Design de papel de parede no interior

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Opções de decoração
  5. Estampas e cores
  6. Combinação com outros materiais
  7. Novo design
  8. Como evitar erros?
  9. Lindas ideias no interior

Decorar as paredes com papel de parede é uma ótima maneira de libertar o espaço de uma sala da vida cotidiana e do tédio. Esta é uma oportunidade para libertar a criatividade ao tornar um quarto elegante e moderno, no espírito da modernidade ou com um ligeiro toque vintage. O foco hoje está em várias técnicas que permitem que o design do papel de parede no interior seja especial. Apesar de as técnicas de decoração de paredes serem bastante simples, cada uma delas apresenta características e vantagens próprias.

Peculiaridades

O design do papel de parede no interior é semelhante à arte de um artista. O revestimento contemporâneo é uma abordagem de design deliberada para decoração de parede com uma combinação de papel de parede e outros materiais. O papel de parede é uma das técnicas de acabamento mais acessíveis e versáteis, e é por isso que os designers hoje recebem atenção especial. Este material é utilizado para a decoração de interiores de instalações, todos podem trabalhar com ele, isso dispensando o auxílio de profissionais de acabamento.

O processo de decoração de um espaço com papel de parede começa com uma inspeção visual da sala, tendo em conta as suas características (presença de saliências, nichos). É importante estar atento à área e avaliar o grau de iluminação: isso está diretamente relacionado à compra do material. Vale a pena considerar nuances como umidade, praticidade, olhar para áreas mais poluídas e locais que precisam ser destacados.

Muitas vezes, é a decoração das paredes com papel de parede que pode transformar as desvantagens de uma divisão em vantagens. Há também uma nuance como os vizinhos: alguns tipos de materiais são capazes de reduzir o nível de ruído proveniente de apartamentos vizinhos

Visualizações

Antes de ir à loja comprar papéis de parede, vale a pena conhecer as principais variedades adequadas para decoração. Nem todo material é adequado para design: alguns tipos de revestimento têm uma superfície holográfica ou fluorescente, o que não é adequado para decorar um interior elegante. A maior parte do material é laminado, principalmente lonas largas de um metro de largura, convenientes para reduzir o número de juntas e a necessidade de ajuste do padrão.

Da vasta gama de materiais apresentados pelas marcas para venda, distinguem-se vários tipos de papel de parede para decoração de paredes, os quais apresentam vantagens, mas não sem desvantagens:

Papel

Papéis de parede de classe econômica, que são divididos em subespécies de camada única (simplex) e de duas camadas (duplex). A régua tem vida útil curta (não mais de 5 anos), espessuras diferentes (as telas são finas e densas), superfície predominantemente lisa, brilhante e fosca, padrão simples, sem relevo. No processo de colagem, o material exige uma preparação cuidadosa das paredes, quase sempre demonstra o desnível da base, tem medo dos efeitos da umidade e da água.

Vinil

O acabamento de uma classe de elite, incluindo várias variedades, entre as quais papéis de parede lisos e porosos e serigrafia aplicada por relevo, são especialmente procurados. O material é feito à base de vinil ou não tecido, é mais denso que as contrapartes de papel, parece caro, devido à sua estrutura é capaz de mascarar pequenas irregularidades nas paredes, é fácil de usar e tem um serviço relativamente longo vida (cerca de 15 anos). A desvantagem do revestimento é a capacidade do material de emitir vapores de formaldeído para o ar.

Não tecido

Uma alternativa ao vinil, um acabamento em rolo não tecido que é flexível e fácil de aplicar.Este papel de parede encaixa perfeitamente na superfície das paredes, proporciona uma colagem de topo uniforme, se necessário, permitindo esticar a tela para eliminar o espaço entre as riscas. Eles são seguros para os usuários, duráveis, no entanto, a poeira se acumula na superfície com o tempo.

Têxtil

Enrole papel de parede com pretensão de premium, insinuando o sabor especial dos donos da casa, que se distingue por uma agradável textura superficial. São exigentes no trabalho: são colados diretamente na parede, excluindo a entrada de excesso de cola na superfície frontal. Parecem caros, macios, têm uma longa vida útil, mas precisam de um manuseio cuidadoso.

Fibra de vidro

Um material à base de fibra de vidro que é moldado pela adição das impregnações desejadas. Bom papel de parede com características de alta qualidade e desempenho. Eles têm uma textura de superfície diferente.

O papel de parede líquido

Uma alternativa às variedades de rolos, apresentada no mercado na forma de pó ensacado ou mistura pronta (papel de parede úmido). O material é único na textura da superfície colada, proporciona isolamento acústico das paredes melhor que os análogos, é aplicado com rolo de construção ou espátula de borracha, como o gesso. Difere na facilidade de colagem, permite criar quadros diferentes, alterar a intensidade de tonalidade, adicionar madrepérola, glitter, brilho à massa, ajustar o grau de concentração do material. Com muitas vantagens, é instável à umidade e a danos mecânicos, por isso precisa ser tratado com um verniz acrílico na superfície acabada.

Papel de parede

Uma técnica universal para decoradores de interiores novatos, permitindo que você encontre facilmente a companhia certa. Este acabamento é realizado sobre uma base de papel, colada de forma semelhante, requer cuidadoso preparo da superfície da base, pois apresenta todas as irregularidades, saliências e depressões devido à sua pequena espessura. Dependendo do tipo de padrão e do seu tamanho, a impressão de fotos pode ser sólida ou em forma de listras coladas no plano vertical com o padrão alinhado. Um material fácil de usar com uma superfície predominantemente lisa que não tolera ajustes, pois pode rasgar quando esticado.

Além dos materiais básicos destinados ao desenho de paredes com papel de parede, existem variedades para pintura. Por serem considerados à prova de vandalismo, ajudam muito na combinação de dois tipos de papel de parede, principalmente se a loja não tiver a tonalidade desejada. A principal vantagem deste acabamento é a possibilidade de repintura múltipla da superfície frontal do papel de parede colado.

Têm um metro de largura, o que reduz o número de juntas e a textura original do relevo, pelo que são uma solução estilosa na escolha de um companheiro monocromático para telas com padrão. É fácil pintá-los: a tinta pinta uniformemente todas as ranhuras do relevo, o que torna o papel de parede volumoso e dá-lhes um aspecto caro.

Vantagens e desvantagens

O design de papel de parede no interior do apartamento é uma solução atípica para a decoração das paredes. Dois ou três tipos de papel de parede podem participar na composição da composição, embora seja importante que se combinem entre si e com a situação como um todo. Na maioria dos casos, o processo envolve a recepção de uma combinação de papel de parede simples e um acompanhante impresso. A singularidade do desenho reside no fato de que o padrão pode ser transmitido por meio de tintas, impressão fotográfica, relevo, douramento, brilho, textura da superfície e seu relevo.

Apesar das diferentes características das matérias-primas apresentadas numa vasta gama, a maioria das variedades são combinadas entre si. Se desejar e pela presença de bom gosto, você pode combinar até mesmo o incongruente, criando uma sensação de solidez e harmonia. As técnicas de design permitem agregar as notas necessárias, frescura ao espaço da divisão, dotando-o de individualidade e subordinando-o às preferências dos donos da casa.

O design do papel de parede, proporcionando combinação, tem muitas vantagens, pois permite:

  • execute a ideia de design da sala na íntegra, e você mesmo pode fazer isso;
  • vencer as áreas problemáticas da praça, ocultando-as por meio de um acento em outro local, ou enfatizando deliberadamente como a dignidade do local;
  • dividir o espaço da sala em zonas funcionais separadas, dando à sala uma organização discreta;
  • realizar a colagem das paredes a partir dos restos do revestimento deixados após a reparação de outras divisões, apoiando assim a ideia de estilística;
  • tome qualquer decisão ousada de decorar as paredes com papel de parede, sem sobrecarregar a sala com uma abundância de contrastes gritantes;
  • economiza na compra de companheiros: na maioria dos casos, uma tela com padrão não precisa de rolo com mais de 1 metro de largura, enquanto o acabamento permanecerá mesmo levando em consideração o ajuste do padrão;
  • tornar a composição interior especial, correspondente a um determinado tema de estilo, adequada em qualquer época do ano;
  • alterar a percepção estética do ambiente doméstico, independente dos móveis existentes e acessórios adicionais de móveis, brincando visualmente com a falta de iluminação e espaço;
  • por meio de tons, texturas e colocação corretamente selecionados para reunir itens de interior díspares, incluindo têxteis de roupa de cama, cortinas, almofadas decorativas, acabamento de dispositivos de iluminação, imagens de pinturas, painéis;
  • use suas cores favoritas na decoração que tenham um efeito positivo na pessoa, adequadas em qualquer estilo, seja ele uma direção de design clássico, étnico ou moderno;
  • dotar as instalações de premium, insinuando o estatuto dos donos da casa, utilizando a textura e os tons elitistas da paleta de cores.

O design do papel de parede prevê certas regras. Sabendo disso, os fabricantes colocam à venda papéis de parede emparelhados (duplos), por meio dos quais é muito mais fácil implementar qualquer ideia. As telas possuem a mesma estrutura, tonalidades idênticas, transições suaves de fundo e estampa. Esses materiais não são limitados no assunto, então, se desejar, você pode comprar qualquer papel de parede. O principal é que na hora de comprar preste atenção ao lote da mercadoria: deve ser um (exclui-se assim o risco de comprar um material de tonalidades diferentes).

O design do papel de parede está disponível para todos, mas nem sempre é bem-sucedido. Freqüentemente, isso se deve à seleção inepta de pinturas, textura, densidade e cor. Não se pode combinar materiais apenas com base em sinais externos: a decoração de status não aceita a simplicidade. O papel de parede Elite não é combinado com equivalentes baratos e brilhantes: o brilho simplifica a qualidade premium de papéis de parede caros, cria a sensação de manchas na parede na forma de sobras após a renovação de outras salas. O papel de parede fotográfico não é combinado com todas as decorações: às vezes, o assunto da imagem, que é extremamente impróprio para uma determinada sala, torna-se um problema.

Poucas pessoas prestam atenção na largura e relevo do papel de parede, combinando o incongruente. Como resultado, o acabamento fica estranho, colorido, dividindo o espaço para cima e para baixo. A inepta alternância de telas pela colagem de companheiros contrastantes destrói as proporções da sala, derruba a altura do teto.

O design da decoração da parede tem outras desvantagens, é:

  • não dá o efeito desejado se a abordagem para decorar as paredes não tiver a preparação necessária;
  • bastante difícil em quartos com espaço limitado, obrigando a suavizar a impressão com um companheiro monocromático;
  • requer uma seleção cuidadosa da zona de acento, caso contrário pode distorcer as paredes, privando o interior de sua expressividade;
  • dependendo do tipo de material de acabamento e seu estado, compara todos os móveis e acessórios consigo mesmo, limitando a quantidade de itens que podem sobrecarregar o espaço;
  • não é capaz de realizar correção de parede em apartamentos com perspectiva quebrada, portanto, exclui o uso de linhas diagonais na composição;
  • requer seleção cuidadosa da estampa de cada tipo de material, caso contrário, ao invés do resultado desejado, cria uma sensação de ondulação nos olhos, irritando os moradores da casa e obrigando-os a trocar o revestimento.

Opções de decoração

Concluir seus sonhos é muito fácil. Neste caso, não importa se as reparações estão a ser realizadas num edifício de apartamentos ou numa casa de campo. Com uma boa escolha de materiais, você pode decorar o espaço do sótão, o usual "Khrushchev", café, estúdio.

Vamos dar uma olhada no acabamento com base em alguns exemplos:

  • você pode destacar a área de destaque da parede com uma saliência com papel de parede liso sem padrão;
  • a técnica de patchwork é adequada para decorar a parede de um quarto de criança;
  • você pode criar uma atmosfera íntima no quarto com a ajuda de papel de parede cinza com folhas em relevo;
  • um adesivo de um destaque brilhante no corredor é relevante para destacar a área da lareira;
  • o interior do banheiro será decorado com uma combinação de papel de parede turquesa delicado com sakura e painéis decorativos;
  • uma impressão grande é apropriada na cozinha se você usar um padrão desenhado em não mais do que duas cores;
  • no corredor, você pode colar telas com vários verdes sobre um fundo claro;
  • as paredes ao redor da banheira podem ser coladas com telas horizontais monocromáticas com relevo;
  • uma sala com uma área de até 20 m². m pode ser decorado com uma combinação de papel de parede com folhas, suavizando o contraste com painéis brancos.

Quanto a uma varanda estreita, hall ou loggia, o design depende das características de design do espaço. Se houver um espaço mínimo na sala, vale a pena usar a técnica de zoneamento, destacando a área mais prática com papel de parede de cor e padrão brilhante ou prático. É preferível usar estampas simples: elas não sobrecarregam o espaço. Se houver pouca luz nessas salas, a cor do papel de parede não deve ser escura.

Isto é especialmente verdadeiro para o corredor: ao entrar no apartamento pela entrada, deve-se criar um ambiente aconchegante, que é possível combinando tons de café e bege, tons de uma gama natural, incluindo tintas verdes. No corredor, loggia, corredor, vale a pena decorar as superfícies das paredes com papel de parede que seja resistente à abrasão, tendo a capacidade de limpeza úmida, enxugada, tratada com impregnações antimicrobianas (resistente à formação de fungos e mofo). Não se deve projetar um apartamento de um cômodo usando várias técnicas estilísticas: na maioria das vezes seu espaço é limitado, os olhos se cansarão das mudanças climáticas.

Estampas e cores

As combinações de cores do papel de parede são multifacetadas, quase todas as cores podem ser apresentadas em vários tons, diferindo na saturação de cores, infusão de tinta branca, rosa ou azul. Portanto, a paleta é convencionalmente dividida em tons quentes e frios. As tendências modernas estão voltadas para tons suaves e quentes: pêssego, rosa pálido, coral, creme e bege.

A tinta fresca deve ser derramada no interior com moderação. Entre eles, os tons menta e turquesa são considerados os novos tons da moda. Outras cores atuais incluem oliva, bege, laranja, azul-acinzentado, prata, uma combinação de branco e cinza, uma mistura de cáqui leitoso e diluído.

As combinações de cores bem-sucedidas são:

  • chocolate, branco e marfim;
  • azul, cinza-azulado e verde-bege;
  • verde-azulado, ensolarado, damasco, marrom;
  • rosa, ameixa e cinza;
  • babosa, hortelã, areia e água-marinha;
  • aloe, melancia, marfim e pântano.

As cores dos papéis de parede populares deste ano estão divididas em várias direções.

Dentre eles, destacam-se:

  • telas com monogramas;
  • linhas geométricas entrelaçadas em um padrão original;
  • ornamentos egípcios de dois tons;
  • estilização floral;
  • árvores em relevo em um fundo sólido;
  • entrelaçamento de ramos com folhas;
  • Motivos turcos sob a forma de ornamentos coloridos;
  • pássaros exóticos em galhos de árvores;
  • samambaia e folhas de palmeira.

Este ano, a ênfase está na textura em relevo, através da qual o padrão em diferentes paredes parece harmonioso e premium.Os padrões que se destacam contra um fundo liso devido ao padrão aveludado não parecem menos coloridos. Os motivos das plantas ocupam o primeiro lugar na classificação dos tópicos. Hoje, eles são um padrão de dois a quatro tons suaves da paleta de cores.

Combinação com outros materiais

A singularidade do papel de parede reside no fato de poder ser perfeitamente combinado com outros materiais de acabamento. Normalmente, esta técnica de design é efectuada de acordo com um projecto individual, tendo em consideração as características da divisão e a decoração de interiores existente (o papel de parede é seleccionado em função do material existente).

Dependendo da textura, largura, espessura, padrão, papel de parede pode ser usado em conjunto com:

  • ripa de madeira;
  • painéis de plástico;
  • laminado para paredes.

Com uma abordagem magistral da decoração, o papel de parede combina bem com a imitação de superfícies ásperas.

Pode ser combinado com imitação:

  • gesso decorativo;
  • moldagem de estuque de gesso;
  • alvenaria;
  • mosaicos.

Esta técnica implica o acento da textura das pinturas. É importante escolher os componentes de design adequados para que as superfícies não concorram entre si: se for escolhida a alvenaria, é preferível combiná-la com a textura mate do papel de parede, escolhendo um acabamento vinílico ou não tecido. Uma impressão grande é inadequada aqui - é o suficiente para destacar a singularidade do relevo do papel de parede.

Você pode fazer uma transição harmoniosa escolhendo papel de parede para pintura: isso dará às paredes uma aparência monolítica, escolhendo papel de parede sob o painel ou outras inserções para acentuar os planos. Neste caso, vale a pena realçar as juntas entre superfícies de diferentes níveis de localização da parede com frisos, baguete ou rodapé de tecto, decorando as telas em molduras decorativas.

Não sobrecarregue as paredes com uma abundância de variação. Se optar por um acabamento inusitado, áspero e brilhante (por exemplo, laminado com réguas de imitação de madeira), vale a pena escolher um componente que suavize a percepção estética. Nessa combinação, pintura artística, pássaros do paraíso e abstração são inadequados, pois deveria haver um sotaque. A decoração de interiores deve obedecer a materiais contrastantes: às vezes é suficiente mostrar um relevo fracamente expresso ou bater materiais criativos com inserções decorativas

No caso dos painéis, é mais fácil: esta técnica permite suavizar a abundância da variegação da impressão, para que diferentes materiais com cores vivas possam ser utilizados como revestimento. Para arranjar tal combinação de forma harmoniosa, vale destacar não mais que uma parede com acento, escolhendo um companheiro calmo em tons pastéis suaves ou um monocromático clássico sem padrão, mas com uma textura superficial interessante ao contraste brilhante.

Para quem adora interiores em estilo ecológico, vale a pena dar uma olhada no design usando papel de parede de cortiça ou bambu. Às vezes a cor importa: muitas vezes este revestimento fica harmoniosamente em um interior com um laminado ou imitação de alvenaria, transformando o loft em country. No entanto, essa abordagem requer habilidade: nem todos são capazes de colocar acentos corretamente.

Novo design

Decorar paredes com o mesmo papel de parede é coisa do passado. O foco está em uma abordagem moderna, que consiste em várias técnicas de combinação de papel de parede.

Soluções elegantes são combinações:

  • horizontal;
  • vertical;
  • técnica de patchwork;
  • inserções de painel;
  • destacando grandes acentos retangulares;
  • combinando paredes com contraste;
  • destacando as características de design da sala.

A combinação horizontal é uma técnica ousada através da qual pode tornar as paredes mais altas. Ele precisa ter cuidado para não sobrecarregar a sala com articulação. Não se trata apenas de uma alternância de rolos: as telas são coladas paralelamente ao chão com papel de parede com uma transição suave do padrão. Uma alternativa a esse método é colar papel de parede com um relevo na parede: as linhas horizontais parecem elegantes e novas.

A combinação vertical é a acentuação do plano com listras verticais. Ao mesmo tempo, não mais do que dois ou três deles são usados ​​para ênfase, o resto do espaço é colado com um companheiro monocromático. Em outros casos, todas as paredes são coladas com uma cor suave, com exceção de duas listras de destaque, posicionando-as dos cantos ao centro.

A técnica do patchwork é semelhante ao patchwork. Na verdade, esta é a seleção de uma parede ou parte dela com uma decoração de pequenos fragmentos quadrados multicoloridos ou retangulares. O aplique é colado de ponta a ponta na forma de uma alvenaria clássica ou de tijolo. Este design é bom para estilos étnicos e precisa ter certeza de suavizar o sotaque com um companheiro de cor sólida.

Inserções de painel e realce grandes acentos retangulares - um design com um princípio semelhante de layout de papel de parede. Esta técnica requer o enquadramento de telas contrastantes com moldagem de baguete, rodapé ou poliuretano. No primeiro caso, faz sentido selecionar com cuidado a foto do fragmento: o desenho lembra uma espécie de galeria de fotos (pode haver uma ou várias fotos). No segundo método de decoração, o companheiro com a imagem pode ser brilhante, sem padrão, com estampa caótica que não obedece ao arranjo simétrico do padrão.

Destacar as paredes com diferentes papéis de parede é um clássico, com o qual você pode trazer o clima desejado para o ambiente. Normalmente, esse projeto envolve a seleção de uma parede, depois de organizar os móveis, a maior parte do plano fica visível. Na maioria das vezes, eles decoram a área de jantar, a parede na cabeceira da cama, acentuam a parede da área de dormir do quarto das crianças.

Uma solução igualmente interessante é a acentuação de saliências, nichos, paredes multinível. Esta técnica permite aumentar visualmente o espaço, tornar o ambiente volumoso e enfatizar a individualidade do interior. Na maioria das vezes, eles usam papéis de parede de duas cores, destacando cada rosto com seu companheiro.

Como evitar erros?

A repetição das técnicas de design nem sempre dá o efeito desejado.

Para evitar erros comuns, vale a pena observar algumas dicas de designers de interiores:

  • Em uma sala de pequena área (12 m²), cores vivas e uma grande impressão são inadequadas: os padrões devem ser próximos ao seu tamanho natural, caso contrário, terão um efeito de prensagem.
  • Exclua telas estreitas da lista de preferências: na maioria dos casos, trata-se de capas de papel baratas, cuja combinação é extravagante.
  • Combinar com o uso de letras pequenas deve ser deliberado: não compre uma tira pequena, bolinhas, uma gaiola e um tapete - eles parecem lindos de perto, mas contra o fundo geral atingem os olhos, afetando negativamente a retina do olho e o nervo óptico.
  • Adquira dois companheiros ao mesmo tempo: assim se exclui a variância do papel de parede, fica mais fácil escolher a textura e certificar-se de que uma das tonalidades das duas telas seja idêntica.
  • Não combine estilos diferentes: isso nem sempre é possível em salas diferentes, é impossível combinar abstração e conservadorismo, vintage e nanotecnologia, estilo retro e inglês, minimalismo e temas árabes em uma sala.
  • É inaceitável alternar o papel de parede colando tiras alternadamente: isso é feio, divide o ambiente em partes, privando-o de áreas funcionais.
  • Não permita uma abundância de brilho: você não pode colar padrões coloridos em todas as paredes, escolhendo dois tipos de papel de parede com um padrão.
  • Dose o uso de uma estampa: não pode haver muita, o máximo que se pode é destacar uma parede ou um acento.
  • Não confunda brilho e tom: tons de papel de parede podem ser combinados entre si, o brilho é aceitável em uma quantidade moderada e não pode dominar.
  • Se você ainda não tem experiência em design, compre um papel de parede fotográfico: eles permitirão que você insira dois tipos de papel de parede da forma mais harmoniosa possível, desde que obedeçam ao esquema de cores e tema aproximados.

Além disso, tome a textura como base: use material com superfícies foscas na decoração, não inclua brilho na decoração.Se você tem um tema africano em mente, você pode apoiar a impressão animalesca de papéis de parede de acento com um companheiro de um tom calmo com um veludo macio ou textura de pelúcia.

Se quiser adicionar uma faixa, então é melhor fazê-lo escolhendo um material com relevo ou relevo: desta forma o desenho das paredes será original, mas não chamativo. Aliás, a técnica de um padrão em relevo permite uma combinação harmoniosa de telas com diferentes temas. É amplamente utilizado por marcas na produção de papel de parede emparelhado para decorar as paredes de qualquer tipo de cômodo (cozinha, sala de estar, berçário, escritório, biblioteca doméstica, banheiro, lavabo, corredor, corredor).

Lindas ideias no interior

Para entender claramente como são exemplos de design interessantes, você deve recorrer às ideias de profissionais:

  • Pode-se destacar a zona de acento combinando o papel de parede horizontal com uma imitação da textura de uma placa de madeira, acentuando a saliência através do papel de parede em forma de imagem com o efeito de uma superfície envelhecida: a solidez é obtida por um esquema de cores idêntico.
  • Uma parede funcional de realce com uma TV, prateleiras e um sistema acústico ficará elegante se você decorar com papel de parede cinza claro com renda em relevo.
  • O zoneamento discreto pode ser feito usando três papéis de parede com fundo idêntico e diferentes padrões de douramento: a harmonia das áreas funcionais contribui para a organização do espaço.
  • Depois de colar lindos papéis de parede de um tom idêntico de vários graus de saturação nas paredes, você pode designar uma zona de destaque na cabeceira da cama: um tom claro é um contraste suave que realça um destaque rico.
  • Você pode demonstrar a qualidade premium da sala de estar com a ajuda de papel de parede cinza com monogramas decorados em molduras e destacados por uma borda para combinar com o acabamento da parte superior.

Ao escolher um papel de parede, você deve prestar atenção às suas próprias preferências: nem um único desenho da moda criará o clima desejado se você não gostar dele inicialmente. Os designers insistem que a impressão traz algo positivo para a atmosfera de qualquer ambiente. Só então você pode ter certeza absoluta de que o design da sala, feito com papel de parede, terá uma aparência elegante, moderna e relevante.

Para ideias originais no interior, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário