E se o papel de parede se desfizer nas costuras das juntas?
O prazer do resultado da renovação da casa é muitas vezes ofuscado por algumas deficiências. No entanto, a maioria deles pode ser corrigida. Portanto, se o papel de parede se dispersou nas costuras das juntas, existem vários métodos eficazes para retocá-los e transformá-los.
Causas
Na maioria das vezes, as razões para o descascamento do papel de parede são os erros do mestre que fez o reparo. Ao iniciar a atualização do interior, é importante abordar o procedimento da forma mais responsável possível. Então, se o papel de parede se desfez nas costuras das juntas, muito provavelmente, as seguintes deficiências foram feitas durante o trabalho:
- as paredes não foram verificadas quanto à deformação;
- o revestimento antigo não foi removido: papel de parede anterior, cal ou esmaltes;
- o papel de parede nos cantos foi colado incorretamente;
- a cola foi aplicada incorretamente;
- desrespeito às regras de colagem;
- a cola não foi selecionada para um tipo específico de papel de parede;
- o papel de parede tinha um forro de papel.
É muito mais difícil colar cuidadosamente o papel de parede nas juntas após o reparo do que impedir que descasque. Portanto, é importante bater em todas as paredes com um martelo antes de aplicar a cola nas folhas de papel de parede. Vendo arranhões, fissuras, amassados e lascas, é necessário aplicar argamassa de cimento e, em seguida, rebocar e preparar a superfície. São os pequenos fragmentos que ficaram para trás da parede que iniciam a destruição lenta da aparência estética após a renovação.
Além do mais, vale a pena pensar algumas vezes antes de colar as tapeçarias no revestimento antigo... Claro, quando há muitas camadas de tapeçarias anteriores e algumas delas representam tipos de papel fino, o processo pode se tornar muito demorado e cada pessoa experimenta sentimentos conflitantes, causados principalmente pela preguiça. Mas vale lembrar que, em primeiro lugar, o revestimento antigo pode se soltar e, em segundo lugar, um fungo pode se esconder atrás do papel de parede antigo, o que também faz com que o revestimento saia das paredes.
A colagem das tapeçarias em paredes com primer "limpas" com o auxílio de soluções especiais, por exemplo, com proteção contra mofo, é uma garantia de que não há necessidade de mais restaurações.
Outro possível erro de descamação é a aplicação incorreta. Aqui vale a pena seguir estritamente as instruções, permitindo que as treliças fiquem de molho pelo tempo necessário. A propósito, as instruções dirão que tipo de cola deve ser usada para um determinado tipo de papel de parede e, portanto, é extremamente importante estudá-la cuidadosamente. Vale lembrar também que nem sempre o papel de parede sai por falta de cola nas juntas, pois muitas vezes o excesso de adesivo não permite que sequem adequadamente, por isso seu deslocamento é inevitável.
Muitas vezes, o papel de parede descasca nos cantos, e o motivo é novamente a inexperiência do mestre. Se houver uma costura em um canto de uma curva, o que é incrivelmente difícil de ajustar ao nível, o papel de parede irá inevitavelmente divergir. A saída aqui é simples: o canto é composto por duas folhas com sobreposição mínima.
É importante notar que muitas vezes se formam rachaduras em papel de parede barato, porque o papel tende a esticar quando molhado e encolher quando seca. A solução pode ser usar cola especial nas juntas, que não permite que o papel saia do lugar.
Em cópias mais caras, como regra, esse problema não existe. No entanto, a restauração pode ser necessária por razões bastante objetivas, por exemplo, após o alagamento. Ao mesmo tempo, as tapeçarias incham, adquirem uma tonalidade feia e ficam atrás das paredes. Neste caso, é difícil colar o papel de parede deformado, por isso é importante conhecer alguns truques.
O que você pode usar?
Quando as juntas já estiverem abertas nas costuras, é importante colá-las o mais rápido possível. Isso pode ser feito usando os seguintes meios:
- Cola;
- escovas;
- espátula;
- rolo emborrachado;
- seringa;
- tubo com um dispensador especial.
É importante notar que apenas cola para papel de parede é adequada para colar. O PVA não se dissolve em água e, portanto, após a secagem, forma listras amarelas, especialmente perceptíveis em revestimentos claros.
No entanto, algumas pessoas usam composições semelhantes para colar, sofrendo posteriormente com o descolamento das telas, já que o PVA fixa perfeitamente as tapeçarias. O papel de parede pode se dispersar nas costuras, mesmo que se formem bolhas na superfície, o que significa que a tela é irregular. Você pode se livrar do alívio indesejado usando uma seringa convencional. O algoritmo de ações é o seguinte:
- furar uma bolha com uma agulha de uma seringa;
- remova o ar formado entre a parede e a treliça;
- encha a seringa com cola;
- coloque uma seringa com adesivo dentro da tela;
- espere até que o papel de parede esteja completamente impregnado;
- Pressione a área a ser restaurada com firmeza e alise com um rolo.
Devo dizer que hoje à venda você pode ver adesivos especiais reforçados para juntas. Eles se distinguem pela alta viscosidade devido à presença de uma emulsão de acetato de polivinila na composição. Além disso, a velocidade de secagem de qualquer tipo de produto profissional é várias vezes mais rápida do que a velocidade de secagem da cola clássica para papel de parede. O revestimento resultante adquire não apenas alta resistência, mas também resistência à água.
No caso em que não há cola, alguns mestres aconselham usar uma solução de farinha ou amido e água morna. Os especialistas desencorajam o uso desse método, mas para alguns ele se torna um resgate do orçamento. No entanto, existem métodos tradicionais, pelo que vale a pena mencionar o método de confecção de pasta caseira. Portanto, para o adesivo, você precisará de:
- um copo de farinha;
- 2 colheres de sopa de amido;
- 2 litros de água.
A quantidade de ingredientes neste caso apresenta-se em grande parte, porém, sempre pode ser alterada. Então, eles colocam água no fogo e esperam ferver. Farinha e amido são misturados e despejados com uma pequena quantidade de água fria até que os caroços estejam completamente dissolvidos. A massa resultante é vertida em água fervente com agitação constante em um jato fino. Dentro de 1 minuto, a massa continua a ser agitada e, em seguida, resfriada. Para se livrar dos grumos, o líquido deve ser filtrado por uma peneira.
Como colar corretamente?
Para restaurar o papel de parede que caiu, é importante observar o seguinte algoritmo:
- afaste suavemente as tapeçarias que se afastaram da parede;
- remova a sujeira resultante, pedaços de massa do verso do papel de parede;
- Aspire papéis de parede, paredes ou tetos soltos. Isso eliminará os efeitos prejudiciais da sujeira e poeira restantes;
- remova vestígios de arranhões nas bordas. Isso pode ser feito com uma borracha macia e incolor;
- no caso de as treliças antigas se afastarem da parede com pedaços de massa e se formar uma lasca, a parede deve ser massa e cuidadosamente tratada com um primer;
- cola a tapeçaria e a parede com um pincel estreito. Se sobrar um pequeno pedaço, a cola é aplicada usando um tubo especial ou uma seringa comum;
- no caso de papel e tapeçarias têxteis, são pressionadas contra a parede e endireitadas com rolo de borracha. Um pano úmido é usado para papel de parede de vinil e tapeçarias em um suporte não tecido. Vale ressaltar que é importante movimentar-se com rolo e pano no sentido do meio da treliça até a junta;
- para uma secagem mais rápida, você pode usar um secador de cabelo quente;
- a área colada é alisada novamente.
Não se esqueça de que as tapeçarias devem ser delicadamente atraídas umas pelas outras.
No caso em que as costuras não podem ser escondidas e estão visíveis, pode-se usar faixas especiais que delimitam o espaço. Eles são especialmente adequados para colagem horizontal de várias tapeçarias.O papel de parede sobreposto pode ser reparado da mesma maneira.
dicas e truques
Situações em que o papel de parede enruga e diverge podem ser evitadas seguindo algumas regras simples. Em primeiro lugar, os especialistas desencorajam fortemente a compra de papel de parede e cola em ofertas com desconto. Na maioria dos casos, os preços foram reduzidos por motivos de expiração da data de validade ou condições de armazenamento inadequadas.
Em segundo lugar, é importante ler todas as instruções para papel de parede e adesivos. Também é necessário preparar todas as ferramentas, como rolos, trapos limpos, secos e úmidos. É melhor não usar métodos populares, afinal, a era da escassez já passou e uma ampla gama de produtos permite que você escolha um produto para todos os gostos e carteiras.
Além disso, é mais razoável realizar a colagem e a restauração no apartamento antes do início da estação de aquecimento. O papel de parede deve secar naturalmente e não deve ser exposto a correntes de ar de aberturas e janelas abertas.
Deve-se notar que é devido aos rascunhos que podem ocorrer dobras e rugas durante a colagem. Você pode remover dobras de papel, vinil e papel de parede não tecido retirando a parte necessária das treliças da superfície e aplicando-as de acordo com todas as regras.
Também é importante observar a possibilidade de decorar e mascarar o furo no papel de parede. Essa situação pode ocorrer quando as treliças são puxadas juntas nas articulações. É possível disfarçar um erro desagradável se você tiver:
- as restantes peças de papel de parede;
- autocolantes decorativos;
- vários tipos de aplicações.
Portanto, para fechar o buraco de forma mais discreta e organizada, você pode encontrar exatamente o mesmo pedaço de papel de parede em um rolo sobressalente. Por esta:
- um pedaço do patch é cuidadosamente selecionado;
- cortar no tamanho certo com uma faca de escritório afiada;
- bem aplicado no local do furo e verifique a exatidão da seleção;
- cole o remendo com cola na área danificada;
- recorte o remendo colado com uma faca junto com um pedaço velho de papel de parede e escolha a área com uma faca;
- retire o remendo da peça danificada;
- cole a nova área novamente;
- perfeitamente colado à parte da superfície livre do papel de parede.
De forma tão simples, não haverá lacunas entre o patch e a parte principal do papel de parede. No entanto, há casos em que não há vestígios das tapeçarias e o furo é visível não só no papel de parede, mas também na própria parede. É então que resta a única oportunidade de decorar as áreas com a ajuda de adesivos. Deve-se notar que hoje sua diversidade encanta... Para a cozinha são selecionadas frutas, flores, imagens de comidas e bebidas, para a sala e corredor - motivos naturais, assim como estampas de animais.
Se, ao atrair as tapeçarias para remover as fissuras nas juntas, se danificar uma grande peça, só uma aplicação de dimensões impressionantes, que normalmente é feita de películas duráveis, pode disfarçá-la.
Ela parece elegante e atualizada, e os quartos das crianças com ela são transformados e se tornam ingênuos e fantásticos. Ao aplicar um ou outro método de mascaramento das juntas dispersas, é importante lembrar que seria muito mais fácil e esteticamente mais agradável evitar o seu aparecimento na fase de preparação para reparo e colagem de papel de parede.
Uma superfície rebocada com um primer de alta qualidade reduzirá várias vezes a probabilidade de costuras e rachaduras desagradáveis, e a escolha de uma boa cola e o cumprimento estrito das instruções ajudarão a evitar a perda de tempo ocupada com reparos adicionais.
Para obter informações sobre como colar o papel de parede corretamente com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.