Como colar papel de parede em drywall?
Atualmente, o mercado de materiais de acabamento é tão diversificado e rico que você pode escolher o produto perfeito para absolutamente qualquer finalidade e estilo de interior. No entanto, há também um clássico eterno que é popular há muito tempo e continua sendo uma demanda invejável entre os consumidores. Esses materiais tradicionais incluem drywall e papel de parede.
Peculiaridades
Hoje, a maior parte dos compradores está procurando não apenas materiais de acabamento de alta qualidade e fáceis de usar, mas também de baixo custo. Muitas vezes, as coisas que são muito baratas mudam radicalmente o estilo e a imagem do interior, depois do qual ele se torna mais atraente e completo.
Essas opções acessíveis e comuns podem ser atribuídas com segurança ao drywall. A principal característica deste material leve e não caprichoso é que ele se presta facilmente a quase qualquer processamento. Pode ser pintado, revestido com papel de parede e até coberto com sobreposições têxteis.
Isso sugere que, tendo esses detalhes no ambiente, os proprietários são livres para dar vida a quase todas as ideias de design, sejam elas clássicas ou soluções de vanguarda.
Pisos de gesso cartonado são usados para diferentes fins. Pode ser um produto com um nicho raso, um detalhe de zoneamento em um estúdio ou uma semi-parede baixa, cuja parte superior também pode ser usada como uma pequena prateleira. No entanto, não basta instalar tal estrutura no interior. Também precisa ser acabado com alta qualidade e competência.
Hoje em dia, muitos fabricantes produzem papéis de parede bonitos e de alta qualidade que podem ser combinados com qualquer estilo e material de base. E para elementos de gesso cartonado, será possível adquirir uma tela decente. Além disso, pode ser papel barato e revestimentos mais caros, laváveis ou têxteis.
Muitos consumidores estão se perguntando como aplicar corretamente o papel de parede em uma base de gesso cartonado. Como na maioria dos casos, primeiro você precisa preparar adequadamente a superfície e só depois proceder com a seleção e colagem dos materiais que desejar.
Preparação da superfície antes da colagem
Antes de começar a terminar o drywall, é necessário prepará-lo adequadamente. Esses trabalhos permitirão que o papel de parede adira de forma mais confiável e firme à superfície de trabalho da base e estenda sua vida útil.
Primeiro você precisa preparar a parede de gesso. Esta etapa é necessária para uma melhor aderência da massa à base. Além disso, o solo de alta qualidade protegerá a superfície da formação de mofo e bolor, que são perigosos para a saúde humana.
A maioria dos consumidores modernos usa um primer acrílico especial. No entanto, este está longe de ser o único material preparatório que garante uma aplicação de alta qualidade de papel de parede em drywall. Hoje, nas lojas de materiais de construção, você encontra diversos tipos de primers, tanto secos quanto prontos.
Você precisa ser especialmente cuidadoso e cuidadoso ao misturar formulações em pó. Nestes assuntos, é necessário observar rigorosamente a receita e instruções para diluir a mistura de primer, caso contrário pode estragar-se. Normalmente, o primer é aplicado ao substrato de gesso cartonado com um pincel não rígido.O primer é cuidadosamente distribuído sobre a superfície da base, sem fazer muita pressão, para não danificar o material leve.
Depois que o primer foi aplicado em toda a superfície do drywall, você deve esperar até que esteja completamente seco.
Outro processo importante na preparação da base é a colagem com uma serpyanka, que é uma fita fibrosa especial que se parece com uma gaze médica vista de lado. Há um adesivo especial na superfície desta peça para que ela possa ser firmemente fixada nas juntas que aparecem entre as folhas de drywall. Além disso, essas peças são necessárias para evitar o aparecimento de "almofadas de ar", que podem levar ao aparecimento de mofo ou bolor nas costuras da estrutura durante a operação.
Muitos compradores se deparam com o fato de que a serpyanka que compraram não está presa com muita segurança. Nesses casos, os especialistas recomendam o uso da boa e velha cola PVA com moderação.
Além disso, no processo de preparação, as juntas precisam ser massajadas. Você pode prosseguir com este processo após colar a serpyanka. Ao final dessas obras, a massa deve ser nivelada. Se todas as etapas foram executadas corretamente, nem as costuras nem as juntas na superfície da base ficarão visíveis e não "aparecerão" por baixo da camada de papel de parede.
No processo de preparação, você pode abandonar a massa em favor do gesso. Os especialistas afirmam que o papel de parede será aplicado de forma muito mais fácil e confiável na base gessada. Porém, recorrendo a esta opção para o beneficiamento da base, é necessário garantir que as juntas do papel de parede em sua superfície não se repitam com as costuras das placas de gesso, caso contrário, ficará áspero e descuidado.
No entanto, muitas vezes há casos em que o gesso ainda precisa ser aplicado ao solo. Via de regra, esse trabalho é necessário se você for colar papel de parede fino (como papel), que destacará facilmente qualquer defeito do revestimento principal. Se estamos falando em colar telas densas e pesadas, então aqui você pode fazer apenas com gesso e não aplicar uma camada de primer.
O que pode ser processado?
É indesejável colar papel de parede na superfície de drywall, que não passou por todos os tratamentos necessários. E isso se aplica não apenas ao solo, massa ou gesso, mas também a várias misturas de proteção. Se a base foi preparada e processada correta e conscientemente, então, junto com o papel de parede, ela durará o máximo possível e não perderá seu apelo visual mesmo depois de muitos anos.
Os especialistas recomendam tratar o drywall com compostos bactericidas especiais. Além disso, não será supérfluo adicionar uma camada adicional de massa durante o trabalho preparatório. Para fazer isso, cubra toda a base com anti-sépticos especiais e aplique massa na superfície.
Porém, é importante ressaltar que na maioria das vezes não há uma necessidade séria dessas ações, principalmente se as condições da sua casa estão longe de ser extremas (não há umidade, excesso de umidade e mudanças de temperatura).
Além disso, o drywall pode ser tratado com revestimentos antifúngicos. Usando tais formulações, tal material leve e maleável não se tornará um habitat para o crescimento de fungos ou mofo. Além disso, a base de gesso cartonado pode ser pintada com tinta à base de água misturada com um primer. Usando essa combinação, você pode deixar a base um pouco mais leve e fresca.
Recomenda-se a aplicação de agentes protetores ou abrilhantadores em drywall com rolo macio, pincel grande de construção ou pistola de pulverização. Essas ferramentas não danificam a base nem deixam amassados / arranhões.
Ao trabalhar com esses meios, vale a pena usar um respirador para proteger os órgãos respiratórios de formulações de pó estranho e misturas que entrem neles.
Eu preciso de massa?
A massa é uma das etapas importantes na preparação de drywall para papel de parede.No entanto, é perfeitamente possível recusar-se a usá-lo. Por exemplo, é possível rebocar qualitativamente a base e aplicar imediatamente sobre ela (após secagem completa) papel de parede sem sujeira
No entanto, para que as telas sejam fixadas de forma eficiente e confiável a tais bases, é necessário começar a aplicá-las antes de 24 horas após a remoção de todos os defeitos e irregularidades do drywall e da mistura de construção (também gesso). completamente seco.
Mesmo que você não use massa, ainda será necessário selar as costuras, fixadores e juntas. Isso também pode ser feito com gesso e fitas adesivas especiais.
Tecnologia de colagem
Na superfície do drywall, você pode colar não apenas papel simples, mas também não tecido, vinil e muitas outras telas populares. Além disso, diferentes tipos de papel de parede podem ser combinados na mesma base para dar ao interior um gosto e estilo especiais.
Os revestimentos aplicados corretamente o ajudarão a alcançar os seguintes efeitos atraentes:
- belo e harmonioso destaque do nicho;
- focar em uma determinada área do quarto ou item interno;
- mascarar defeitos e irregularidades em pisos;
- expansão visual ou redução de espaço;
- enfatizando a direção estilística do conjunto.
Quanto à tecnologia direta de colar papel de parede a uma base de gesso cartonado, há muito em comum com o trabalho preparatório.
- uma linha vertical correta é desenhada na parede de gesso cartonado usando um nível;
- em seguida, meça a altura necessária e corte a tira no comprimento necessário. Recomenda-se deixar uma margem de cerca de 5 cm;
- se for colar lonas de vinil, então a cola deve ser aplicada na base e na própria tira de papel de parede com rolo;
- Se quiser colar revestimentos não tecidos, a composição adesiva só pode ser aplicada sobre uma base de gesso cartonado;
- via de regra, as telas são coladas por cima (desde a linha do teto). Ao mesmo tempo, as folhas de papel de parede são cuidadosamente alisadas com uma espátula de plástico do centro para as laterais. Assim, deve-se descer gradualmente até o chão;
- a próxima tira de papel de parede deve ser alinhada com a primeira, ajustando cuidadosamente as juntas;
- todo o trabalho deve ser executado até que você cole todas as superfícies planejadas da sala;
- no final de todas as fases, você precisa cortar o excesso de papel de parede restante nas bordas.
Deve-se notar que o drywall é freqüentemente usado para decoração em uma casa de madeira. Com a ajuda de tais adições, é muito mais fácil e rápido aplicar papel de parede, uma vez que nem todos os pisos de madeira são flexíveis e uniformes.
Recomendações
Se você quiser realmente dar um acabamento à base de gesso cartonado com alta qualidade e trazer componentes harmoniosos para o interior, então você você deve seguir algumas recomendações simples que permitirão que você crie um conjunto orgânico e organizado:
- Antes de aplicar qualquer papel de parede, você deve limpar a superfície do drywall da maneira mais completa e cuidadosa possível. Não deve permanecer sobre ele vestígios de poeira e sujeira, pois eles se soltarão e serão visíveis sob o papel de parede. Isso é especialmente verdadeiro quando telas de papel fino são coladas;
- os especialistas recomendam adicionar tintas especiais (por exemplo, tintas à base de água) à mistura de primer. Eles devem corresponder à cor da parede de gesso;
- a cola de papel de parede deve ser diluída apenas em um recipiente limpo previamente preparado, que não tenha sido usado para diluir quaisquer outras misturas de construção;
- recomenda-se colar papel de parede, começando pelas portas ou inclinações das janelas;
- Já para a aplicação direta de cola nas telas, esse processo é realizado sobre uma superfície plana e horizontal. Nessas condições, os revestimentos não enrugarão nem dobrarão. Isso é especialmente importante quando se trata de opções não mais densas e resistentes ao desgaste;
- alisar as telas é um procedimento obrigatório que nunca deve ser negligenciado. Se você não expelir todas as bolhas de ar formadas sob o papel de parede, o acabamento não ficará apenas desleixado, mas também poderá se afastar da parede de gesso após um curto período de tempo;
- se o excesso de cola permanecer nas juntas entre as telas, elas devem ser descartadas o mais rápido possível. Para isso, um pano úmido comum é bastante adequado;
- se houver um padrão interessante no papel de parede, você deve ter um cuidado especial com a junção correta das folhas. Caso contrário, o acabamento ficará ridículo e feio;
- já para aparar partes desnecessárias das bordas, recomenda-se fazê-lo com faca afiada e régua;
- não se esqueça que vale a pena escolher papéis de parede diferentes para salas diferentes. Por exemplo, em uma sala com alta umidade, é necessário colar revestimentos laváveis e densos. Quanto à própria base de gesso cartonado, também deve ser tratada com compostos especiais anti-sépticos e resistentes à umidade;
- no processo de colagem do papel de parede, é necessário garantir que não haja vento ou correntes de ar no ambiente. As telas aplicadas em tais condições não duram muito e podem se soltar rapidamente do substrato.
Exemplos e opções de sucesso
Pisos de gesso cartonado, decorados com competência e cuidado com papel de parede, podem mudar radicalmente o estilo e a imagem do interior. Por exemplo, os nichos altos e ondulados originais em tais paredes parecerão muito interessantes e elegantes. Entre eles, você pode colocar um nicho retangular para uma TV e um player. Esses designs parecem especialmente novos e elegantes se forem colados com papel de parede claro em cores pastel.
Arcos de gesso cartonado bem projetados com linhas arredondadas e janelas abertas entre os quartos são ideais para casas espaçosas. Se estiverem contra o fundo de um laminado marrom e um teto branco como a neve, devem ser decorados com papel de parede em tons de branco, pêssego ou bege. É difícil decorar tais estruturas, mas o resultado são detalhes verdadeiramente únicos.
Grandes estruturas de gesso cartonado com nichos e pequenas prateleiras podem ser decoradas com papel de parede em tons nude. Para dar a tal estrutura uma aparência mais interessante e cara, os nichos internos devem ser decorados com papel de parede de tijolo ou pedra. Como regra, essas soluções de design são usadas em habitações espaçosas.
Em uma luxuosa sala de estar com lareira, uma parede de gesso com prateleiras decoradas com holofotes ficará incrível. Uma superfície semelhante deve ser decorada com papel de parede em cores quentes (pêssego, chocolate, marrom claro ou caramelo). Vários itens de decoração encontrarão seu lugar nas prateleiras da parede de gesso cartonado, e entre eles deve haver um espaço livre onde você possa pendurar uma TV. Recomenda-se complementar esses designs com cortinas em janelas de tons semelhantes (para a harmonia do interior).
Se gosta de soluções de design interessantes e memoráveis, deve decorar os pavimentos de gesso cartonado com papel de parede que imita tijolo, pedra ou madeira natural. Esses materiais de acabamento parecem caros, embora frequentemente tenham um preço bastante acessível.
Como colar papel de parede em drywall, você pode conferir no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.