Papel de parede combinado no interior
Para criar um interior único, um design de quarto elegante e moderno, os designers desejam prestar atenção à possibilidade de combinar diferentes papéis de parede em um único espaço. Existem várias maneiras de fazer essa combinação, cada uma com seu próprio propósito e seus próprios prós e contras. Considere neste artigo todos os aspectos da combinação de papel de parede.
Peculiaridades
Os fabricantes modernos de papéis de parede oferecem há muito tempo vários papéis de parede adequados para combinar em uma sala. Os designers desenvolvem coleções especiais nas quais são apresentados papéis de parede duplos complementares, feitos no mesmo esquema de cores, do mesmo material, com o mesmo relevo. Normalmente um dos acompanhantes é uma tela brilhante e variada ou com um padrão de fantasia, e o segundo é uma versão monocromática que combina com a cor.
Mas isso não significa de forma alguma que, na hora de escolher um projeto para paredes, seja necessário estar estritamente pautado na proposta da fábrica. Com um bom gosto e compreensão das regras básicas de combinação, você pode criar seu próprio conjunto, único e especial.
Em primeiro lugar, vale a pena avaliar o tamanho e as características da sala, sua iluminação, forma e finalidade.
Para salas pequenas, escolha as cores claras de ambos os companheiros, isso ajudará a expandir o espaço e permitir a entrada de mais luz.
Uma combinação de papel de parede escuro com um padrão branco e um companheiro branco puro é possível. Listras verticais nas paredes ajudam a elevar visualmente o teto, mas se as listras forem muito ativas, certamente devem ser diluídas com um parceiro mais discreto.
Papéis de parede sólidos podem parecer enfadonhos, requerem muitos acessórios para criar uma atmosfera, mas estampas brilhantes nas paredes ajudam a trazer solenidade e elegância.
Assim, as principais características da combinação são a supressão deliberada de um padrão muito claro, que em grandes volumes pode causar desconforto, a colocação de acentos com o auxílio de soluções contrastantes, a introdução da variedade no interior da sala, a transformação do layout imperfeito do apartamento.
No entanto, com uma escolha independente de papel de parede complementar, você deve ter cuidado: normalmente, ao escolher mais de 2 tipos de telas, pode ser difícil evitar o caos. Quando a sala está totalmente forrada de papel, a mobília está arrumada, a impressão de desordem é criada devido à abundância de variegação. Você deve ter uma boa imaginação espacial ou usar interiores prontos se realmente quiser dar vida à ideia de combinar 3 ou 4 papéis de parede diferentes ao mesmo tempo.
Efeitos de decoração
Ao combinar o papel de parede, você pode concretizar alguns alicerces espetaculares em design de interiores. Por exemplo, concentre-se em alguma área da sala. No quarto, a parede com a cama pode ser revestida com papel de parede brilhante com estampa floral, enquanto as outras três paredes são em cor pastel simples.
Às vezes, o design de uma sala não termina com papel de parede na parede. O zoneamento prevê a continuação da colagem no teto. Esta técnica é utilizada tanto no quarto como na sala de estar.Neste último caso, na maioria das vezes procuram destacar qualquer parte da parede atrás do sofá ou atrás da TV, e sobretudo proprietários ousados combinam estes dois espaços, passando a colar sobre o mobiliário estofado, continuando no tecto e terminando com uma parte da parede atrás da TV.
O efeito visual da decoração pode fazer você sentir vontade de assistir a um filme no cinema.
Idéias ousadas vêm para aqueles que escolhem o zoneamento de parede com vários papéis de parede. Neste caso, não há significado funcional, onde e como colar esta ou aquela tela em cor e textura. Atenha-se ao princípio da simetria ou brinque com as características arquitetônicas da sala. Essa combinação ajudará a esconder um defeito no layout.
Se as paredes do apartamento forem irregulares, combinar papel de parede é a melhor maneira de escondê-lo. Acentos brilhantes distraem a atenção e uma textura bem escolhida alisa a parede visualmente.
A escolha certa do método de combinação ajudará a expandir o espaço e "aumentar" os tetos. Os designers há muito que usam os truques de combinar cores e estampas diferentes em uma sala para esses fins, agora qualquer um pode experimentar uma das opções, o principal é seguir o conselho e entender claramente o efeito que deseja obter.
A parede como um elemento brilhante de decoração ajudará a resolver muitos problemas:
- permitirá que você abandone a seleção de pequenos acessórios, como pinturas, estantes, espelhos decorativos, vasos;
- criará um destaque forte que pode ser suportado com apenas algumas almofadas em cores ou estampas semelhantes;
- economizará dinheiro na compra de atributos de design adicionais;
- dará uma sensação de integridade ao interior.
Os caminhos
Para escolher a melhor forma de combinar papel de parede, você deve determinar os pontos fortes e fracos da arquitetura da sala. Uma combinação competente de cores e padrões ajudará a transformar visualmente o ambiente, ampliá-lo e torná-lo mais claro. Vamos considerar esses métodos em mais detalhes:
Combinação horizontal
Esta técnica é conhecida há muito tempo e é amplamente utilizada para criar um estilo clássico. É utilizado por quem pretende expandir visualmente a divisão, torná-la espaçosa.
Ao criar um interior com uma combinação de papel de parede horizontalmente, é necessário cumprir estritamente os requisitos de design funcional e estilístico:
- a parte superior deve ser sempre mais clara do que a parte inferior. Caso contrário, a sala não ficará mais espaçosa, mas antes apertada;
- é necessário medir o comprimento do papel de parede a partir do chão para que a faixa horizontal da junta fique paralela à borda superior do móvel (a sala pode começar a "dançar" devido ao fato do chão, via de regra , nem sempre é perfeitamente plano);
- se a junta estiver ligeiramente aberta, pode ser decorada com uma borda de papel, ou uma moldura, ou uma ripa de madeira. Se as partes superior e inferior do papel de parede diferirem em espessura e relevo, a borda do papel não deve ser usada. É muito fino e não é capaz de fazer a transição bonita e suave.
As proporções de divisão horizontal são possíveis diferentes, muito depende do desenho e da impressão do papel de parede selecionado:
- Divisão de parede 50/50 será lindo e dinâmico se você escolher duas telas lisas sem estampa, de cores contrastantes, separadas por uma moldura branca. Você pode considerar um papel de parede com uma estampa, mas tenha em mente que nesta divisão você dá igual importância às duas metades da parede, o que significa que o desenho deve ser equivalente, caso contrário o desenho da sala ficará difícil de entender, causando polêmica emoções;
- A parte inferior é estreita, a parte superior larga. Esta versão clássica assume a solução mais compreensível: na parte superior - papéis de parede claros, na parte inferior - os mais escuros. Muitas vezes, nessas combinações, há papéis de parede com estampa listrada, padrão de damasco, padrão floral, companheiros monocromáticos;
- A parte inferior é muito larga, a parte superior é estreita. Esta é uma combinação requintada que pode ser jogada com habilidade escolhendo bons parceiros.Um fundo largo e monocromático com uma faixa estreita de papel de parede com um ornamento na parte superior parece bonito e elegante;
- Dividindo a parede em 3 partes. O princípio básico é o princípio da simetria. As seções inferior e superior devem ter a mesma largura, não importa quão larga seja a seção do meio.
Combinação vertical
Listras verticais nas paredes da sala tornam o teto visualmente mais alto. Além disso, não importa quantas dessas listras existem no interior. Por exemplo, em uma sala coberta com papel de parede liso em cor neutra, para adicionar realces ou criar elementos de decoração naturais, vale a pena acrescentar variedade introduzindo várias faixas de papel de parede com um enfeite. Essas listras parecem melhor como um atributo auxiliar de uma seleção de zona.
Por exemplo, uma TV pendurada na sala de estar pode ser emoldurada nas laterais por duas telas com um ornamento. O mesmo enfeite pode destacar com uma faixa larga a área atrás do sofá, em frente à TV.
Combinação patchwork
A popularização do feito à mão contribuiu para o fato de que agora quase todo mundo sabe o que é patchwork. Hoje, os cobertores da "avó" na moda foram movidos suavemente para as paredes.
Essa técnica combina uma variedade de estampas e cores. Listras, enfeites, uma gaiola, flores, bolinhas - tudo isso em uma parede, e parece harmonioso e alegre.
Painel
Este método permite decorar com criatividade as paredes de uma sala sem procurar pinturas ou pôsteres adequados. Um painel de papel de parede com uma impressão interessante combina bem com o papel de parede complementar ou com quaisquer outras telas que sejam adequadas em textura e cor, embora não carreguem uma carga semântica pesada, ao contrário de uma imagem. Você também pode considerar um papel de parede de foto.
A junta entre o painel e a tela principal é geralmente decorada com molduras ou ripas de madeira.
A combinação vertical na sala de estar é adequada com inserções de papel de parede com um padrão juntamente com um parceiro monocromático.
A forma do painel pode ser quase qualquer, mas formas geométricas como um retângulo ou um quadrado parecem harmoniosas no interior. Os cantos podem ser chanfrados ou arredondados. A escolha da geometria para tal imagem depende inteiramente da disponibilidade de uma maneira adequada de decorar a junta.
Ao decorar um design clássico ou um estilo barroco no interior, este método de combinação criará a atmosfera necessária e apoiará favoravelmente a ideia.
Sotaque
Muitas vezes, no design de interiores, existe uma técnica em que uma das quatro paredes da sala é feita com uma impressão de realce ativo, enquanto as outras 3 são lisas. Essa técnica é boa para qualquer ambiente. Assim, você pode escolher uma área de jantar na cozinha, uma parede com sofá na sala ou uma cama no quarto, uma área de recreação no berçário. Além disso, o uso de papel fotográfico em toda a parede também é muito apropriado.
Opções de combinação
A combinação de papéis de parede é possível usando vários métodos.
Um esquema de cores
As combinações corretas de cores são extremamente importantes no interior. Quando existem muitos elementos de tons diferentes, torna-se cada vez mais difícil combinar todos os acessórios em um ambiente harmoniosamente. Combinar papel de parede envolve combinar várias cores diferentes e até mesmo padrões diferentes. Para iniciantes neste negócio, os fabricantes sugerem o uso de papel de parede complementar. Nesse caso, você definitivamente não vai errar na escolha da tonalidade.
Para quem sonha em testar suas habilidades de design, existem muitas dicas e truques.
Uma maneira simples é combinar murais padronizados e lisos. Por exemplo, um parceiro branco puro é adequado para papel de parede com grandes rosas pêssego, peônias rosa ou lilás. Esta combinação é muito suave e macia.
Bege é bem adequado para estampas pêssego, e da mesma cor, mas alguns tons mais claros, para estampas rosa e lilás.
Papéis de parede bege funcionam tão bem com outras cores.Por exemplo, com marrom, pistache, amarelo e em um interior de estilo náutico, bege, turquesa ou azul são excelentes vizinhos na parede.
Combinações de papel de parede laranja e verde ou laranja e verde claro parecem brilhantes e positivas. Os amantes da cor laranja podem criar conjuntos mais rígidos com a ajuda de companheiros cinza, chocolate ou roxo escuro. Conjuntos de cores azul e laranja parecem orientais.
Tintos escuros ou bordô com azuis profundos criam um design muito ousado, mas elegante. Esta combinação é adequada para espaços amplos e cheios de luz.
O papel de parede claro com monogramas é um elemento de interiores moderados, adequado para decorar um ambiente em estilo clássico.
Layouts modernos de papel de parede colorido abundam em opções listradas. Você pode organizar telas listradas com parceiros monocromáticos, com telas com um ornamento ou com papel de parede fotográfico. Uma alternativa às listras horizontais e verticais é o cisalhamento e as ondas longitudinais.
Seleção por material
A combinação correta de dois tipos de materiais entre si em uma sala só será possível se as telas com propriedades idênticas. Eles devem se esticar igualmente e se comportar da mesma forma durante o encolhimento. Isso evitará divergências de costura. Em um interior onde a junta não é decorada com nada, é melhor comprar papel de parede companheiro duplo pronto.
Os murais de parede são geralmente de papel e finos. O companheiro é colado a eles com uma sobreposição, às vezes a junta é decorada com molduras.
Os papéis de parede em tecido e vinil apresentam uma vantagem em termos de combinação - são produzidos sobre uma base de papel (não esticável) ou não tecido (esticável). Dependendo dela, eles podem ir bem com qualquer outro companheiro.
O papel de parede de cortiça está ganhando popularidade. Em opções de combinação, são bastante caprichosos, não toleram ficar sobre uma parede de telas feitas de outros materiais, pois elas próprias são bastante grossas. Mas eles podem superar o interior de um nicho arquitetônico ou uma parede de uma sala como um todo.
Como combinar texturas?
O papel de parede do parceiro de fábrica para paredes, via de regra, tem a mesma textura. Ao escolher um companheiro, você deve seguir a mesma regra. O relevo deve corresponder completamente ou ser semelhante. No entanto, a combinação de uma tela texturizada e em relevo com um papel de parede completamente liso terá uma aparência muito elegante e moderna.
O que mais deve ser considerado?
O papel de parede combinado complica o design da sala, por isso a escolha dos móveis e acessórios, os materiais de acabamento devem corresponder à ideia, caso contrário, a sala vai adquirir um aspecto desordenado e desarmonioso.
As cortinas chamam muita atenção para si mesmas. É melhor que sejam brancos neutros ou do mesmo tom do papel de parede. Se as telas nas paredes não têm padrão, as cortinas podem conter qualquer estampa, se um dos parceiros tiver algum tipo de ornamento ou imagem, por exemplo flores, as cortinas podem repetir o padrão ou ser monocromáticas.
O piso, independentemente de ser linóleo, parquet ou laminado, geralmente não tem forte influência na harmonia do interior, porém, se o revestimento não tiver uma cor natural ou aspecto artístico, a combinação do papel de parede deve ser neutra, sem acentos fortes, para não sobrecarregar o interior.
No design de interiores clássico, os parceiros geralmente não são dois tipos de papel de parede, mas papel de parede e painéis de madeira. Esta combinação é apropriada para combinação horizontal. Neste caso, as portas e painéis são da mesma madeira, com a mesma textura e com a mesma cor.
Elementos de pedra de frente ou paredes pintadas freqüentemente entram em aliança com o papel de parede. Na primeira opção, a junção de diferentes materiais pode parecer desleixada, por isso é melhor escolher um método de combinação de materiais com ênfase em uma parede, onde toda a parede será forrada com pedra e o resto será colado com papel de parede.
Ideias para salas
O apartamento que mais utiliza a técnica de combinação de papéis de parede é o estúdio. O layout implica uma combinação da sala e da cozinha, que apenas pedem para serem separadas visualmente. Em um apartamento estúdio, é melhor escolher opções com uma combinação vertical com um efeito de zoneamento.
Em uma sala pequena, por exemplo, em um berçário, uma combinação de patchwork ou conjuntos usando papel de parede de foto infantil com esboços de desenhos animados serão adequados.
As opções de combinação da moda em uma sala retangular são infinitas. Entre eles, você pode encontrar uma combinação de zonas com um alongamento de uma inserção brilhante no teto. Esta técnica tornará a sala mais quadrada. O método horizontal ajudará a expandir o espaço.
Uma casa de campo é uma oportunidade para implementar diferentes métodos de combinação no mesmo território. Excepcionalmente, você pode organizar diferentes papéis de parede no sótão. Devido à arquitetura especial do teto em tal cômodo, a combinação do papel de parede muda para outro nível, no entanto, as regras gerais permanecem inalteradas.
Recentemente, as paredes do banheiro e do toalete foram frequentemente decoradas com papel de parede. Nessas salas, telas resistentes à umidade são combinadas com painéis de plástico ou azulejos, porcelanato.
Erros de alinhamento
Ao combinar papel de parede, existe a possibilidade de cometer erros que, em vez de um interior harmonioso, irão criar uma variação excessiva.
Não escolha opções em que ambos os tipos de tela contenham um padrão brilhante. Esses interiores são difíceis de entender, causam fadiga e irritam os olhos.
A mesma regra se aplica ao papel de parede texturizado.
Não combine papéis de parede que difiram em material e relevo, a menos que você tenha certeza de que a divergência das costuras pode ser evitada. Ou use molduras e ripas de madeira.
Não escolha um design com três ou mais papéis de parede diferentes se não tiver certeza de como eles ficarão juntos.
Lindos exemplos no interior
O design dos quartos com papel de parede combinado parece luxuosamente baseado no princípio da criação de um painel.
Em um pequeno apartamento de um cômodo do tipo "Khrushchev", um método comum de combinação com a atribuição de zonas - para descanso, trabalho ou sono.
O próximo vídeo é sobre como combinar corretamente o papel de parede no interior.
O comentário foi enviado com sucesso.