Amônia para cenouras

Contente
  1. Quando é usado?
  2. Receitas
  3. Como usar?
  4. Medidas de precaução

Quão saborosas e saudáveis ​​são as cenouras suculentas. Raramente, quem não cultiva este vegetal útil em seu jardim. Embora normalmente não surjam problemas com o cultivo desta safra de jardim, o uso de técnicas agrícolas adicionais permite obter uma safra de melhor qualidade, em grandes quantidades. Uma dessas técnicas é a introdução da amônia como fertilizante. Para que o procedimento seja benéfico, ele é realizado em um determinado horário e levando em consideração as características do medicamento.

Quando é usado?

Para muitas pessoas, é muito importante comer alimentos orgânicos sem nitrato. Usando amônia como fertilizante, você pode obter um doce suculento e ao mesmo tempo um produto saudável que só beneficiará o corpo.

Para o crescimento e desenvolvimento das plantas, o nitrogênio é necessário. Este elemento é especialmente importante nas fases iniciais, quando as plantas ainda são muito jovens e não tiveram tempo de ficar mais fortes.

O uso de amônia trará muitos benefícios:

  • contém nitrogênio, que torna a vegetação mais brilhante;
  • ajudará a saturar o solo com o oligoelemento necessário;
  • irá proteger o jardim da invasão de formigas e outros insetos, como um urso, irá protegê-lo de uma mosca da cenoura;
  • elimina a acidificação do solo;
  • irá remover a sombra dos topos incomum para cenouras.

Soluções com amônia na composição serão muito melhor absorvidas pelas plantas do que outros compostos. É importante não exagerar na fertilização, para não obter um efeito indesejável.

Deve haver uma medida em tudo, inclusive na aplicação de fertilizantes.

Adicionar a solução é aconselhável:

  • quando as folhas amarelas aparecem no topo;
  • se as folhas ficaram muito menores;
  • com afinamento do caule e sua fragilidade;
  • se houver indícios de danos à planta por pragas;
  • quando a planta para de crescer.

A amônia não é usada para profilaxia, é um remédio para um problema específico. Muitas pessoas usam a amônia não apenas como fertilizante, mas também como repelente contra insetos e roedores.

Com o uso da amônia, não se deve esquecer que se abusar desse fertilizante, pode-se obter frutas com alta concentração de nitratos. Ingeri-los na comida geralmente causa intoxicação. Se você exagerar com este fertilizante, poderá obter um arbusto verde exuberante, mas pequenos frutos. Além disso, com um excesso de nitrogênio, o risco de doenças fúngicas aumenta.

Receitas

A introdução de amônia é proveitosa para cenouras sem adições, embora muitos prefiram aplicar o produto junto com outros fertilizantes. Usando receitas populares, você não só consegue uma boa colheita de cenouras, mas também se livra dos insetos que estragam as raízes. Como diluir adequadamente o produto e qual deve ser a dosagem, serão discutidos mais adiante.

Usando o agente como fertilizante para cenouras ou outras culturas de jardim enfraquecidas, uma solução de diferentes concentrações deve ser preparada, dependendo de quão enfraquecidas as plantas. Se faltar uma pequena quantidade de nitrogênio, 20 ml do produto são diluídos em 10 litros de água. Se uma grande dosagem for necessária, a concentração da solução é duplicada.

A cobertura de turfa com amônia permitirá que você obtenha mais nitrogênio. Para seu preparo, são misturados turfa, álcool, rocha fosfática e esterco podre. Por 1 sq. metros usam 10 kg da mistura acabada.

Para obter uma mistura de nutrientes de alta qualidade que acelera o crescimento, a amônia é diluída com esterco (apodrece) na proporção de 1 para 5.

Para processar cenouras na horta, você deve:

  • preparar o inventário na forma de um regador;
  • faça uma mistura tomando 20 ml de amônia e um balde de água.

A dosagem máxima permitida é de 10 ml de amônia por litro de água.

Com a privação de nitrogênio, você pode aumentar o número de sessões de irrigação usando uma mistura clássica composta por 10 litros de água e 100 ml de álcool. As cenouras são alimentadas de manhã ou à noite.

Como usar?

O composto de nitrogênio costuma ser usado durante o crescimento das plantas, sendo aconselhável regar as mudas com o agente na própria raiz, evitando que caiam gotas sobre as folhas novas. Se você apenas borrifar a planta, o nitrogênio evaporará rapidamente e o tratamento será praticamente inútil.

O curativo foliar é utilizado após a formação dos frutos nas plantas. É necessário regar o jardim com cenouras quando não há sol, caso contrário o produto irá evaporar. De manhã cedo ou à noite é uma boa opção de rega. Também é aconselhável escolher um clima calmo.

Quando se utiliza uma solução de alta concentração, a rega é feita pela raiz, logo o jardim deve ser bem regado com água limpa.

É desejável realizar o trabalho com spray.

Na sua ausência, use uma vassoura comum, que é mergulhada na solução preparada e depois sacudida sobre as plantas.

Controle de pragas

O tratamento com amônia mantém as pragas afastadas. Este produto tem um odor pungente, desagradável para insetos, como pulgões, ursos, formigas, mosca da cenoura.

Para preparar um agente de tratamento, você só precisa de amônia (1 colher de sopa. L.) e um balde de água.

Os pulgões são convidados inesperados para muitos jardineiros e, às vezes, não é fácil combatê-los. Não se esqueça que além dos pulgões, também é preciso se livrar das formigas, que só contribuem para a disseminação dos pulgões. O cheiro desagradável de amônia pode livrar as plantas não só de pulgões, mas também de formigas.

Para preparar um remédio para pulgões, você deve:

  • pegue um balde d'água;
  • adicionar amônia (50 ml);
  • despeje um pouco de sabonete líquido ou rale o sabão comum.

O sabão é usado para manter a solução na folhagem por mais tempo. É aconselhável repetir o tratamento após algum tempo para se livrar com segurança de pulgões e formigas.

Para que as formigas não o incomodem mais, é necessário diluir a amônia (40 ml) em um grande balde d'água. Em seguida, você deve encontrar um formigueiro e preenchê-lo com a solução preparada.

Muitos moradores de verão não sabem como se livrar de um urso nocivo, que pode causar danos consideráveis ​​à plantação. Ela adora especialmente roer cenouras e repolho. Para se livrar do urso, vale a pena regar o canteiro com uma solução na proporção de 10 ml de amônia para cada 10 litros de água.

A mosca da cenoura também é uma praga das plantas. O combate é feito com uma solução mais fraca constituída por 5 ml de álcool diluído num balde de água. Esta receita também é adequada para uma mosca da cebola.

Para combater o espreitador, é preciso regar as cenouras com uma solução composta por 25 ml de amônia e 10 litros de água. Esse trabalho é realizado no início de junho duas vezes.

Top curativo

A falta de nitrogênio na cenoura, como em outras plantas, pode ser avaliada por rebentos enfraquecidos, retardo de crescimento, mudança na cor das copas e também pelo aparecimento de fungos. Ao primeiro sinal, é necessário alimentar as plantas regando o canteiro com a solução preparada. Se você usar uma grande quantidade da solução, então as pontas da cenoura começarão a crescer muito exuberantemente, mas ao mesmo tempo a raiz em si ficará fina, ficará pálida. Se isso acontecer, você deve abandonar a introdução de compostos nitrogenados por um determinado período.

Bons resultados são obtidos misturando amônia com serragem. Tal cobertura desempenhará o papel de cobertura morta e será um fertilizante. Para fortalecer as plantas e protegê-las de pragas e infecções, a serragem é misturada com turfa e amônia.

Se a solução for usada incorretamente, os caules e a raiz podem queimar. Isso pode acontecer ao regar mudas com alta concentração do agente.

No início do ciclo vegetativo, para acelerar o crescimento da cultura do jardim, as cenouras são regadas com amoníaco.

  1. É necessário levar 50 ml de amônia.
  2. Diluir em 4 litros de água.
  3. Despeje em um regador.
  4. Rega.

O jardim é regado desde muito cedo pela manhã ou à noite, uma vez que com o sol forte as copas podem queimar.

Recomenda-se regar com precisão e não pulverizar, caso contrário, muito do produto preparado será simplesmente pulverizado para o ar sem atingir as colheitas.

Medidas de precaução

A alimentação de plantas com este agente deve ser realizada apenas em áreas abertas. Este produto não é adequado para estufas e estufas. Na hora de escolher a amônia para o beneficiamento da cenoura, não se deve esquecer que se está trabalhando com ela, tomando cuidado:

  • não é recomendado o uso deste medicamento para pessoas com distonia vegetativa;
  • misturar amônia com outras substâncias pode levar ao aparecimento de compostos perigosos;
  • é necessário diluir o medicamento apenas ao ar livre;
  • é importante preparar com antecedência equipamentos de proteção individual na forma de luvas, óculos, máscaras e roupas de mangas compridas;
  • guarde a amônia em local fechado, fora do alcance de crianças ou animais.

O prazo de validade da amônia em um frasco para injetáveis ​​é de 2 anos, em ampolas o produto pode ser armazenado por até 5 anos.

No caso de surgir desconforto após o trabalho com o medicamento, certas ações devem ser tomadas:

  • aqueça um pouco de água e beba cerca de 1 litro;
  • tomar 5-7 comprimidos (dependendo do peso do jardineiro) carvão ativado e beber;
  • deite-se no sofá.

Se não melhorar, você deve chamar um médico.

O corpo pode reagir de maneiras diferentes ao envenenamento por substância, mas com mais frequência começam a ocorrer náuseas, vômitos, calafrios e tonturas.

Se a amônia entrar em contato com a pele, a área deve ser tratada com água limpa.

Segundo muitos jardineiros, o uso da amônia é a chave para uma colheita saborosa. É muito importante, tendo escolhido este medicamento, observar corretamente a posologia, levando em consideração as recomendações de uso, e também lembrar os cuidados ao utilizá-lo.

Para o uso de amônia no jardim, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário