O que vem primeiro: papel de parede ou piso laminado?

O que vem primeiro: papel de parede ou piso laminado?
  1. Tecnologia de colagem de papel de parede
  2. Características de colocação de laminado
  3. É possível fazer o revestimento das paredes após a instalação do piso laminado?
  4. Procedimento de reparo correto
  5. Prós e contras de métodos diferentes
  6. Como escolher papel de parede e laminado no mesmo estilo?
  7. Selecionamos um laminado

Todos os trabalhos de reparo devem ser planejados cuidadosamente e o projeto deve ser pensado com antecedência. Durante a reforma, surgem muitas questões, uma das mais frequentes - colar primeiro o papel de parede ou colocar o laminado? Observe que os construtores profissionais de reformas nem sempre escolhem a sequência correta de trabalho. Freqüentemente, o pedido depende de qual material foi trazido mais rápido, bem como do desejo de concluir o trabalho com mais rapidez.

Tecnologia de colagem de papel de parede

Para entender qual trabalho fazer em primeiro lugar, você precisa entender o que é cada estágio.

Características do papel de parede:

  • Alinhando as paredes. O gesso antigo é removido e todos os defeitos são engessados ​​com novo material. Pequenas imperfeições são polidas. Durante esse trabalho, toda a poeira e sujeira caem no chão, casos de queda de várias ferramentas são frequentes;
  • Primer de superfície - é necessário para fortalecer o revestimento, bem como para garantir a máxima aderência do adesivo. O primer acrílico respinga muito durante a operação e é bastante difícil de lavá-lo;
  • Cortar e colar papel de parede. O papel de parede é cortado e a cola é aplicada em sua superfície e, em seguida, eles são colados na parede.

Com base nisto, verifica-se que o trabalho de papel de parede deixará, em qualquer caso, a sua marca na superfície do pavimento.

Características de colocação de laminado

O trabalho no chão é realizado da seguinte forma:

  • Um forro de polietileno, cortiça e assim por diante são aplicados ao chão. A base é aparada de acordo com o perímetro do piso;
  • Pequenas ripas ou sobras do laminado são colocadas contra a parede, criando espaço para compensar a expansão do piso;
  • A primeira tira é colocada - a placa final é cortada de forma que 8-10 mm permaneçam na parede. espaço livre;
  • A próxima linha começa com um segmento. Quando a linha está pronta, o click lock é inserido nas ranhuras da linha adjacente. As linhas são empilhadas em ângulo umas com as outras;
  • A última linha é cortada ao longo do comprimento e largura da placa;
  • No final da obra, as cunhas são removidas e o espaço entre a parede e o laminado fica escondido atrás do rodapé

A colocação do laminado não ameaça em nada o revestimento da parede, a única coisa que pode estragar o papel de parede é o pó, que pode ser facilmente removido com um aspirador.

Observe que se você colar o papel de parede primeiro e, em seguida, começar a colocar o laminado, deverá ventilar completamente o ambiente para que não haja umidade. Se houver um alto nível de umidade, marcas baratas de laminado podem deformar ou mudar de tamanho.

Posso fazer o revestimento das paredes depois de instalar o piso laminado?

Do ponto de vista técnico, é possível colar o papel de parede após a colocação do laminado, mas essa decisão não é totalmente correta. Trabalhar com papel de parede pode danificar a superfície do laminado. O adesivo utilizado pode prejudicar a aparência do revestimento do piso, causando manchas e outras imperfeições. É por isso que os conselhos de quase todos os especialistas experientes concordam em uma opinião - somente depois de colar o papel de parede você deve começar a colocar o laminado.

Se você já iniciou a reforma do seu apartamento ao contrário, ou seja, com o acabamento do piso, não desanime. O principal é que todo o trabalho seja feito com o máximo cuidado. Cubra o chão com papel alumínio para evitar danos à superfície. Lembre-se também de que o piso pode ser facilmente danificado por móveis com pés de metal.Durante o transporte, riscos podem permanecer; o filme não protegerá contra sua formação. Em tal situação, você precisa usar algo mais durável.

Procedimento de reparo correto

Não importa se você instala laminado ou linóleo, a ordem de trabalho permanece a mesma:

  • o primeiro passo é preparar as paredes - alinhamento, massa. A qualidade do papel de parede depende desse estágio;
  • betonilha ou criando um piso preto;
  • o papel de parede é colado;
  • depois que o papel de parede estiver completamente seco, você pode começar a colocar o laminado. No final, o pedestal e outros elementos decorativos são fixados.

Mas isso não significa que você tenha que seguir esse procedimento específico. Por exemplo, se você já comprou um laminado, mas ainda não decidiu sobre a escolha do papel de parede, não deve atrasar o reparo.

Se já aconteceu que você fez primeiro o piso e só depois passou a colar o papel de parede, você deve seguir as seguintes regras para não danificar o laminado:

  • cobrir toda a superfície do laminado com filme, papel ou algum tipo de tecido;
  • não se apresse para fazer o trabalho rapidamente, o principal é fazer tudo com eficiência;
  • ao transportar móveis, seja o mais cuidadoso possível, coloque protetores de papelão especiais nas pernas de metal.

Essas regras simples, porém eficazes, ajudarão a evitar danos à superfície do piso.

Prós e contras de métodos diferentes

Cada especialista tem sua própria opinião sobre o que fazer primeiro - colar papel de parede ou colocar laminado. A decisão não depende em nada do profissionalismo dos colaboradores, depende da comodidade, disponibilidade de materiais e outros fatores.

Uma das principais nuances que afetam a sequência do trabalho é a quantidade de entulhos que serão gerados durante o processo de reparo. Observe que haverá menos detritos ao instalar o piso laminado do que em outras reformas. É por isso que os especialistas recomendam “pular” trabalhos mais complexos com uma grande quantidade de lixo com antecedência e, em seguida, assumir os processos cosméticos.

Como escolher papel de parede e laminado no mesmo estilo?

Cada pessoa tem seus próprios gostos e requisitos de design, portanto, não existem modelos para criar o interior dos quartos. Uma grande seleção de materiais de construção permite agradar a todos os compradores. Antes de colocar um laminado ou colocar ladrilhos, você precisa decidir sobre o design para que todos os elementos da sala pareçam harmoniosos:

  • Estilo classico. Uma sala neste estilo envolve o uso de piso escuro e papel de parede claro. Em um interior clássico, são utilizadas espécies de madeira exclusivamente valiosas, ou sua imitação. Para uma sala grande, recomenda-se escolher tons frios do piso;
  • Provence. É apropriado usar uma imitação de uma madeira clara velha, o papel de parede deve ser de tonalidade semelhante, um tom mais claro;
  • Minimalismo. Na criação do projeto de uma sala no estilo minimalista, uma cor pronunciada é usada, como regra, é uma escala em preto e branco. Você pode escolher qualquer cor principal;
  • Alta tecnologia implica o uso de tons frios e contidos de laminado, uma imitação de pedra natural ou um tom metálico ficará bonito;
  • Art Deco pressupõe o uso de um revestimento de piso de rica cor.

Para um quarto ou quarto de criança, opte por um forro em tons calmos que imitam madeiras claras.

Selecionamos um laminado

Para que o interior da divisão seja harmonioso, deve-se prestar muita atenção na escolha do laminado.

Abaixo estão algumas diretrizes que tornam o design original:

  • O piso deve corresponder necessariamente ao esquema geral de cores, os especialistas recomendam a escolha de tons quentes. Por exemplo, se você escolheu papel de parede amarelo, o laminado deve ser dourado ou avermelhado. Se as paredes forem de tons frios, respectivamente, o laminado deve ser o mesmo;
  • Observe que o laminado não deve ser "conspícuo", em qualquer caso, não escolha cores brilhantes.O revestimento do piso deve simplesmente sombrear e enfatizar as cores principais. Se você ainda decidir escolher um revestimento brilhante, consulte um especialista. Piso azul, papel de parede prateado e cortinas azuis ficarão bem;
  • O laminado vermelho está em perfeita harmonia com o tom branco ou bege.

O laminado não deve ser da mesma cor do papel de parede, caso contrário, todas as superfícies se fundirão em um único todo. Os tons devem ser ligeiramente mais escuros ou mais claros. Ao pensar sobre o design de uma sala, você não precisa escolher muitas cores primárias, não deve haver mais do que três delas. Aqueles que colocam laminados em cores exóticas devem se lembrar que os pisos são trocados com menos frequência do que o papel de parede, e as cores brilhantes rapidamente se cansam. Em breve, você vai querer fazer o piso em um tom mais calmo.

Pisos claros ampliam visualmente a sala, para que sejam adequados em uma sala pequena. A escolha de um design é um processo complexo que requer atenção máxima. Se você não tiver ideias originais, procure a ajuda de designers experientes. Eles criarão para você um interior que será sempre confortável e aconchegante.

Cada um decide por si se vai seguir as nossas recomendações de instalação ou não, o mais importante é que o resultado lhe agrada - obtém um pavimento e um papel de parede holísticos que mantêm o seu aspecto.

Para obter informações sobre o que fazer primeiro - colar papel de parede ou colocar piso laminado, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário