Usando amônia para repolho
A solução aquosa de amônia é popularmente conhecida como amônia e há muito tempo é usada na vida cotidiana para diversos fins. Com a ajuda da amônia, você pode reanimar uma pessoa que perdeu a consciência, bem como limpar alguns tipos de manchas em roupas e sapatos, ou lavar as superfícies de vidro para brilhar.
O cheiro característico é lembrado pela aspereza, e o produto pode ser adquirido em qualquer farmácia, onde é vendido em pequenos frascos de vidro colorido.
Propriedades
O trabalho do jardineiro está associado a muitas preocupações, incluindo a proteção das plantas de um grande número de pragas. Apenas em um repolho existem várias variedades que querem se banquetear com folhas delicadas e saborosas. Muitos amantes da casa preferem usar agentes poupadores para pulverizar que não estão associados a substâncias tóxicas potentes. Isso inclui amônia. Mesmo diluída em água, a amônia repele inúmeras pragas com um odor pungente, e o nitrogênio contido nela é facilmente absorvido pelas folhas das plantas.
O cheiro desagradável de amônia desaparece com o tempo, mas traz muitos benefícios. A falta de fertilizantes de nitrogênio leva ao mau crescimento das variedades de repolho branco, secando e amarelando as folhas nas cabeças de repolho. Tradicionalmente, em fazendas de grande escala, soluções aquosas de nitrato de amônio, ureia ou sulfato de amônio eram usadas para cultivar repolho em escala industrial, mas a amônia supera amplamente todos esses produtos em termos de seu alto teor de nitrogênio. Para o uso seguro de uma substância ativa e potente, é necessário diluí-la com água, pois o excesso do produto químico é tão perigoso quanto sua falta.
Uma substância com alto teor de nitrogênio afeta simultaneamente a acidez do solo, reduzindo-a, o que também é benéfico para o repolho, e ajuda a restaurar o equilíbrio dos componentes minerais.
Como se alimentar?
Qualquer armário de remédios caseiros pode conter uma solução de amônia, que é usada para fins médicos para restaurar a condição de uma pessoa que sofreu de sol ou insolação. Uma solução alcoólica de amônia é útil se vestígios de buracos comidos, lesmas ou uma flor de pulgão cinza forem encontrados nas folhas do repolho. Ao mesmo tempo, não devemos esquecer que qualquer remédio popular necessita da dosagem correta e do manuseio cuidadoso. A amônia é uma droga tóxica em alta concentração, por isso seu uso requer atenção e cumprimento das normas de segurança química.
Para usar um remédio caseiro como a amônia, são necessárias condições simples.
- Ao preparar uma solução para regar ou pulverizar, é importante observar as proporções, a fim de evitar problemas devido à concentração muito alta ou baixa da substância ativa.
- Qualquer pulverização de plantas em um dia quente pode causar queimaduras nas folhas, portanto, você pode regar e processar o repolho pela manhã ou à noite.
- O amônio deve ser diluído em água de acordo com a receita proposta e borrife as folhas por trás, na zona da raiz. A frequência dos tratamentos deve ser uma vez a cada 2 semanas.
- Para segurança pessoal, é necessário diluir a solução em uma sala ventilada ou ao ar livre, e na hora de regar, usar respirador, pois a rápida evaporação das substâncias alcoólicas do fertilizante amoniacal pode causar o envenenamento de uma pessoa com toxinas.
A alimentação periódica de repolho com amônia fornece a esse tipo de plantações de jardim as substâncias necessárias para o crescimento e desenvolvimento normais. Nos casos em que as cabeças do repolho parecem opacas e crescem mal, a deficiência de amônia pode ser reabastecida com uma solução aquosa de amônia. Na primeira metade da estação, quando a planta está aumentando ativamente a massa verde, o fertilizante de amônia pode ser aplicado uma vez a cada 7 a 10 dias durante um mês. Para preparar uma solução de trabalho com a concentração desejada, você deve usar 3 colheres de sopa de amônia medicinal para cada 10 litros de água limpa. O fertilizante é geralmente aplicado em solo previamente regado.
Como usar contra doenças e pragas?
Para cultivar uma boa colheita de repolho em canteiros de jardim, é necessário processá-lo adequadamente com soluções preparadas de acordo com receitas conhecidas e comprovadas. Substâncias nitrogênicas são necessárias para o crescimento das plantas na fase inicial de crescimento das folhas, e então podem ser pulverizadas com elas como métodos de combate a inúmeras pragas, entre as quais se encontram borboletas repolho ou vermes, lesmas, pulgões, conchas, mariposas e pulgas crucíferas. no repolho. Todas essas pragas, ganhando acesso irrestrito a uma rica base alimentar, começam a se multiplicar muito rapidamente e trazem danos muito tangíveis para a economia. Além disso, alguns deles, atraídos pelas saborosas folhas do repolho, transferem-se facilmente para outras culturas relacionadas que crescem em canteiros.
A pulverização periódica de repolho para proteção e alimentação é realizada ainda na fase de emergência das mudas em casa de vegetação. Tal tratamento com água diluída com amônia pode ser alternado com outras composições, e também combinado com vários aditivos, por exemplo, vinagre, iodo, sabão em pó e cinzas de madeira.
Para lidar eficazmente com as múltiplas pragas das hortas, é necessário diluir a amônia imediatamente antes de usá-la no local, pois após o cozimento ela desaparece rapidamente e perde sua qualidade.
De caracóis
Caracóis e lesmas aparecem em canteiros de jardim em condições de alta umidade. Eles são especialmente ativos à noite, após chuvas ou durante períodos de forte orvalho. O ar frio e úmido estimula os caracóis a caçarem as tenras folhas verdes do repolho jovem. Além disso, são atraídos pelo baixo crescimento das folhas inferiores espalhadas, sob as quais a umidade permanece por muito tempo, e podem se esconder do sol, enquanto se alimentam de repolho. Eles causam sérios danos às plantas, que não só se tornam impróprias para o consumo humano, mas podem até morrer completamente.
Com essas invasões de lesmas, a presença de amônia na fazenda pode ser especialmente útil. Para pulverizar, deve-se preparar um spray, um frasco de 40 ml de amônia e 6 litros de água limpa. É necessário pulverizar as áreas das raízes e a parte inferior das folhas, sob as quais as pragas se refugiam. É necessário repetir o tratamento após 30-40 minutos, e os caracóis imediatamente começarão a rastejar para fora dos arbustos de couve. Durante este tempo, eles podem ser facilmente coletados e removidos fora do jardim. Esse método simples e inofensivo para o solo e as plantas ajuda a afastar caramujos e criaturas semelhantes do repolho por muito tempo.
De pulgões
Pulgões podem ser encontrados em muitas plantas de jardim e horta. Alimenta-se de formigas que infectam as colheitas mais suculentas e depois fazem a colheita. As plantas ornamentais, frutíferas e vegetais, como resultado da infestação de pulgões, perdem primeiro a sua aparência apresentável e depois secam completamente, perdendo uma grande quantidade de sucos vitais.Após ser infectado com pulgões, o repolho é primeiro coberto por insetos glutões, depois suas folhas secam e a formação da cabeça do repolho é perturbada.
Os jardineiros há muito tempo usam muitos métodos populares para combater os pulgões do repolho. Entre eles, borrifar soluções com vinagre e sabão, mas o mais eficaz, em comparação com outros, é a amônia diluída em água. Para melhor retenção da solução nas folhas, é adicionado sabão em pó. A composição para pulverização é preparada da seguinte forma:
- um pedaço de sabão é esfregado em um ralador grosso e diluído em água morna;
- a solução de sabão é levada a um volume de 10 litros;
- 3 colheres de sopa de amônia são adicionadas a um balde de água morna com sabão.
Imediatamente após a preparação da composição para pulverização, o trabalho adequado é realizado no jardim. O sabonete tem um efeito desinfetante adicional, além de criar uma película protetora na superfície das folhas, prolongando o efeito de outras preparações. Como resultado, as plantas ficam por muito tempo inacessíveis à infecção por pulgões, que são repelidos pela amônia.
Após 2 semanas, o tratamento com solução de amônia e sabão pode ser repetido para remover a próxima geração de pulgões do repolho, que conseguiram eclodir dos ovos postos antes.
De lagartas
Borboletas adultas não são perigosas para as plantas, mas voam sobre canteiros de repolho que as atraem para colocar ovos em cabeças de repolho. Os descendentes das borboletas brancas, que surgiram no repolho, são hordas de lagartas verdes vorazes que deixam buracos nas plantas, as folhas se tornam abertas e secam. É importante se livrar dessas pragas, já que 3 gerações de borboletas repolho por temporada podem atacar uma plantação.
No combate às borboletas, também vai ajudar uma solução de amônia, que repele os insetos de odor forte e desagradável. Para preparar a composição, utiliza-se a seguinte receita:
- amônia - 50 ml;
- vinagre de mesa concentrado - 3 colheres de sopa;
- água limpa - 10 litros.
Com esta ferramenta, você pode limpar as folhas inferiores ou borrifar a cada 20 dias.
Do urso
Uma das pragas mais desagradáveis do jardim é o urso-repolho. Alimenta-se não apenas das raízes e do caule do repolho, mas também das larvas dos insetos que vivem nas plantas.... Pode ser muito difícil se livrar dessa praga, pois o urso vive na camada superior do solo e é difícil de detectar. A presença de um inseto é detectada quando as mudas e plantas adultas, intactas e intactas, secam repentinamente.
Você também pode se livrar do urso com a ajuda de uma solução de amônia em água, mas, neste caso, apenas 10 ml de concentrado de amônia são necessários para 10 litros de água... Esta mistura pode ser despejada meio litro sob cada arbusto de repolho. Você pode repetir a rega com amônia em uma semana. Pode ser difícil libertar o jardim do urso-repolho, pois suas larvas podem viver no solo por cerca de 2 anos e trazer muitas perdas durante o seu crescimento.
Pulga
As pulgas com folhas se instalam nas folhas do repolho e se alimentam do suco do repolho. Folhas retorcidas de mudas e cabeças adultas de repolho tornam-se sinais característicos de infecção de planta por pulga crucífera... Além de pulverizar a plantação, muitos jardineiros usam com sucesso cordas ou fitas de pano velho embebido em amônia para proteger contra os besouros da pulga do repolho. O cheiro forte de amônia repele muitos tipos de insetos nocivos.
Se as plantas já estiverem infectadas com uma pulga, podem ser borrifadas com uma solução aquosa, que é preparada a partir de 50 ml de amônia para cada 10 litros de água. Essa preparação poderosa protege o repolho de pragas de maneira confiável, ao mesmo tempo que fertiliza as plantas com nitrogênio. Esta receita pode ser usada para diferentes variedades de repolho: repolho à Pequim, couve-flor, couve de Bruxelas e outros.
Cabeças de repolho são recobertas por múltiplas camadas de folhas, podendo ser difícil determinar visualmente a infestação por pragas, portanto é necessário inspecionar periodicamente os canteiros de repolho, olhando sob as folhas mais baixas, e às vezes realizar pulverizações preventivas, principalmente em o início do crescimento da muda.
Regulamentos de segurança
Um medicamento barato e eficaz é uma substância completamente segura, mas em altas concentrações pode causar não apenas queimaduras nas membranas mucosas em humanos, mas também infectar delicadas folhas de repolho. É por isso é preciso trabalhar com ele de luvas e respirador, diluindo com água nas proporções desejadas.
Em caso de contato com os olhos, lavar imediata e abundantemente com água. O uso de amônia para o cultivo de repolho dá um resultado positivo em 5 a 6 dias, quando as plantas começam a crescer diante de nossos olhos e mudam de cor desbotada para saudável.
O comentário foi enviado com sucesso.