Qual papel de parede é melhor - vinil ou não tecido?

Qual papel de parede é melhor - vinil ou não tecido?
  1. Qual é a diferença?
  2. Resistência à umidade
  3. O que é mais seguro e o que é mais prejudicial?
  4. Qual é mais pesado?
  5. O que é mais forte?
  6. O que é mais caro?
  7. Quais são os mais macios?
  8. Facilidade de colagem
  9. Como identificar o material?
  10. Qual é a melhor escolha?

Consertar ou equipar um apartamento nem sempre é uma tarefa fácil, e muitas vezes há muitas questões que não são tão fáceis de resolver. A produção moderna oferece uma grande variedade de escolha de produtos, e muitas vezes a escolha é feita "ao acaso", embora seja necessário abordá-la com mais seriedade. Por exemplo, vale a pena considerar qual papel de parede é melhor - vinil ou não tecido.

Qual é a diferença?

Como antes as pessoas conheciam apenas um tipo de papel de parede - o papel, ninguém tinha dúvidas sobre quais deveriam ser escolhidos, quais são os melhores, qual é a diferença, porque não havia diferença, se ignorássemos cores e padrões. O papel, é claro, é um clássico, mas você não deve se limitar a ele. A indústria moderna oferece pelo menos mais duas opções - papel de parede não tecido e vinil.

Cada um deles tem suas desvantagens e vantagens, e vale a pena conhecer um pouco de cada opção para fazer a escolha certa.

O vinil é criado com base, respectivamente, no vinil e são duas camadas - uma tecida ou papel, a segunda vinil. Ao contrário do não tecido, eles têm duas camadas.

Eles são divididos em vários tipos.

  • Espumado. Pelo contrário, são adequados para instalações não residenciais, uma vez que são muito densos e a sua resistência à humidade é ligeiramente inferior à de outros papéis de parede de vinil, mas escondem perfeitamente os defeitos das paredes.
  • Lavável. Eles são especialmente usados ​​em cozinhas e banheiros justamente por causa de sua resistência especial a detergentes químicos e umidade.
  • Impressão em tela de seda. Na segunda camada, diretamente de vinil, os fios de seda estão presentes. Esses papéis de parede são moldados com madrepérola, são agradáveis ​​ao toque e não desbotam.

Os não tecidos diferem dos de vinil, em primeiro lugar, na textura - eles são de camada única. São feitos de matéria natural, a celulose natural, o que os torna mais ecologicamente corretos, e essa talvez seja a diferença mais significativa entre os dois tipos. Também mantêm perfeitamente a sua forma e escondem os desníveis das paredes: se escolher este papel de parede, não tem de rebocar e nivelar a superfície antes de colar.

Deve-se dizer que o papel de parede de vinil, via de regra, tem uma escolha mais ampla de cores e padrões. Eles estão disponíveis em literalmente todas as cores e com vários padrões, imitando madeira, azulejos, pedras - o que for. Existem também adesivos de parede separados feitos deste material. Se compararmos, então os nãotecidos são produzidos principalmente em versões monofônicas, existem, é claro, desenhos, mas a escolha não é tão grande. Na maioria das vezes, o papel de parede não tecido é liso, o relevo é um pouco mais difícil de encontrar. A propósito, eles podem ser pintados, mudando o design desta forma.

Falando das diferenças e semelhanças entre estes dois tipos de papel de parede, não se pode deixar de citar a versão universal, que reúne as propriedades do primeiro e do segundo. Este é um papel de parede de vinil com fundo não tecido.

Podem ser lavados com detergentes e são resistentes à umidade. O método de colagem é extremamente simples: como os não tecidos, não requerem gesso e massa, também podem ser pintados.

O papel de parede não absorve o pó, o que é muito importante não só para asmáticos, alérgicos e famílias com crianças pequenas, mas também para todos os que se preocupam com a sua saúde. No entanto, devido à camada de vinil, a estanqueidade é fraca.

Resistência à umidade

Melhor interage com a água, é claro, papel de parede de vinil.Literalmente "não queimam no fogo e não se afogam na água", são à prova d'água, a limpeza úmida mesmo em conjunto com escovas e agentes de limpeza não os prejudicará. Além disso, são impregnados com agentes especiais que não permitem que bactérias, fungos e mofo se acomodem, o que sem dúvida torna o papel de parede vinílico uma excelente opção para banheiros e cozinhas.

O papel de parede não tecido é recomendado para uso em ambientes com ar seco, pois a celulose é altamente higroscópica e pouco impermeável.

O que é mais seguro e o que é mais prejudicial?

O cloreto de polivinila, com o qual é feito o papel de parede de vinil, é um material sintético capaz de liberar várias substâncias nocivas, como formaldeído e cloreto de vinila.

Eles também não respiram, não permitem a passagem do ar; Apesar de os papéis de parede de vinil com microporos, projetados para melhorar a estanqueidade, serem agora especialmente populares, eles não cumprem essa função. Em uma cozinha ou banheiro, não vai prejudicar uma pessoa, mas para um quarto, sala de estar, ou ainda mais para um berçário, é melhor escolher papel de parede não tecido.

Eles respiram, são feitos de um material ecologicamente correto, e a cola que une as fibras de celulose é segura.

Qual é mais pesado?

O papel de parede vinílico é, sem dúvida, mais pesado e espesso que o papel de parede não tecido, pois o papel de parede não tecido tem uma densidade específica inferior, o que o torna mais leve, sendo também constituído por apenas uma camada. Além disso, no caso deste tipo de papel de parede, não é recomendado o uso de cola para panos pesados, o melhor é optar por uma pasta ou cola para telas de papel, caso não haja como adquirir um especializado.

Além disso, o que é muito importante, na colagem de papel de parede não tecido, a própria cola não é aplicada na tela, ou seja, não a torna mais pesada.

O que é mais forte?

Podemos dizer que o papel de parede de vinil é papel de parede há séculos. Eles realmente têm boas características práticas e servem no estado inalterado por cerca de 10 a 12 anos. Também deve ser mencionado que eles não têm medo de danos físicos: arranhões de objetos de metal, por exemplo, e da luz do sol, enquanto os não tecidos são presas fáceis para as garras de animais de estimação e membros da família pouco cuidadosos, são propensos a rasgar e danos mecânicos.

Com tudo isso, esses papéis de parede também servem por cerca de dez anos, mas sua resistência ao desgaste está se deteriorando gradativamente - eles não são resistentes à abrasão.

O que é mais caro?

O preço costuma ser um dos principais critérios de seleção. Em geral, é claro, o papel de parede de vinil é muito mais barato do que o papel de parede não tecido (um rolo de papel de parede não tecido com um metro de largura e 10 m de comprimento custará 500-700 rublos, enquanto um rolo de vinil com as mesmas características é menos de 400), mas se estamos falando de serigrafia, nem tudo é tão simples. Os fios de seda são intercalados com papel de parede de vinil feito nessa técnica, o que os torna imediatamente mais caros.

O preço do papel de parede de vinil em uma base de não tecido costuma atingir 800-1000 rublos por rolo de 1 * 10 m. Além disso, no caso do vinil, muito depende do padrão, sua complexidade e individualidade e o número de pequenos detalhes . As cores sólidas sempre custarão menos.

Quais são os mais macios?

O papel de parede não tecido é mais denso e uniforme em textura, como um tecido, o que o torna mais resistente a esticamentos e rasgos do que o vinil. Os vinílicos, em primeiro lugar, são mais finos mesmo apesar da camada dupla, e de textura seca, ao toque são semelhantes ao papel, pois é este papel que "fica" por baixo da camada vinílica.

Facilidade de colagem

Para colar papel de parede de vinil, você precisará aplicar cola de papel de parede - uma especial projetada para amostras pesadas ou de vinil, no entanto, lembre-se que quando molhados sob a influência da cola, eles ficam muitas vezes mais pesados, o que dificulta para colá-los uniformemente. Tome cuidado.

Você precisa ficar em pé cerca de cinco minutos, não mais, caso contrário, a camada de papel ou tecido vai se deteriorar, então você precisa aplicá-los na parede e alinhá-los, como é o caso com qualquer papel de parede.

É melhor não fazer sozinho, pelo menos com mais uma pessoa.Se houver dificuldades, você também pode colar a parede com cola.

Uma grande vantagem do papel de parede não tecido é que ele pode ser aplicado sobre outros semelhantes. Ou seja, no caso de reparos, você não precisa sofrer e arrancar os antigos - você pode simplesmente colar outros em cima.

Para colar esse tipo, você também precisa de cola para papel de parede não tecido, mas não precisa aplicá-la na tela - ela é aplicada diretamente na parede e o papel de parede é colado de ponta a ponta. As amostras não encolhem. Sem dúvida, o papel de parede não tecido é muito mais fácil de colar do que o papel de parede de vinil, pelo menos porque uma pessoa pode segurá-lo.

Depois de "instalar" o tecido não tecido na parede, você deve caminhar ao longo da tela com um rolo: primeiro de cima para baixo no centro e depois "espinha de peixe" do centro para as bordas. É muito importante aqui posicionar corretamente a primeira página, pois cada uma das próximas será guiada por ela. Você pode organizar listras vertical e horizontalmente. Neste último caso, a probabilidade de que as juntas sejam perceptíveis é minimizada.

Os papéis de parede de vinil sobre uma base de não tecido são colados da mesma forma que os de não tecido. No caso de base não tecida, pode-se usar cola de papel de parede comum, de composição leve, ou pasta artesanal de alta qualidade. O princípio da espinha também é necessário aqui.

Como identificar o material?

O vinil ou cloreto de polivinila (PVC) é um material químico utilizado também na produção de linóleo, tetos falsos e até roupas e discos de vinil. Na verdade, é de plástico. No caso do papel de parede, o vinil fica na segunda camada, na primeira - papel, tecido ou não tecido. O papel de parede de vinil geralmente se parece com uma tela de pequena espessura, sem poros, bastante densa ao toque. Você pode ter dúvidas sobre a espuma de vinil. Externamente, lembra um tecido não tecido, e você só pode distingui-lo pelo toque. É mais macio.

A celulose natural, com a qual é feito o papel de parede não tecido, também é utilizada na criação de roupas e pode ser considerada um material natural. Você pode reconhecê-lo pelo fato de que se parece com papel, mas é um material não tecido e é mais denso que os tecidos, mais grosso que o vinil.

Qual é a melhor escolha?

Ao escolher o papel de parede de uma sala, com foco nas informações acima, você deve fazer uma lista de perguntas, cujas respostas o ajudarão a fazer sua escolha, por exemplo, em quais salas é melhor usar papel de parede de vinil, e em que é absolutamente impossível. Não é difícil adivinhar que o papel de parede de vinil é realmente uma dádiva de Deus para ambientes com alta umidade, cozinhas e banheiros, pois são à prova d'água. No entanto, a impermeabilidade do vinil e a liberação de produtos químicos os tornam inadequados para quartos e especialmente para crianças.

Mas se você sofre de alguma doença pulmonar, tem filhos pequenos, cuida da sua saúde ou escolhe papel de parede para quarto, opta por não tecido. Eles também são mais fáceis de colar - você pode fazer isso sozinho.

Se o design é importante para você, provavelmente você irá optar pelo papel de parede de vinil - afinal, eles terão uma gama mais ampla de cores. Mas a cor do papel de parede não tecido pode ser corrigida com tinta e eles podem ser colados sobre outro papel de parede não tecido, o que economiza dinheiro e nervos, apesar de o papel de parede não tecido ser mais caro. Também ajudará em um curto espaço de tempo a mudar o design da sala. Os papéis de parede de vinil são ainda mais resistentes - não desbotam, são resistentes à umidade, não desbotam, não têm medo de danos mecânicos.

Assim, ao focar nas propriedades de cada material e papel de parede feito dele, não é nada difícil fazer uma escolha. Afinal, os melhores papéis de parede são aqueles que se adaptam às características do seu apartamento ou de um cômodo particular.

Neste vídeo, Anton Maslov vai compartilhar os segredos para escolher o papel de parede certo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário