Como colar papel de parede corretamente?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Sobreposição ou extremidade?
  4. Materiais e ferramentas
  5. Nós selecionamos a superfície
  6. Tecnologia
  7. Por que eles estão borbulhando?
  8. Segredos e dicas
  9. Com que rapidez eles secam?
  10. Belos interiores

Agora é difícil acompanhar novos produtos em materiais de construção. Existe um grande número de tipos de papel de parede. Mas se quisermos fazer um orçamento, decorar nossa casa de forma rápida e elegante, ainda recorremos ao papel de parede. A colagem correta é a base da durabilidade e beleza desse revestimento.

Peculiaridades

Os papéis de parede de papel são comuns no design de interiores há muito tempo, mas não perdem sua popularidade. Graças aos desenvolvimentos progressivos, agora este revestimento moderno de alta qualidade às vezes não é inferior a outros tipos de materiais de acabamento.

A principal diferença é que eles têm um preço baixo. A base de material natural (celulose) torna o papel de parede respirável. Portanto, eles são frequentemente recomendados para decorar um berçário.

Mas o papel é totalmente incapaz de entrar em contato com a água, por isso é melhor não usá-lo em ambientes com muita umidade.

Visualizações

Existem várias variedades de guarnições de papel.

Pelo número de camadas, o papel de parede é:

  • Simplex (uma camada). Eles são os menos duráveis ​​e, portanto, os mais baratos. E também tem uma textura lisa;
  • Duplex (multicamadas). Eles são mais fortes do que uma camada única, aderem bem, mas requerem mais composição. Com a ajuda deles, você pode resolver o problema de defeitos nas paredes.

Resistência à umidade:

  • Instável - em nenhum caso devem ser usados ​​em ambientes com alta umidade. E se você os sujar, então não há nada que você possa fazer;
  • Lavável (tem uma camada protetora superior). Eles podem ser usados ​​na cozinha, mas é melhor não usá-los no banheiro. Cuidados e limpeza - Lave com pano úmido.

Por textura, papéis de parede de papel são divididos em:

  • Suave. Na maioria das vezes, são papéis de parede simples comuns;
  • Em relevo. O revestimento é composto por duas camadas, tem relevo e volume, conferidos pelo método de gofragem;
  • Papel de parede de espuma também em várias camadas. O acrílico é aplicado entre duas camadas de papel e aquecido, o que o torna espumoso e aumenta a resistência do papel de parede. Os produtos de acrílico pulverizado fascinam com a beleza e a variedade dos padrões de relevo;
  • Papel de parede com aparas. As aparas entre as camadas de papel, em resultado da prensagem, dão uma superfície em relevo, esses papéis de parede não perdem a sua naturalidade;
  • Para pintar. Este é um papel de parede texturizado no qual a tinta deve ser aplicada;
  • Papel de parede com uma camada de papel. Neste caso, o papel é combinado com outros materiais - entretela, tecidos, cortiça e folheado. As propriedades do revestimento podem variar muito dependendo do segundo material.

Sobreposição ou extremidade?

Os papéis de parede de papel podem ser colados de duas maneiras: colocando as telas umas sobre as outras com uma lacuna ou juntando-as. O papel de parede fino do orçamento pode ser colado sobreposto uns aos outros. Na maioria das vezes, eles já têm uma vantagem. A técnica de sobreposição também ajudará a corrigir pequenas saliências e vales nas paredes. A tecnologia de colagem por sobreposição é utilizada em edifícios novos e casas de madeira, pois existe o risco de encolhimento, distorção e aparecimento de defeitos nas superfícies. Se a base da parede tem falhas significativas, e o papel de parede selecionado é pesado e gofrado, então vale a pena abandonar esta técnica.

A técnica de colar papel de parede por união é um pouco mais complicada do que a anterior. Afinal, as juntas devem ficar sem folgas, perfeitamente lisas e bem organizadas.No caso da união mais precisa, você obterá uma superfície bonita e uniforme. Se a parede tiver uma curvatura significativa, ela deve primeiro ser nivelada para evitar lacunas desagradáveis ​​no papel de parede.

Materiais e ferramentas

Antes de colocar o papel de parede, você precisa estocar todas as ferramentas necessárias:

  • roleta;
  • lápis de construção;
  • estilete;
  • nível ou linha de prumo;
  • rolo e recipiente para cola;
  • um balde e um dispositivo para misturar a composição;
  • pequeno pincel para aplicar cola em áreas de difícil acesso;
  • uma escova ou pano para alisar o papel de parede;
  • escada.

Vale a pena mencionar um desenvolvimento moderno - um plano de fundo para papel de parede. Trata-se de um material em rolo constituído por três camadas: no meio há espuma de polietileno e as duas camadas externas são feitas de não tecido, papel ou cortiça. E o tipo de papel de colagem deve ser selecionado com base nas propriedades exigidas. Se você quiser decorar um ambiente com umidade excessiva, é melhor não usar papel protetor. E a cortiça é a mais amiga do ambiente.

Existem muitas vantagens em usar essa camada: ela uniformiza a base, pode esconder pequenas imperfeições da parede, aumenta o isolamento acústico e retém melhor o calor. O papel de parede é mais fácil de colar e mais durável. Mas só pode ser usado para papéis de parede densos e grossos, já que os finos podem brilhar através dele.

A superfície das paredes deve ser preparada antes do trabalho. Isso é feito por priming. Uma composição especial é aplicada, com a ajuda da qual a cola cumprirá melhor sua tarefa, e haverá menos defeitos diversos.

Como preparar?

Existem muitas formulações diferentes para primer de parede nas lojas. Mas nem todos são adequados para papéis de parede de papel.

  • A opção mais simples é encontrar uma cola que possa ser usada como primer. O rótulo geralmente descreve em que proporções diluí-lo para esse fim.
  • Se o adesivo não for adequado, um primer acrílico amplamente procurado pode ser usado. É adequado para todas as superfícies. A solução de acrílico não tem cheiro, mas seca por muito tempo.

Escolhendo cola

A cola é um dos principais materiais no processo de acabamento do papel de parede. Deve ser escolhido de acordo com as recomendações do fabricante do papel de parede. Vendido em pó e misturado com água até uma consistência média. É melhor não armazenar formulações prontas por muito tempo.

Meio século atrás, nossos predecessores fabricavam a cola eles mesmos - uma pasta à base de amido cumpria perfeitamente seu papel, embora tivesse que ser usada uma vez. Mas agora as lojas estão cheias de diferentes tipos e marcas de cola para papel de parede. É melhor selecionar uma composição específica para o revestimento do papel. O CMC doméstico é amplamente conhecido no mercado russo. Mas para quem prefere produtos importados, pode escolher o alemão "Methylane" ou o francês Kleo.

No caso de precisar combinar tintas de papel com outros tipos, para não selecionar e mexer vários tipos de cola, pode-se adquirir uma universal.

Mas sua composição é cheia de aditivos químicos. Portanto, é melhor não usá-lo desnecessariamente. A cola não tecida também é adequada para papel. Mas uma camada fina pode deformar com argamassa pesada.

A quantidade necessária da composição pode ser determinada com base nas recomendações da embalagem. Normalmente indica-se quantos metros quadrados a caixa ou sacola com a mistura é destinada.

Como aplicar?

No papel de parede disposto, a cola é aplicada com rolo especial ou com pincel largo no sentido do centro para as bordas. É necessário garantir que uma grande quantidade de cola não se acumule ao longo da borda, para que depois não seja necessário limpá-la das telas vizinhas. É necessário trabalhar toda a folha cuidadosamente com a composição, não deixando espaços vazios. Isso eliminará os defeitos posteriormente. As treliças de uma camada devem ser untadas com uma camada fina, pois são muito frágeis. E é melhor revestir o material multicamadas com mais abundância.

Nós selecionamos a superfície

As paredes podem estar em diferentes estados e nem sempre é possível proceder imediatamente à colagem. Manter o papel de parede antigo não é uma ótima ideia. As camadas anteriores devem ser removidas com cuidado, porque você não pode ter certeza se elas foram bem coladas, se as novas irão descascar junto com elas. O padrão do revestimento antigo pode aparecer através do novo, ou as costuras antigas ficarão visíveis.

Costumava ser considerada uma excelente solução pré-cobrir a parede com jornais e, em seguida, colocar o papel de parede. Esta opção é inaceitável pelos motivos acima.

Tentando economizar tempo em reformas em novos prédios, alguns tentam colar papel de parede em gesso. Mas esta opção também não dará o melhor resultado. As paredes rebocadas absorvem grandes quantidades de cola devido à sua estrutura solta e o novo revestimento pode simplesmente cair. No gesso velho também é preciso retirar todas as irregularidades, restos de materiais de sua superfície, esmerilhar até ficar homogêneo e passar com massa fina e primer, para só então terminar a parede com material novo.

O que fazer se a parede for pintada. Nesse caso, tudo depende da composição aplicada. Se a tinta for à base de água, pode-se colar o papel de parede, aplicando o primer. O restante das composições precisará ser removido. Mas esse processo é muito trabalhoso. Portanto, para fazer o papel de parede da tinta, pode-se lixar a superfície para torná-la áspera e passar um primer para que a cola adira melhor à parede.

Divisórias de fibra ou drywall podem ser erguidas na sala. Esses materiais também são usados ​​para nivelar paredes em casas particulares e antigas com grandes defeitos e curvatura. O papel de parede comum pode ser colado na parede de gesso se for pré-tratado com massa e primer. Caso contrário, podem aparecer as inscrições, a cor das folhas, a aderência não será a ideal e o papel de parede vai embora. No caso do painel de fibra, o processamento também é necessário. Além disso, as partições são montadas com parafusos auto-roscantes. Consequentemente, grandes juntas são formadas. Para que nem eles nem as cabeças dos parafusos fiquem visíveis através do papel de parede, no estágio inicial é necessário aplicar uma massa rugosa.

A base de concreto requer um pré-tratamento total da superfície, caso contrário, sua cor escura e vários defeitos serão visíveis através do papel.

Tecnologia

Para colar papel de parede de papel fino adequadamente nas paredes, você precisa seguir estritamente as regras e a tecnologia desse processo:

  • limpe a sala de todos os objetos e certifique-se de que as superfícies das paredes estão devidamente preparadas;
  • preparar todas as ferramentas e materiais necessários. Você precisará de uma escada ou cadeira;
  • marcações precisam ser aplicadas às paredes. Via de regra, eles começam a grudar na janela. Usando um nível ou linha de prumo, determine a vertical e marque-a com um lápis, sem traçar uma linha nítida e brilhante;
  • é necessário cortar o papel de parede. Se tiverem um padrão, será necessário ajustar as telas para que se encaixem bem. Meça a tela no comprimento desejado, levando em consideração uma folga de cerca de 10 centímetros para o ajuste de altura. Use régua, faca e lápis para cortar a peça desejada. Se tiver certeza de que a distância do chão ao teto é sem quedas fortes, você pode cortar todas as tiras inteiras de uma vez. As sobras irão para colar nas janelas e acima da porta;
  • você precisa diluir a cola, conforme está escrito na embalagem, misturando bem. Passe cola no papel de parede com rolo e espalhe por todo o perímetro da folha;
  • Recomenda-se que as tiras sejam dobradas ao meio ou em camadas, para que seja conveniente colocá-las no lugar. Mas isso deve ser feito com muito cuidado para não manchar a parte frontal e não deixar vincos;
  • levando em consideração a abertura sob o pedestal, fixe o papel de parede por cima, focando na vertical;
  • agora é necessário alisar a tela com um rolo de borracha ou um pano limpo para que não fiquem lugares inchados;
  • remova todo o excesso de cima e de baixo com uma faca de escritório. Os vestígios de cola na superfície acabada são imediatamente removidos com uma esponja húmida;
  • a nova tira é colada ponta a ponta ou sobreposta, com cuidado para que a costura não seja visível.

Uma camada de cola é aplicada ao papel de parede de camada única e eles são imediatamente fixados na parede. Alise-os com um guardanapo, sem pressionar com força. Colar papel de parede pesado, por exemplo, com um duplex em relevo sobre uma base de papel, é um pouco diferente: a cola é aplicada tanto na folha quanto na parede. O papel de parede pode ser pré-dobrado para ficar de molho por 3-5 minutos. Alise a tela com um pincel. A colagem de papel de parede simples sem costuras para uma pessoa deve ser feita por etapas, fazendo medições, recortando, espalhando cola sobre cada tira individual e juntando após a anterior. Depois de concluir todas essas etapas para várias telas, você pode cometer muitos erros irreparáveis.

Para colar o papel de parede sem bolhas com as próprias mãos, certifique-se de que a parede esteja bem preparada e não tenha buracos ou fendas. É necessário espalhar a cola de maneira uniforme e cobrir toda a folha do papel de parede com ela. E durante a colagem, alise cuidadosamente as irregularidades em todas as direções, evitando bolhas de ar.

O processo de colagem em cantos tem suas próprias sutilezas. Neste caso, o papel de parede é colado com uma sobreposição. Uma tela é trazida para a próxima parede por alguns centímetros. A segunda tela é colada com uma sobreposição na primeira desde o canto. Mas se o ângulo for irregular, o resultado será desleixado.

Na segunda opção, a primeira tira também é colada com uma sobreposição na parede, mas um pouco mais. Orientamos a segunda faixa verticalmente ao longo da borda mais distante do canto. E colamos no primeiro com uma sobreposição de 2 cm. Depois, com um nível, marque a vertical e corte a costura com uma faca de papel. Removemos os resquícios do papel de parede e colamos os locais de revestimento. Nos cantos externos, a tecnologia é semelhante ao segundo método.

Por que eles estão borbulhando?

Bolhas no papel de parede podem ocorrer devido a correntes de ar na sala, se você borrou a tela mal antes de colar, a parede está mal processada e o ar permanece no desnível, se a cola for muito pesada para o revestimento de papel, ou você não alise mal a tela. Não deixe o papel de parede ficar muito tempo embebido em cola, ou dobre o papel de parede fino e unte-o com uma camada espessa de cola para que não enrugue depois.

Segredos e dicas

Ao cortar, não corte todo o material de uma vez. É fácil cometer um erro, mas é impossível corrigi-lo. O papel de parede, especialmente o papel de parede de camada única, é melhor espalhar com cola uma tira de cada vez e colar imediatamente, e não molhar todas as tiras ao mesmo tempo, como recomendam as regras de acabamento. É melhor cortar o excesso de tecido por cima e por baixo depois de colar o tecido, será mais fácil corrigi-lo. Vale a pena encaixar o papel de parede imediatamente após a colagem, e não depois de alisar a superfície. Se a cola cair do lado de fora do papel de parede, não esfregue com força com um pano. A tinta ou a textura podem ser danificadas, especialmente em papéis de parede baratos.

Com que rapidez eles secam?

Os papéis de parede de papel secam muito mais rápido do que outros tipos devido à sua estrutura porosa e permeabilidade ao ar. Após a colagem, em média, a secagem completa deve ser de 8 a 24 horas. Mas se a sala for fria e com muita umidade, o tempo pode dobrar.

Belos interiores

Frescura, positividade e romance adicionarão papéis de parede de papel com flores grandes à área de jantar em estilo provençal.

Um design vintage bonito e incomum pode ser enfatizado até mesmo por capas de papel baratas.

Um design vintage bonito e incomum pode ser enfatizado até mesmo por capas de papel baratas.

Respeito ao meio ambiente e naturalidade do meio ambiente irão realçar o papel de parede com motivos naturais.

O interior do palácio barroco será complementado por padrões de papel leve orgânico.

Para obter informações sobre como colar papel de parede você mesmo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário