Como colar papel de parede corretamente no teto: tecnologia e recomendações
O papel de parede do teto é considerado um dos tipos populares de acabamentos modernos. Eles enfatizam o interior da sala, preenchendo-a com notas de sofisticação e elegância. Hoje, este material é muito procurado no design, pois permite dar uma nova vida a um ambiente com custos financeiros mínimos. Além disso, colar papel de parede não é um processo complicado e, portanto, todos podem fazê-lo. Para isso, basta adquirir telas de alta qualidade e executar corretamente a tecnologia de trabalho.
Como escolher o caminho certo?
O ponto principal ao decorar o teto com papel de parede é a escolha do material. Recentemente, o mercado da construção civil tem sido representado por um sortimento chique de telas que surpreendem com uma variedade de texturas e tonalidades.
Para tornar o design do ambiente inusitado, vale a pena comprar papel de parede de teto não só em uma bela cor, mas também com a possibilidade de acabamento ou pintura adicional.
Tradicionalmente, são usados itens decorativos de vários tipos para isso, mas eles devem ser marcados como "para tetos".
Telas não tecidas são consideradas uma opção ideal para este projeto. Eles são caracterizados por maior resistência, protegem a superfície de rachaduras e são adequados para substratos de gesso cartonado. Já a paleta de cores é determinada com base nas características do ambiente em que a colagem é planejada. Neste caso, é importante considerar o estilo do interior, a decoração das paredes e o piso. Assim, por exemplo, em casas de alvenaria ou painel, os tetos são baixos, por isso é recomendado o uso de tons pastéis para eles na decoração do teto, pois cores claras e escuras tornarão o espaço desconfortável e frio.
Ao comprar pinturas, você também deve prestar atenção ao desenho ou composição. Os designers aconselham o abandono de revestimentos com ornamentos lúgubres em favor de superfícies texturizadas e em relevo. O papel de parede com uma imitação natural de madeira, tecidos vegetais e materiais naturais parece original no teto. Além disso, essas telas, se desejado, podem ser repintadas em qualquer cor. A pintura geralmente é feita com uma emulsão de dispersão aquosa, graças à qual o procedimento de mudança de cor é possível em até dez vezes.
Preparação da superfície
O papel de parede do teto, ao contrário do papel de parede, é pesado e de alta densidade. Portanto, não só a aparência estética das telas é importante para eles, mas também o correto cumprimento das regras de colagem, das quais dependerá a vida útil. Para que o papel de parede tenha uma boa aderência, é necessário preparar cuidadosamente a superfície do teto, para isso ele deve ser limpo e nivelado. Esse procedimento ajudará a melhorar a adesão e a tornar o substrato anti-séptico.
A colagem do teto só pode começar se os seguintes tipos de trabalho tiverem sido executados anteriormente:
- Limpeza da superfície de antigas camadas de acabamento.
- Reparar. Envolve a eliminação de buracos e grandes defeitos no teto.
- Primer. Deve ser executado sem falhas, pois irá proteger a base de mofo, bolor e melhorar a aderência.
- Reforço da superfície com tela de vidro.
- Colocar e lixar. Proporciona ao teto uma lisura perfeita e disfarça todas as pequenas irregularidades.
Além disso, todos os móveis devem ser removidos da sala onde o papel de parede está previsto para ser colado, lustres, tapetes, cortinas devem ser removidos, a sala deve ser desenergizada e as portas fechadas com papel alumínio.
Será difícil decorar o teto você mesmo, então você deve pensar sobre todos os detalhes do trabalho com antecedência e encontrar um assistente.
A técnica de preparação do forro depende do tipo de revestimento anterior, portanto pode ser realizada da seguinte forma:
- Remoção de cal. Se houver uma camada de giz na superfície, ela pode ser facilmente removida com água. Já a cal, é considerada uma substância agressiva e só é removida com o auxílio de soluções especiais, que incluem cola e sabão em pó.
- Removendo tinta velha. As camadas de óleo são removidas por desengorduramento. Para isso, um solvente ou álcool é adequado. Se houver resíduos de outros tipos de tinta no teto, são utilizadas lavagens técnicas e retiradas com espátula.
- Limpando o papel de parede anterior. Basta umedecer a base com água morna e limpá-la.
- Freqüentemente, após a lavagem do teto, manchas podem ser encontradas em sua superfície. Via de regra, são vestígios de ferrugem ou fungo. Se estiverem disponíveis, é impossível começar a colar o papel de parede, uma vez que poderão surgir manchas no novo acabamento. Portanto, a base é inicialmente tratada com um primer anti-séptico, depois a ferrugem é limpa com uma solução de sulfato de cobre.
Claro, um teto de madeira ou drywall é considerado ideal para papel de parede, mas às vezes uma superfície tradicional de lajes de concreto é encontrada. Pode apresentar grandes buracos e rachaduras. Para eliminar tais imperfeições, é necessário aplicar completamente uma camada de gesso em toda a área da base.
Como calcular a quantidade?
A decoração dos tectos deve começar com a contagem correcta dos materiais, pois a sua falta durante a colagem trará muitas consequências negativas. Assim, por exemplo, não será fácil comprar papéis de parede semelhantes, e um novo lote pode diferir significativamente do anterior em cor e textura. Portanto, você precisa ter informações sobre o número de lançamentos com antecedência. Se há alguns anos as telas eram feitas de acordo com os tamanhos padrão de 0,5 * 10 metros, hoje muitos fabricantes apresentam produtos sem formato.
Para facilitar o processo de colagem do teto, utilize os seguintes tipos de papel de parede:
- 0,53 * 12 metros. Os rolos mais comuns à venda. Estes são, via de regra, papéis de parede de papel e tecido.
- 0,74 * 10 metros. Produtos fabricados na Grã-Bretanha e na Itália.
- 1,06 * 25 metros. Medir telas com base em tecido não tecido.
Para calcular o material, primeiro você precisa descobrir a área do rolo com a qual você pode colar sobre o teto. Para fazer isso, o comprimento do produto é multiplicado por sua largura. Você também precisa prestar atenção ao formato da sala. Se não for retangular e tiver muitos nichos, saliências, você terá que comprar papel de parede adicional. Se as telas com um ornamento e um padrão ainda forem escolhidas para o acabamento do teto, você precisará calcular o comprimento da composição repetida e adicioná-lo ao comprimento do teto.
Para a decoração com padrão são necessários muitos rolos, pois haverá recortes durante a colagem. Se você não seguir o ornamento, a superfície não será estética.
Materiais e ferramentas
Decorar o teto com papel de parede, como qualquer outra obra, não pode ser imaginado sem a disponibilidade das ferramentas adequadas. Antes de começar a colar, é importante pensar em todos os detalhes, incluindo a escolha de materiais de qualidade, tecnologia de design e, claro, preparar tudo o que você precisa para concluir o "processo criativo" em si. Normalmente, uma caixa de ferramentas tradicional consiste nos seguintes itens:
- Lápis de marceneiro. É usado para marcar telas. Não é recomendado o uso de canetas esferográficas e marcadores para esses fins, pois podem aparecer na parte externa do papel de parede.
- Governante. Graças a ela, é conveniente desenhar linhas retas.
- Faca de papelaria. Ajuda a cortar papel de parede rapidamente, aparar telas nos cantos.
- Tesoura. Eles são usados para aparar telas em locais inacessíveis.
- Fita de construção. Permite medir corretamente a área e o comprimento das tiras.
- Quadrado.
- Nível.
- Recipiente para cola.
- Pincel de papel de parede.
- Misturador de construção.
- Espátula. Usado para aparar papel de parede nas costuras.
- Roller. Ajuda a suavizar as estrias e a expelir bem as bolhas de ar.
Além disso, o trabalho também precisará de trapos, panos, esfregões e pincéis úmidos e secos.
Como colar: descrição da tecnologia
O método de colagem do papel de parede para teto depende do tipo de tela, pois elas diferem em sua estrutura e densidade. É importante notar imediatamente que não é possível colar sobre esta superfície em uma sala sozinho. Portanto, se você pretende decorar o teto com as próprias mãos sem contratar artesãos, antes de tudo é necessário calcular de forma independente o consumo de material, planejar as etapas do trabalho e encontrar auxiliares de confiança.
Vale a pena iniciar o processo com a preparação preliminar da superfície. Quanto à tecnologia de colagem, é diferente para cada papel de parede e é realizada da seguinte forma:
Papel de parede não tecido
São materiais em rolos, que consistem em duas camadas - revestimento de polímero e tecido não tecido. Eles são duráveis em uso, respiram bem e não absorvem odores. Antes de usá-los, o teto é completamente limpo de sujeira e superfície velha, em seguida, a base é preparada com primer e massa de vidraceiro. A área de trabalho deve ser firme, seca, plana e sólida.
As telas são medidas e cortadas em tiras com uma pequena margem de 10 cm. Para produtos com estampa, é importante levar em consideração a altura do laudo. Todos os cortes devem ser numerados e colados sequencialmente. Às vezes, esses papéis de parede são corrigidos no método reverso.
Não deve haver correntes de ar na sala onde o trabalho está ocorrendo.
Neste caso, a cola é aplicada apenas no teto, sendo recomendado tratar as tiras com uma solução especial que as proteja da formação de mofo e bolor.
Papéis de parede de vinil
Eles são colados de forma semelhante aos não tecidos em um teto previamente preparado, o padrão nas listras deve corresponder o máximo possível. As tiras cortadas são empilhadas umas sobre as outras. Além disso, seu número não deve exceder 10 peças. A cola é aplicada tanto na própria base quanto no papel de parede, o tempo de dilatação é indicado nos rolos.
É melhor começar a colar a partir do canto. É importante garantir que as tiras sejam fixadas de ponta a ponta e que nenhuma cola entre na parte superior das telas. O material restante deve ser cortado com uma faca e enxugado com um pano seco.
Papel de parede de papel
Este tipo de produto é fixado ao teto de duas maneiras - sem sobreposição e de ponta a ponta. Se as telas forem coladas ao longo da direção da sala, o número de costuras será mínimo, mas o processo em si será trabalhoso e complexo. Quanto à colagem na largura, é muito mais fácil de fazer e assemelha-se ao trabalho com decoração de parede. A cola é aplicada tanto no teto quanto nas telas. Para simplificar o abastecimento da folha impregnada à superfície, recomenda-se dobrá-la no chão em forma de sanfona.
Posso ser colado em ladrilhos?
Em alguns casos, ao colar papel de parede, você pode encontrar problemas como a presença de ladrilhos decorativos no teto. É um material poroso que proporciona excelente isolamento térmico. A superfície de tal ladrilho é plana, por isso não é um obstáculo para a colagem das telas.
A única coisa que será necessária antes de cobri-la é realizar os seguintes trabalhos preparatórios:
- Remoção de camadas anteriores de massa e acabamento.
- Tratamento de tectos com primário.
- Nivelamento da base com misturas à base de gesso.
Esta opção só é possível se o ladrilho for de poliestireno. A colagem de papel de parede não é recomendada com outros produtos, pois uma reação química com a cola é possível.
Às vezes, pode haver pequenos espaços entre os ladrilhos, que podem ser facilmente removidos com massa e primer acrílico.
Pontos importantes
A principal tarefa ao colar papel de parede no teto é considerada sua fixação confiável, caso contrário, todo o trabalho pode ir pelo ralo.Portanto, antes de mais nada, vale a pena se preocupar com a preparação da superfície do forro. Para evitar que as tiras descasquem, é necessário "plantá-las" sobre cola de alta qualidade, observando todas as tecnologias de trabalho.
Recentemente, os designers de interiores têm usado estruturas de tensão em combinação com telas decorativas. Eles são lindos e incomuns. Se a sala tiver paredes arredondadas nos cantos, elas podem ser decoradas de forma original. Para isso, são adequados dois tipos de baguetes - de plástico ou de material natural. Em primeiro lugar, vale a pena colar o papel de parede e depois, depois de totalmente seco, colar os elementos decorativos.
Será difícil colar o teto sozinho, por isso é recomendável usar ajuda adicional. Se a colagem for feita com um isolamento esplêndido, não se preocupe: para simplificar o processo, as telas no chão precisam ser dobradas com uma sanfona e, em seguida, nivelá-las com cuidado no teto. Ao final do trabalho, a sala não deve ser ventilada por pelo menos 10 horas.
Você aprenderá como colar papel de parede corretamente no teto no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.