Papel de parede de bambu: recursos
O design de interiores moderno tende a usar materiais naturais. Para tendências populares em eco-design, Provença, country, minimalismo, estilo japonês, os revestimentos de parede naturais feitos de papel de parede de bambu são perfeitos. Uma variedade de cores e texturas naturais, respeito ao meio ambiente e aparência estética fornecem uma alta demanda por papéis de parede naturais.
Vantagens e desvantagens
O papel de parede natural irá decorar o interior e enfatizar o design da sala em qualquer estilo, focando no respeito ao meio ambiente do design. Papéis de parede de bambu têm vantagens inegáveis:
- Material ecológico - papéis de parede de bambu são feitos de materiais naturais, não causam alergias.
- Linda textura natural - para um lote de papel de parede, hastes de bambu são selecionadas da mesma variedade, os fabricantes selecionam cuidadosamente as ripas de bambu com a textura e o tom apropriados.
- Paleta de cores ampla - a cor das ripas de bambu depende do local de crescimento da planta, da época de colheita, do regime de temperatura da secagem inicial, portanto a paleta de cores dos revestimentos de parede pode ser do branco claro ao marrom profundo.
- Fácil de limpar e antiestático - o revestimento não atrai e não absorve poeira. Às vezes, os fabricantes cobrem as ripas com uma impregnação antiestática, o que facilita a manutenção do revestimento.
- Longa vida útil - papel de parede de alta qualidade, sujeito à tecnologia de fixação, tem durabilidade de até 10 anos, já que o material não sofre desbotamento quando exposto aos raios solares e possui propriedades antivandalismo.
- Esconda o desnível da parede - devido à sua densa estrutura e espessura, o papel de parede pode ocultar pequenos defeitos e irregularidades, não exigindo, portanto, o perfeito alinhamento das paredes.
- Adere a várias superfícies - pode ser colado sobre madeira, massa, plástico, cimento e outras superfícies, usando apenas um primer e o tipo de cola necessário ou pregos líquidos.
As desvantagens do papel de parede de bambu incluem os seguintes aspectos:
- Preço Alto - os materiais naturais passam por uma série de etapas de secagem e preparação para o uso, que demandam muita mão de obra e energia, o que acarreta um alto custo.
- Dificuldade de montagem em uma parede - o papel de parede deve ser feito em etapas, seguindo as recomendações do fabricante. É melhor confiar um trabalho tão árduo a um profissional.
- Visão entediante de colagem total quartos com um tipo de revestimento - os designers não recomendam colar as paredes em um tipo de papel de parede. O bambu é melhor usado como painéis em uma sala ou para criar painéis decorativos, combinando com cortiça ou outros tipos de papel de parede.
- Irregularidades de superfície - Na superfície das ripas de bambu, podem haver saliências e vedações na estrutura. Tais defeitos não são considerados casamento, mas podem complicar o processo de junção e colagem.
Ao escolher o papel de parede de bambu como decoração de um ambiente, você deve considerar os prós e os contras deste material de acabamento. Designers e reparadores recomendam usá-los no corredor, sala de estar, corredor, cozinha.
Este tipo de revestimento de parede pode ser utilizado em qualquer sala de estar e instalações não residenciais (escritórios, salas de recepção, cafés) para manter o respeito pelo ambiente do interior e criar uma atmosfera de conforto e aconchego.
Tecnologia de manufatura
O bambu contém uma grande porcentagem de umidade (até 80%), portanto, para a fabricação de revestimentos de parede de alta qualidade e durabilidade, as matérias-primas passam por um longo processo de processamento.
Para a produção de papel de parede, apenas a parte jovem do caule é utilizada. O processo de secagem é dividido em duas etapas:
- as hastes são quebradas em uma sala com temperatura e umidade constantes de cerca de 45%. Essa umidade fornece a força e a elasticidade do material e evita que ele se rache devido à rápida perda de umidade.
- as matérias-primas são finalmente secas no armazém.
O processo de secagem é um dos mais críticos. Dependendo da temperatura e da velocidade de secagem, o bambu muda de tonalidade e cor. Em seguida, o caule é dividido nas partes superior e interna, que são endireitadas sob leve pressão e coladas na base do futuro rolo de papel de parede. A largura das ripas de bambu pode variar de 5 a 25 mm. A base pode ser de tecido ou papel. Ao colar, é usada cola natural.
O revestimento de parede acabado é produzido em rolos de tamanhos padrão com largura de 1, 1,5, 2 m. Menos comumente, rolos com largura de 2-2,5 m são encontrados nas lojas. Às vezes, o papel de parede é produzido não em rolos, mas em folhas pronto para colar em forma de painéis na sala. Os painéis em chapa são frágeis e requerem condições especiais de transporte e armazenamento, mas este tipo de acabamento está imediatamente pronto para a colagem e não necessita de tempo para nivelamento.
Apenas materiais naturais são usados no processo de produção do papel de parede. Para decoração adicional, é usada a costura das ripas com a base do papel de parede com um fio contrastante ou texturizado ao longo das bordas da tela. A superfície mantém a ventilação natural do revestimento da parede e a cor geral é selecionada selecionando cada elemento de acordo com o tom e a textura.
Visualizações
Os tipos de papel de parede de bambu são diferenciados pelos materiais do tronco de bambu usados para cobrir:
- Do lado de fora do tronco de bambu.
- Do interior do barril.
Na camada externa, a estrutura da árvore é claramente visível. Esses revestimentos de parede têm uma estrutura mais densa e lembram postes de bambu quando o papel de parede é colado verticalmente. A imitação de hastes de bambu aumenta visualmente a sala, adiciona volume ao espaço e à altura da sala.
A camada externa se distingue pela textura, padrão único e cor. A cor da camada superior não é uniforme, o que confere volume e profundidade à superfície. Esses tipos de papel de parede não são revestidos com vernizes e tintas, preservando seu aspecto natural.
As tiras de papel de parede das quais a camada superior foi removida têm uma correspondência mais precisa pela cor. Para maior praticidade, os fabricantes envernizam o papel de parede. A superfície lacada é resistente à umidade e fácil de limpar.
Para maior praticidade, as tiras de papel de parede podem ser costuradas com fios decorativos nas bordas. O firmware não só fornece fixação adicional na base, mas também é um elemento decorativo adicional no design da sala.
Cor
A cor do papel de parede de bambu depende de muitos fatores. A tonalidade da cor da tela acabada de papel de parede natural é influenciada por:
- Variedade de plantas.
- Local de crescimento.
- Tempo de corte das hastes.
- Temperatura e umidade do estágio inicial de secagem.
Os papéis de parede de bambu natural estão disponíveis nas seguintes cores:
- Tons de branco - branco, marfim, esmeralda, leitoso, etc.
- Verde - tons brilhantes e suculentos de verde darão um clima de primavera a qualquer ambiente. Verde suave, grama de primavera, verde-marrom, tons de pistache são as cores mais comuns das telas de bambu.
- Bege - existem cores raras com tons rosa-pêssego, amarelo-mel.
- marrom - as cores naturais das ripas de bambu variam em tons de marrom claro e cappuccino a castanhos ricos.
Como escolher?
A decoração com papel de parede natural em rolos começa com a determinação da área de colagem: colagem completa de um ambiente ou uso de painel de bambu. O número de rolos deve ser obtido com margem e de um lote.
Os papéis de parede naturais são frequentemente usados no design ecológico, por isso os designers recomendam combinar a cor do revestimento de parede de bambu com a cor do mobiliário, piso, verniz das portas e caixilhos das janelas.
Na varanda, loggia, terraço, os acabamentos de bambu devem combinar organicamente com a cor dos móveis de vime.
Os designers recomendam apoiar o revestimento natural da parede com acessórios adicionais: cortinas de palha, brotos de bambu em um vaso de vidro, tecidos com uma impressão natural.
Avaliações dos proprietários de interiores feitos de materiais naturais indicam que a colagem total de paredes com papel de parede de bambu sobre uma base de tecido ou papel parece bastante enfadonha e reduz visualmente o espaço. Tanto os designers como os proprietários que não são indiferentes ao design de interiores das suas casas concordam que um painel de papel de parede de bambu emoldurado por molduras ou um painel combinado de papel de parede de bambu e painéis de cortiça têm um aspecto dinâmico e elegante em qualquer estilo.
Acabamento
Os papéis de parede de bambu são usados para decorar não apenas paredes, mas também arcos, sacadas, galerias, etc. O revestimento de parede natural é colado em qualquer superfície: concreto, madeira, tijolo, plástico.
O revestimento de parede de bambu é denso o suficiente para ocultar pequenas irregularidades na superfície, de modo que a preparação perfeita da parede pode ser dispensada. No entanto, a superfície deve primeiro ser limpa dos restos do revestimento anterior, lixada, tratada com uma solução antifúngica e deixada secar bem.
No pré-tratamento, não utilize agentes agressivos que, em contato com o papel de parede, podem descolori-los.
Ferramentas de decoração de parede de papel de parede de bambu:
- Pincel largo para uma aplicação uniforme do adesivo.
- Espátula de plástico para fixação adicional das bordas do papel de parede.
- Rolo de borracha para alisar e pressionar a tela contra a parede.
- Uma faca de dentes finos, uma serra, um quebra-cabeças para cortar o papel de parede.
Estágios de colagem:
- Nivelamento da tela: na véspera, o papel de parede deve ser desenrolado sobre uma superfície plana e deixado repousar.
- Cortando as telas: corte o rolo em pedaços do tamanho e forma desejados.
- Aplicação de cola: a cola é aplicada tanto na parede como no verso do papel de parede. Neste caso, as bordas do papel de parede são tratadas com uma camada mais espessa, cujo excesso é retirado durante o processo de colagem com pano úmido ou solução especial. Após a aplicação, é necessário deixar a superfície bem de molho por 6 a 10 minutos. É impossível dobrar ou enrolar a tela de bambu, pois as dobras irão deformar irrevogavelmente a tela e permanecerão perceptíveis quando coladas.
- Colagem: um pedaço de papel de parede é cuidadosamente pressionado contra a parede com um rolo de borracha. As bordas são pressionadas com uma espátula de plástico. Use um pano úmido para remover os resíduos de cola nas juntas.
Não use cola à base de água para acabamento. Cada pacote de papel de parede contém tipos de cola recomendados que devem ser considerados. Ao decorar aberturas em arco, salas de forma irregular com um grande número de cantos, a folha de bambu deve ser cortada nas juntas dos cantos externos e internos.
Quando impregnada com cola, a tela de bambu fica muito mais pesada, então pregos decorativos podem ser usados para fixação adicional. Irregularidades nas bordas podem ser corrigidas com rodapés decorativos ou molduras de gesso, madeira maciça, plástico.
Sujeito às etapas de colagem e recomendações na embalagem do papel de parede, o revestimento de bambu em casa pode ser colado mesmo por não artesãos.
Quadro
Os revestimentos de parede do interior do cilindro são envernizados na produção ou em casa para proteger contra umidade e sujeira e para facilitar a manutenção.
A pintura da tela de bambu é possível a critério do comprador. Ao pintar, algumas propriedades do papel de parede são parcialmente perdidas.A textura das ripas torna-se menos perceptível e o jogo natural de cores adquire uma cor de tinta uniforme.
Na maioria das vezes, a pintura da superfície do papel de parede de bambu é usada para restaurar o revestimento da parede.
A pintura e o envernizamento são aconselháveis para proteger as ripas de bambu da umidade, sujeira no banheiro, cozinha, corredor, em terraços abertos, varandas, galerias.
Como cortar?
As tiras grossas de bambu são muito mais difíceis de cortar do que o papel de parede comum. Você pode usar uma faca de dentes finos para papel de parede, uma serra para metal ou um quebra-cabeças para cortar a lâmina de bambu.
Você pode usar uma faca muito afiada para cortar papel de parede de bambu ao longo das ripas. É executado de forma ordenada ao longo das ripas, cortando totalmente o tecido ou base de papel.
Ao criar um painel figurado, o corte através dos trilhos só pode ser feito com uma serra de madeira ou um quebra-cabeças. O quebra-cabeça permitirá que você obtenha bordas perfeitamente lisas e será capaz de cortar as formas mais intrincadas de acordo com um desenho preliminar. Ao trabalhar com ele, o corte da tela é feito na parte frontal.
A precisão do corte determina o quão invisíveis as juntas do papel de parede e a aparência estética final serão.
É lavável?
Para que o revestimento de parede em bambu dure o máximo possível, mantendo a sua aparência original, é necessária alguma manutenção. Alguns fabricantes revestem a tela com impregnação antiestática, que repele a poeira. A maior parte do papel de parede de bambu é produzida sem processamento ou qualquer revestimento.
É proibido lavar papel de parede de bambu com água ou com detergente. Periodicamente, a tela precisa ser aspirada, principalmente nos cantos das molduras decorativas, onde se acumula mais poeira. Em alguns casos, para a limpeza úmida, pode-se usar um pano úmido com cerdas macias, que não danificam a superfície do revestimento e não deixam fiapos, bem como detergentes aerossóis não agressivos que não precisam de enxágue.
Papel de parede de bambu em áreas de alto uso (corredor, corredor, cozinha), é melhor cobri-lo com verniz transparente.
Opções de interiores
O papel de parede de bambu adiciona conforto e beleza ao quarto. É fácil adormecer numa sala assim, a força é rapidamente restaurada graças à naturalidade dos materiais e às cores naturais calmas.
No design do quarto de estilo japonês, um painel de bambu na cabeceira da cama se tornará um atributo indispensável. Será uma adição valiosa às paredes brancas e painéis de arroz emoldurados por maciças ripas de madeira.
O estilo ecológico da sala de estar é apoiado por painéis individuais de cor bege. Esse papel de parede restrito servirá como base para elementos decorativos brilhantes no ambiente (almofadas, uma tela feita de hastes de bambu naturais, papel de parede fotográfico).
Uma cozinha lacônica e discreta de alta tecnologia parecerá aconchegante e caseira contra o pano de fundo de paredes revestidas de bambu.
O clássico uso tradicional de lençóis na concepção de corredores de um apartamento ou casa. As paredes do corredor totalmente forradas com papel de parede de bambu não parecem tediosas graças aos espelhos e móveis de estilo minimalista feitos de madeira natural.
Para obter informações sobre como colar papel de parede de bambu, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.