Amônia para o jardim e horta
Amônia ou amônia consiste em nitrato de amônio contendo o nitrogênio do oligoelemento. É um componente necessário para o crescimento e desenvolvimento adequados de plantas de interior e de frutos silvestres e de jardim. Na amônia, o nitrogênio tem uma forma de amônia, que é facilmente absorvida pelas mudas. O salmão está disponível e tem um preço baixo.
Vantagens e desvantagens
A mistura de amônia usada por jardineiros e jardineiros é formada pela combinação de gás de amônia cáustica com água. A substância é vendida em farmácias e em lojas “Sadovod” como uma solução a 10% de amônia ou amônia. Os benefícios são inegáveis. O nitrogênio é benéfico para uma variedade de safras, especialmente no início da primavera. Cerca de 78% do nitrogênio está no ar, mas para as plantas está disponível em uma forma facilmente assimilável do solo. As mudas absorvem melhor do solo. Com um conteúdo suficiente deste oligoelemento, o aspecto das plantas é agradável aos olhos. Isso garante a rica cor das folhas, sua maciez, a formação de um grande número de pedúnculos e ovários.
Todas as árvores frutíferas e frutos silvestres respondem bem ao tratamento com amônia, desde macieiras, peras, ameixas, damascos a framboesas, groselhas, amoras e morangos. Mas para alguns vegetais, como pimentas, a mistura de amônia pode ser prejudicial. Após a introdução de amônia no solo sob este vegetal, ocorre uma oxidação gradual da terra. As plantações sofrem e seu crescimento é inibido pelo excesso de nitrogênio.
O medicamento deve ser usado com um ácido como o ácido cítrico.
Aplicação como cobertura
A amônia é usada na horticultura quando a planta é deficiente em compostos de nitrogênio. Com a falta de nitrogênio, a aparência das plantas muda. As folhas secam ou ficam brancas na raiz da planta. Tanto as plantas adultas quanto as jovens são suscetíveis a isso. O caule fica mais fino, as folhas ficam menores, o crescimento da planta diminui ou pára totalmente. Pedúnculos e frutos não se formam. Essas plantas enfraquecidas são suscetíveis a doenças e ao ataque de pragas de insetos.
A colheita estará em perigo. Alguns jardineiros e jardineiros do país começam a alimentar as plantas com nitrato de amônio. Mas esse fertilizante mineral é capaz de saturar as plantas com nitratos, dos quais os frutos de alguns vegetais e frutas são prejudiciais à saúde humana. E isso não vai acontecer com a amônia. Os frutos, graças à amônia, retiram muitos componentes protéicos do solo. Como resultado, grandes tamanhos de frutas, bagas, vegetais são obtidos e a elasticidade dos frutos aumenta.
Você pode alimentar as mudas com uma solução de amônia tanto pulverizando na folhagem quanto regando a zona da raiz. O nitrogênio contido na amônia é quase imediatamente absorvido pelas plantações e tem um efeito benéfico na vegetação.
A mistura de trabalho para irrigação de várias plantas é feita em uma concentração mais alta do que para a alimentação de raízes. É diluído nas seguintes proporções: adicionar 5 ml de amônia a 1 litro de água. Mudas de horta e horta são processadas uma vez por semana.
A alimentação foliar de plantas com uma mistura de amônia não é realizada com tanta freqüência como a alimentação de raízes. Os motivos podem ser:
- a urgência de alimentar a safra;
- alagamento da cobertura superior da terra quando chuvas fortes estão caindo.
A pulverização é realizada com recurso a ferramentas de jardim (pistola, pulverizador), protegendo os órgãos da visão e da respiração com óculos e máscara. Para regar as mudas sob a raiz, você precisa preparar a seguinte composição: 3 colheres de sopa. adicione colheres de sopa de amônia a um recipiente com 10 litros de água. A cultura é regada com esta solução não mais do que 1 vez por semana. A fertilização básica deve ser feita quando o solo está úmido e úmido. O fertilizante será melhor absorvido desta forma. Para regar, use um regador ou uma caneca. Na horticultura, recomenda-se a aplicação de fertilizante, fazendo uma depressão de 5 a 10 cm.
Este procedimento não pode ser realizado em todos os pousos. Existe a possibilidade de danos ao sistema radicular da planta.
Use contra pragas
O nitrato de amônio tem um cheiro pungente e nojento. Esta propriedade pode espantar as pragas, independentemente da intensidade da saturação da droga. Âmbar de amônia leva os órgãos respiratórios do inseto a um estado de paralisia, seguido de sua morte. As pragas são muito sensíveis aos odores, têm um cheiro sutil. Portanto, até que o cheiro de amônia desapareça das plantações tratadas, os parasitas não as atacarão.
A solução de trabalho é preparada antes do uso direto. O fato é que o cheiro de nitrato de amônio evapora rapidamente da solução preparada. Devido à volatilidade da amônia, o sabão é adicionado à solução ativa esfregando-o em um ralador. A solução de sabão adere às superfícies das plantas tratadas, prolongando o efeito do princípio ativo. A mistura de amônia é usada no combate a parasitas como larvas de besouros, gorgulhos, lesmas, ursos, vermes, formigas, pulgas crucíferas. As medidas sanitárias e higiênicas contra insetos nocivos são realizadas com tempo nublado ou após o pôr do sol, quando o calor diminui. O nitrogênio é absorvido pelas folhas e caules das plantas em 40 minutos.
A "água de amônia" é preparada a partir das larvas do besouro de maio. É feito de nitrato de amônio e água. 200 gramas de nitrato são dissolvidos em 10 litros de água e bem misturados até estarem completamente dissolvidos. Esta dosagem é suficiente para 1 sq. m de camas preparadas. O processamento dos canteiros é realizado de 3 a 4 meses antes do plantio. A terra do futuro canteiro é desenterrada e irrigada com a solução preparada. Este método permite que você se livre das larvas do besouro por um longo período, até vários anos.
Para evitar o aparecimento de um gorgulho nas plantações, é necessário borrifar as mudas com uma mistura de amônia e água com antecedência, no início da primavera. É preparado da seguinte forma: dissolva 2 colheres de sopa em um balde de água. colheres da droga. No combate às lesmas, é utilizada uma solução de amônia a 25%. Um litro deste produto deve ser diluído em um balde de água.
Com essa solução concentrada, o solo é tratado após a colheita do repolho, despejando-o nas fendas. Para o tratamento de plantas a partir de lesmas, utiliza-se uma preparação a 10%. Para meio balde de água, 1 litro de amônia é tomado. Os canteiros são pulverizados com esta solução de trabalho.
Com a ajuda da amônia, você pode assustar o urso. Molhe os trapos com uma mistura concentrada da droga e coloque-os ao longo das plantações ou tampe o buraco da praga. O combate ao verme, praga nociva às raízes das mudas de tomate e pimenta, consiste em regar as plantas com uma solução de 10 ml de amônia dissolvida em água em um recipiente de 10 litros. Um ninho de formigas no jardim ou no jardim é destruído com uma mistura de 100 ml da droga diluída em um balde de água. O topo do formigueiro é removido com uma concha e o líquido é derramado em seu meio.
Quando uma pulga crucífera atacou repolho, rabanete, mostarda, beterraba, vale a pena tratar com a seguinte composição:
- 2 colheres de sopa. colheres de amônia;
- meio copo de sabonete líquido comum;
- 10 litros de água.
Tudo é misturado e despejado em um pulverizador, com o qual eles processam não só a própria planta, mas também o terreno adjacente a ela. A fim de evaporar lentamente o nitrogênio, a cobertura morta do solo deve ser realizada. A amônia ajuda até mesmo na expulsão de toupeiras. Nesse caso, a amônia não diluída ajudará. Pedaços de algodão são umedecidos com amônia concentrada e colocados nos orifícios das toupeiras. Tampo coberto com terra. As toupeiras não gostam do cheiro acre da "água de amônia" e vão deixar o local para sempre.
De que outra forma você pode se inscrever?
Existem várias outras situações em que a amônia é simplesmente necessária para as plantas.
Tratamento de sementes
A preparação da concentração de 10% é usada para preparar a semeadura de sementes de hortaliças com casca densa. Isso inclui sementes de abóbora, abobrinha e pepino. Com este método, a amônia destrói preliminarmente o tegumento da semente, e elas germinam rapidamente.
Na realização deste evento, as sementes são dispostas em camada contínua sobre uma superfície plana, e uma gota de amônia é pingada em cada semente com uma pipeta.
Para mudas
A "água com amônia" é usada para regar mudas de flores e vegetais. Se as plantas param de crescer e suas folhas ficam amarelas, o tratamento com fertilizantes de nitrogênio é necessário.e. Para isso, as mudas são regadas e borrifadas uma vez por semana com uma mistura de amônia na proporção: 15 ml do preparado por 5 litros de água. Depois de alimentar as mudas por um certo período de tempo, seu estado melhora.
Antes de plantar as mudas, é necessário desinfetar os recipientes de plantio e as caixas das mudas com uma solução fraca de amônia. Residentes conhecedores do verão dizem que a fertilização com uma mistura de amônia exclui o desenvolvimento de doenças fúngicas (oídio, requeima) e a quantidade de flores estéreis diminui. Você precisa alimentá-lo todas as semanas após as folhas reais saírem com uma solução de 1 colher de chá da droga por 1 litro de água. A rega é feita pela raiz, procurando não prejudicar as folhas e o caule das mudas.
Como você lida com plantas diferentes?
Algumas culturas não gostam de alto teor de nitrogênio. Estes incluem: tubérculos (beterraba, cenoura), milho, groselha, groselha, macieira. As leguminosas, como a ervilha e o feijão, não precisam de nitrogênio, pois elas mesmas o absorvem da atmosfera e enriquecem a terra com suas raízes.
Para culturas diferentes, você pode usar a "água de amônia" universal. Para fazer isso, dilua 3 colheres de sopa em meio balde de água morna. colheres da droga. Misturando uma colher de sopa de amônia em um balde de água, obtemos uma mistura aquosa fraca de amônia. É adequado para regar e pulverizar groselhas, endro, berinjela, abobrinha. A maior concentração de amônia para plantas: 5 ml de amônia por litro de água.
morango
Para obter uma boa colheita de morangos, para protegê-los dos parasitas, é necessário utilizar uma solução aquosa de amoníaco a 10%. Para obter o melhor resultado, o processamento e a alimentação dos morangos com "água com amoníaco" devem ser efectuados 3 vezes por época. O tratamento inicial é realizado no início da primavera para eliminar as pragas do inverno e suas larvas, doenças fúngicas e infecciosas. O nitrogênio também é considerado um oligoelemento essencial para o crescimento da massa verde da planta. Para preparar a solução, leve 10 litros de água, 1 litro de solução de sabão, 40 ml de amônia na concentração de 10%.
Este primeiro tratamento é realizado no início de abril. Depois disso, é preciso regar os morangos para que o restante da solução nas folhas não cause queimadura química. O processamento subsequente é realizado após a floração da cultura para proteção contra insetos nocivos, em particular o gorgulho. Para este tratamento, tomar a solução mais concentrada na dosagem de uma mistura de "água amoniacal" a 3%. O último tempero é feito no final da colheita.
Para que a planta recupere a força e estabeleça os botões para as bagas do próximo ano, 3 colheres de sopa são criadas em um balde de água. colheres de sopa de amônia e 5 gotas de iodo.
Pepinos
Você precisa alimentar os pepinos durante toda a estação de crescimento, começando com o aparecimento da primeira folha verdadeira e terminando com a formação de um ovário.A solução de trabalho é feita com 1 colher de chá de amônia e 1,5 litro de água. Cada muda é alimentada com água pela raiz.
Framboesas
Esta cultura é alimentada e tratada de pragas em três etapas.
- Início da primavera. Prepare uma solução na taxa: 30 ml de amônia por balde de água. Despeje 5 litros da mistura sob a raiz de cada arbusto. Ao final do evento, as framboesas são regadas imediatamente com água limpa para que não haja queimadura química da planta.
- Antes da flor da framboesa. A mistura consiste em um balde de água, 45 ml de amônia e 200 gramas de cinza, que é fonte de potássio. As cinzas potencializam o efeito da alimentação das framboesas.
- Processamento de outono ou pré-inverno. A água é tomada na quantidade de 10 litros, 45 ml de uma solução de amônia a 10% são diluídos nela.
No caso de colheita tardia de framboesas, não é necessário o tratamento de raízes.
Cebola e alho
Vegetais como cebola e alho respondem bem à alimentação com amônia. A dosagem consiste em 10 litros de água e 3 colheres de sopa. colheres de sopa de amônia.
A rega é efectuada com uma solução de trabalho de um regador. Você pode alcançar:
- alimentação foliar e de raiz;
- desinfecção contra insetos parasitas.
Tomates
Esta cultura de beladona é tratada com amônia sob duas condições.
- Com a manifestação do traço característico da falta de compostos nitrogenados. A mistura de fertilizantes é preparada na dosagem: 1 colher de sopa. uma colher de amônia por 2 litros de água. Com dinâmica positiva, a alimentação deve ser interrompida.
- Para acelerar a maturação dos tomates de maturação tardia, no final do outono. A rega é feita com "água com amônia" na proporção de 10 litros de água para cada 10 ml de amônia.
Flores de interior
A "água com amônia" é usada para irrigação e pulverização de plantas de interior com falta de compostos de nitrogênio e ataque de pragas de insetos. A solução de trabalho consiste em 30 ml de amônia e um litro de água. Quando as folhas das plantas de interior ficam amarelas, são regadas na zona da raiz. A pulverização é realizada na folha. Após o processamento, quase imediatamente, as folhas são enxugadas com um pano úmido. Ao processar plantas de interior com uma mistura de amônia e água, deve-se tomar precauções. Este procedimento deve ser realizado em uma sala com as janelas abertas. No momento do transplante das plantas de interior, os vasos de flores para o plantio são pulverizados com a mesma solução de trabalho de "água com amônia". As petúnias são frequentemente plantadas não só no jardim, mas também em casa na varanda ou terraço.
Se as flores não crescem bem, elas são alimentadas com fertilizantes especiais contendo compostos de nitrogênio. Esses fertilizantes incluem nitrato de amônio. Uma solução preparada de 10 litros de água e 1 colher de sopa de fertilizante é derramada sobre plantações de petúnias atrofiadas. Depois disso, a planta ganha massa verde e forma botões. Durante o verão, as petúnias são pulverizadas três vezes (isca foliar) com uma solução de nitrato de cálcio: 2 gramas de fertilizante são dissolvidos em um balde de água. Com baixo crescimento das mudas de petúnia, ela é regada com uma solução aquosa misturada com fertilizantes minerais. Estes incluem Energen e Fitosporin. Basta 1 colher de sopa da solução em um pequeno vaso de mudas para que as plantas cresçam e sejam resistentes a várias doenças.
De outros
Morangos de jardim praticamente não absorvem nitrogênio amoniacal. Mas o tratamento de várias pragas com uma solução de amônia tem um efeito benéfico sobre ela. E esses tratamentos desinfetantes são realizados três vezes durante o verão.
- Pela primeira vez pulverizado quando as folhas estão formadas. Faça a composição: água - 5 litros, amônio - 1,5 colheres de sopa. colheres e 100 gramas de sabão em pó.
- Na segunda vez, o tratamento ocorre após a floração para proteger o ovário. Use "água de amônia" de meio balde de água e 20 ml da preparação.
- Pela terceira vez, o tratamento é feito no outono para preparar as plantas para o inverno. Tome: 5 litros de água, 2 colheres de sopa. colheres de sopa de amônia e 3 gotas de iodo.
Erros comuns
Alguns erros podem ser cometidos ao usar a solução de amônia.
- Concentração errada selecionada. Se a mistura de trabalho for de baixa intensidade, esse tratamento será em vão. Quando a saturação da solução de amônia é alta, existe o risco de queimar as folhas e raízes das plantas.
- Muitos tratamentos. O intervalo de tempo preferido entre os tratamentos das safras com "água de amônia" é de 7 dias. No caso oposto, a supersaturação das plantas com nitrogênio é possível.
- O uso de uma mistura de processamento deteriorada. A amônia é um gás de volatilização rápida. A solução diluída de amônia deve ser usada imediatamente. Se for aplicado depois de um ou dois dias, o tratamento não dará em nada.
- Tratamento da raiz no momento da formação do fruto. Os fertilizantes nitrogenados são necessários para as mudas durante o período de crescimento e antes da formação dos frutos.
Depois disso, não vale a pena alimentar-se com nitrogênio, já que as plantas gastam recursos na formação dos frutos, e não no esplendor da copa.
Quando você não deve usar amônia?
Existem algumas restrições ao usar amônia.
- A desinfecção com amônia não é realizada em um dia quente. Você pode respirar seus vapores e ser envenenado. Na chuva, também não se usa "água de amônia", pois neste caso será imediatamente lavada com água.
- Com pressão alta e sinais de VSD, você não pode trabalhar com o medicamento.
- Não trabalhe com amônia em salas com portas e janelas fechadas.
- Não use "água com amônia" junto com preparações que contenham cloro. Melhor levar sabão em pó.
- É necessário proteger os órgãos de visão e vias respiratórias com equipamentos de proteção individual: óculos, respirador e luvas de borracha.
- O trabalho com amônia não é realizado com crianças.
- Desde a formação de ovários e frutos, a fertilização com fertilizantes nitrogenados não é realizada.
Para obter rendimentos ricos e de alta qualidade, o medicamento deve ser usado em determinada concentração e de acordo com o esquema de alimentação.
O comentário foi enviado com sucesso.