Escolha de papel de parede para uma sala pequena
Muitos quartos em apartamentos pequenos são bastante pequenos. Os designers, ao escolherem os materiais de acabamento para tais instalações, são guiados por certas leis de organização do espaço interno. Neste artigo, conheceremos as regras de decoração de paredes para dar volume espacial a pequenos cômodos.
Peculiaridades
As primeiras dificuldades e limitações surgem já na fase de escolha do papel de parede. No acabamento de um espaço apertado, um grande padrão decorativo parecerá complicado, o estuque tornará o teto ainda mais baixo, as cores escuras saturadas irão engrossar tanto a atmosfera que será desconfortável estar na sala.
O que resta à nossa disposição? Acontece, não tão pouco! É melhor preferir o fundo claro do papel de parede. As cores claras adicionam "ar" ao espaço, o que é necessário para salas pequenas. Cores brilhantes de azul, verde, vermelho e grafite são aceitáveis em concentrações muito baixas para criar acentos de estilo.
O desenho pequeno é preferível. O papel de parede listrado, quando aplicado corretamente, pode fazer com que uma sala baixa fique mais alta e as paredes estreitas se afastem um pouco.
Não é necessário abandonar completamente um grande padrão brilhante, mas precisa ser aplicado localmente, em algumas partes da parede, alternando com o papel de parede simples básico.
A textura do papel de parede também deve servir para aumentar o volume da sala. Quanto mais alto for o papel de parede, mais profundidade ele confere às superfícies das paredes. Isso é percebido como aprofundamento e expansão do espaço. As superfícies brilhantes, sendo o oposto direto das superfícies em relevo, têm o mesmo efeito devido a reflexos múltiplos.
Assim, o papel de parede para uma sala pequena deve ser selecionado de acordo com os seguintes critérios: cores claras, pequeno desenho, textura em relevo. Para acentos específicos, os que você quiser são adequados, você só precisa organizá-los corretamente na decoração das paredes.
Tarefas de acabamento das paredes de salas apertadas
A principal tarefa dos reparos em uma sala modesta é ampliar visualmente o espaço. Deve parecer visualmente mais alto e mais espaçoso devido ao padrão e cor do material de decoração da parede. Os tetos baixos devem ser visualmente elevados devido à decoração vertical do papel de parede.
Outra tarefa é criar um local aconchegante e confortável para a vida dos familiares. Os designers levam em consideração a iluminação da sala e, dependendo desse indicador, escolhem uma ou outra cor do papel de parede: para os quartos do norte, são selecionados papéis de parede cor de pêssego, esses tons criam uma sensação de calor. Os quartos do sul "esfriam" um pouco com papel de parede azul e cinza.
Outra função importante dos revestimentos de parede é criando um certo clima... No quarto, tudo deve ser propício ao relaxamento - o papel de parede é necessário em uma cor calma e pacificadora, no quarto das crianças - mais claro, mais enérgico, para o escritório - lacônico e rígido, para a sala - cerimonial, para o corredor - prático e elegante.
Finalmente, o papel de parede é a base para a criação de uma solução estilística de interiores. A percepção estética do espaço depende em grande medida da escolha da decoração da parede. Para criar um interior harmonioso, móveis e acessórios de decoração são selecionados no mesmo estilo.
Quais estão certas?
Vamos tentar escolher papéis de parede para salas de diferentes propósitos e tamanhos.Na primeira fase, você precisa decidir sobre o tipo de papel de parede - papel ou vinil, liso ou estampado, brilhante ou fosco. A decoração de uma pequena sala dita seus próprios termos. Em uma sala estreita, será correto combinar papel de parede listrado horizontal em paredes estreitas com cores sólidas ou com um pequeno padrão em paredes compridas opostas.
A parede estreita é decorada com papel de parede brilhante com uma impressão expressiva, o resto da sala é guarnecido com material liso. As cortinas combinam com a cor da parede.
Uma sala estreita e longa deve ser dividida em áreas funcionais. Destaque uma zona com uma cor ativa, a outra em tons calmos das cores correspondentes. Por exemplo, na área infantil, as camas são decoradas com uma decoração monocromática azul e um espaço para jogos em estilo marinho com alternância de listras brancas, vermelhas e azuis. Esta técnica tornará o espaço mais rico e amplo.
No quarto, atrás da cabeceira da cama e acima dela no teto, você pode colar papel de parede da mesma cor para que a parede pareça ir para o teto e criar a ilusão de um nicho, todas as outras paredes podem ser coladas com papel de parede liso em cor contrastante. Visualmente, a parte da parede que passa pelo teto parece espaço adicional.
A família costuma se reunir na sala de estar, e a decoração das paredes com papel de parede combinado servirá para aumentar o espaço aqui. Em uma sala pequena vale a pena escolher recepção de divisão horizontal... A parte inferior é colada com uma cor saturada mais escura, e a metade superior das paredes é rematada com monocromático claro ou com um pequeno papel de parede estampado. É melhor estreitar o meio-fio, pois um largo reduzirá visualmente a altura do corredor.
Para uma pequena sala quadrada, o método de alternar tecidos lisos com estampados é adequado. Nesse caso, deve haver mais listras monofônicas. Isso criará uma filmagem específica que expande a área.
Os elementos volumétricos são adequados para decorar pequenas salas em quantidades limitadas. Você pode cortar algumas imagens e colá-las separadamente. Você não deve colar completamente a sala com telas com um padrão grande.
Para um aumento visual da altura, o papel de parede não é colado do teto, mas recua 10-20 centímetros. Essa faixa é pintada na cor do teto e, portanto, o teto é levantado, por assim dizer. Esta faixa na parede é simplesmente rebocada e pintada ou cortada com moldura - uma faixa convexa decorativa.
Não apenas a colocação do padrão, mas também a escolha da cor afeta a percepção visual do espaço.
Como combinar a cor?
A funcionalidade dos quartos pequenos é diferente, dependendo disso, as cores são selecionadas. Existe uma classificação especial para combinar cores umas com as outras. Algumas cores são combinadas, outras parecerão dissonantes. É uma boa ideia estocar essa mesa com antecedência, se você pretende usar vários tons. As regras gerais são as seguintes: todas as cores são combinadas com branco, preto, ouro e prata. As cores marrons são boas companhias para os tons de azul, azul, rosa e vermelho. Os verdes são amarelos, laranja. O vermelho deve ser usado em interiores como um destaque, especialmente em uma sala pequena.
Na cozinha, na sala de jantar, no berçário ou no quarto dos jovens, é preferível escolher as cores do verão, suculentas da parte superior do espectro, do verde claro ao laranja. Todos os tons de branco, bege, aço e creme são bem-vindos para decorar a sala de estar, escritório, quarto. Preto, marrom, verde escuro podem estar presentes como linhas finas ou listras.
No lado ensolarado, os quartos bem iluminados não precisam de iluminação adicional, então você pode usar papel de parede cereja e vinho com um padrão em combinação com papel de parede azul, cinza ou verde-oliva com um pequeno padrão.
A escolha do papel de parede para uma sala escura é limitada às cores claras. Nessas salas, você não deve recorrer a contrastes fortes. A parede mais iluminada pode ser decorada com tintas ornamentadas mais ricas, o resto pode ser mantido em uma gama calma de cores adequadas.
Vale a pena dar uma olhada mais de perto no papel de parede de luz brilhante. Sua refletividade adicionará um pouco de espaço. No entanto, não é necessário tornar o teto, as paredes e o piso brilhantes. Você precisa escolher duas posições ou apenas uma. Em caso de forte escurecimento da sala, recorrem ao uso de iluminação artificial. É feito um nicho, cuja parte interna é revestida com papel de parede de desenho original, lâmpadas ocultas são colocadas no arco do nicho.
Para que a decoração de parede fique em harmonia com cortinas, estofados de móveis estofados, têxteis decorativos, na hora da compra é aconselhável ter pequenas amostras de papel de parede, para que seja mais fácil escolher a cor desejada. É melhor escolher tecidos nas mesmas cores que estão presentes no padrão de papel de parede.
Para obter informações sobre como combinar papel de parede em uma sala pequena, veja o próximo vídeo.
Opções de decoração
Existem muitas técnicas decorativas para decorar paredes. Um deles é o uso de papel de parede duplo. Podem ser papéis de parede complementares do mesmo tom. Neste caso, uma tela com um padrão grande é tirada em uma parede, e no resto - com a mesma pequena.
A mesma abordagem é usada ao escolher cores contrastantes. Mas, invariavelmente, em uma sala pequena, um grande padrão está localizado apenas em uma parede.
Um padrão brilhante pode ser aplicado a toda a área da sala no caso de uma disposição diagonal. O padrão diagonal já é fornecido pelo fabricante. Se o papel de parede tiver um padrão vertical, as telas serão coladas diagonalmente. Deve-se ter em mente que de acordo com essa tecnologia de colagem, haverá um maior consumo de material de acabamento.
Em espaços pequenos, pode ser necessário enfatizar com um grande padrão, então a técnica do "decoretto" é adequada. O uso de adesivos decorativos de parede é sempre popular. Os fabricantes oferecem desenhos de várias cores e enfoque temático. Acentos brilhantes na parede que combinam com o tom irão decorar muito o ambiente, tornando-o individual. Imagens vivas, como rosas, borboletas ou flores estilizadas contra um fundo brilhante, são coladas na parede da visualização.
Nas composições matizadas, é escolhido o papel de parede com um padrão de trama já aplicado em cores pastel. Este padrão pode ocupar uma parede ou duas paredes e o ângulo entre elas é aparado desta forma.
Apelo artístico, profundidade e exclusividade do design serão dados pelo papel de parede fotográfico, que decora a parede central. Em salas pequenas, você não deve decorar a parede com papel de parede de foto com uma imagem grande. - por exemplo, um carro ou uma árvore. É melhor escolher o papel fotográfico nas cores certas com uma vista em perspectiva.
Determinando o estilo
Em qualquer divisão, pequena ou grande, todos os elementos de design devem ser harmoniosamente combinados e ligados por uma única linha artística, que é determinada pelo estilo deste interior.
Em uma pequena sala, os estilos do palácio parecerão fora do lugar - império ou barroco. Mas, ao escolher serigrafia em tons de azul com monogramas dourados, apoiando esse padrão com móveis apropriados e decoração de cetim, você pode dar ao interior um pouco do luxo de um palácio.
Tintas "queimadas" de papel de parede com um padrão em pequenas flores, móveis claros envelhecidos, louças de porcelana, estofados leves de poltronas formarão um conjunto para um interior em estilo provençal.
Mais relevante para espaços confinados seria seguir estilos modernos com seu minimalismo. Quanto menos itens em uma sala, mais espaçosa ela será. Vale a pena deixar apenas o mobiliário mais necessário ou esconder os espaços de armazenamento usando modernos sistemas de transformação de espaço.
O estilo atende a essas tarefas alta tecnologia. Um mínimo de móveis e uma abundância de superfícies cromadas, metal e vidro criarão vários reflexos que confundem os limites da sala. Papel de parede com elementos metálicos será apropriado aqui. Os tons de aço não estragam alguns toques brilhantes de vermelho ou outra cor muito vibrante. Mas esses acentos devem ser poucos, caso contrário aparecerá fragmentação do interior.Pode ser um ou dois designs de papel de parede, ou algumas estatuetas em um nicho ou um travesseiro no sofá.
Funcional Art Deco deixa algumas coisas valiosas e de muito alta qualidade no interior. Nessa solução de estilo, cada coisa está exatamente em seu lugar, são poucas, não bloqueiam o espaço transparente. Superfícies brilhantes feitas de pedra natural, bancadas de vidro com brilho e papel de parede escuro e liso parecerão muito orgânicos neste interior.
O estilo escandinavo exige papel de parede em tons suaves naturais, monocromáticos ou com padrão geométrico. Móveis simples com textura de madeira marrom conferem austeridade a uma pequena sala. Um mínimo de decoração irá liberar espaço.
O estilo dos interiores tecnológicos - loft. Envolve a utilização de papel de parede em forma de alvenaria ou de uma estrutura porosa de superfície de concreto. As janelas sem cortinas pesadas permitem a entrada de raios de luz em uma pequena sala.
Estilo mediterrâneo com papel de parede branco com textura de gesso áspero simples, tecidos leves ou brancos, formas simples de decoração de quarto criarão um interior arejado.
Uma variedade de abordagens de design permitirá que até mesmo o menor cômodo seja decorado com estilo.
Exemplos de design de interiores
Tornando o espaço da casa ao seu gosto, poderá concretizar quaisquer ideias. Os desenvolvimentos de design ajudarão a combinar com competência belos elementos decorativos no apartamento. Vale a pena se familiarizar com exemplos prontos e escolher para você o que se adapta ao seu gosto e necessidades.
Uma pequena sala com um papel de parede cinza claro com listras verticais em estilo escandinavo com um sofá mostarda está cheia de luz e parece espaçosa e iluminada.
Um papel de parede de realce com papel de parede turquesa, combinado com detalhes em branco no resto do espaço, dá ao quarto um toque de primavera.
Os papéis de parede lilás brilhantes, combinados com os listrados, dividem o espaço de uma pequena sala e aumentam visualmente o comprimento das paredes devido às listras horizontais.
Tons alegres e listras verticais tornam o ambiente mais alto. O espectro de cores verde-amarelo, combinado com a iluminação e um teto brilhante, enche o espaço de energia.
A alternância de riscas com um pequeno padrão e papel de parede monocromático, a condizer com o tom, expande visualmente o volume do quarto.
O comentário foi enviado com sucesso.