Cola para papel de parede: como escolher a melhor?
Na hora de escolher o papel de parede, não se deve esquecer que a cola para papel de parede pode mostrar toda a beleza das telas, fixando-as com segurança na parede, ou dizer que o reparo não foi bem-sucedido e o papel de parede caiu. Fabricantes estrangeiros e nacionais oferecem uma grande variedade de cola. Algumas formulações são aplicadas diretamente na tela, enquanto outras são aplicadas na parede ou no teto. Tem aquelas que já estão aplicadas no papel de parede, basta umedecê-las com água para começar a colar. O principal é escolher a cola certa para um determinado tipo de papel de parede.
Características da composição
A mistura adesiva é um pó seco, geralmente branco. É diluído em água, tornando-se uma massa viscosa, transparente ou tingida. A consistência da massa depende da quantidade de água adicionada.
O adesivo para papel de parede consiste nos seguintes componentes:
- Uma base com uma grande fração de massa. Para isso, utiliza-se principalmente metilcelulose ou amido modificado.
- O acetato de polivinila (PVA) é um componente da mistura para folhas de vinil. É uma substância atóxica, quase inodora, que não representa um perigo para a saúde. Mas, ao mesmo tempo, possui excelentes propriedades adesivas.
- Bactericidas e fungicidas são ingredientes antifúngicos que previnem não só o mofo e o bolor, mas também os insetos.
Pessoas de diferentes idades e condições de saúde estarão constantemente na sala coberta com papel de parede.
É por isso você precisa escolher uma composição que atenda às seguintes condições:
- Alto nível de respeito ao meio ambiente e segurança. A mistura deve estar livre de substâncias tóxicas. Isso deve ser indicado na embalagem.
- A cola deve se dissolver uniformemente na água. A composição diluída não deve conter grumos.
- Os adesivos industriais modernos podem ser armazenados prontos por vários dias em um recipiente fechado em um local fresco, sem alterar suas propriedades.
- Ao comprar, é necessário estudar cuidadosamente as informações da embalagem para conhecer melhor as características de uma determinada mistura adesiva.
- O mais importante é o grau de adesão, ou seja, a capacidade adesiva. É distinguido como inicial e final. A força de adesão do composto à superfície no momento do contato é chamada de adesão inicial. A adesão final é o grau de adesão da teia à superfície após a secagem do adesivo. O valor numérico deste indicador na embalagem não pode ser encontrado, mas existe um verbal que fala de alta capacidade adesiva ou bom deslizamento após contato com a parede. As misturas adesivas com PVA têm o maior grau de adesão, a metilcelulose - meio e o amido modificado - o mais baixo.
- A próxima característica é a compatibilidade do adesivo com a superfície da parede ou do teto. Um bom fabricante indicará se o adesivo é adequado para superfícies de madeira, concreto, gesso ou metal.
- A porcentagem de fungicidas é a terceira característica. A norma não passa de 3%. Uma quantidade maior é prejudicial à saúde humana.
- O equilíbrio de pH de 7 é um bom valor ácido-base. Com este indicador, o papel de parede não adquirirá manchas amarelas após a secagem.
- Uma composição resistente à umidade é importante para salas altamente úmidas.
- Higiene, ausência de substâncias tóxicas e odores desagradáveis.
Cada formulação possui características próprias que afetam a compatibilidade com a superfície.
Com base nessas características, todas as espécies foram condicionalmente divididas em 5 grupos:
- Altamente especializado para papel de parede de papel barato. Consiste em base (97-100%), fungicida e bactericida (0-3%).Fica gradualmente fora de uso devido à estreiteza do aplicativo.
- Adesivo de papel de parede de vinil consiste em cerca de 75% da base, cerca de 25% - PVA, de 0 a 3% - bactericida e fungicida. Além de telas pesadas de vinil, é adequado para não tecido, papel duplex, papel gofrado, natural sobre base têxtil. A desvantagem de usar papéis de parede baratos é o alto preço da cola.
- Universal adesivo de papel de parede não é chamado assim por nada. O preço relativamente alto e as boas qualidades adesivas tornam esta cola, de acordo com os fabricantes, adequada para os itens acima. Mas os milagres não acontecem: para papéis de parede pesados de vinil, é melhor escolher uma mistura especial.
- Adesivo para papel de parede não tecido adequado para eles e telas de papel. Ele simplesmente não consegue lidar com opções mais pesadas.
- Mistura especial para fibra de vidro É uma composição de dispersão de maior resistência. Esta é uma cola cara, mas pode ser usada para colar folhas têxteis, metalizadas, não tecidas, laminadas. Consiste em 50% de base, cerca de 50% de PVA e não mais do que 3% de fungicida e bactericida.
E mais uma coisa: as misturas de cola são vendidas em baldes plásticos prontos ou em embalagens (e também em baldes pequenos) - na forma seca.
Tipos por tipo de cobertura
Compatibilidade de três componentes: superfície de parede (teto) - papel de parede - cola garante que o papel de parede irá deliciar os olhos com sua beleza por muito tempo. Mas para isso é preciso conhecer as características do próprio revestimento, ou seja, o papel de parede. Isso o ajudará a encontrar melhor a combinação certa. Existem cerca de 10 tipos de papéis de parede. Vamos nos concentrar nos mais populares.
Vinil
Esses papéis de parede são talvez os mais populares. Papel ou material não tecido é usado como base para vinil. O vinil é aplicado a eles.
Dependendo do método de aplicação, o papel de parede é dividido em:
- Liso - esse filme se assemelha a ladrilho de cerâmica ou pedra, a colagem é realizada em paredes relativamente planas sem falhas profundas;
- Espumada - o filme é respirável, esconde bem os defeitos das paredes;
- Sólido devido a uma película densa e rígida que imita materiais naturais de acabamento (pedra, tijolo, têxteis, gesso texturizado); esses papéis de parede são adequados para pintar;
- Panos de estampagem a quente (serigrafia) - um material mais fino, devido ao qual todas as falhas de construção nas paredes serão visíveis; antes de colar, deve-se fazer um forro.
O papel de parede de vinil encolhe depois que a mistura de cola seca e pode formar lacunas. É muito importante usar a cola "vinil" correta para que o papel de parede não caia com o peso.
Papel
O tipo de papel de parede mais efêmero. Para evitar que a cola do papel de parede apareça no papel fino e deixe manchas amarelas, é melhor usar misturas sintéticas. Vale a pena colar as telas com cuidado, pois ficam muito úmidas com o adesivo e podem quebrar.
Não tecido
O não tecido é uma combinação de fibras têxteis e celulósicas usando um polímero como a fibra de vidro. É mais resistente que o papel de parede, não muda de tamanho na hora da colagem. Apenas a parede é coberta com o adesivo, o que facilita muito o trabalho. Mas a tela é translúcida, portanto, tanto a parede quanto o teto devem ser cuidadosamente processados, e a cola não deve conter grumos não dissolvidos.
Fibra de vidro
Esses papéis de parede serão uma salvação para as casas onde vivem animais de estimação ou crianças ativas: eles não mostram marcas de garras e golpes de bola ou Lego. Além disso, eles não são prejudicados por pinturas repetidas, que podem atualizar o interior. Esse papel de parede pode ser usado como teto, porque, em primeiro lugar, devido a uma cola especial especialmente forte, eles podem resistir por muito tempo em uma superfície horizontal; em segundo lugar, é uma versão respirável do revestimento de parede que respeita o meio ambiente.
O papel de parede líquido tem características semelhantes. Na aparência, são materiais completamente diferentes.Se um adesivo especial foi criado para papel de parede de fibra de vidro, que é aplicado na parede antes da colagem, então a cola seca já está incluída na mistura do papel de parede líquido, que é misturado simultaneamente com todos os outros componentes.
Diferenças de propósito
A escolha de uma mistura para colar papel de parede pode ser feita com base na experiência pessoal, anúncios de fabricantes, conselhos de amigos e parentes, consultores de vendas. Quando questionados sobre qual conselho confiar, a resposta será: todos e ninguém. Afinal, só quem faz a reparação conhece as especificidades da superfície e do tipo de papel de parede, bem como a humidade da divisão. E o mais importante, para que serve a cola: paredes, teto, juntas, meio-fio.
Para telas de papel de parede
Conforme mencionado acima, os fabricantes oferecem diferentes tipos de composições para telas de papel de parede de diferentes tipos. Aqui deve-se acrescentar que os adesivos não são apenas transparentes, translúcidos, mas também com um indicador de cor. Esse pigmento colorido permite revestir telas e paredes sem perder uma área. Assim, é garantida uma cobertura completa. Se a cola entrar na frente através da junta, não importa, depois de um tempo o indicador fica sem cor.
O preço dessa mistura é mais alto. Ela pode ajudar especialmente os iniciantes. Se a colagem for feita por profissionais, não vale a pena gastar dinheiro.
Já que na colagem de paredes e tetos estamos falando de grandes folhas de papel de parede, o adesivo deve proporcionar uma boa aderência. Para melhorar essa qualidade, tipos pesados de papel de parede são produzidos com fundo, geralmente de papel ou tecido não tecido. Mas a geração mais velha está bem ciente de outro tipo de plano de fundo para papel de parede - jornais, que eram usados para colar nas paredes. Essa não era uma solução ideal: papéis de parede de papel fino apareciam, tinta de impressão aparecia nas telas. Foi então que surgiu a ideia de fornecer ao papel de parede um forro especial.
Agora os fabricantes oferecem substratos não apenas para nivelar paredes, mas também para isolá-los no processo de colagem de papel de parede. É antibacteriano e absorve a cola de maneira uniforme, evitando bolhas de ar. É um material isolante de som. É fácil cortar, colar; não está sujeito a decomposição, condensação de umidade e mofo. Na troca do papel de parede, o forro permanece na parede, o que economiza significativamente no nivelamento e isolamento das paredes.
Mas existe a possibilidade de nivelar as paredes antes de colar o papel de parede diretamente com a própria cola. Esta é uma técnica muito comum usada por profissionais e DIYers. Esses primers são feitos de uma mistura de PVA e cola de papel de parede. Mas, como muitos adesivos já contêm PVA, não há necessidade de misturar com nada. A menção de que a cola pode ser usada como primer deve estar na embalagem.
A vantagem desse método é que você não precisa comprar primers especiais, que podem custar mais caro e até secar por mais tempo. A necessidade de esperar que o primer de cola seque completamente depende da composição: a metilcelulose não requer secagem completa, o amido deve secar completamente.
Para preparar as paredes e o teto com uma mistura de cola para papel de parede, você precisa de:
- compre cola que também pode ser usada como primer;
- Diluir um pacote de 250 gramas em 5-6 litros de água fria, mexendo bem com um misturador;
- deixe a composição por 5 minutos;
- adicione água suficiente para obter a consistência de kefir (provavelmente, será um balde inteiro de cola);
- com um rolo de pele (nos cantos - com uma escova), imprima as superfícies das paredes e do teto;
- deixe secar por 4 horas.
Ao colar, você pode cobrir apenas uma superfície com adesivo - papel de parede ou parede (dependendo do tipo de papel de parede), ou ambos, se o papel de parede for muito pesado.
Stykov
Esta é uma composição especial que serve para colar a tela em locais de difícil acesso: cantos, atrás de um radiador, perto de uma janela ou porta. É diferente de qualquer outra cola para papel de parede. Tem uma velocidade de engate muito elevada.Vem em tubo, tem dispensador e às vezes pincel para aplicar em superfícies de difícil acesso com tubo.
Desde que a cola da costura não esteja seca, pode ser facilmente removida com água e um pano. Depois de seco, isso não é possível. A composição usual perto de uma bateria quente ou em uma parede mal preparada pode comprimir o papel de parede e a junta nesse local se dispersará. Com cola para juntas, isso não acontece. É adequado para qualquer tipo de papel de parede.
A composição no tubo já é uma solução de trabalho, não precisa ser diluída em água. O único perigo é que em estado líquido não pode ser despejado no ralo, pois irá prejudicar o meio ambiente. Seco - totalmente seguro. Muitas empresas bem conhecidas produzem adesivos comuns com suas próprias marcas.
Para colar as costuras dispersas, é necessário molhar as bordas das telas que se afastaram da superfície e destacá-las da parede. Aplique o adesivo de junta, pressione na superfície e role para melhor adesão. Para aumentar o efeito, é aplicado papelão na junta e a junta é aquecida por meio dele com um secador de cabelo de construção.
Bordyurov
Bordas de papel de parede são freqüentemente usadas para decoração e colagem cuidadosa dos cantos entre a parede e o teto. Eles diferem em textura e relevo. E você precisa usar uma cola especial para eles. É distinto por sua densidade. Além disso, tem secagem rápida.
As bordas podem ser coladas de duas maneiras: com um recorte entre as telas - alinhado e sobre o papel de parede. Ambos os métodos devem garantir uma adesão completa à superfície. No primeiro caso, o uso de cola comum pode levar a juntas dispersas. No segundo, com papel de parede texturizado, não vai grudar bem neles.
O formato dos pacotes de cola de borda pode ser diferente. O tubo é o mais conveniente de usar.
Como fazer em casa?
Devido a várias circunstâncias, torna-se necessário fazer cola de papel de parede com as próprias mãos. Não é tão difícil preparar uma tal composição, e os componentes não são raros. Existem várias maneiras de preparar a pasta.
Método um - para colar papel, papelão, papel de parede:
- despeje água morna em um recipiente de metal e adicione centeio ou farinha de trigo (na proporção de 2 colheres de sopa de farinha por 1 litro de água);
- Ferva a pasta em fogo baixo por 5 minutos, mexendo bem.
Método dois:
- despeje água em um balde ou panela e adicione gradualmente a farinha (na proporção de 1 parte de farinha e 3 partes de água);
- mexa bem o conteúdo;
- cozinhe em fogo muito baixo, mexendo sempre, até ferver;
- depois de ferver, coe e deixe esfriar.
Método três - para paredes em uma sala com umidade normal:
- misture 0,75 kg de amido de batata e 0,2 L de álcool desnaturado ou álcool (metílico) de madeira;
- despeje 1,5 litros de água na mistura e mexa;
- adicione água fervente 8-9 litros;
- ferver;
- em um recipiente separado, diluir 100 g de alúmen (o alúmen é vendido em uma farmácia) em 0,3 litros de água;
- Combine a solução de alúmen com a mistura resultante e agite;
- a pasta é resfriada e filtrada.
Método três - para paredes em salas com alta umidade:
- Diluir 40 g de cloreto de cálcio (preparação farmacêutica) em 0,6 l de água;
- ferver;
- em um recipiente grande separado, misture 0,4 l de água e 0,4 kg de amido de batata;
- adicione cloreto de cálcio fervente aqui;
- aqueça a mistura e adicione 4–5 litros de água quente;
- ferva por 2-3 minutos.
Fabricantes
Na Rússia, as pessoas estão acostumadas a usar adesivos de fabricantes nacionais e estrangeiros. Alemão Metylan (Metilano), Francês Quelyd (Kelid), Francês Kleo (Cleo), Francês Bostik SA (encomendado por Leroy Merlin), Alemão UHU encantam os consumidores com a qualidade dos bens e uma variedade de produtos: adesivos para pinturas e juntas, como bem como as fronteiras causam críticas positivas. Além disso, os compradores falam sobre a versatilidade de alguns tipos de composições: eles são adequados não apenas para colar papel de parede, mas também para colar uma variedade de materiais. O que nem sempre agrada ao consumidor é o preço.
Um dos adesivos mais populares é "Momento" (assim como Metilano, esta marca pertence à Henkel). Isso é qualidade, variedade, preço acessível. Segundo as resenhas, a cola nem sempre fica uniforme, mas ao mesmo tempo os compradores a apreciam por ficar armazenada no estado líquido por mais de 10 dias. Isso torna possível colar costuras soltas.
Das opções russas, talvez a mais popular seja Qualidade... Esta é uma boa cola de amido modificado para diferentes tipos de papel de parede, incluindo vinil, de acordo com avaliações de clientes. O preço baixo é um bônus adicional à qualidade.
Nuances ao escolher
Antes de comprar cola para papel de parede, é necessário levar em consideração as características das superfícies e do ambiente como um todo. Saber a temperatura, umidade e qualidade do primer o ajudará a selecionar a mistura certa.
Não se esqueça que o objetivo do vendedor é vender o produto por um preço mais alto. E a tarefa dos compradores é comprar o produto certo. Portanto, você deve estudar cuidadosamente as instruções nas embalagens e só então consultar o vendedor.
Os adesivos de amido comprados em lojas vêm em dois sabores: amido natural ou amido modificado. Uma composição com amido natural barato e confiável deve ser fervida e esperada que inche (3 horas). A composição com amido modificado mais caro é diluída com água fria em 5-10 minutos.
Os adesivos de base sintética não são suscetíveis a infecções fúngicas e mofo, ao contrário das formulações naturais (incluindo aquelas produzidas por conta própria).
Você não deve economizar na compra de produtos de marcas desconhecidas.
Um princípio importante: quanto mais pesado o papel de parede, mais espessa é a cola. Isso significa que, para telas de vinil pesadas, você precisa escolher uma mistura especial, para as leves, você pode escolher uma composição universal. Se sobrar na casa um pacote de cola especial da reforma anterior, pode ser facilmente usado para papel de parede claro, basta adicionar mais água.
Você encontrará uma aula magistral sobre colagem de papel de parede no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.