O uso de amônia para alho
O alho não é a cultura mais exigente, desenvolve-se bem em várias latitudes naturais e climáticas, não difere em particular na sensibilidade à luz e na qualidade do substrato. No entanto, se você leva a sério sua colheita futura, precisa de algum tempo para fertilizar esta planta benéfica. O amônio é muito popular entre os jardineiros.
Vantagens e desvantagens
Para um desenvolvimento bem-sucedido, o arbusto de alho deve aumentar a massa verde, somente neste caso poderá produzir clorofila no volume necessário. Deve florescer abundantemente - isso permitirá que brote e forme frutos. Portanto, o alho precisa de nitrogênio, em condições de falta desse oligoelemento, a massa vegetativa da planta começa a amarelar e murchar.
Apesar de o nitrogênio ocupar 78% do volume do ar ambiente, apenas culturas “selecionadas”, principalmente leguminosas, podem assimilá-lo dali. Todo mundo pega isso do solo. O alho é altamente sensível à concentração dessa substância no solo, isso se deve às peculiaridades de sua estrutura.
- O sistema radicular é fibroso, fraco. Raízes mal desenvolvidas nem sempre são capazes de fornecer à planta todos os nutrientes de que necessita. As substâncias úteis devem estar localizadas o mais próximo possível da superfície do substrato, somente neste caso serão totalmente absorvidas.
- O alho carece de uma divisão pronunciada em raiz, caule e folhas, portanto, todas as partes da planta estão interconectadas. A deterioração de cada um deles afeta negativamente os demais, portanto, a falta de nitrogênio prejudicará uma boa colheita.
Você pode entender se o alho precisa de raiz e molho foliar com uma preparação de amônia pelo estado da pena verde. Se, com água suficiente, as penas ainda ficarem amarelas e as pontas começarem a secar, então sua planta precisa de uma porção de nitrogênio.
A indústria moderna oferece uma ampla gama de fertilizantes contendo nitrogênio, mas muitos preferem usar remédios populares à moda antiga. É a esse grupo que se refere a amônia. Nossos avós também usavam a solução de amônia, ela não perdeu sua relevância hoje. Esta é uma forma acessível e relativamente econômica de alimentar uma cama de alho com oligoelementos úteis e, ao mesmo tempo, prevenir o aparecimento de pragas de insetos.
Você pode comprar o medicamento em qualquer farmácia e não demorará mais do que alguns minutos para fazer uma composição para processar uma cultura a partir dele. O nitrogênio está presente na forma de nitrato de amônio.
É uma substância disponível, facilmente assimilada pelas plantas, mas ao mesmo tempo não se acumula em seus tecidos.
No entanto, o efeito benéfico da droga não termina aí. O salmão tem um aroma bastante específico, devido ao qual repele as pragas de insetos. A amônia se estabeleceu como um repelente confiável contra pulgões, gorgulhos e moscas da cebola.
Assim, as seguintes vantagens do uso de amônia para alho podem ser identificadas:
- sem acúmulo de nitratos;
- fácil de usar;
- segurança para pessoas, plantas e solo;
- o nitrogênio fornecido pela amônia durante a fertilização da raiz ou pulverização está em uma forma facilmente assimilada.
A solução de amônia não altera a estrutura do solo e sua acidez. Não se decompõe em sais pesados que envenenam o substrato.O uso do medicamento permite cuidar cuidadosamente da área vegetal sem contaminar ou sobrecarregar o solo. O nitrato de amônio é apresentado em uma forma volátil, por isso é quase impossível alimentar com alho em excesso. Além disso, esse medicamento é barato e pode ser encontrado em qualquer farmácia.
O uso de amônia praticamente não tem contra-indicações para alimentar uma cama de alho. A implementação oportuna do procedimento permite que você dobre o rendimento.
Porém, no processamento de plantas, é importante seguir exatamente as dosagens recomendadas. O excesso de nutrição com nitrogênio contribui para a formação de massa vegetativa, o que pode deteriorar a qualidade da cultura.
Como usar
Top curativo
Para fertilizar o alho com uma solução de amônia, é necessário preparar uma composição nutricional - 15-20 g de amônia 25% são diluídos em 1 litro de água. Esta dosagem é a máxima permitida, tem efeito no início da primavera, imediatamente após o derretimento da cobertura de neve. Para todos os tratamentos subsequentes, a concentração do medicamento é reduzida.
- O primeiro tratamento é realizado na fase de preparação do solo. Para fazer isso, uma terra bem cavada e úmida é regada com uma solução de amônia e água a uma taxa de 50 ml por balde.
- A segunda alimentação é necessária quando 2-3 folhas permanentes aparecem - neste caso, adicione 2 colheres de sopa a um balde de água fria. eu. amônia.
- Posteriormente, no verão, para profilaxia, a fertilização com nitrogênio é realizada 2 a 3 vezes ao mês, enquanto a concentração é reduzida ainda mais - nesse período, é necessária apenas 1 colher de sopa para 1 balde de água. eu. solução de amônia.
Se a planta precisar de ajuda de emergência quando sua massa verde começar a murchar sem motivo aparente, você pode alimentá-la com uma solução na proporção de 60 ml de amônia por balde de água.
Ao alimentar alho, é importante respeitar estritamente as taxas de aplicação recomendadas do medicamento. Mesmo nos casos mais graves, quando as penas começaram a murchar em massa, a dosagem não deve ser ultrapassada, pois soluções concentradas podem causar queimaduras nas raízes das plantas. Lembre-se de que a causa do amarelecimento pode ser completamente diferente - irrigação insuficiente ou atividade de pragas.
Uma planta saudável com penas de uma rica cor verde escura não precisa de alimentação, mesmo para fins preventivos.
É importante levar em consideração que uma oferta excessiva de fertilizantes de nitrogênio é tão perigosa quanto sua escassez.
Controle de pragas
A amônia ajuda a afastar as pragas de insetos. Portanto, o tratamento de raízes é usado quando as plantas são danificadas por um nemátodo da raiz. Nesse caso, para 1 balde de água, é necessário tirar 40 ml de amônia e diluir 3 gotas de iodo nessa composição, a solução resultante é suficiente para processar um jardim com área de 2 metros quadrados. m. Após a alimentação, certifique-se de irrigar o solo com água pura. Para atingir o efeito máximo após 10-14 dias, o tratamento é repetido.
Ao usar curativos foliares, qualquer substância ensaboada deve ser adicionada à solução de trabalho. Ele retém os componentes ativos do medicamento na superfície das placas das folhas e, assim, evita a lavagem da substância ativa por orvalho ou chuva. Além disso, o sabão evita a rápida decomposição dos componentes do álcool.
Para preparar a mistura, 100 g de sabão são moídos em um ralador e despejados com um litro de água quente. Quando as aparas de sabão se dissolvem, deve-se obter uma massa pastosa homogênea - é diluída em um balde de água fria e acrescenta-se 50 ml e 25% de amônia. A composição resultante é derramada em uma garrafa com um borrifador e borrifada nas partes verdes da planta.
Observe que a solução preparada deve ser usada imediatamente após a preparação. Caso contrário, todas as suas propriedades serão perdidas.
Para combater formigas, outras proporções são usadas:
- uma garrafa de amônia é despejada em um litro de água e misturada;
- em seguida, a camada superior de terra é removida do formigueiro e a solução preparada é derramada nele.
É preciso tentar processar toda a superfície em que se concentra a ninhada de insetos e suas fêmeas.
Para destruir as moscas da cebola em um balde de água, dilua em 10 ml de amônia e adicione 250 g de sal. A composição resultante é pulverizada nos arbustos. Os insetos não toleram os odores pungentes da amônia e saem rapidamente das camas. Após a pulverização, é necessário regar bem o jardim com água pura. Para prevenção, é aconselhável repetir o evento após 10 dias.
Para se livrar do verme, uma solução é preparada na proporção de 10 ml de amônia para cada 10 litros de água. Com esta composição, os canteiros são abundantemente regados a cada 2-3 dias até que a praga seja destruída.
Uma composição de 25 ml de uma preparação de amônia diluída em um balde de água ajudará o espreitador. O processamento é realizado de meados de maio ao final de junho.
Ao processar o alho com uma solução de amônia, é necessário levar em consideração os fatores que influenciam os resultados do processamento.
É correto pulverizar a massa verde de manhã cedo, ao entardecer após o pôr do sol ou em tempo nublado. Caso contrário, sob a influência dos raios ultravioleta diretos, a principal substância ativa entrará em colapso instantaneamente e o tratamento não dará qualquer resultado. Também não é recomendado fazer curativos foliares em tempo chuvoso, neste caso as gotas de água irão lavar a amônia da massa verde. A cobertura de alho com amônia só pode ser realizada a uma temperatura de 10 graus ou mais.
Dicas úteis
Apesar de toda a compatibilidade ambiental e segurança das preparações à base de amônia, ao preparar e usar uma preparação de trabalho, você ainda deve respeitar as regras elementares.
- Ao preparar uma solução, a amônia é adicionada à água e em nenhum caso é o contrário.
- Os vapores de amônia são muito voláteis, possuem um odor específico e pungente, que, em altas concentrações, pode causar dores de cabeça e irritação das mucosas. Portanto, você precisa preparar uma preparação de trabalho ao ar livre ou em uma área bem ventilada. É aconselhável usar luvas e respirador.
- Não é recomendado preparar a solução para pessoas que sofrem de hipertensão, uma vez que os vapores da amônia podem causar um aumento acentuado da pressão arterial.
- Não misture amônia com componentes que contenham cloro, por exemplo, com "Brancura" ou alvejante.
- Se a solução de trabalho entrar em contato com a pele e os olhos, ocorre uma forte sensação de queimação. A área danificada deve ser enxaguada imediatamente com bastante água fria corrente. Se o alívio não vier, faz sentido procurar ajuda médica.
- É necessário armazenar amônia em locais inacessíveis a animais de estimação, crianças e adultos deficientes, pois com uma respiração brusca pode causar prender a respiração por reflexo. No caso de ingestão na forma concentrada, a substância provoca queimaduras na cavidade oral e no esôfago.
Vamos resumir
- A amônia é uma fonte rica de nitrogênio, que a cultura do alho necessita para o crescimento, desenvolvimento e eliminação adequados do amarelecimento das penas.
- O fertilizante apresenta vantagens significativas em comparação com outros tipos de fertilizantes contendo nitrogênio, pois permite uma colheita ecologicamente correta. Uma grande vantagem é que, quando usado, não há acúmulo de nitratos perigosos.
- É um produto simples, acessível e altamente eficaz. O alto resultado de sua aplicação é confirmado não apenas pelo feedback positivo de jardineiros experientes, mas também por dados de pesquisas científicas.
O comentário foi enviado com sucesso.