O uso de amônia para rosas
As rosas são uma decoração maravilhosa para qualquer site. Muitas variedades deliciam-se com a floração durante toda a temporada, mas para isso é necessário cuidar integralmente das flores. E um dos fatores importantes nessa questão é o uso de amônia.
Vantagens e desvantagens
Hoje em dia, não será difícil para um jardineiro ir à loja e comprar algum produto para cuidar de rosas. A escolha é ótima. Mas sempre houve adeptos de remédios naturais. E muitos jardineiros acreditam que não há nada melhor do que métodos populares. Mas vale a pena considerar com mais cuidado quais são os prós e os contras do uso de amônia para rosas.
Em primeiro lugar, os residentes de verão são atraídos pelos seguintes pontos:
- a amônia é muito barata, vendida em farmácia, e seu consumo é muito baixo;
- você pode preparar uma solução em questão de minutos a qualquer momento conveniente e regar imediatamente as flores sem esperar que ela se infunda, como acontece com muitos outros meios;
- o processamento é muito simples e não requer conhecimentos especiais;
- para melhorar o efeito, dependendo do objetivo perseguido, pode-se complementar a solução com vários ingredientes que o jardineiro sempre tem à mão;
- a amônia tem um amplo espectro de ação - é adequada para tratamento contra insetos e várias doenças, e para alimentação e profilaxia.
Existem também algumas desvantagens que você só precisa considerar ao usar a ferramenta:
- o cheiro de amônia é bastante forte, por isso vale a pena proteger o aparelho respiratório, e as luvas não serão supérfluas;
- se as proporções forem violadas, as flores podem ser prejudicadas, por isso não negligencie a dosagem correta;
- nem sempre um tratamento com amônia será suficiente - para, por exemplo, enfrentar as pragas, serão necessárias medidas repetidas.
Mas todas essas desvantagens não são tão tangíveis a ponto de recusar o uso do produto.
Use para alimentação
O uso de amônia é aconselhável na primavera, quando os processos vegetativos estão apenas começando. Nesta altura, é aconselhável alimentar as rosas com amoníaco para que cresçam e se desenvolvam melhor, tenham folhagem sã e, consequentemente, botões bonitos. O fertilizante deve ser diluído em água limpa e ligeiramente morna.
Para a alimentação, pegue 10 litros de água e coloque 30 ml de amônia, mexa e regue as plantas. Basta colocar um litro de líquido embaixo de cada arbusto. Mas deve-se ter em mente que primeiro é feita a rega comum e só então a fertilização com amônia é introduzida no solo umedecido. Todas as manipulações com a introdução de curativos devem ser feitas de manhã ou à noite, no calor definitivamente não vale a pena fazer.
Você pode alimentar as flores com amônia e durante o verão, 3-4 vezes. Mas, no outono, esses fertilizantes não são mais recomendados. Além disso, você pode alimentar as rosas com amônia com a adição de outros meios. Para isso, é aconselhável escolher o ácido cítrico ou o vinagre de maçã. No primeiro caso, 10 litros de água exigirão 30 gramas de ácido cítrico e, no segundo, 2 colheres de vinagre de maçã para o mesmo volume de água. Em ambos os casos, a amônia é adicionada por último, na quantidade de 30 ml.
Tratamento contra pragas e doenças
A amônia tem se mostrado muito bem como meio no combate a pragas e doenças.Para processar adequadamente uma planta que foi vencida por, por exemplo, pulgões ou formigas, bem como uma doença fúngica se estabeleceu, é necessário diluir 40-50 ml de amônia em 10 litros e pulverizar as rosas com um intervalo de uma semana até que você possa curar completamente a planta ou livrá-la de pragas.
A pulverização deve ser feita de forma que cada folha seja necessariamente processada tanto por fora quanto por dentro. As partes da planta anteriormente fortemente danificadas devem ser cortadas e queimadas. As rosas devem ser processadas em clima seco e calmo, à noite ou pela manhã. Luvas são necessárias (assim como máscara), pois, por exemplo, os pulgões são muito apertados nas folhas, e em alguns casos você terá que lavar as folhas à mão para não deixar insetos.
Muitos jardineiros recomendam aumentar a ação da amônia e adicionar outros agentes à solução.
- Muitas vezes, a adição na forma de lascas de sabão ajuda a manter a composição nas folhas por mais tempo, o que significa que é melhor atuar nas áreas problemáticas. O sabão em pó comum pode ser substituído por sabonete líquido, detergente para louças e até mesmo gel de banho.
- A adição de cinzas de madeira também dá um bom efeito, que servirá simultaneamente como controle de pragas e fertilização. É verdade, neste caso, você terá que deixar a solução fermentar. O balde é enchido por um terço com cinzas, água é despejada, insistida por um dia. Depois disso, a solução é filtrada, o balde é complementado com água até 10 litros. No último momento, despeje 40 ml de amônia e inicie o processamento. A amônia tende a evaporar rapidamente, então a composição é usada imediatamente.
Quanto ao tratamento da planta, depois que for possível se livrar das pragas, medidas preventivas devem ser aplicadas durante todo o verão. A inspeção regular das rosas ajudará a agir rapidamente e evitar a morte da colheita.
As rosas estão frequentemente sujeitas a várias doenças, por isso deve saber reconhecer a doença para começar a lutar imediatamente.
- A mancha preta se expressa no fato de aparecerem manchas pretas nas folhas, e se a briga não for iniciada a tempo, as folhas ficam amarelas, o que prejudica muito a aparência da planta.
- O oídio é desagradável porque uma flor azulada aparece nas folhas e caules, o que torna imediatamente claro que as rosas estão afetadas. Se tudo for deixado ao acaso, logo cobrirá toda a planta e será difícil esperar por lindas flores. Teremos que fazer vários tratamentos e organizá-los regularmente para fins de prevenção.
- A podridão cinzenta também se caracteriza por uma floração cinza-esbranquiçada, que se espalha muito rapidamente, não permitindo o desenvolvimento de botões. Não tendo tempo para ganhar força, eles caem. As folhas também parecem extremamente pouco atraentes. Nesse caso, você não deve atrasar com o processamento das rosas. Caso contrário, você pode perder seu jardim de flores.
- As rosas também podem enferrujar. Manchas marrons aparecem nas folhas, crescem muito rapidamente. Como resultado, a folhagem fica preta e cai. Assim que a doença for percebida, todas as folhas afetadas devem ser removidas e, a seguir, o arbusto deve ser tratado com uma composição com amônia.
Quanto às pragas, as rosas são mais frequentemente atacadas por várias lagartas e, especialmente, os pulgões não são indiferentes às flores. Sua astúcia é que nem sempre é possível detectar pulgões de uma vez. Ela se instala no interior das folhas, gruda nos caules, chega aos botões. Mas mesmo que os pulgões tenham sido descobertos tardiamente, isso não é motivo para frustração. É necessário diluir a amônia em água, despejar em um borrifador e enxaguar os pulgões dos arbustos com um jato poderoso. Você terá que gastar tempo com esses procedimentos, uma vez que cada folha precisa de um processamento cuidadoso. Normalmente, uma ou duas pulverizações são completamente suficientes para se livrar dos pulgões antes do final da temporada. A profilaxia para rosas na forma de sprays de amônia é necessária durante todo o verão, uma vez que existem outras pragas que podem danificar as rosas.
E é melhor prevenir sua ocorrência do que lidar com eles mais tarde.Além disso, a amônia é um dos produtos mais fáceis de usar e, ao mesmo tempo, muito eficaz.
No próximo vídeo, você encontrará o uso da amônia de pulgões em rosas e groselhas.
O comentário foi enviado com sucesso.