Papel de parede para a cozinha: as sutilezas de escolha
Se você está interessado na questão da seleção de papéis de parede, isso significa que sua casa precisa ser renovada. Alguém vai convidar um designer e artesãos profissionais para mudar o visual da cozinha. Mas a opinião do designer é a opinião dele, mesmo que esteja de acordo com você. E poucas pessoas gostam de deixar estranhos entrarem em sua "fortaleza". Isso significa que faremos os reparos por conta própria. Um dos pontos principais neste negócio é a escolha do papel de parede para a cozinha.
Os principais critérios de escolha
Na verdade, as razões para comprar papel de parede para a cozinha podem ser diferentes. As mais comuns são a colagem em prédio novo, substituição planejada, reforma completa do interior, uma emergência (vizinhos inundaram), ordenação de moradia provisória (apartamento alugado, casa de veraneio). A escolha do tipo de papel de parede depende do motivo da compra.
O tamanho da cozinha também é importante. Depende da frequência com que o papel de parede será exposto a fricção, toques acidentais. A escolha do tipo e das características de preço do papel de parede da cozinha também depende disso.
A compatibilidade ambiental das instalações é outro critério importante. Infelizmente, nem todo mundo tem a sorte de ter uma casa bem construída. E se o apartamento ou casa tiver muita umidade, então o papel de parede deverá ser escolhido com ainda mais cuidado para que não molhe e não fique preto com o fungo.
A presença de crianças e animais também tem um impacto significativo na aparência das pinturas murais. Se seus filhos amados estão na idade de desenhar nas paredes e arrancar o papel de parede delas, isso terá que ser previsto.
O aspecto psicológico também é importante. Nem todas as casas têm uma sala de estar e, de acordo com a velha tradição, muitas vezes nos reunimos à mesa da cozinha para discutir problemas, tomar chá com os amigos e aprender lições enquanto a anfitriã prepara o jantar. Portanto, deve ser aconchegante aqui. Os revestimentos de parede não devem ser psicologicamente esmagadores e irritantes.
Onde a comida é preparada, as surpresas são sempre possíveis: gordura pingada, água ou suco derramado, vinho derramado. Tudo isso não deve danificar o revestimento da parede ou deve ser fácil de limpar. Os panos de cozinha para paredes devem ser permeáveis ao vapor e resistentes à luz solar.
Ao escolher, deve-se levar em consideração um fator como a segurança. Papel de parede colado sobre um fogão a gás sem proteção é o cúmulo da imprudência. Ou você precisa escolher um material de combate a incêndio, ou proteger as telas de parede inflamáveis com uma tela de vidro resistente ao calor.
A viabilidade econômica também importa. Se a reforma for feita em uma residência temporária, não há necessidade de comprar papel de parede caro, mesmo que seja muito bonito. E não há absolutamente nenhuma necessidade de pedir um empréstimo insuportável para consertar a cozinha só para se exibir na frente de vizinhos e parentes. É melhor escolher um papel de parede barato, você terá a oportunidade de substituí-lo muito mais cedo, o que significa que você viverá em um novo interior.
Considere o estilo geral. Talvez, ao criar o seu espaço de cozinha, não tenha pensado no estilo, no seu nome e nos elementos de decoração. Mesmo assim, todo designer de casa sonha com conforto, em saber se as cortinas cabem nas roupas das paredes e se os móveis combinam com a cor do canto da cozinha.
Outro ponto importante é o esquema de cores. Esse critério está diretamente relacionado ao aspecto psicológico.Mas com a escolha certa do papel de parede, você também pode alterar visualmente o tamanho da cozinha, tanto em largura quanto para cima.
Pense com antecedência na conveniência da colagem. Os rolos estão disponíveis com ou sem união de padrão. Claro, é muito mais fácil colar as peças sem unir. Se a área da cozinha for pequena, com um grande número de itens montados na parede (armários, exaustores, radiadores, etc.), então pode acontecer que mais papel de parede seja usado para encaixar do que para colar. Além disso, quanto mais cantos, janelas, portas, mais difícil será a colagem. Isso significa que o material não deve causar dificuldades na colagem.
Leia as informações do cliente na etiqueta de cada rolo com atenção antes de comprar.
- Em todas as peças, o número do lote deve ser o mesmo, caso contrário, a tonalidade do papel de parede pode ser muito diferente, e em depósitos escuros isso pode simplesmente não ser notado.
- Se o rolo tiver 50 cm de largura, com uma altura padrão da sala de 2,7 m, 3 tiras inteiras saem de uma peça (a metragem padrão do rolo é 10,5 m). Levando em consideração o contra-ajuste, repetição do padrão, é sempre melhor comprar um estoque pequeno de 5 a 10% em caso de cálculo incorreto ou substituição local de um fragmento da tela.
- Colar atrás de armários de chão, geladeiras - depende do desejo e da capacidade de mover objetos pesados. Você precisa ter certeza de que, se a colagem não for feita ali, ela não será perceptível. Mas em qualquer caso, o rolo deve ser colocado atrás do móvel tanto quanto possível, pelo menos 10-20 cm.
- É importante escolher e diluir corretamente a cola para papel de parede para que fique bem no primer, não fique muito grossa ou muito líquida. A parede, que pela primeira vez é colada com telas, é melhor revesti-la completamente com cola. Se a sala estiver úmida, é melhor usar uma composição antifúngica. Cada tipo de papel de parede tem sua própria cola.
- Ao combinar papel de parede, você pode economizar dinheiro na compra: peças lisas laváveis mais baratas podem ser usadas no lugar do avental ou sobre a mesa de jantar, e, por exemplo, papel de parede líquido mais caro pode ser usado no resto das paredes.
Cada rolo possui uma inserção, que é marcada:
- o signo solar fala de resistência à luz: de um meio-sol a dois sóis (quanto mais alto o indicador, menos o papel de parede desbota);
- onda - resistência à umidade: varia de uma a três ondas com sinal de pincel (é a escova que indica que o papel de parede pode ser limpo com água);
- setas multidirecionais permitem determinar como colar o papel de parede - com ajuste ou não, e como o padrão é deslocado;
- o símbolo maklovitsy dirá como e onde aplicar a cola;
- vários símbolos dirão como as telas serão removidas da parede antes do próximo reparo.
Visualizações
Levando em consideração os critérios acima, provavelmente seria errado dizer que alguns papéis de parede são completamente inadequados. Sim, alguns tipos são mais práticos, outros são mais fáceis de colar e outros são adequados para uma sala ligada a uma cozinha. Por isso, iremos informá-lo sobre quase todos os tipos e tipos de pinturas murais existentes, para que possa escolher de acordo com o seu bolso e desejo.
Papel
A simplicidade da camada de papel está diretamente relacionada ao baixo preço desse papel de parede. Telas de camada única precisam ser coladas com rapidez suficiente, porque absorvem instantaneamente a cola e começam a rasgar. O papel de parede duplex (duas camadas) é mais espesso. Projetados para o cliente despretensioso, eles geralmente apresentam designs florais preferidos pela geração mais velha. Um ponto positivo importante é a compatibilidade ambiental do material.
Os papéis de parede modernos não podem ser chamados de enfadonhos: não existem apenas desenhos coloridos, mas também quadros de enredo, geometria. Se isso não parecer suficiente, você pode usar elementos decorativos adicionais: molduras, uma combinação de papel de parede, pinturas. O que você definitivamente não precisa fazer é cobrir as paredes com telas de papel ao lado da pia e do fogão.
Não tecido
Um polímero que se assemelha à fibra de vidro e une as fibras de celulose e têxteis, é a base de um material não tecido chamado entretela. A vantagem indiscutível do material é que ele não encolhe após a secagem na parede. Não precisa ser lubrificado, a cola é aplicada na parede. Quando a luz atinge o papel de parede, o material parece brilhar por dentro, então a parede sob ele deve ser bem preparada. Para criar belos destaques, a camada superior da tela é ondulada.
As peças não tecidas são muito mais duráveis do que as peças de papel. Eles escondem bem os defeitos dos painéis das paredes e são colados em quase todas as bases das paredes. O material respira bem e reage à alta umidade. E isso afeta o preço alto.
O material não tecido é freqüentemente usado para pintura. As peças lisas ou gofradas são coladas à parede, após o que são cobertas com tinta acrílica. Os papéis de parede, que também precisam ser pintados, são populares porque escondem bem os defeitos das paredes. E se houver necessidade (esconder rachaduras, irregularidades), use rolos para pintar. Além disso, isso pode ser feito de 5 a 6 vezes.
O tecido não tecido é usado para criar papéis de parede de design exclusivo. Para eles, utiliza-se material da mais alta qualidade, desenhos individuais, a pedido do cliente, pode-se metalizar as telas, usar miçangas. Freqüentemente, as fotografias são usadas como desenho. Portanto, pode ser difícil encaixar as peças. Claro, papéis de parede de grife têm um preço muito mais alto.
Vinil
No momento, os mais populares são os papéis de parede de PVC (vinil). E tudo porque possuem diversas variedades. Em qualquer caso, a base do material é papel ou não tecido. Mas um filme de polivinil é aplicado à base de uma das quatro maneiras. Portanto, o papel de parede tem uma textura diferente.
- Liso ou denso, semelhante a ladrilhos de cerâmica ou alvenaria (vinil compacto). A película de vinil, ligeiramente gofrada, permite limpar o papel de parede mesmo com cerdas macias ou esponja. A superfície da parede sob eles deve ser relativamente plana.
- Telas de espuma - o único respirável de todo o vinil, mas não gosta de água. Devido à volumetricidade, mascaram bem os defeitos das superfícies das paredes. Normalmente, a espuma dos novos rolos desintegra-se gradualmente, por isso não é recomendado encostar-se a essas paredes. Além disso, o papel de parede torna-se "careca" muito rapidamente neste local. Algumas das telas de espuma são pintáveis.
- Sólidos de altíssima qualidade imitam materiais de acabamento naturais. Telas com pedras decorativas, tijolos, têxteis ou gesso texturizado à distância podem ser confundidas com um material natural. E apesar do fato de que esses desenhos apareceram há muito tempo, os fabricantes oferecem belas idéias modernas e elegantes.
- Panos de estampagem a quente chamados de impressão em tela de sedasão criados com fios de seda que lhes conferem um brilho suave. Esses rolos são muito mais finos, o que significa que a parede deve estar muito bem alinhada.
Em média, as telas de vinil duram de 7 a 10 anos. Eles não têm medo dos raios ultravioleta. É preciso colar com muita atenção: ao secar, o papel de parede encolhe, formando espaços entre as telas. Para evitar que isso aconteça, você não precisa esperar muito para o inchaço da tira. Ou você terá que colocar uma tira estreita de papel de parede entre as telas dispersas, ajustar o padrão. E fazer isso com papel de parede com espuma ou relevo é difícil.
Os rolos novos têm um odor persistente, que deve ser removido antes da colagem ou, mais frequentemente, ventilados após a secagem do papel de parede. Em uma pequena cozinha é difícil imaginar serigrafia (embora lave bem), mas na sala de jantar criará uma atmosfera de luxo e bem-estar. O resto dos tipos são bastante aceitáveis para uso na cozinha. Você só precisa se certificar de que as paredes não são afetadas por fungos.
Acrílico
Uma espécie de papel de parede de vinil é acrílico.Talvez esta seja a opção mais fácil. Suas principais vantagens são leveza, baixo custo e respirabilidade. A principal desvantagem é a baixa resistência ao desgaste. Mas podem ser usados na parte superior da sala em combinação com telas mais densas ou longe do conjunto de cozinha. E, claro, o material barato é adequado para uma casa de campo ou moradia temporária.
Mas existem várias maneiras de produzir papel de parede de acrílico. E se a espuma acrílica é uma opção barata, então, em uma base de não tecido ou líquido, nem todos podem comprá-la.
Fibra de vidro
Outro tipo moderno de papel de parede pintável é o papel de parede de vidro. Pode parecer estranho para alguns, mas essas telas em relevo são ecologicamente corretas, à prova de fogo, resistentes à umidade e não têm medo de fungos. São difíceis de rasgar ou arranhar e podem durar até 15 anos. Eles podem suportar até 10 tintas, eles não têm medo do contato acidental com o ácido. Eles são tão duráveis que pode ser difícil limpar as paredes deles.
Mas isso também é uma vantagem: o papel de parede de fibra de vidro do tipo teia de aranha ou a fibra de vidro não só escondem as rachaduras existentes nas superfícies das paredes, mas também evitam o aparecimento de novas. Esses tipos têm uma superfície lisa. Mas as telas densas são vendidas com um padrão texturizado, por isso não é necessário pintar as telas em uma cor - a criatividade é bem-vinda. E mesmo que tenha comprado telas já pintadas, nada o impede de repintá-las a seu gosto.
Líquido
Se a cozinha tiver muitos cantos, arcos, saliências e janelas de sacada que são difíceis de colar devido ao grande número de áreas pequenas, escolha papel de parede líquido. Eles não têm costuras, todas as falhas serão mascaradas. Se você não encontrou o tom certo, faça você mesmo a mistura. As misturas compradas não são baratas. Mas em cada casa há jornais velhos, fios, chuva de ano novo, revistas coloridas e cartões-postais. Tudo isso é adequado para a criatividade.
O processo de fazer uma mistura e colar papel de parede, semelhante ao gesso decorativo, não pode ser chamado de simples. Mas se você deseja criar, crie paredes exclusivas de designers em sua cozinha em volume e cor, então tente usar papel de parede líquido. E se depois de secados forem envernizados, então nem água, nem vapor, nem sujeira podem prejudicá-los. Mas se, no entanto, isso aconteceu, então este tipo de papel de parede tem uma vantagem inegável: não necessita de ser totalmente substituído, basta voltar a colar um pequeno pedaço da tela danificada.
Natural
Os revestimentos de parede naturais incluem suporte não tecido ou tecido feito de bambu, lascas de cortiça, juta. Até o cheiro desses papéis de parede cria uma atmosfera agradável. Mas novamente o problema: esses materiais também absorvem odores. Portanto, eles são adequados para salas grandes com boa ventilação sobre o fogão. Mas o bambu repele a água, como a cortiça.
É fácil esconder erros de construção sob o papel de parede, os materiais são resistentes à abrasão. Olhando para as paredes de material natural, os olhos, tal como a alma, vão realmente descansar numa cozinha acolhedora. Principalmente considerando que os fabricantes também oferecem pisos de cortiça mais densos.
Tecido
É irracional usar seda, viscose, linho ou algodão nas paredes de pequenas cozinhas. Claro, estes não são tecidos em sua forma pura, mas um material tecido colado a um papel ou base de não tecido. Mas essas telas respiram muito bem, o que significa que absorvem todos os cheiros da cozinha. Portanto, esse papel de parede será uma decoração real para uma sala de jantar ou uma grande cozinha-sala de estar, mas não para um "tamanho pequeno".
Laminado
O segundo tipo de papel de parede têxtil é laminado: os fios têxteis são colados à base e o padrão é impresso em harmonia. Esta espécie se distingue por uma variedade de cores e padrões, possui impregnação antiestática e anti-lama. Mas, como o pano, eles não gostam de limpeza úmida. Os panos podem ser limpos a vácuo e a seco somente.
Quartzo
Uma excelente opção para colar até mesmo em laje é o papel de parede de quartzo. Esse revestimento não queima, não se desgasta.A areia de quartzo, previamente pintada e colada sobre uma base de papel ou não tecido, é um material duro. Vai ser possível lavá-lo, mas sem muita água. Portanto, vale a pena pensar bem se é necessário colar as paredes onde ficarão muito sujas. Talvez, neste caso, a opção de combinação seja melhor.
Este material pode ser pintado com tinta látex. Não rasga quando colado. É difícil arranhar ou causar uma aparência diferente. Nenhuma junta é visível entre as listras. E como o quartzo brilha ao sol, o papel de parede ficará muito interessante em salas de tamanhos diferentes.
Metalizado
É apenas uma folha aplicada a um papel ou tecido. Mas que belo papel de parede metálico folheado a prata, bronze ou dourado parece. Parece que há espelhos com desenhos nas paredes. Mas o clima geral da cozinha vai depender do tema do desenho: com a ajuda de tais revestimentos de parede, você pode fazer uma sala de estar em estilo clássico ou uma cozinha aconchegante com um sol forte na parede.
Este tipo de cobertura ajudará a ampliar visualmente a sala. Mas devido ao fato das telas serem recobertas por uma fina camada de metal, elas podem secar apenas pela base. Isso significa que eles são adequados apenas para uma parede que possa absorver umidade. Por exemplo, para uma superfície de madeira. Além disso, a parede deve ser perfeitamente lisa.
Linkrusta (linkrust)
Este material já tem 140 anos. Também é produzido em rolos, mas é muito semelhante à moldagem de estuque. A divisão deve corresponder a eles, por isso o design da cozinha deve ser bem pensado. O papel de parede é caro, mas vale a pena: composição natural, respirabilidade, excelente resistência a danos e água, podendo ser lavado com esponja úmida. A tela pode ser pintada, é antiestática.
Todos os anos, o revestimento só é fixado com mais firmeza na parede. Este material não dura anos, mas há décadas. Antes da colagem, os rolos são cortados no tamanho desejado, enrolados novamente e totalmente imersos em água quente por 10 minutos. Após a retirada dos rolos da água, eles são desenrolados e empilhados no chão, voltados para cima. As tiras são deixadas por 8-9 horas, durante as quais o material vai inchar e não encolher.
Mas o linkruste apoiado em tecido não precisa ser encharcado. Antes de colar, a cola é aplicada tanto na parede quanto na tela. Nem todo mundo se atreverá a gastar muito dinheiro com eles, sem ter certeza do resultado. Mas quem já tem esses papéis de parede dificilmente se arrepende.
Papel de parede
Popular e amado novamente. Sua variedade é enorme. Perfeito para qualquer cozinha (especialmente não tecido ou vinil). Você só precisa escolher o desenho certo.
- Para uma área pequena, você não deve tirar desenhos com objetos grandes.
- A impressão 3D aumentará visualmente o espaço. Principalmente fotografias com perspectiva ou ilusões de ótica.
- Cozinhas escuras - fotos claras.
- Desenhos muito brilhantes tornam-se rapidamente enfadonhos.
- O papel de parede fotográfico é usado como colagem fragmentada de uma parede ou parte dela.
- Ao usar papéis de parede de fotos na área de trabalho, eles são cobertos com acrílico ou pelo menos verniz.
Filme autoadesivo
O "autoadesivo" é muito útil para trabalhos de renovação na cozinha. Não há necessidade de aplicar cola no substrato ou nas paredes. Já está no papel de parede e está escondido sob um papel brilhante protetor, no qual as marcações são aplicadas. A versão em vinil do filme em rolos é utilizada como meio de proteção contra água, sujeira e graxa: como opção econômica, muitas pessoas colam aventais de cozinha com ele e atualizam os móveis.
Outra opção é o mosaico. A camada superior pode ser muito diferente, mas a base é um filme autoadesivo. Legal, simples, variado, rápido. O principal é preparar bem a parede.
A terceira opção é o papel de parede autoadesivo. O material pode ser adquirido em designs regulares ou customizados.
Como quase todas essas opções são suaves, é necessário um alinhamento cuidadoso da parede, caso contrário, todos os defeitos de construção brilharão através do filme fino.
Lavável
Este não é um tipo separado de papel de parede, mas sua característica.Mas para uma cozinha, especialmente uma pequena, este é um dos indicadores importantes. É indicado na inserção para cada rolo. Os seguintes tipos de papel de parede são laváveis:
- vinil liso e duro, serigrafia;
- tecido não tecido;
- papel de parede de vidro;
- líquido, envernizado;
- cortiça e bambu;
- metalizado;
- papel fotográfico coberto com uma camada protetora;
- linkrust;
- filme autoadesivo;
- quartzo.
Como escolher o design de interiores?
Para uso em design de interiores várias técnicas e regras:
- zoneamento de instalações;
- funcionalidade do espaço;
- transformação de móveis;
- aumento / diminuição visual no espaço;
- uma solução de estilo;
- imitação de materiais naturais;
- combinação de texturas e cores;
- envelhecimento artificial de elementos interiores;
- diluição do laconicismo com decoratividade;
- balanceamento de elementos brilhantes;
- nivelar o conceito de "moda" com o conceito de "estilo".
Tudo isso também se aplica à disposição da cozinha. E o papel de parede desempenha um papel muito importante nisso.
Zoneamento
O zoneamento da cozinha é fácil de realizar por meio do uso de pinturas de parede de diferentes cores, texturas e tipos. Nesse caso, você pode usar diferentes opções para combinar papel de parede:
- uma cor, mas tons diferentes;
- uma cor, mas padrões diferentes;
- cores contrastantes;
- monocromática uma parede, o resto com um padrão (ou vice-versa);
- um avental de cozinha é um ponto brilhante, o resto das paredes são em tons pastel;
- separação da área de jantar da área de trabalho com papel de parede fotográfico para um afresco, tijolo ou madeira.
Combinação
A combinação também pode ser vertical: a parte inferior da cozinha é de cores mais escuras que não deixam marcas, a superior é mais clara. Normalmente, bordas de papel de parede especiais são usadas como uma faixa divisória, mas papel de parede líquido, filme autoadesivo e outros tipos de acabamentos também são adequados. Mas ainda não vale a pena se deixar levar pelo meio-fio, para que o quarto não pareça cortado.
A combinação clássica é preto e branco. Esta combinação irá criar uma imagem nobre, mas em sua forma pura a cor branca é bastante facilmente suja, portanto eles usam um desenho em preto e branco, mancha, tela "marmorizado".
Se você não sabe quais cores combinar, mas deseja usar várias cores, conte com o contraste.
Visualização
Com a seleção certa de telas, você pode criar uma imagem visual quando uma cozinha de 6 metros realmente parece maior. Isso é feito da seguinte maneira.
- Papel de parede de capa para pintar com um ou mais tons pastel. Ou escolha um papel de parede claro em um desenho pequeno.
- Um padrão vertical (não necessariamente uma faixa) elevará o teto. O mesmo se aplica à combinação de telas: por exemplo, a disposição do papel de parede vertical apenas acima da mesa.
- Como peça de decoração, pode-se usar várias tiras de papel de parede metalizado ou filme autoadesivo ou outras folhas espelhadas. Mas apenas algumas listras! A cozinha não deve assustar com seus próprios reflexos.
- Murais de parede retratando janelas, ruas se distanciando, o mar etc. também ajudam a expandir o espaço. Mas, neste caso, a foto é um ponto brilhante, o resto das paredes deve ser de tons suaves.
- Tetos muito altos em uma pequena cozinha fazem com que pareça uma caixa. Colar o teto e a parte superior das paredes com um tipo de papel de parede (sem listras e padrões) ajudará a corrigir a situação, e o resto das paredes (por exemplo, a uma altura padrão de 2,7 m) com outra cor mais brilhante . Separe os diferentes tipos com uma borda.
Estilo
Por muito tempo, os designers disseram que uma sala deveria ser decorada no mesmo estilo. Como resultado, cozinhas de 9 metros em estilo clássico ou moderno surgiram nos edifícios soviéticos de Khrushchev. Tudo é bom com moderação: se você conseguiu escolher itens de interior no estilo do minimalismo, ótimo. Não - não desanime, o conceito de "simplesmente lindo" ainda não foi cancelado. Ou uma mistura de estilos - ecletismo - pode ajudar.
Mas se você ainda deseja combinar um estilo específico, considere seus aspectos principais.
- Provença: ternura, simplicidade, flores de lavanda e rosa pálido, turquesa e verdes suaves; muita madeira branca ou envelhecida artificialmente. As primeiras associações com estilo são aldeia, paz, conforto.
- Moderno está associado ao estilo moderno, mas na realidade ele é muito mais multifacetado: adora cinza e metálico, pode usar alguns pontos brilhantes ou um interior totalmente branco. O mobiliário desempenha um papel importante.
- Uma cozinha clássica precisa de espaço. Papel de parede - papel de parede serigrafado ou linkrust, vidro metalizado ou gofrado. O principal é não exagerar nas cores e na decoração geral, para não ficar com mau gosto.
- Culinária escandinava É contenção do norte e 50 tons de branco. O papel de parede pode ser branco ou em uma pequena flor discreta sobre fundo branco. A segunda opção é uma imitação de materiais naturais: madeira branqueada, tijolo. Os elementos de decoração desempenham um papel importante: pele nos assentos ou no chão, tapete feito em casa.
- Alta tecnologia é importante manter o esquema de cores e escolher os móveis certos. Para as paredes, são usados tons brancos ou muito claros de cores pastel, cinza, às vezes preto. Sem flores, mas pode haver uma abstração borrada, muito raramente - uma foto em preto e branco. Às vezes, as paredes são acabadas com madeira ou tijolo. Hi-tech é móveis cromados, acabamentos lacônicos e alta funcionalidade.
Cor
O componente psicológico do projeto desempenha um papel importante no design. Existem pelo menos dois aspectos para tornar uma cozinha aconchegante: a combinação correta de cores e a disposição correta dos objetos.
- Tons de amarelo despertam o apetite. O comedor é aconchegante, confortável e sua mão alcança o prato. Mas é preciso ter cuidado com as cores fluorescentes: limão, amarelo venenoso - irritam os olhos.
- Desconfie das sugestões de designers para uma cozinha preta e vermelha: para um cômodo pequeno, essa cor não é adequada e, em um cômodo grande, só pode ser compensada pela luz forte do sol. A cor vermelha não só o faz agir ativamente, como o mantém em boa forma, mas também causa irritação.
- A escala azul-azulada reduz o apetite, acalma. E o tema marinho é um verdadeiro relaxamento após um árduo dia de trabalho. Mas essas cores são frias. No inverno rigoroso, entrar na cozinha azul pode ser desconfortável.
- O verde sempre foi a cor da tranquilidade. É importante escolher o tom certo e evitar padrões venenosos. Vai bem com amarelo, laranja.
Dizer que uma cor é adequada para a cozinha e outra não pode ser usada categoricamente, não pode ser. Tudo é bom com moderação.
Feng Shui
Isso também é confirmado pela prática taoísta de dominar o espaço do feng shui:
- usando cores vivas na mobília, equilibre-as com papel de parede claro;
- não faça um teto escuro ou a parte superior das paredes - cores escuras causam ansiedade e uma sensação de tensão;
- de acordo com a doutrina, o uso de pequenas superfícies espelhadas, como mosaicos, não é recomendado, pois o reflexo é quebrado em pequenos ladrilhos, o que significa que a vida está quebrada;
- a cozinha deve refletir todos os componentes vitais: fogo, água, terra, ar; se alguma coisa estiver faltando, você pode pegar papéis de parede ou papéis de parede de fotos com essas imagens;
- para que o corpo se sintonize para perder peso, não deve haver imagens de comida no papel de parede, afrescos, calendários, pinturas; flores, paisagens são mais adequadas para o humor.
Quando ideias para renovação são discutidas, você sempre quer que a cozinha seja moderna e elegante. Hdeve se encaixar no estilo geral do apartamento ou casa. Ou você terá que inventar algum tipo de movimento explicando por que o design da cozinha e do corredor adjacente é diametralmente diferente. Principalmente se a passagem para o corredor for aberta em arco. Às vezes, para ser um designer de casa, você não precisa mudar: o principal é estar confortável.
Ideias e combinações originais
No entanto, é importante ser capaz de usar experiências e ideias interessantes para criar uma bela cozinha.
Por exemplo, é assim que a ideia de zonear uma grande cozinha - sala de estar pode parecer.Dois tipos de revestimentos de parede: papel de parede de tijolo ou tijolo branqueado e papel de parede de design. Se mais cores fossem usadas no papel de parede, seria um exagero. Aqui, a cozinha é desenhada em cores muito lacônicas e acentos vermelhos muito competentes: pratos, uma chaleira, lábios de menina no papel de parede.
O papel de parede fotográfico com efeito 3D oferece muitas possibilidades para cozinhas completamente diferentes. Nem todo artesão consegue instalar um avental de plexiglass sobre o papel de parede, mas é o caso quando você precisa convidar um profissional para obter tanta beleza. Além disso, uma iluminação bem organizada é importante para qualquer papel de parede. Esta cozinha é um excelente exemplo disso.
O sucesso do ano de saída é uma profusão de cores na impressão volumétrica de fotos. Para apreciar esta ideia original, você precisa equilibrá-la com móveis simples. Este deve ser o único ponto brilhante na cozinha.
Se há quem goste de pintar nas paredes da casa, este giz autoadesivo ou papel de parede / filme com marcador são para eles. Você pode desenhar neles com giz ou marcadores de giz líquido. É uma pena que, embora a variedade de cores do papel de parede seja limitada.
O que você vê nesta foto não é típico do estilo clássico. Mas uma cozinha moderna em um estilo clássico é exatamente assim. E isso é ótimo: há beleza, mas não há pompa; existe funcionalidade e graça. Espaço bem organizado, muito espaço de trabalho.
É o caso quando moderno não significa “dourado e brilhante”. Uma pequena cozinha retro foi capaz de absorver o espírito de juventude, comodidade e funcionalidade dos nossos pais. Se ambas as paredes fossem em tons de cinza-azulado, a sala estaria escura. Mas a combinação de diferentes cores, assim como diferentes materiais de revestimento de parede, tornou a cozinha mais leve e confortável.
Mas o que os designers profissionais alertam é o excesso de tudo. Sim, de fato, a tendência deste ano é a combinação de ouro e vinho. Mas, talvez, haja muitos tons, luminárias, pretensão, mas pouco espaço. Talvez ficasse melhor em uma grande sala de jantar quadrada.
Parece não haver nada fora do comum nesta foto. Mas um olhar é suficiente para entender que a harmonia reina aqui. Essa é a aparência de uma cozinha moderna de feng shui. Papel de parede discreto, mas atraente, muita luz, a presença dos quatro elementos. Simplicidade, conforto, tranquilidade.
Como escolher o papel de parede da cozinha, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.