Escolhendo a cor certa do papel de parede para a cozinha
O papel de parede para a cozinha é uma ótima opção se você deseja criar um ambiente aconchegante e elegante ao mesmo tempo. O papel de parede corretamente selecionado unirá todos os componentes do estilo e harmonizará o espaço.
O que considerar ao escolher uma cor?
Na hora de escolher a cor das paredes, a maioria se orienta pela moda ou por suas próprias preferências de gosto. Isso é verdade, mas não inteiramente. Claro, os revestimentos de parede não devem ser irritantes. E o ideal é que o papel de parede não fique entediado por muito tempo. No entanto, há uma série de fatores igualmente importantes que devem ser considerados ao escolher o papel de parede para a cozinha.
Tamanho da sala
O papel de parede corretamente selecionado pode simplesmente mudar a cozinha e a impressão que um conjunto com acessórios cria irreconhecível. Os escuros ajudarão a tornar um cômodo com tetos altos mais intimista, criando uma profundidade adicional do cômodo. As cores vivas tornam o ambiente mais pequeno, acrescentam suculência ao interior em cores suaves, energizam e promovem um bom apetite.
Tons neutros calmos ajudarão a criar uma atmosfera harmoniosa e unir o espaço: cinza, verde claro, areia. Expandir visualmente as paredes e tornar a cozinha como um todo mais espaçosa vai ajudar o branco e seus tons do cremoso ao rosa-opala e leve pistache. Quanto mais clara for a cor das paredes, mais espaçosa ficará a sala.
O papel de parede com um padrão ou listras verticais ajudará a elevar ligeiramente os tetos estreitos. Mas horizontais, neste caso, são contra-indicados. Eles vão dividir ainda mais verticalmente uma sala já não muito grande. Você pode preferir uma flor ou abstração neutra e discreta.
Os apartamentos modernos não implicam uma divisão especial separada para uma sala de jantar. A sua função é desempenhada pela cozinha. Recentemente, está na moda separar a área de jantar da área de trabalho. E aqui a combinação certa de papel de parede e piso, que difere da área principal, ajuda. Portanto, você também pode aumentar as dimensões da sala.
Fone de ouvido
O principal critério a ser guiado na escolha da cor e textura do papel de parede é o conjunto de cozinha. Ocupa a área principal da sala. Portanto, os materiais de acabamento são selecionados por sua cor e estilo, e não vice-versa, como alguns fazem. A qualidade e as propriedades do papel de parede também são importantes. É melhor escolher telas laváveis com uma camada espessa de vinil. Tente escolher cores que não desbotem, bem como aquelas em que as manchas são menos perceptíveis.
É mais fácil escolher o papel de parede para um fone de ouvido em tons pastel neutros ou brancos. Com a ajuda do papel de parede sozinho, você pode criar designs de cozinha completamente diferentes. Reds criará um espaço elegante e original. Pérola - graciosa e boêmia, cheia de luz. Com papel de parede verde, um fone de ouvido branco criará uma sensação de harmonia e frescor. E tons de areia ou chocolate tornarão o ambiente mais aconchegante.
Ao combinar papel de parede com móveis de cozinha, vale lembrar algumas regras básicas. Segui-los ajudará a evitar erros irritantes durante os reparos.
- Faça amizade com a paleta de cores. Isso o ajudará a rastrear a combinação de cores. Além disso, você pode pegar várias amostras com uma tonalidade da mesma cor e "experimentá-las" em sua própria cozinha.
- Se houver pouca luz natural na cozinha, você deve comprar papel de parede em cores quentes saturadas. Com muito sol (janela a sul ou nascente), deverá optar por uma das opções de esquema de cores frias.
- O papel de parede certo não deve ser irritante. Ficam bem com iluminação artificial e natural a qualquer hora do dia, independentemente do calor da luz.
- Se você não tiver certeza sobre a seleção de combinações de cores complexas, compre papel de parede que corresponda à tonalidade do fone de ouvido. Nesse caso, vale a pena escolhê-los em média três tons mais leves. Assim, por exemplo, papéis de parede de salada ou hortelã são adequados para móveis de cozinha verdes, bege claro para chocolate e assim por diante.
Para expandir o espaço de uma pequena cozinha, você pode comprar um papel de parede fotográfico com uma paisagem interessante na parede e que está mais livre de itens de mobília. Geralmente são colados na área de trabalho. Por outro lado, uma sala grande adicionará profundidade e textura adicionais a um painel ou papel de parede com efeito 3D.
Como combinar?
Se você deseja criar um espaço de cozinha único e exclusivo, não tenha medo de experimentar. Sinta-se à vontade para combinar diferentes cores e texturas. Não pare de colar toda a área da cozinha com o mesmo papel de parede. O papel de parede que não se encaixa à primeira vista pode criar um efeito incrível.
Combine o papel de parede com a cor do backsplash na área de trabalho. Desta forma, você pode criar o espaço harmonioso perfeito. Se ao mesmo tempo ele contrasta com a cor do fone de ouvido (vermelho e cinza, branco e roxo), então você obtém um efeito duplamente interessante. Você também pode brincar com texturas brilhantes e mate. Freqüentemente, papéis de parede neutros e calmos são escolhidos para todas as paredes, e para uma - com um padrão cativante ou detalhes que complementam os detalhes da decoração.
Um círculo de sombras ajudará no layout do papel de parede. Com base no círculo, você pode criar uma grande variedade de combinações de cores e tons da mesma cor. Ao mesmo tempo, não vale a pena sobrecarregar o espaço com abundância de cores. Para a cozinha bastam 3 cores, com menos frequência - 4 tonalidades da mesma cor ou muito próximas. Caso contrário, a decoração ficará sem gosto.
Você pode usar uma das regras para combinar cores que os designers profissionais usam em seu trabalho diário.
- Use papel de parede da mesma cor do fone de ouvido. Você deve selecioná-los em alguns tons mais escuros ou mais claros. Para evitar que o espaço pareça muito chato, um papel de parede com um padrão discreto serve.
- Uma combinação harmoniosa é obtida ao organizar o papel de parede com um fone de ouvido em cores - vizinhos na roda de cores. Pode ser uma combinação dos setores mais próximos ou através de um setor. Portanto, para um conjunto de móveis de cozinha azul, você pode escolher papel de parede em água ou esmeralda.
- Combinação contrastante de cores localizadas em setores opostos da paletaadequado para cozinhas modernas e modernas com um caráter dinâmico. Neste caso, é permitido usar no máximo 2 cores contrastantes e uma tonalidade transitória ou neutra (vermelho, preto, cinza). Você precisa ser extremamente cuidadoso com combinações brilhantes. Móveis com essas cores devem ser tão simples e concisos quanto possível.
Se você tiver algumas habilidades de design e gosto artístico, poderá trabalhar com triângulos e quadrados de combinações de cores na paleta de um círculo, bem como usar outras combinações de cores mais complexas.
Cores e tons populares
No momento, a moda de interiores não impõe regras rígidas para a escolha da cor e do estilo. Portanto, você pode se concentrar em seu próprio gosto e capacidades. Vale a pena escolher não apenas as cores atualmente populares como bege, verde-oliva ou menta. Você faz reparos por mais de um ano, então a cor deve ser agradável para você pessoalmente e, claro, não irritante. As cores universais sempre ajudarão a criar um espaço harmonioso: branco, marrom, cinza, verde claro. Eles são adequados em quase todas as cozinhas e criam o efeito desejado.
Em uma cozinha puramente feminina, você pode encontrar papel de parede rosa. Não imagine imediatamente uma casa de Barbie. Essa cor é multifacetada.Pode ser uma ameixa verde, um rosa nobre empoeirado, uma delicada cor nude ou quase branco. Ele pode ser usado com sucesso para suavizar as linhas simples de móveis cinza. O rosa também é apropriado em uma cozinha de estilo provençal com uma fachada branca ou leitosa. Um tom mais claro geralmente é combinado com carvão ou preto.
Os papéis de parede roxos e lilases são ambíguos. É melhor escolhê-los para uma parede de realce ou colá-los em uma sala suficientemente grande e bem iluminada. Esta é a cor dos filósofos. Ajuda a relaxar e ao mesmo tempo ativa o cérebro. Inclui todas as três cores do espectro principal: azul, vermelho e amarelo. Portanto, é compatível com quase todas as cores de cozinha. Combina mais vantajosamente com azul, azul, cinza, amarelo e laranja.
O preto, como o branco, é organicamente combinado com outras cores. Mas enquanto o branco é versátil, o preto é bastante dramático. Use-o com moderação. Então, em vez do tom sombrio que mais assusta, ele fará combinações muito interessantes: brilhante com vermelho, dinâmico com papel de parede amarelo ou laranja, elegante com branco e leitoso.
Papel de parede verde ou oliva ajudará a trazer frescor, notas de otimismo e harmonia em qualquer cozinha. Eles contribuem para o estabelecimento de um metabolismo ideal, bom humor. É um prazer para todos os membros da família estar nesta cozinha.
É especialmente bom combinar verde com marrom, preto, todos os tons naturais da natureza, terracota, cinza e leitoso. Um efeito semelhante ajudará a criar um papel de parede turquesa ou hortelã.
O papel de parede vermelho adicionará dinamismo e energia ao ambiente. São ideais para quem precisa abrir o apetite. Mas é melhor usá-los apenas em uma das paredes, caso contrário, você pode obter o efeito oposto e o papel de parede vai cansar você. Eles são combinados com cozinhas em preto e branco. O papel de parede perfeitamente vermelho vai complementar uma fachada cinza ou pérola. Uma alternativa ao vermelho pode ser cores mais ensolaradas: amarelo ou laranja.
O papel de parede azul pode ser recomendado para aqueles cujas janelas estão voltadas para o lado sul fortemente iluminado. Dependendo da tonalidade ou padrão, você pode obter efeitos completamente diferentes - uma cozinha em estilo náutico, com pintura Gzhel, motivos geométricos e assim por diante. A combinação ideal de azul com cinza e azul, tons de verde. Uma cozinha branca ou amarela ficará bem decorada com papel de parede azul.
Você pode escolher telas lisas de um tom interessante ou com uma base para combinar com a cor do fone de ouvido e um padrão de azul.
Idéias originais no interior
Os designers oferecem uma variedade infinita de combinações de papéis de parede originais com outros componentes da cozinha. Você pode tirar algo das ideias deles ou apresentar sua própria solução com estilo com sucesso.
- A cozinha em estilo loft é pequena. Murais de parede, paredes principais de tijolos e prateleiras abertas ajudam a separar o espaço.
- Um papel de parede azul com um efeito de pixel ou um efeito de mosaico define o acento certo para uma cozinha branca simples. Pinturas com flores amarelas brilhantes adicionam vivacidade a um espaço neutro.
- O design da cozinha é criado com elementos simples e discretos. O papel de parede branco neutro não distrai do principal. O padrão floral amarelo permite que você encaixe harmoniosamente no espaço uma viga divisória entre a área da cozinha e o canto da sala de jantar.
- O papel de parede em tons de vermelho e preto sobre uma base branca repete com sucesso a combinação de cores do fone de ouvido. Ficou muito animado e eclético, mas ao mesmo tempo não intrusivo. Essa cozinha é adequada para pessoas enérgicas.
- O tampo da mesa, o papel de parede e as cortinas cor de cappuccino em seus diferentes tons acentuam perfeitamente a cor cremosa principal da fachada do móvel.
- O papel de parede de pistache em uma cozinha tão ultramoderna harmoniza o espaço e ressoa perfeitamente com o verde simples das plantas.
- Guarda-chuvas de endro arejados adicionam sabor a uma configuração simples de branco. Uma pequena sala parece muito iluminada e arejada.
- O papel de parede de uma delicada cor creme com ramos de flores azuis complementa com sucesso o design simples da cozinha e ecoa um objeto de arte brilhante - uma geladeira retro índigo.
Para informações sobre como escolher o papel de parede para a cozinha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.