Como colar papel de parede corretamente nos cantos de uma sala?

Como colar papel de parede corretamente nos cantos de uma sala?
  1. Recursos do processo
  2. Preparação da superfície
  3. As sutilezas de trabalhar com uma imagem
  4. Combinação correta

Decorar paredes com um material como papel de parede é a forma mais comum de reformar interiores. É conveniente convidar especialistas para revestir as instalações, mas não é necessário. Basta estar pronto para realizar essas reparações por conta própria.

Recursos do processo

Se não houver dinheiro extra para pagar os finalistas profissionais, você mesmo poderá arcar com a colagem das paredes. Aqui estão apenas os problemas de como colar suavemente o papel de parede nos cantos. Antes de começar a trabalhar, é melhor conhecer algumas regras de construção.

Realmente não importa por onde começar a colocar o papel de parede na sala, se todos os cantos estiverem nivelados. Caso contrário, é melhor escolher o canto, depois de colar o papel de parede sobre o qual será possível evitar o enviesamento das tiras sobre uma superfície plana. Em qualquer caso, é melhor começar a trabalhar por um canto que não seja visível, ou pelo menos no futuro será obstruído por móveis. Certamente não é necessário escolher um canto saliente para colar com a primeira tela.

Não se deve usar um papel de parede inteiro na junção de duas paredes, principalmente considerando que algumas são muito largas. Mesmo nas curvas mais uniformes e elegantes, o papel de parede enruga e se deforma ligeiramente, encolhendo após a secagem.

Se houver interruptores ou tomadas perto dos cantos, é melhor interromper a alimentação antes de começar a trabalhar, remova as tampas desses dispositivos. As partes salientes do sistema elétrico podem ser simplesmente coladas com papel de parede e, após a conclusão do trabalho, cortar cuidadosamente os locais das tomadas e interruptores. Assim você simplificará seu trabalho e o resultado será melhor.

Preparação da superfície

Para que o papel de parede nas paredes na primeira curva não se transforme em uma tortura, você precisa preparar cuidadosamente as paredes para a decoração com antecedência.

Os cantos em uma inspeção mais próxima podem revelar-se curvos, arredondados, às vezes eles têm depressões e saliências perceptíveis. Portanto, os especialistas aconselham não poupar tempo e esforço para betumar uma superfície irregular, e talvez rebocar. Cantos de gesso serão uma boa ajuda nessa questão.

Eles são nivelados e colados com o mesmo gesso ou massa de vidraceiro. Existem cantos para cantos internos e externos, quando a massa fresca estiver seca, precisa ser esfregada com lixa para tornar a superfície lisa. Em seguida, os cantos devem ser cuidadosamente preparados e aguardar que o excesso de umidade também saia do primer.

Todas essas medidas facilitarão o próprio processo de colagem dos cantos e você ficará satisfeito com o resultado.

Se você não consegue atingir a uniformidade absoluta ou não há tempo para fazer isso, você precisa ter muito cuidado ao escolher o papel de parede em si. Para colar superfícies curvas, são adequados materiais de acabamento soltos, uma vez que terão que ser colados com uma sobreposição, e não devem ser perceptíveis do lado do local onde a tela é aplicada sobre a tela.

Uma boa escolha neste caso seria papel de parede não tecido com um padrão pequeno ou liso. Além disso, a curvatura do canto pode ser escondida por materiais decorativos não lisos, ou mesmo fibra de vidro para pintura.

Aderindo passo a passo:

  • Antes de começar a colar, você precisa preparar todas as ferramentas e materiais.
  • Calcule a área a ser colada e compre o número necessário de rolos de papel de parede.
  • Selecione a cola de papel de parede apropriada e dilua de acordo com as instruções.
  • Estoque uma fita métrica, fio de prumo, lápis, régua longa de metal.
  • Prepare uma faca de construção, rolo, escova, esponja ou pano limpo.
  • Traga um banquinho ou escada para alcançar a borda superior da parede durante o trabalho.

Tendo recuado da junção de quatro ou cinco centímetros, desenhe uma linha ao longo da parede com um lápis, perpendicular ao chão, focalizando o fio de prumo. A maioria dos papéis de parede modernos são colados lado a lado. Portanto, depende de quão corretamente você desenha essa linha e cola a primeira tela, se as listras subsequentes ficarão estritamente verticalmente ou com viés.

Para ter certeza, é melhor fazer orientações a lápis para cada um deles.

As tiras do papel de parede são cortadas com uma margem de 2 centímetros, pois ficam mais curtas após a secagem. Como o papel de parede é vendido em rolos redondos, que também são bastante largos e pesados, é inconveniente aplicá-los na parede todas as vezes. Portanto, é melhor cortar uma tela decorativa no chão em uma superfície preparada para enrolar papel de parede.

A parede deve ser cuidadosamente colada com cola. Uma atenção especial deve ser dada aos cantos, pois é nesses locais que a probabilidade de desfasamento da camada decorativa é maior. A regra de colar a parede se aplica a todos os casos: quando você decora as paredes com papel, não tecido e papel de parede de vinil. E no caso de usar papel de parede de vinil pesado, você também precisa revesti-los com cola. No processo de trabalho, se você hesitar e a cola nos cantos secar, certifique-se de repetir a colagem novamente.

A técnica de colar cantos foi desenvolvida há muito tempo. Existem técnicas para colagem de cantos externos e internos.

Externo

Ao decorar paredes, as superfícies convexas são especialmente marcantes, de modo que a qualidade da colagem dos cantos externos determinará em grande parte a percepção da sala como um todo. Se os cantos forem uniformes, basta enrolar o papel de parede ao redor do canto de um centímetro a três ou quatro das saliências e colar. Se o papel de parede começar a enrugar, será necessário apará-lo com cuidado nas dobras. A próxima tira pode ser colada na parede, uma vez que é feita em um plano.

Se os cantos externos estiverem tortos, não será fácil resolver o problema. Ao decorar paredes com materiais que praticamente não encolhem após a secagem e são combinados junta a junta, a tela no canto deve ser colada de forma que fique cinco centímetros além da volta. Na hora de colar a outra folha, ela deve ultrapassar um pouco a anterior. Um corte elegante é feito no meio ao longo da régua.

O excesso de material na parte superior e inferior permanece para ser removido. Alise a tela como deveria e pressione-a o mais firmemente possível contra a superfície.

Se você estiver lidando com papel de parede de papel, não precisa se apressar para cortar a sobreposição. Verifique novamente se o rótulo está correto usando um fio de prumo. Se os desvios forem muito grandes, papéis de parede obviamente desnecessários podem ser cuidadosamente cortados ao longo da linha desejada.

Para completar o desenho do canto externo e para que o papel de parede não se desgaste com o tempo na saliência, é melhor usar cantos de plástico para papel de parede com a mesma cor. É necessário calcular com antecedência quantos deles serão necessários para o trabalho. Os cantos são colados em pregos líquidos ou com selante de silicone.

A abordagem de canto externo também é usada em beirais ao redor de portas e janelas. Vigas e outros elementos semelhantes com cantos externos são colados separadamente, da mesma forma, usando restos de papel de parede que permaneceram após a colagem das telas nas paredes.

Interior

Para descartar corretamente a próxima tela no canto, você precisa medir a distância da tira colada na extremidade à junta e adicionar mais dois centímetros à figura resultante. A tira de papel de parede deve ser cortada pensando nisso e aplicada na parede, previamente untada com cola. Quando cortada corretamente, a faixa estreita de papel de parede deve estar na faixa adjacente, atrás da linha de costura.Alise a tela com um rolo e um pano para liberar todo o ar entre a parede e o futuro revestimento decorativo.

Se essa bolha não quiser desaparecer, pessoas experientes recomendam perfurá-la para liberar o ar e, com uma seringa, colocar um pouco de cola sob o papel de parede e alisar com um rolo.

Se o ângulo for irregular e surgirem rugas na tira durante a colagem, com a tesoura, como no caso do canto externo, é preciso fazer cortes bem cuidados na dobra e colar a tela.

A faixa vizinha deve ser colada na segunda parede com uma sobreposição de alguns centímetros na anterior. Verifique a qualidade do seu trabalho com um fio de prumo. Ao alisar a segunda folha, não pressione a borda da margem necessária contra a parede.

Em seguida, ao longo da régua, você precisa cortar as camadas com uma faca de construção, remover a camada superior extra e, em seguida, os segmentos inferiores. Mais uma vez, cubra o papel de parede do canto com cola e pressione-o contra a parede para que não permaneçam bolhas de ar.

Se tudo for feito com cuidado, você consegue uma costura uniforme.

As sutilezas de trabalhar com uma imagem

Existem certas dificuldades para colar papel de parede com um padrão nos cantos salientes e internos. Usando um revestimento decorativo com um padrão claro e pronunciado, você terá que tentar não distorcê-lo na junção. É necessário prever essa tarefa com antecedência ao selecionar os materiais na loja.

A distorção é especialmente perceptível em papéis de parede com listras verticais. Se o desenho for horizontal, ele pode aparecer enviesado em relação ao teto e ao chão.

Isso pode ser evitado apenas se os cantos estiverem sobrepostos. A borda da teia deve ser colada estritamente ao longo de um fio de prumo. A faixa adjacente deve ser cuidadosamente aparada ao longo da borda do canto. Além disso, ao colar a parede com papel de parede de papel, todas essas manipulações devem ser realizadas não só com cuidado, mas também com velocidade máxima. Caso contrário, o revestimento em si irá se espalhar e você irá estragar mais de uma tira de papel de parede.

Para tornar as irregularidades pouco perceptíveis, recomenda-se ocultar a junta resultante na parte superior do canto. É improvável que seja possível evitar uma certa mudança no padrão, mas com uma abordagem competente será tão imperceptível que o olho se agarrará às articulações apenas para aqueles que realizaram esse reparo.

Combinação correta

Para decorar as paredes com papel de parede de forma original, para realçar áreas funcionais específicas com eles, para enfatizar os méritos de uma determinada sala, os designers oferecem inúmeras maneiras de usar materiais decorativos de cores diferentes. O papel de parede pode diferir em design e textura.

Tudo isso deve ser levado em consideração quando diferentes papéis de parede são unidos em um canto. As telas, de estrutura muito densa, são coladas com o mínimo de sobreposição. No caso do papel de parede de fibra de vidro, os pontos irregulares ficarão muito evidentes. Uma borda da tela que está sobre a outra não pode ser ocultada.

O papel de parede de vinil é fixado somente com um rolo de borracha. O uso de outras ferramentas pode apagar o desenho e estragar a aparência geral da decoração. Deve-se ter isso em mente, inclusive, a colagem desse papel de parede nos cantos internos, onde nem sempre é conveniente manuseá-lo com um único rolo, conseguindo a adesão total do papel de parede à superfície da parede.

Ao juntar papéis de parede de texturas diferentes, do mesmo papel e vinil, é preciso colá-los para que os mais finos fiquem sob os mais densos e grossos. Então, o local da sobreposição ficará menos proeminente.

Considerando todos esses truques, mesmo sem o envolvimento de profissionais, você pode conseguir um adesivo de papel de parede bacana. Os resultados de seus esforços irão encantá-lo por anos.

Neste vídeo, você encontrará dicas para colar papel de parede nos cantos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário