este material tornou-se popular, visto que há muito tempo é usado em decoração. Graças à seleção chique de cores e texturas, esses papéis de parede podem ser usados no design de qualquer ambiente. Eles permitem que você crie não apenas uma atmosfera de conforto, mas também melhore visualmente a percepção do espaço, tornando-o volumoso e incomum.
O que eles são?
Hoje, os papéis de parede de teto são apresentados em uma grande variedade, que vai desde modelos baratos e acessíveis a opções sofisticadas e caras. Todos eles diferem na qualidade da superfície, estrutura e condições operacionais.
Dependendo da tecnologia de fabricação, o papel de parede para o teto é dividido em:
- Camada única lisa.
- Estrutural. Eles são feitos na base de duas camadas de papel. O desenho em suas telas é aplicado usando serigrafia.
- Papel de parede de fotos. O tipo mais comum que os designers costumam usar para tetos. Sua composição consiste em partes separadas montadas em um todo no teto.
Os papéis de parede ultra-resistentes à umidade também estão disponíveis para uso em cozinhas e banheiros. A superfície desse material é texturizada e bem limpa de sujeira e poeira.
Já para outras salas, em que um regime de temperatura constante, então as telas gofradas com estrutura em relevo serão a escolha certa.
Eles são freqüentemente usados para decorar o teto de um corredor e também são indispensáveis para decorar um teto irregular.
Para salas pequenas e baixas, papéis de parede finos que imitam pedra ou azulejos de cerâmica são produzidos especialmente.
Composições de espelho com fios de seda também ficam bem nesta situação.
Material
No design moderno, existem muitas formas de acabamento do teto, mas os papéis de parede são os mais procurados, pois tornam o ambiente original e aconchegante. Para satisfazer as necessidades até dos clientes mais exigentes, os fabricantes desenvolvem constantemente novos esboços de produtos e reabastecem a gama destes produtos com telas originais.
No momento, existem cinco tipos principais de papel de parede de teto.: não tecido, vinil, líquido, papel e fibra de vidro. Seu diferencial é o material utilizado na fabricação.
O papel de parede não tecido é considerado o mais popular no design de tetos. São feitos de material denso, portanto, são capazes de esconder bem os defeitos nas superfícies. Além disso, as telas desempenham o papel de proteção adicional contra rachaduras no teto. Tais produtos não molham, portanto são perfeitos para pintura.
Para que o ambiente seja lindamente transformado, basta escolher a tonalidade desejada do papel de parede e criar uma textura com um padrão.
Os produtos de vinil, que são uma combinação de duas camadas, não são de forma alguma inferiores em suas características. A base desse papel de parede é papel ou não tecido, e a superfície é coberta com cloreto de polivinila. As telas têm propriedades de alto desempenho e podem ser texturizadas e lisas. O material é resistente à umidade e ao ataque químico.
Recentemente, papel de parede de fibra de vidro também tem sido usado para decoração de teto. Eles são feitos de fios de vidro por tecelagem.Além disso, os produtos incluem amido modificado. Os produtos podem ser pintados ou envernizados. A principal vantagem desses papéis de parede é a sua naturalidade, além disso, as telas não têm medo de danos mecânicos e podem servir com segurança por até 30 anos.
Uma das variedades de gesso decorativo é o papel de parede líquido. Eles se distinguem pela excelente aderência à superfície do teto, elasticidade. Adequado para acabamento de ambientes com irregularidades e grande número de cantos. Fabricado com produtos ecológicos - celulose e rayon. Esses papéis de parede são capazes de acumular calor, são à prova de som e de vapor.
As telas com verso em papel geralmente consistem em duas camadas de papel. Este tipo de papel de parede é o mais econômico para decoração. As principais desvantagens do material são consideradas a baixa resistência e a umidade, além disso, o papel de parede pode esticar durante o processo de adesivo.
O tamanho
Um indicador importante ao comprar papel de parede de teto será o tamanho. As opções clássicas de produtos são rolos 25 * 106, 17 * 53 ou 125 * 75.
Mas para decorar o teto, o melhor é dar preferência a lonas longas, isso vai ajudar a gastar material com economia e evitar desperdícios. Como regra, rolos com comprimento superior a 100 m são escolhidos para isso.
É importante notar que o tamanho do papel de parede pode variar dependendo do tipo de papel de parede. Por exemplo, as composições têxteis são produzidas com 53 a 80 cm de largura e 10 a 50 metros de comprimento. Para telas de juta, o indicador será diferente - 95 * 770 cm, e a fibra de vidro pode atingir comprimento de até 50 metros e largura de 1,5 metros.
Cores
O detalhe principal no interior é a cor do papel de parede, a criação de um ambiente favorável no escritório ou em casa depende da escolha correta da tonalidade.
O desenho do teto, paredes, piso deve estar em harmonia com o mobiliário e o estilo geral da sala.
Os designers recomendam escolher a faixa de teto adequada para cada sala, por exemplo:
- O principal local para ficar é considerado quarto, portanto, a harmonia da tranquilidade deve prevalecer em seu interior. Para o acabamento dos tetos deste quarto, tons de bege, amarelo ou laranja são adequados. Para pessoas mais enérgicas que não gostam de monotonia, você pode colar papel de parede em tons pastéis.
- Sala de estar e escritório - esta é uma área animada, aqui é necessário estimular a energia positiva para realizar o potencial criativo. Para essas salas, os tetos em tons de azul escuro com desenhos serão uma excelente opção.
- Na cozinha uma atmosfera de bom humor deve reinar constantemente. Portanto, é melhor para ela comprar telas em amarelo, vermelho ou laranja.
- Quarto infantil é elaborado levando em consideração a natureza e as preferências da criança. É aconselhável selecionar tons naturais para o teto desta sala e evitar contrastes de cores. Alternativamente, pode ser branco, bege ou amarelo.
Decoração
Qualquer projeto de teto deve ser bem apresentado, portanto, no final da decoração, várias decorações são utilizadas. Decoupage parece incomum com papel de parede de teto, que é um padrão com desenhos ou padrões temáticos.
Este tipo de desenho, via de regra, é adequado ao estilo clássico e é escolhido por pessoas que apreciam a extravagância. Você também pode adicionar elementos de estuque ao teto, eles parecem originais nas saliências sob os lustres.
Freqüentemente, no teto, o papel de parede é combinado com molduras. Essas são bordas de enquadramento especiais. As molduras vêm em formas retas e angulares. A sua utilização é infinita, devido ao seu aspecto invulgar, tais elementos de design permitem decorar o tecto de uma forma original e dividir a divisão em zonas.
Se o papel de parede para pintura foi usado como decoração, eles podem ser pintados com composições que imitam um céu estrelado com nuvens. As fotos com um anjo no teto também parecem incomuns.
Estilo e ideias de design
O interior moderno da casa é representado por muitos estilos de design. Apesar de a moda estar em constante mutação e exigir novidades, nos últimos anos, as notas antigas prevalecem na concepção dos tectos. Portanto, em salas de estar e cozinhas modernas, tetos com papel de parede dourado são freqüentemente encontrados. Ao mesmo tempo, os conhecedores dos clássicos optam por grandes padrões simétricos para decoração, que ficam espetaculares em telas de tons saturados. Além disso, nesta direção do interior, também existem papéis de parede monofônicos decorados com estuques e molduras.
Para o barroco, os designers recomendam o uso de telas com o tema de um palácio. O teto não deve apenas complementar a aparência geral do ambiente, mas também ser um símbolo da sofisticação do luxo no ambiente. Portanto, no barroco, os papéis de parede com grandes padrões são usados na forma de tramas geométricas. Quanto à cor, a escolha certa seriam as telas nos tons dourado, bordô e bege.
Rococó também é muito popular na decoração de antiguidades, sua principal característica são os tetos em azul claro, branco e rosa.
Se você deseja transformar o quarto em um canto aconchegante, você precisa escolher Provence com papel de parede de teto floral. O teto é decorado com telas de cores naturais e ornamentos florais.
Os papéis de parede desfocados são usados com mais frequência para interiores modernos. Este acabamento de teto não requer regras rígidas de decoração. As telas podem ter linhas claras e transições contrastantes.
Ideias populares para este projeto incluem tetos cobertos com papel de parede que imita couro, madeira ou pedra.
Como escolher?
Antes de colar o teto, é importante escolher o papel de parede certo. Como esse material é apresentado em uma grande variedade, não será fácil fazer isso.
Para que o processo de acabamento seja rápido e agrade com um excelente resultado, é necessário seguir as seguintes recomendações:
- Compre telas grossas à base de madeira natural. Eles são duráveis e não desbotam ao sol.
- Para esconder defeitos visuais da superfície, o teto deve ser colado com papel de parede em relevo.
- Fique atento à composição do material. Todas as informações necessárias estão indicadas na etiqueta do rolo.
- É necessário selecionar telas brilhantes para um piso leve, ficam bem em ambientes pequenos e ampliam visualmente o perímetro do espaço. O papel de parede com estrelas é incomumente combinado no interior dos quartos, criando uma atmosfera de leveza e leveza.
- Você precisa comprar o material de um lote, caso contrário, as cores podem ser diferentes.
Mais parecido com a escolha do papel de parede, você pode ver no próximo vídeo.
Vantagens e desvantagens
A grande demanda por papel de parede de teto deve-se às suas muitas características positivas. Em primeiro lugar, é o material de acabamento mais acessível. Existem diversos tipos de papéis de parede para teto no mercado de construção, todos feitos com diversas matérias-primas e que impressionam pelas cores ricas. Telas decorativas não são extravagantes para a superfície e, portanto, não requerem preparação adicional do teto. Devido ao aumento da densidade, esses produtos ocultam completamente todos os defeitos básicos.
Apesar dos prós, também existem desvantagens neste tipo de acabamento:
- Vida útil curta. A vida útil do material depende diretamente de sua qualidade. Portanto, muitas vezes é necessário trocar o papel de parede a cada cinco anos.
- A dificuldade de colagem. A decoração do teto e da parede são diferentes. Para aplicar as telas, é necessária ajuda externa, pois é difícil colar sobre a superfície horizontalmente.
Fabricantes famosos e análises
Hoje, existem muitas empresas que se dedicam à fabricação de papel de parede para teto. Assim, os produtos de vinil das empresas Essef, Redona, Azcoaga, Murela têm se mostrado bem. Seus produtos são conhecidos por sua resistência e conteúdo de fibra mineral. Além disso, esses papéis de parede não têm medo de umidade e podem ser facilmente aplicados no teto.Os fabricantes alemães Erismann, Erfurt, AS Creation também receberam boas críticas.
Exemplos contemporâneos e variantes
Para que um cômodo se transforme em uma fonte de conforto e aconchego para a casa, é necessário pensar corretamente em todos os detalhes do design, principalmente no teto.
As seguintes regras ajudarão a alcançar a solução de design mais interessante:
- Para uma sala escura com um teto baixo, você precisa usar listras verticais, elas ajudam a elevar visualmente a sala. Por outro lado, as linhas horizontais omitem espaço.
- No interior de grandes salas, ficam lindos os tetos forrados com papel de parede com um padrão, que conseguem esconder irregularidades. As pequenas composições, via de regra, são selecionadas para pequenos espaços. Para papel de parede de mirtilo, vale a pena considerar não só a opção de decoração, mas também a paleta de cores dos móveis. Se houver iluminação insuficiente na sala, telas de cores claras serão coladas.
- Recentemente, os tetos também foram decorados com papéis de parede de várias coleções. São ideias de design originais, mas para que a junta não se destaque, as telas devem ter a mesma espessura.
- A cor da decoração pode ser composta por duas tonalidades, mas devem estar harmoniosamente combinadas.
É importante notar também que, graças a este tipo de acabamento, é possível zonear os quartos de forma bonita. Assim, a sala será dividida em dois ou mais espaços funcionais. Por exemplo, em uma pequena casa, isso ajudará a destacar um estudo e uma área de recreação ou um local para jogos no quarto das crianças.
Se quiser obter algo inusitado no design, então é recomendável colar sobre o teto com papéis de parede de dois tipos, alternando com suas telas. As listras podem ser da mesma cor, mas diferem apenas no padrão. Composições contrastantes de inserções claras e escuras também parecem originais.
Dicas e segredos
Colar o teto com papel de parede requer não apenas todos os materiais, mas também aderência à tecnologia. Portanto, um pré-requisito para a execução do trabalho é a completa ausência de ar na sala. Portanto, as portas e janelas não devem ser abertas.
É importante se preocupar com as precauções de segurança - desconecte a fiação, coloque um chapéu e óculos de proteção.
É melhor colar o papel de parede, observando uma determinada técnica. Para que o efeito fique incrível, não basta apenas recortar as listras e decorar o teto com elas. Truques de design ajudarão não apenas a elevar visualmente o teto, mas também a dar ao interior uma aparência incomum. Para isso, utiliza-se a tecnologia de colagem de duas telas de diferentes texturas e cores. Esta combinação permite ocultar todas as imperfeições visíveis do tecto e realçar os locais mais bonitos da divisão.
Além disso, o papel de parede do teto pode ser lindamente pintado. Composições luxuosas se encaixam harmoniosamente no interior da sala e indicam seu estilo de design.
O comentário foi enviado com sucesso.