Papel de parede lavável: qual escolher?

Papel de parede lavável: qual escolher?
  1. Peculiaridades
  2. Que tipos são diferenciados?
  3. O que pode ser lavado?
  4. Variantes e exemplos no interior

O papel de parede lavável é especialmente relevante hoje. A principal vantagem já vem do nome - essas telas de papel de parede não têm medo da umidade e podem ser limpas até com um pano úmido. Estas superfícies são muito úteis na decoração de paredes de cozinhas, casas de banho ou divisões sujeitas a contaminação.

No entanto, os papéis de parede laváveis ​​têm características próprias e hoje são apresentados em vários modelos. Portanto, para escolher o papel de parede correto, é necessário levar em consideração algumas de suas nuances.

Peculiaridades

As características distintivas dos revestimentos laváveis ​​incluem os seguintes pontos:

  1. Esses papéis de parede são muito duráveis.
  2. Resistente à umidade.
  3. Fácil de cuidar.
  4. Eles têm uma longa vida útil.

Na compra de papéis de parede laváveis, eles devem ser marcados com uma marcação especial, que deve ser dada atenção especial, pois informa sobre o nível de resistência do revestimento.

Ao marcar, o papel de parede é dividido nos seguintes tipos:

  • Resistente a humidade. Uma onda é desenhada na marcação de tal papel de parede. Limpe-os com um pano ligeiramente úmido. Em alta umidade, existe o risco de danos ao revestimento. Portanto, não é recomendável colá-los em ambientes como, por exemplo, uma cozinha.
  • Lavável. Marcação de onda dupla. Neste caso, é recomendado limpar a superfície de tal revestimento com detergentes ligeiramente alcalinos.
  • Super lavável. Três ondas são indicadas na marcação desses revestimentos. Sua superfície pode ser limpa com uma esponja e vários detergentes e produtos de limpeza.
  • Super lavável e resistente à limpeza. Nesse caso, as marcações indicam as ondas e o pincel. Esse papel de parede pode ser limpo com várias soluções de detergente e limpo com uma escova sem medo.

Que tipos são diferenciados?

Agora você precisa considerar diretamente os tipos de papel de parede. Podem ser representados pelos seguintes modelos: vinil, acrílico, fibra de vidro, revestimentos metálicos, papel de parede de cortiça, sobre os quais é aplicado um revestimento de cera. Todos esses tipos têm suas próprias características e propriedades durante a operação. A seguir, consideraremos cada tipo de papel de parede lavável separadamente.

Vinil

Este tipo de revestimento lavável é o mais difundido e popular devido ao seu custo bastante baixo e uma ampla gama de opções. Esse modelo não é suscetível ao desbotamento pela luz do sol.

Por sua vez, o papel de parede de vinil pode ser subdividido em subespécies, dependendo dos métodos de sua produção:

  1. Telas de vinil espumado são bastante volumosos, mas muito leves. Eles não requerem preparação especial da superfície da parede antes de serem colados. É muito conveniente usar essas telas para esconder alguns defeitos na parede.
  2. Papel de parede plano de vinil são materiais bastante duráveis ​​e densos. Esse papel de parede é produzido por estampagem a quente. Normalmente, o vinil plano é feito para imitar uma superfície de pedra.
  3. Vinil de cozinha. Do nome decorre que este material é muito conveniente para decoração de paredes em cozinhas. Esses revestimentos são bastante densos e espessos e são produzidos com vinil emborrachado, o que torna sua superfície muito resistente à umidade. Esses papéis de parede podem ser lisos e em relevo.

Acrílico

Pelo nome é óbvio que na produção deste papel de parede se utiliza acrílico, aplicado sobre uma base de papel. Graças a esta camada, o material é resistente à umidade e fácil de limpar da sujeira.Deve-se notar que o material desses revestimentos possui boa permeabilidade ao ar. Não é recomendável lavar esse papel de parede com o uso de vários detergentes.

É melhor usar uma esponja úmida ao limpar esses papéis de parede.

Não tecido

Se as telas de vinil forem escolhidas para um ambiente úmido, como um banheiro ou cozinha, vale a pena escolher um papel de parede que contenha tecido não tecido. Os revestimentos não tecidos são muito resistentes à alta umidade. A vida útil deste material é de aproximadamente 20 anos.

Líquido

A principal vantagem deste modelo é o respeito ao meio ambiente. A adição de produtos químicos ativos não é usada em sua produção. Inicialmente, esse papel de parede é um pó seco e, quando aplicado na parede, deve ser bem misturado com água. Recomenda-se mexer com a mão.

Este material deve ser aplicado na parede em camada fina para evitar irregularidades. Não é necessária uma preparação especial das paredes para a aplicação da composição líquida.

Outros tipos:

  • Tecido. Este modelo é bastante exclusivo e raramente usado. Para sua produção, são utilizadas uma camada têxtil e uma base de papel.
  • Filme. Este tipo de material é feito pela aplicação de massa de policloreto de vinila sobre uma base de papel. Esta camada torna a superfície resistente à umidade.
  • Fibra de vidro. A base para o material deste modelo são os fios de vidro, o que torna as telas incrivelmente fortes, incombustíveis, resistentes ao desgaste e duráveis. Sua vida útil é de mais de 20 anos. É importante notar que tal revestimento pode ser pintado de forma independente em qualquer cor adequada. É aconselhável usar tinta látex ou acrílica.
  • Papel de parede metálico. Na fabricação desse tipo de revestimento, utiliza-se base de papel e folha de alumínio. Estes revestimentos apresentam uma ampla gama de vantagens: são mais duráveis ​​que todos os outros tipos, não requerem preparação da parede antes da colagem, aumentam o nível de isolamento acústico, são incrivelmente resistentes à alta umidade e são muito fáceis de limpar.
  • Papel de parede em cortiça revestido a cera. Este modelo é o mais natural e limpo para revestimento de parede, visto que este papel de parede é feito de casca de sobreiro. Uma camada de cera sobre a base fornece esse tipo de proteção contra umidade. Mas não é recomendado limpá-los com produtos químicos domésticos.
  • Teto. Este modelo tem um custo mais baixo em comparação com os tectos tensos e tem um aspecto bastante agradável esteticamente. Esse material não requer uma preparação cuidadosa da superfície.

Ao colar papel de parede lavável, é necessário levar em consideração algumas características:

  • Ao colar superfícies laváveis, atenção especial deve ser dada à cola que irá segurar o papel de parede. Este adesivo deve ter um efeito mais forte do que as superfícies de papel convencionais. Cada tipo de papel de parede tem sua própria cola. Para superfícies revestidas de metal, geralmente é usado um adesivo de dispersão contendo um fungicida.
  • Na colagem, atenção especial deve ser dada às costuras, para que durante a operação e limpeza as bordas do papel de parede não se afastem da parede quando a umidade penetra por baixo das costuras. Se houver uma lacuna entre as costuras, as tiras ficam encharcadas e perdem suas vantagens externas.
  • Não lave a superfície com muita freqüência, porque a limpeza freqüente pode ser prejudicial para qualquer revestimento.

O que pode ser lavado?

Para limpar as superfícies em casa, é melhor escolher uma esponja mais macia. Também é necessário preparar um pano seco com antecedência.

Em seguida, você precisa encher a tigela com água morna. Depois disso, você precisa adicionar um agente de limpeza a ele. Para lavar papel de parede, também são adequadas aparas de sabão, que podem ser feitas esfregando uma barra de sabão em pó em um ralador ou cortando-a com uma faca. As aparas são adicionadas a uma tigela de água e bem misturadas manualmente ou usando um mixer.

Em seguida, você deve umedecer bem a esponja preparada na solução resultante e espremê-la levemente.Na área contaminada, vale a pena fazer movimentos suaves com uma esponja sem aplicar muito esforço. Em seguida, é necessário limpar os restos de solução de sabão da superfície do revestimento com um pano seco previamente preparado.

Para manchas leves, uma solução de sabão é adequada.

Muitas donas de casa também costumam usar uma solução de bicarbonato de sódio para limpar o papel de parede. Este é um método bastante antigo e comprovado que ajudará a remover sujeira e depósitos. Para um litro de água, adicione 20-30 gramas de bicarbonato de sódio, que pode ser encontrado em qualquer cozinha.

Para manchas mais intimidantes, como manchas de gordura, é melhor usar produtos de limpeza doméstica. Ao utilizá-los, deve-se ler atentamente a composição para que não haja risco de danificar a superfície da tela.

Variantes e exemplos no interior

Algumas recomendações para o uso de papel de parede em design de interiores:

  • Se, ao renovar uma divisão, pretende-se colar diferentes modelos de papel de parede, então terá de escolher modelos da mesma espessura.
  • As cores brilhantes combinam-se melhor com tons suaves, pastel ou bege.
  • É necessário nivelar a superfície das paredes antes de colar.
  • Um movimento moderno e criativo é a seleção de uma parede da sala com a ajuda de telas originais. Tal parede deve ter uma cor clara e brilhante, e é desejável dar a todas as outras paredes cores neutras e sólidas.
  • Em quase todas as lojas de móveis, o vendedor pode fornecer um catálogo com produtos e exemplos com designs de parede originais.
  • Se você não tiver certeza da escolha correta da cor do papel de parede, pode comprar rolos de "teste" de diferentes modelos e ver em casa qual das opções se adapta melhor ao ambiente.
  • Depois de comprar papéis de parede texturizados, você pode pintá-los em qualquer cor a seu gosto, já que este tipo de revestimento é especialmente incolor para posterior pintura.
  • Os murais de parede retratando uma metrópole ou paisagem ajudam a ampliar visualmente a sala.
  • Se a sala tiver um teto baixo, os designers aconselham o uso de um revestimento de parede com listras verticais e para uma sala estreita ou corredor com listras horizontais.

Para mais informações sobre papel de parede lavável, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário