Amônia para flores: benefícios e métodos de aplicação
A amônia é uma preparação farmacêutica popular amplamente utilizada na medicina e na vida cotidiana. Também é útil para plantas, incluindo flores. Vamos considerar os recursos de uso de tal ferramenta a seguir.
Recursos benéficos
O amônio é uma substância transparente com um odor muito pungente e pungente. Esse cheiro é fornecido pela amônia e, na maioria das vezes, sua concentração é de 10%. Uma composição semelhante pode ser adquirida em qualquer farmácia. Também existe amônia com concentração de 25%, mas essas drogas são raras. O salmão ganhou popularidade na horticultura devido ao seu alto teor de nitrogênio.
Esta substância é extremamente importante para todas as plantas, pois permite que elas acumulem massa verde no menor tempo possível.
Aqui estão algumas das propriedades benéficas da amônia:
- promove o rápido crescimento da massa verde;
- fortalece e cura culturas em geral;
- evita o acúmulo de nitratos, inevitável no caso do uso de muitos outros medicamentos com amônia na composição;
- pode ser usado de diferentes maneiras: como cobertura, agente de controle de pragas de insetos.
Os jardineiros adoram amônia também porque esse fertilizante é absorvido pelas plantas exatamente quanto necessário. Isso é muito importante, porque o excesso de nitrogênio passa a ser a razão pela qual a planta gasta toda a sua energia no crescimento da massa, e não sobra mais força para flores, ovários, frutos. Isso não acontecerá com a amônia, mas lembre-se que se a concentração for muito forte, as raízes da planta podem queimar.
Como diluir?
Embora a amônia seja um remédio relativamente seguro, ela deve ser diluída corretamente, observando as proporções e posologias recomendadas.
Considere a solução mais popular usada para fertilizar plantações de flores:
- uma colher de sopa de amônia é colocada no fundo de um pequeno recipiente;
- em seguida, a substância odorífera é derramada em três litros de água, enquanto o líquido deve ser derramado gradualmente e com muito cuidado;
- a composição é misturada e usada imediatamente, até que o vapor de amônia tenha escapado.
Essa solução relativamente fraca é bem adequada para flores de interior e plantas de jardim.... Conselho útil: se você precisa derramar apenas 1 flor com uma solução, não é necessário fazer 3 litros da composição de uma vez. Você pode pegar 1 litro de água e combiná-lo com uma colher de chá de amônia.
A propósito, as plantas decíduas podem ser regadas com uma composição mais forte: 2 colheres de chá por litro de água ou duas colheres de sopa por 3 litros.
Como usar?
A amônia pode ser usada de várias maneiras, mas principalmente os jardineiros estão limitados a apenas duas opções.
Top curativo
O uso de amônia dará os maiores resultados no caso de privação de nitrogênio da cultura. Isso se manifesta da seguinte forma:
- as folhas ficam amarelas, principalmente as velhas, observam-se enrugamentos e retorcimentos, branqueamento do prato;
- a planta é fraca em geral, não floresce bem e cresce;
- o talo é frágil.
Para suprir a falta de um elemento útil e permitir que a planta ganhe massa mais rapidamente, começam a regá-la com uma solução fraca de amônia, cujas características de preparação já consideramos. Se tudo estiver bem, e você viu os primeiros resultados, então você pode aumentar ligeiramente a concentração de amônia, por exemplo, em vez de 1 colher de sopa, coloque 2. Mas esta é a taxa máxima permitida. A alimentação deve ser feita uma vez a cada duas semanas ao longo de toda a estação de crescimento e floração, a quantidade de líquido é individual para cada espécime de flor e depende do seu tipo... Se um litro de água é gasto com rega regular, então você também precisa alimentá-lo com um litro, somente esta solução.
É muito importante não inundar a planta. Se você seguir a regra de "quanto mais melhor", poderá conseguir que as raízes comecem a apodrecer.
E em solo úmido, um ambiente excelente para os transportadores de fungos será criado. Mas se tudo for feito corretamente, as plantas vão deliciar os floricultores com sua aparência saudável e exuberante. Plantas como gerânio, rosa, lírio, violeta e capuchinha respondem especialmente bem à fertilização com amônia. E aqui colheitas como litops não podem ser tratadas com amônia. O mesmo se aplica às "pedras vivas".
Solução de controle de pragas
A amônia pode ser usada para pulverizar plantações de flores. No entanto, isso não é feito para alimentação, mas para se livrar de pragas. Além disso, jardineiros experientes recomendam pulverizar apenas para plantas que crescem ao ar livre. Com a ajuda de uma composição devidamente preparada, você pode se livrar de pragas como mosquitos, tripes, pulgões, moscas, caracóis e lesmas, ursos, todos os tipos de lagartas e borboletas.
A preparação da solução é a seguinte:
- 100 gramas de sabão em pó são ralados;
- pegue água quente e dissolva a matéria-prima, certificando-se de que não fiquem grumos;
- a composição resultante é derramada cuidadosamente em 4 litros de água em temperatura ambiente, você não deve interferir nisso, caso contrário, formar-se-á espuma;
- quando tudo estiver pronto, acrescente 50 gramas de amônia à composição na concentração de 10%;
- a solução deve ser usada imediatamente, caso contrário, será inútil.
A composição acabada é levada para um borrifador e o processamento das colheitas de flores é realizado. É importante que a solução de cura atinja todas as partes: caules, folhas, galhos... Você também precisa se certificar de que a parte inferior da lâmina foliar é processada, porque é onde os pulgões costumam se aninhar. Vários desses tratamentos - e os insetos, assustados com o cheiro forte, vão deixar o seu local. As vespas e outros insetos voadores desaparecem rapidamente. Já os pulgões morrem rapidamente, pois o sabão da composição obriga-os a grudar nas folhas e sufocar.
Agora considere a concentração de soluções para outras espécies de insetos.
- Midges... Para se livrar das irritantes moscas pequenas, 25 mililitros de amônia são diluídos em 2 litros de água, previamente assentados. Cada planta infectada é regada com esta composição. Uma cópia precisará de cerca de 150 mililitros de solução.
- Formigas... Esses parasitas não só prejudicam as plantações, mas também trazem consigo pulgões, que se reproduzem em tempo recorde. Via de regra, os insetos constroem formigueiros para si próprios e devemos começar com eles. Uma garrafa de amônia é diluída em um litro de água, despejada no formigueiro. A mistura tóxica mata adultos e ovos. Além disso, não faz mal pulverizar as próprias plantas dissolvendo uma colher de chá de amônia em um litro de líquido.
- Medvedka... Este inseto desagradável é uma das pragas mais difíceis de remover. Come as raízes de absolutamente todas as culturas, incluindo flores. As medidas preventivas vão ajudar aqui: antes do plantio, o buraco de terra deve ser tratado com 500 mililitros de solução de amônia. É muito fraco: serão necessárias apenas 10 gotas do produto para um balde de 10 litros.
- Lagartas, caracóis, lesmas... As lagartas glutonas já estão entediadas com a ordem da maioria dos jardineiros, por isso estão tentando se livrar delas o mais rápido possível. Para 10 litros de água, tomar 100 gotas de amônia e regar a cultura com essa solução até que os parasitas desapareçam.
Desinfecção de potes
A amônia também pode ser usada para desinfetar recipientes para plantar flores de interior. Para fazer isso, esfregue 100 gramas de sabão em pó em um ralador e dilua em 5 litros de água quente.60 mililitros de amônia são despejados nessa mistura. Os potes são lavados imediatamente, depois enxaguados e expostos para secar ao sol. Um procedimento tão simples o salvará de muitas doenças e pragas.
Por fim, daremos algumas dicas mais úteis sobre o uso de amônia em flores:
- em plantas de interior, é melhor não processar folhas com composições à base de tal álcool, caso contrário podem ocorrer queimaduras e amarelecimento;
- em nenhum caso você deve combinar amônia com outros fertilizantes de nitrogênio;
- para prevenir o aparecimento de pragas, você pode regar a planta com uma solução de amônia imediatamente após o plantio;
- as culturas hortícolas perenes hibernam muito mais facilmente se forem derramadas com solução de amônia pouco antes da hibernação;
- plantas anuais e com sistema radicular bulboso aceitam apenas uma concentração fraca da substância.
Regulamentos de segurança
O salmão tem um odor pungente e muito pungente, portanto, ao usá-lo, é necessário proteger os órgãos respiratórios. Ao trabalhar com uma substância, não se deve esquecer de usar máscara ou respirador. É muito importante usar luvas, além de óculos. É impossível que o produto entre em contato com a pele.
Aqui estão mais algumas recomendações:
- a preparação das soluções é feita ao ar livre (se for um apartamento, deve-se fornecer ventilação máxima);
- a rega é realizada apenas em solo úmido e apenas com amônia diluída;
- se o seu estado de saúde piorar, deve beber imediatamente um copo de leite natural, tomar carvão ou outro preparado semelhante, se não ajudar, consulte um médico;
- os recipientes nos quais as soluções são preparadas são bem enxaguados e não são usados para cozinhar.
Como alimentar flores com amônia, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.