Visão geral das espécies e variedades de narcisos

Contente
  1. Variedade de tons
  2. Visão geral do grupo
  3. Descrição de variedades populares
  4. Dicas de Seleção

Com o início do primeiro calor da primavera, as prímulas florescem nos canteiros de flores. Entre eles, os narcisos chamam a atenção por sua elegância, cor viva e aroma rico. Embora sua floração tenha vida curta, elas desfrutam do amor e da popularidade merecidos entre os cultivadores de flores.

Variedade de tons

A flor é um representante da família Amaryllis do gênero de plantas bulbosas monocotiledôneas. O arbusto narciso tem muitas folhas em forma de fita, cuja largura pode variar ligeiramente de espécie para espécie. Um longo caule sem folhas (pedicelo) pode carregar uma ou mais inflorescências localizadas em seu topo.

Além das espécies selvagens, existem muitas variedades cultivadas e criadas. Em primeiro lugar, os narcisos diferem na cor de suas inflorescências.

Narcisos brancos

O berço desta planta é a Península Ibérica, onde a flor cresce nas encostas da montanha. A criação cultural desta espécie começou no final do século XVI. O narciso branco tem inflorescências totalmente brancas, incluindo a coroa interna. A altura do arbusto pode chegar a 35 cm, e o comprimento do pedúnculo é de cerca de 25 cm A planta possui numerosas folhas finas, de uma rica cor verde. A planta se propaga, como todos os narcisos, por bulbos esféricos de tamanho pequeno (cerca de 4 cm).

O crescimento ativo ocorre em meados da primavera e a floração ocorre no final de maio e não dura muito - apenas 10 dias.

Narciso amarelo

Narciso falso é outro nome para isso. Na natureza, ela cresce em países europeus - França, Alemanha e sul da Itália. A cultura é bastante antiga: é cultivada na floricultura de jardim desde o início do século XVI. Esta espécie distingue-se pelo seu pequeno tamanho - a altura máxima é de 30 cm. O pedicelo tem apenas uma inflorescência, cujo tamanho é de cerca de 4 cm. As flores sobem cerca de 10 cm acima das folhas finas de cor verde escuro.) Com irregularidades bordas onduladas. O narciso amarelo começa a florescer em meados de maio, a duração da floração é de cerca de 2 semanas. Os bolbos pequenos (até 4 cm) têm a forma redonda em forma de bola.

Narcisos rosa

Esta espécie é comum nas regiões ocidentais da Itália, de onde foi introduzida na França no século XVI. A planta é alta, pode crescer até 45 cm ou mais, o que a diferencia das demais espécies. As folhas verdes profundas também são ligeiramente mais largas (cerca de meio centímetro) do que outros narcisos. A cor da inflorescência tem uma característica incomum para os narcisos: a coroa é pintada em uma cor rosa delicada e é emoldurada por pétalas de perianto brancas como a neve.

O pedúnculo tem apenas um botão, que floresce no início de maio. O tamanho das lâmpadas é bastante grande - cerca de 5 cm.

Visão geral do grupo

A inflorescência do narciso tem a forma de um funil tubular (sino), inteiro ou constituído de fragmentos separados, cuja base é delimitada pelo perianto em forma de pétalas esticadas. Dependendo da forma da flor e de sua cor, as espécies de plantas são divididas em tais grupos (classes).

  • Tubular. Este grupo é caracterizado pela presença de apenas uma gema no caule, cujo comprimento pode ser de 15 a 45 cm, cuja copa, que se assemelha a um longo tubo, corresponde ou excede ligeiramente o comprimento do perianto.As inflorescências podem ser monotonamente brancas, amarelas ou ter uma cor bicolor: o perianto e o perianto têm cores diferentes. Os narcisos deste grupo distinguem-se pela floração precoce.

  • Grande coroado. Uma característica desse grupo é que o comprimento da coroa é 3 vezes menor que o tamanho das pétalas do perianto. A coroa pode ser ondulada ou lisa. Esses narcisos são caracterizados por uma inflorescência bicolor, que apresenta uma grande variedade de combinações de cores: as pétalas inferiores do perianto são brancas, creme, amarelas e a coroa é branca ou creme, amarela, laranja ou rosa com uma borda mais brilhante ao longo da borda, que pode ser ondulada e ligeiramente dobrada.

  • Coroado pequeno. O nome desse grupo reflete uma característica das plantas: o tamanho do perianto é pequeno e não chega nem a um terço do comprimento do perianto. O pedúnculo possui um único botão. As pétalas inferiores são brancas, amarelas e cremosas. A cor da coroa é na maioria das vezes pêssego, amarelo ou laranja, rosa e até com uma tonalidade vermelha. Freqüentemente, uma borda de um tom mais saturado corre ao longo da borda. Floresça mais tarde, mas floresça profusamente.
  • Terry. Esses narcisos são completamente diferentes das espécies de plantas clássicas. O caule pode ter não um, mas vários botões. O perianto e a coroa, e até mesmo uma combinação dessas duas opções, podem ser terry. As flores são monocromáticas (brancas, amarelas) e bicolores (brancas com uma coroa avermelhada). O pedúnculo muitas vezes não resiste a toucas de veludo, especialmente aquelas que ficam pesadas depois da chuva, e se rompe. Isso é considerado uma desvantagem desse tipo.
  • Triandrus. As plantas distinguem-se por um pedúnculo baixo (cerca de 25 cm), com 2 ou mais inflorescências, que são omitidas. As pétalas inferiores na base da coroa são ligeiramente dobradas para trás. As flores são geralmente pintadas em tons de branco, amarelo e dourado.

  • Cyclameniform. O próprio nome fala de sua aparência incomum para um narcisista - em um pedúnculo curto (15-25 cm) há uma inflorescência, com uma coroa longa e estreita caindo para baixo. As pétalas do perianto em sua base são fortemente dobradas para trás. Eles podem ter uma ou duas cores. Os tons principais são branco, amarelo, laranja.
  • Jonquilliae. O pedicelo relativamente curto possui 2 a 6 flores pequenas. Esses narcisos se distinguem pela forma arredondada das pétalas inferiores, que são ligeiramente dobradas para trás. A coroa também tem uma aparência um tanto peculiar - uma tigela pequena e curta, mas larga. As inflorescências são geralmente amarelas ou brancas.
  • Tacetate. Em narcisos deste tipo, um pedúnculo com comprimento de 15 a 45 cm possui vários botões (de 2 a 8). As pétalas abertas com superfície ondulada têm forma arredondada e a coroa curta tem forma de vidro. As folhas do arbusto são largas, verde-escuras. As flores são pintadas em tons de branco, creme e amarelo.

  • Poético. Este grupo está disseminado na costa mediterrânea. As plantas são altas, atingindo 50 cm. Um arbusto pode ter até 5 folhas longas de tonalidade verde brilhante. O pedicelo é mais alto que as folhas. No pedúnculo, uma flor branca desabrocha com uma flor amarela em forma de disco interna. Seu meio pode ser esverdeado, transformando-se em um tom amarelo brilhante com uma borda avermelhada ao longo da borda. As cabeças da inflorescência são direcionadas para baixo. O tamanho da flor na fase de divulgação completa é de cerca de 6 cm. Ela floresce em maio por 12 dias.

  • Coroa dividida. A peculiaridade desse grupo de narcisos é que a coroa não é inteiriça, mas é dividida em fragmentos separados com uma borda franjada. Existe apenas 1 inflorescência no pedúnculo. Existem duas subespécies: corona dividida (os lobos do perianto estão localizados acima e adjacentes às pétalas do perianto), papillon (a forma da flor parece uma borboleta). O tubo pode ser de várias cores - branco, vermelho e rosa, amarelo e laranja.
  • Híbrido (N. Bulbocodium). As plantas desta classe têm um caule baixo (até 15 cm no total) com uma inflorescência. As estreitas pétalas do perianto são subdesenvolvidas e muito pequenas. A coroa na inflorescência, ao contrário, é grande, bem aberta e tem um formato peculiar de saia crinolina.

Claro, existem outros tipos menos comuns que não estão incluídos nos grupos listados acima. Além do mais, existem espécies selvagens de narcisos e seus híbridos obtidos naturalmente em condições naturais... Em nosso país, essas flores são cultivadas muito raramente porque não suportam as condições climáticas adversas.

Descrição de variedades populares

Existem cerca de 60 espécies de narcisos na natureza. Os trabalhos de melhoramento desta flor decorrem desde o século XVIII e, como resultado, surgiu um grande número de variedades, que chegam a vários milhares. Existem também muitas das variedades mais populares e bonitas, incluindo tais.

  • Chama fria. Esta variedade pertence ao grupo dos narcisos de coroa grande. A inflorescência é bicolor: a coroa, pintada em tom laranja profundo, às vezes transformando-se em coral, destaca-se com brilho contra o fundo de pétalas inferiores brancas como a neve. A coroa tem uma borda característica altamente ondulada. A altura do arbusto chega a 40-45 cm, o tamanho da flor é de 10 cm.

A floração ocorre em abril ou maio. A planta é despretensiosa e cresce bem tanto em locais ensolarados como sombreados.

    • Variedade Rip van Winkle - um representante do grupo Terry. Os arbustos da planta são baixos, crescendo em média até 30 cm, e as folhas largas são ligeiramente mais baixas que a flor do pedúnculo. Tanto as pétalas inferiores quanto o tubo são felpudos. A duplicação forte é criada devido ao grande número de pétalas com diferentes direções de crescimento. Apenas uma flor desabrocha no pedúnculo, que é pintado em um tom amarelo espesso. Em campo aberto, é cultivada tanto em áreas iluminadas como à sombra.

    • Narciso "Coroa nupcial". Cada pétala do perianto desta variedade é elíptica e tem uma cor branca como a neve ou creme. O caule pode ter até 4 botões, que, após revelação total, se transformam em flores duplas densas com pétalas inferiores suaves e cremosas e uma coroa amarela no centro. O tubo possui uma borda ondulada. Altura da planta - de 30 a 45 cm, inflorescências de tamanho médio - até 4 cm de diâmetro. A floração ocorre em meados de maio.
    • "Dick Wilden" É uma variedade terry de flor grande, cuja peculiaridade é a floração muito precoce - já em março. A altura do arbusto é de cerca de 50 cm, e as inflorescências atingem o tamanho de 15 cm. As pétalas inferiores largas (até 8 cm) são de forma oval e pintadas de amarelo com uma tonalidade esverdeada. No centro da inflorescência existe um arbusto densamente duplo e exuberante de tom amarelo escuro.
    • Variedade de Rosie Cloud - grupo narciso turco rosa. Mesmo entre os demais tecidos turcos, destaca-se pela beleza e atipicidade. As pétalas inferiores são rosa pérola e emolduram a coroa luxuosa. A coroa turva de delicada cor rosa é formada por pétalas bem assentadas, que surpreendem pela sua leveza e leveza, justificando o seu nome - “Nuvens Rosa”. O tamanho da inflorescência é de 5 a 7 cm, e sua cor pode mudar sua saturação de acordo com o clima. Floresce abundantemente por 7 a 10 dias.
    • Artik Bells. A variedade pertence ao grupo híbrido Bulbocodium. Eles se distinguem pela floração precoce e abundante. A altura do arbusto chega a 20 cm, o caule tem 25 cm de altura e carrega apenas uma flor, que se eleva acima das folhas. As pequenas e estreitas pétalas esverdeadas do perianto estão dobradas para trás. A grande coroa tem uma forma cônica (semelhante à crinolina) e seu tamanho é muito maior do que as pétalas inferiores. A cor da coroa é branca ou marfim.

    As folhas do arbusto são muito finas, quase filiformes, de uma rica cor verde. Um bulbo pode produzir vários caules de flores com botões. Floresce em abril e maio.

    • "Albus plenus odoratus". Esta variedade de narcisos é a mais recente: sua floração ocorre na última década de maio - início de junho. Em sua aparência, tem pouca semelhança com o narciso clássico: suas pétalas onduladas claras crescem em várias fileiras e não há coroa claramente definida. Mas mesmo o meio pequeno e limpo se destaca com sua cor amarela brilhante.
    • Calgary É uma variedade de narcisos brancos turcos. Bolas de inflorescência Terry são muito semelhantes a peônias pequenas. O pedúnculo cresce até 40 cm e possui 2 botões. A flor, com cerca de 10 cm de tamanho, tem muitas pétalas brancas brilhantes com um tom esverdeado quase imperceptível. Os estames amarelos, localizados bem no centro da bola exuberante, parecem brilhar com uma luz dourada. O arbusto apresenta folhas estreitas, lanceoladas, verdes com tonalidade azulada.

    A floração ocorre em maio por 10 dias. Não é caprichoso no cultivo, mas prefere áreas abertas e iluminadas.

    • "Delnasho" - variedade de terry de cor dupla. A planta tem flores excepcionalmente bonitas com pétalas delicadas e arejadas. Há apenas 1 inflorescência no pedúnculo, mas é bastante grande (até 15 cm) com grandes pétalas arredondadas, brancas como a neve, que margeiam um exuberante centro rosa-pêssego. Pétalas (perianto branco e coroas multicamadas rosa cremosa), alternando-se, destacam-se suavemente. Floresce em maio há muito tempo, quase 2 semanas. A rica cor permanece até o final da floração.
    • Variedade Sunny Girlfriend - entre variedades relativamente novas, já é bastante popular. Narcissus pertence ao grupo da coroa dividida. Ele difere de outras variedades desta classe porque sua copa é cortada até a base. Uma coroa bem aberta com um centro amarelo é colorida em delicados tons rosa-laranja. As bordas onduladas openwork têm uma cor mais intensa. As pétalas inferiores são brancas, um pouco mais longas que a coroa. O narciso "Electrus" também pertence a este grupo. Sua coroa de coral é totalmente estendida até o perianto branco, e cada pedaço da coroa repousa sobre as pétalas inferiores.
    • Cum laude - uma variedade de narcisos rosa. A planta atinge uma altura de 45 cm.A beleza extraordinária da inflorescência é criada devido à espetacular combinação de uma coroa rosa com pétalas brancas em sua base, que parecem se entrelaçar. A cor amarela clara do meio do tubo gradualmente se transforma em um rosa cremoso, que fica mais saturado na borda. A variedade é caracterizada por alta resistência ao gelo.
    • "Orgulho de leões" - um narciso de coroa grande com arbusto de cerca de 45 cm de altura e uma flor de cerca de 10-12 cm. A grande inflorescência tem pétalas inferiores amarelo-limão e uma coroa laranja brilhante com uma borda vermelha na base. Está bem aberto e parece uma chávena. As bordas perfuradas na coroa são onduladas uniformemente. Deve-se notar que todas as variedades de narcisos têm um aroma delicado e delicado.

    Dicas de Seleção

    Narciso é considerada uma das flores mais despretensiosas, que se adapta facilmente a qualquer condição. Com uma grande variedade de espécies e variedades, muitas vezes é difícil tomar uma decisão ao escolher. É preciso lembrar que a planta não floresce por muito tempo. Este processo pode ser estendido com o plantio de narcisos com diferentes períodos de floração, e então eles vão decorar o jardim de flores de março a maio. Narcisos em flor de várias variedades de várias cores e formas ao mesmo tempo parecem especialmente impressionantes. Os profissionais aconselham o jardineiro novato a cultivar uma variedade comprovada antes de ganhar experiência.

    Ao escolher, você também deve levar em consideração a combinação de narciso com outras flores que crescem no canteiro de flores. Eles podem ser plantados e ficarão muito bem ao lado de jacintos, açafrões, mas sua vizinhança com tulipas é especialmente impressionante.

    Se houver flores baixas no jardim de flores, como a viola, você pode escolher com segurança diferentes variedades: elas serão combinadas harmoniosamente.

    Para decorar canteiros de flores com tulipas e gramados mistos, variedades de amarelo são escolhidas, e para slides alpinos - narcisos em forma de ciclâmen.Seus tipos rosa ficarão originais em qualquer composição. As bordas são decoradas com variedades de copas grandes. As variedades de Terry podem até ser cultivadas em casa. O narciso pode ser considerado uma flor versátil, pois todas as suas variedades e tipos são perfeitos para a decoração de relvados, canteiros e relvados.

    Para plantar e cuidar dos narcisos, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário