Narcisos: descrição, plantio, cuidado e reprodução

Contente
  1. características gerais
  2. Descrição das espécies, tons e variedades
  3. Recomendações de seleção
  4. Seleção de assento
  5. Regras de pouso
  6. Características de cuidado, água e alimentação
  7. O que fazer após a floração?
  8. Reprodução
  9. Possíveis doenças e pragas
  10. Possíveis problemas
  11. Exemplos em paisagismo

Narcissus é uma flor delicada e tocante da primavera. Infelizmente, não se pode gozar de sua floração por muito tempo, mas muitos floricultores cultivam narcisos por isso mesmo, para esperar a época de ouro para ver um canteiro repleto de “orquídeas de quintal”. E que lindos buquês exuberantes podem ser coletados de narcisos!

características gerais

Tradicionalmente, o narciso é considerado um símbolo da primavera e da beleza, em algumas mitologias é até chamado de talismã do amor. A flor é uma planta bulbosa. Pertence ao gênero de monocotiledôneas da família amarílis. A planta é classificada como uma erva que cresce a partir de bulbos densos, com folhas que possuem uma estrutura em forma de fita. As flores são encontradas no topo das hastes sem folhas.

Considere as características de um narcisista.

  • Perianto de um tipo em forma de pétala de narciso assemelha-se a um funil tubular. Na parte superior, ele entra em uma dobra, que consiste em 6 partes. No respiradouro existe uma coroa em forma de sino - lobulada ou sólida.
  • Na parte superior do tubo, os estames são fixados em duas fileiras. A flor tem ovário inferior, coluna filiforme e estigma rombudo. A fruta parece uma cápsula de três células, que se rompe em três partes ao longo das válvulas. Pode haver muitas sementes nele, elas são de forma esférica.
  • Todas as flores da primavera deste gênero são consideradas venenosas, uma vez que contêm o alcalóide narcissina.
  • As flores de narciso têm um cheiro doce persistente, que pode ser chamado de intoxicante com segurança. Aliás, as palavras "narciso" e "anestesia" têm a mesma raiz, e isso pode ser explicado pela ligação entre o cheiro de uma flor e suas propriedades intoxicantes.
  • Nos tempos antigos, o narciso era frequentemente usado na perfumaria, mas hoje ele não está realmente envolvido nesta indústria. Essa circunstância pode ser explicada pelo fato de que fragrâncias sintéticas com cheiro idêntico são muito mais baratas para a indústria de perfumaria.

É impossível falar de uma flor sem tocar em seu contexto cultural. Provavelmente todo mundo conhece a lenda sobre Narciso, um belo jovem que partiu prematuramente que não conseguia tirar os olhos de seu belo reflexo na superfície da água. Onde o jovem morreu, surgiram delicadas flores brancas, que passaram a se chamar - narcisos.

Se houver amantes da música entre os leitores, eles certamente se lembrarão um clipe triste e místico do grupo Queen "I`m going Slightly Mad", no início do qual Freddie Mercury, já a morrer de SIDA, surge com uma flor de narciso na mãoe atrás dele está um gramado inteiro de flores brancas. A metaforicidade é adivinhada: Freddie e os criadores do vídeo falam dessa forma sobre a morte prematura do músico cult, que não pode mais ser evitada. E ele, já em seu leito de morte, pode rir tristemente de si mesmo e de seu próprio narcisismo.

Mas não associe narcisos apenas com símbolos tristes... No entanto, esta flor é muito popular para associações com ela para ser totalmente triste. As plantas monocotiledôneas são encontradas em toda parte - no Mediterrâneo, no sul da Europa, na Ásia. Os jardineiros cultivam ativamente 25 espécies de narciso, bem como variedades híbridas da planta. Por exemplo, na Itália até agora, um buquê de narcisos oferecido a uma garota pode ser considerado uma declaração de amor.

Na Europa como um todo, desde o início do Renascimento, o narciso foi considerado um símbolo de amor e casamento duradouro.

Se você pretende cultivar esta planta, ela se tornará a base para os primeiros buquês de primavera reais. Eles vão decorar qualquer cômodo da casa (mas de preferência espaçoso, já que o cheiro de uma flor ainda é assustador). Narcisos são flores simples, mas pitorescas, portanto, muitos artistas novatos dominam a aquarela de narcisos como seus primeiros modelos. Em suma, não é a mais exigente de cuidar, a flor "tenaz" tem muitos significados e é tradicionalmente considerada uma mensageira dos dias quentes de primavera.

Descrição das espécies, tons e variedades

Se você olhar a galeria de fotos, não conseguirá acreditar no que está vendo - narcisos, ao que parece, são tão diferentes. E em miniatura, exuberante, brilhante e pálido aristocrático. Os narcisos podem ser de interior e de jardim, de copa grande e pequena, domésticos e silvestres. Considere as opções mais interessantes para esta planta.

  • Poético. Um nome tão interessante é oficialmente atribuído a ele. Na natureza, esta flor cresce nas montanhas, perto de fontes de água. A planta é caracterizada por um crescimento rápido e uma floração muito exuberante. Mas ele se desenvolverá e crescerá apenas em condições de umidade suficiente e raios ultravioleta diretos sobre as folhas.

Uma flor adulta pode crescer até meio metro. Ela floresce em maio por 12 dias.

  • Amarelo. O nome falante é uma flor com inflorescência amarela. A planta se adaptou bem aos nossos solos e foi trazida da França, Alemanha, Itália. Em estado selvagem, pode ser encontrado nas encostas das montanhas do Cáucaso. Esta flor não chegará a meio metro, seu máximo é de 30 cm.

A floração começa na segunda quinzena de maio e dura 2 semanas.

Normalmente, os narcisos amarelos tornam-se vizinhos benéficos das tulipas, a coroa real, e também são encontrados em plantações mistas com a inclusão obrigatória de zimbro.

  • Branco. Foi-nos trazido das Ilhas Ibéricas. Na natureza, também pode ser vista nas terras altas, mas apenas em locais onde há muita grama. Uma flor adulta atinge os 35 cm, a flor em si é branca, mas difere do aspecto poético porque a coroa também tem a mesma cor, não tem contorno pronunciado.

O narciso branco floresce no final de maio. Não dura mais do que 10 dias.

E isso, é claro, não é tudo. Podemos dizer que este é apenas o começo da história dos narcisos. Uma classificação de flores pressupõe pelo menos 12 espécies de plantas. E já cada espécie é representada por toda uma lista de variedades.

Vamos dar uma olhada em algumas das espécies de plantas com as variedades mais populares.

  • Tubular. Apenas uma flor desabrocha em cada pedúnculo, ela pode ser branca e amarela. A altura máxima das flores é de 45 cm. As variedades mais conhecidas são Glacier, Mount Hood, Dutch Master, Golden Harvest, Spelbinder.
  • Grande coroa. E, neste caso, apenas uma flor desabrocha no pedúnculo, mas o que a distingue é que o comprimento da coroa ondulada da flor é superior a um terço da pétala. A espécie de copa grande é caracterizada por uma variedade de variedades com uma borda brilhante e atraente, entre elas - Passional, China Mad, Carlton, Confuoco, Butterfly Mix, Vanilla Peach, Modern Art, Velasquez.
  • Coroado pequeno. A coroa tem menos de um terço do comprimento da pétala. As pétalas das variedades desta espécie são brancas, amarelas ou creme, a própria coroa pode ser suculenta de laranja, rosa, vermelha, roxa ou mesmo esverdeada. Variedades populares incluem "Amor", "Evard Buxton", "Rockall", "Audiobon".
  • Terry. No pedúnculo pode haver não uma, mas várias flores com perianto duplo. As plantas são monocromáticas e bicolores. É verdade que essa beleza tem uma desvantagem significativa - se ficar molhada na chuva, as flores podem murchar e quebrar. Variedades famosas - "Golden Ducat", "White Joyness", "Petite Fo", "Tahiti", "Texas", "Acropolis", "Ice King", "Candy Princesses".
  • Cyclameniform. Os segmentos do perianto desta espécie são seriamente curvados para trás, as flores têm uma coroa longa e estreita. A planta atinge no máximo 25 cm Variedades populares - "Cottinga", "Tet-a-Tet", "Jetfire", "Jenny".
  • Triandrus. O pedúnculo é baixo, duas ou mais flores crescem nele. Eles podem ser amarelos e brancos, dourados. Das variedades comuns, pode-se destacar Ice Wings, Haveru, Thalia, Tresembl, Yellow Chirfulness.
  • Jonquilliae. Até 6 flores podem crescer em um pedúnculo, e às vezes até 8. Elas têm pétalas arredondadas e uma coroa em forma de xícara em miniatura. Variedades como "Golden Smile", "Suzy", "Step Forward" são cultivadas ativamente.
  • Multi-florido / margarida. Esses narcisos exuberantes não têm medo do frio, e é por isso que são especialmente populares entre os produtores de flores. As variedades mais populares são "Geranium", "Erisher", "Horace", "Minnou".
  • Crescimento selvagem. Eles florescem cedo, muito baixo, não crescem acima de 20 cm. Os tipos populares incluem narcisos asturianos, sulcados e envoltos.
  • Poético. As espécies já mencionadas acima são familiares até mesmo para aqueles que ainda não podem se considerar floristas. As variedades populares incluem "Akteya", "Red Rome", "Milan".
  • Coroa dividida. A parte superior da copa nas plantas desta espécie parece ser cortada, as bordas da copa têm uma estrutura franjada. Variedades populares incluem "Baccarat", "Papillon Blank", "Malli", "Canastu".

Um grupo separado inclui todos os narcisos que não podem ser descritos como pertencentes a qualquer um dos grupos já descritos. Aparência completamente incomum no narciso peruano, que, no entanto, costuma ser chamado de lírio. Portanto, a escolha do florista é grande. Os amantes da beleza de jardins não devem ignorar esta cultura, uma vez que não existem variedades anuais de narcisos, todos os tipos são perenes. Isso simplifica o cuidado com a planta, pois não é necessário desenterrá-la todos os anos, em um local ela fica de 2 a 5 anos.

Recomendações de seleção

Escolher a variedade certa para forçar já fornece os ingredientes necessários para o sucesso. Os especialistas consideram os narcisos multifloros / tacetóides os mais adequados. Eles são usados ​​para forçar no inverno. Mas dizer que você terá que sofrer com outros tipos de narcisos também é impossível.

Popular pode ser chamado terry, espécies de copa pequena e grande. Jardineiros novatos costumam se perguntar onde comprar bulbos de narciso. Se você não está perseguindo o tamanho das inflorescências, pode ir direto ao mercado. Os vendedores locais costumam dizer por que suas lâmpadas são melhores do que outras. Claro que, em comparação com uma loja, o preço das lâmpadas no mercado será menor, mas você tem garantias apenas em palavras.

Mas narcisos com flores grandes no mercado não podem ser encontrados. Para que a flor cresça com certeza e tenha a aparência que sua variedade e as declarações do vendedor prometem, você precisa ir a uma loja especializada. Os preços serão altos, mas você não está comprando narcisos de jardim, mas, pode-se dizer, variedades de elite.

É muito importante escolher lâmpadas saudáveis, o que significa:

  • não macio, mas elástico ao toque;
  • apodrecimento inodoro;
  • com escamas superficiais acastanhadas ou douradas secas;
  • ter um fundo seco e uniforme;
  • a ponta do bulbo, que é chamada corretamente de pescoço, também deve ser elástica e seca.

Se você vir uma pequena ferida em uma lâmpada visualmente saudável (um corte de um podador), você pode comprá-la. Apenas esta ferida terá que ser tratada com permanganato de potássio.

Seleção de assento

É importante e correto escolher o local certo para o pouso. O principal é não colocar um jardim de flores onde anteriormente cresciam bulbos ou abobrinhas. Com esse tipo de plantio, o risco de transmissão de doenças de seus antecessores para plantas jovens permanece. Requisitos para escolher um local para o plantio de narcisos:

  • boa iluminação;
  • proteção contra o vento;
  • escurecimento médio (sombra de arbustos não muito altos);
  • solo hermético e consumidor de umidade;
  • águas subterrâneas a uma profundidade de 65 cm ou mais;
  • solo com acidez neutra (pH 7-8);
  • a presença de solo bem drenado.

Solo argiloso com uma reação neutra do meio ambiente será ideal para o cultivo de narcisos. Bons precursores de narcisos incluem trevo, tremoço e alfafa. Em lugares depois de abóboras, abóboras e pepinos, você também pode esperar uma boa produção de narcisos.

Regras de pouso

De acordo com a atividade biológica, acredita-se que os narcisos tenham um curto período de descanso e que o plantio a céu aberto seja viável em quase qualquer época, exceto no inverno. Se os narcisos são plantados na primavera, geralmente o fazem em regiões onde os verões frios são comemorados. A temperatura do solo deve estar em torno de 12 graus. Na maioria das vezes, os narcisos são plantados na segunda quinzena de agosto, o prazo é 20 de setembro (o clima da região de Moscou é tomado como um ponto de referência condicional). Por que extremo - porque antes do início de geadas estáveis, os bulbos dos narcisos devem formar raízes.

Se o solo em sua área for muito leve e arenoso, dê-se ao trabalho de adicionar argila a ele. E se o solo, ao contrário, for muito denso, sem graça, vale a pena torná-lo mais produtivo com a ajuda da areia do rio. Se o solo for ácido, a calagem é realizada durante a estação (ou seja, a estação que antecede o plantio de bulbos). E para cada quadrado do jardim você precisa adicionar 3-4 kg de húmus e fertilizante.

Se você está preparando um canteiro para o plantio na primavera, então você precisa adicionar um fertilizante mineral complexo - azofoska, por exemplo. Se o plantio é planejado para o outono, apenas fósforo e potássio são adicionados ao solo.

Os narcisos raramente são plantados em massa, porque após a floração, um canteiro de flores com flores pendentes parecerá deprimente. Portanto, é melhor confiar no esquema clássico, segundo o qual o jardineiro organiza pequenas ilhas de narcisos de 6 a 7 plantas, e já estão rodeadas por plantas perenes como gerânios, hospedeiros, punhos. A profundidade de plantio de uma flor é determinada pelo tamanho do bulbo e a composição do solo. O furo pode ter de 10 a 25 cm de profundidade, deve ser igual a três vezes a altura do bulbo.

Se o solo for pesado, reduza a profundidade do buraco em 2-3 cm e, se for leve, você pode aumentá-la na mesma proporção. A distância correta entre as lâmpadas não é superior a 20, mas não inferior a 15 cm.

Em geral, o plano de plantio possui 5 etapas.

  • Em uma seção de solo preparada e fertilizada conforme necessário você precisa fazer os furos do tamanho correto (de acordo com o tamanho da cebola).
  • Um pouco de areia deve ser despejada no fundo do buraco, se tornará uma drenagem que ajudará a proteger os bulbos do apodrecimento e do mofo.
  • Com cuidado, coloque as lâmpadas nos orifícios de cabeça para baixo e cubra-as com terra.
  • O local de plantio precisa ser regado, a rega é moderada. Não umedeça demais o solo, pois isso está repleto de apodrecimento dos bulbos.
  • As plantações devem ser cobertas com cobertura morta, para que, com uma queda acentuada na temperatura, os narcisos não congelem.

Bem, então - o cuidado e a atenção ajudarão os narcisos a crescerem bonitos, fortes, florescer com o tempo e agradar a todos ao seu redor com sua beleza graciosa.

Características de cuidado, água e alimentação

Não é à toa que os narcisos são considerados flores despretensiosas, gratas pelo menor cuidado. O principal momento de cuidado é a primavera e esse cuidado consiste na alimentação e na rega na hora certa. E é muito mais fácil do que o transplante de que os narcisos precisam de vez em quando. Existem até anos favoráveis ​​em que as flores realmente não precisam de cuidados: o clima mima e elas se tornam um elemento fecundo do jardim "preguiçoso". Mas se você não está contando com o favor do clima, pode aprender a cuidar dos narcisos para que o seu cultivo seja sempre produtivo.

Destaques de atendimento.

  • Rega, umidade. Se o tempo estiver normal, mesmo na fase de floração, as flores não necessitarão de rega regular. Podemos dizer que é melhor encher de menos do que de encher demais, pois o alagamento do solo é realmente perigoso para o narcisista.

Mas se houver uma seca prolongada, então a rega bulbosa será necessária nos estágios de brotamento e floração, e também por um mês inteiro após o término desses períodos. A frequência é a seguinte: uma irrigação profunda com saturação do solo por semana. Não faz sentido regar para que as flores e botões fiquem molhados. Não use pistola de pulverização.

  • Ervas daninhas e afrouxamento. O supercrescimento constante é característico das plantas desta espécie. Os técnicos agrícolas consideram a remoção manual de ervas daninhas, em vez da mecânica, a preferida. A lavagem deve ser feita com um leve afrouxamento da sujeira.

Isso é feito com cuidado para não ferir as raízes da planta. Se a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento não fazem parte de seus planos, o solo deve ser coberto com cobertura morta.

  • Poda de folhas e flores. Para cultivar flores fortes plantadas no outono, você precisa remover as flores murchas ali mesmo, junto com o pedúnculo. Você não pode esperar pela formação de sementes em uma planta neste estado. Para retirar as folhas, é preciso esperar para que não só fiquem amarelas, mas também sequem.

O processo de secagem das folhas leva cerca de um mês e meio, e todo esse tempo elas não devem ser tocadas. Mesmo que tal quadro não pareça muito pitoresco, você não pode "ajudar" a planta, você deve esperar pelo término natural desta etapa.

  • Fertilizante. Na verdade, apenas uma alimentação é necessária, e ela cai no início da primavera. Assim que a neve derreter, adicione uma porção completa de fertilizantes minerais complexos (60-70 g / balde de água). Se você deseja obter uma floração abundante, pode dividir a fertilização em duas fases: o nitrogênio é realizado no início da primavera, potássio-fósforo - na fase de brotação.

Se você decidir cultivar narcisos para o corte, siga uma dieta de nitrogênio de potássio. Seu esquema é o seguinte: as mudas emergentes são alimentadas com fertilização mineral plena, o crescimento dos pedúnculos é acompanhado pela introdução de compostos de nitrogênio e potássio, a brotação é uma fertilização mineral completa, a floração é um fertilizante de fósforo-potássio.

O cuidado depende do clima - nos Urais e na região de Moscou, será diferente. É necessário conferir com o calendário, não fazer regas desnecessárias no frio, não atrasar o plantio, se o clima não pode ser chamado de ameno.

E mais algumas informações para quem cultiva narcisos em casa. Não coloque narcisos em vasos no parapeito de uma janela com outras plantas. Se a proximidade for permitida, os elementos tóxicos do narciso podem afetar as raízes de flores particularmente sensíveis. E para que os narcisos se adaptem melhor ao ambiente doméstico, eles precisam organizar a alimentação de nitrogênio-potássio.

O que fazer após a floração?

Os narcisos desapareceram e a questão de quando colhê-los é aguda. Os iniciantes podem não saber que a folhagem de narcisos desbotados não é cortada por cerca de 2 meses. É pelas folhas que a luz ultravioleta entra nos bulbos. E só depois de 2 (ou mesmo 3 meses), quando a folhagem seca completamente, pode ser podada com cuidado, sem pressa.
No outono, as flores podem ser alimentadas com fertilizantes solúveis em água, este tratamento é necessário se a época de floração foi problemática e não apenas por este motivo. As plantas jovens podem ser cobertas por cima com uma camada de húmus ou folhagem de relva. E com esse "casaco de pele" ficarão deitados durante todo o inverno.

Não desenterre bulbos novos com hastes após a estação de crescimento. A escavação de narcisos ocorre em média uma vez a cada 2 anos, e isso é feito para que a mãe arbusto "compartilhe" os filhos pequenos. Se o bulbo for adulto, com três anos, é desenterrado após a vegetação no final do segundo mês de verão ou no início de agosto.

Deve ser entendido que quando a folhagem de um narciso seca, isso não significa o início de um período de dormência. As flores ainda respiram, crescem, recebem nutrientes do solo. Mas o material escavado para o transplante também respira, então você não deve atrasar o transplante por mais de 2 meses.

Reprodução

A reprodução dos narcisos é feita vegetativamente ou por sementes. Se estivermos falando sobre formas de jardim, a reprodução ocorre separando-se a lâmpada filha da mãe. Todos os anos, os topos do bulbo do narciso crescem e, durante a estação de crescimento, eles diminuem. Depois de alguns anos, as escamas do bulbo que une os picos morrem, e assim o ninho da flor pode ser dividido em bulbos filhos.

Produtores experientes preferem dividir o bulbo em agosto, com essa divisão ambas as partes da escama ficam no fundo comum. Se fizer isso, não se esqueça de processar o corte com uma solução de permanganato de potássio. Essa cebola deve ser armazenada em perlite, em um saco.

A perlite é um material vulcânico de estrutura porosa, utilizado como substrato adequado para cobertura morta e também para otimizar a drenagem.

Uma condição importante para o plantio do bulbo após o armazenamento é a esterilidade.

Se você escolher a propagação de sementes, a melhor solução seria semear precocemente as sementes não secas, depois que amadureceram. Mas a floração com tal reprodução pode ser esperada apenas por 4-5 anos.

Agora vamos responder a algumas perguntas sobre como propagar e armazenar narcisos.

Em que casos é usado o método de melhoramento de sementes?

O método de sementes é usado principalmente por criadores. Assim, eles obtêm novas variedades de plantas. Na época da floração, diversos bulbos devem ser polinizados artificialmente. E as sementes assim originadas são semeadas pelos criadores em recipientes especiais com condições especiais de temperatura.

Mas a lâmpada começará a se desenvolver melhor no segundo ano de vida. Portanto, os narcisos que se reproduzem por sementes são uma história projetada para um longo período de realização.

Como dividir artificialmente uma cebola?

Para fazer isso, o florista cava a lâmpada, corta (não muito profundamente). Depois disso, a lâmpada deve ser armazenada em uma sala razoavelmente fresca com ventilação confortável. Após 2 meses (ou um pouco mais), o bulbo dará “descendência”. E já está plantado no solo com os filhos, e no segundo ano novos bulbos podem ser separados e plantados separadamente.

O que você precisa saber sobre como desenterrar lâmpadas?

Como já foi mencionado, os bulbos são retirados não apenas após o término da floração, mas depois que a parte moída do narciso seca. As lâmpadas precisam ser delicadamente limpas de sujeira, secas em uma sala com boa ventilação, para que os raios ultravioleta diretos não caiam sobre elas. Em seguida, os bulbos devem ser separados com a separação dos bebês. Em seguida, é imprescindível realizar um tratamento antiparasitário e fungicida. Em seguida, os bulbos são novamente secos e, em seguida, armazenados até o plantio no solo.

Apesar de sua reputação de plantas humildes e despretensiosas, os narcisos ainda não são espécimes de flores altamente imunes. Eles são persistentes, mas não tão fortes que não tenham medo de pragas e doenças.

Possíveis doenças e pragas

Nem todas as doenças que podem afetar esta flor podem ser curadas. Uma planta doente não deve ser deixada no local, não importa o quanto seja lamentável por se separar dela. Mas com certeza você precisa conhecer o inimigo pessoalmente, para não se livrar do pânico e do medo de uma planta que ainda pode ser ajudada.

Considere as doenças comuns dos narcisistas.

  • Fusarium. Esta é uma infecção fúngica que ocorre devido ao oxysporum. O narciso fica doente por infecção do sistema radicular. Uma flor que adoeceu com fusarium praticamente para de crescer, suas raízes escurecem, os bulbos secam e apodrecem, uma flor branca é notada nas escamas. Não tem cura, portanto, a flor deve ser descartada com urgência para que as plantas vizinhas não sofram. E para evitar o desenvolvimento do fusarium, a flor é tratada com formalina na véspera do plantio.
  • Botritíase. As pessoas chamam essa doença de podridão cinzenta. Não apenas bulbosos estão doentes com ele. Doenças fúngicas podem levar à morte em massa da vegetação no local.O período mais perigoso é o final do verão, quando a temperatura do ar não é muito elevada e a umidade permanece elevada.

Os esporos do fungo são transportados pelo vento, por isso é tão difícil controlar o processo patológico. A doença se manifesta como manchas marrons, redondas ou ovais. Manchas nas folhas, na flor, no pescoço - tudo isso leva à morte da planta. Para prevenir o desenvolvimento de botritíase, é importante tratar a planta bulbosa com uma mistura de bordalês e água com sabão durante o período de cultivo.

  • Podridão penicilosa. Esta doença afeta os bulbos durante o armazenamento. E isso acontece devido ao excesso de umidade. Manchas avermelhadas aparecem na planta e, quando o nível de umidade aumenta e a temperatura cai, esporos verdes aparecem. Para evitar isso, o material de plantio deve ser bem seco, obedecendo a todas as regras de armazenamento dos bulbos.
  • Spotting. E essa também é uma doença fúngica, com ela aparecem manchas ou mesmo listras de uma cor amarelo-acastanhada no fundo das folhas, a placa é perceptível nessas listras. Quando a doença se desenvolve, a folhagem morre e a planta para de crescer. Se a mancha atingiu a planta de forma perceptível - deve ser removida, se estiver apenas começando seu desenvolvimento - trate a flor com oxicloreto de cobre (você também pode usar a mistura de bordeaux).
  • Ferrugem. A doença fúngica pode afetar todas as partes do narcisista. Na área afetada, inchaços incolores são notados, com o tempo eles ficam marrons ou laranja. E esses lugares então começam a espalhar esporos, são carregados pelo vento e afetam todas as plantas.

É impossível curar tal flor. Você tem que se livrar dos bulbos doentes, flores não afetadas precisam ser tratadas com uma mistura de bordeaux.

  • Podridão bacteriana. Os sinais patológicos só podem ser vistos dentro do bulbo. Essas serão manchas de muco.

Se a doença não é resistida, os bulbos são simplesmente destruídos, cobertos por um muco amarelo. Você não pode esperar uma boa colheita deles. Não há cura, apenas a remoção de flores doentes.

Pragas e parasitas também precisam ser temidos. Eles podem entorpecer o crescimento do narcisista, podem levá-lo à morte. O primeiro desta lista insidiosa é o besouro clicker. São insetos pretos ou marrons escuros com corpo achatado e comprido. Quando caem de costas, ouve-se um som semelhante a um clique, por isso os besouros são chamados assim.

Eles aparecem onde há muita umidade e podem causar danos consideráveis ​​ao bulbo. Para se livrar dos quebra-nozes, deve-se desenterrar o solo, não se esqueça de calar e, antes mesmo de plantar os bulbos, trate-o com hexaclorano.

Outro inimigo do narcisista é a mosca-voadora bulbosa. Essa mosca verde se instala nos bulbos, deforma a raiz e o fundo. Para se livrar desse parasita, você deve tratar o solo com tiofos duas vezes por semana.

Esta lista insidiosa também inclui ácaro da raiz... A praga peluda amarela oval vive no solo, danifica os bulbos, deixa ovos nos bulbos. A primeira maneira de se livrar de um carrapato é descartar lâmpadas prejudiciais antes do armazenamento, a segunda é limpar as escamas, tratar com uma solução de sabão.

O urso, infelizmente familiar para muitos cultivadores de flores, também é terrível para narcisos. Em clima quente, mas em solo solto, as condições de vida são ideais. Para se livrar do urso, você precisa cavar o solo e também arrancar regularmente as ervas daninhas e limpar o solo. Você também deve ter medo de nematóides, lesmas, colheres de repolho.

Possíveis problemas

Se você reunir todos os problemas em um, soará assim - por algum motivo, os narcisos não florescem. Existem dificuldades mais específicas, mas podem levar ao mesmo resultado. E há várias razões pelas quais narcisos despretensiosos não floresceram, porque os botões secam sem abrir. Vamos considerar os principais.

  • O solo é muito ácido. Para o crescimento de narcisos, um solo neutro ou ligeiramente ácido é necessário. O ideal é verificar a acidez do solo antes de plantar.Mas se não checaram na hora e as flores já estão crescendo, o solo deve ser acidificado. Isso é feito com farinha de limão, giz ou farinha de dolomita.
  • Ajuste muito apertado. Essas plantas perenes crescem muito rápido. As raízes das flores vizinhas podem se entrelaçar, razão pela qual as flores deixam de ser amarradas. Os bulbos têm que ser plantados. Logo no primeiro ano após o transplante, os narcisos podem, é claro, não florescer, eles descansam, se afastam do estresse. Mas no segundo ano, eles já devem florescer.
  • As folhas foram cortadas cedo. E esta também é uma possível razão pela qual os botões não florescem. Se você, sem esperar a secagem natural, cortar as folhas, não haverá processo de fotossíntese (e isso ocorre especificamente nas folhas), um embrião de flor simplesmente não se forma no bulbo.
  • Pequena luz. Se seus narcisos forem forçados a se desenvolver em sombras profundas, então eles crescerão apenas folhas escuras exuberantes. Você nunca verá as flores. Portanto, transplante narcisos para uma área mais ensolarada. Você pode se livrar de objetos altos que criam sombras.
  • Seca. Na primavera, durante o crescimento e a brotação, a rega é necessária para os narcisos. O solo deve ficar úmido até uma profundidade de 30 cm. Mas a estagnação da umidade também deve ser evitada para que as raízes não apodreçam.
  • Instabilidade climática. Se o inverno for gelado, mas sem neve, ele pode matar os bulbos. É por isso que nas regiões setentrionais, desde o outono, os floricultores fazem a cobertura morta com lascas, turfa, serragem ou apenas folhagem seca.

Outro problema comum é o amarelecimento das pontas dos narcisos. Eles costumam ficar amarelos em fontes chuvosas e frias. As próprias flores são atraídas pela luz, mas é difícil para as raízes se desenvolverem em solo úmido e frio. Alguns residentes de verão simplesmente colocam listras de lutrasil ou material preto (não tecido) entre as fileiras de flores. Este material dá calor, as flores ganham vida, reabilitam-se e florescem sem problemas.

E não se esqueça de que os narcisos também podem ser expulsos em casa. Como o período de floração no local é curto, você pode desfrutar do florescimento de uma planta elegante em um apartamento. Essa variedade existe, não precisa ser processada a frio, é chamada de "narciso de papel". Os bulbos devem ser plantados de forma padronizada em um recipiente, colocar no parapeito da janela e aguardar. Todo o processo levará de 2 a 6 semanas.

É bom que a destilação de narcisos domésticos possa ser programada para uma determinada data por você. Por exemplo, para os feriados de ano novo, você precisa plantar narcisos em casa até meados de outubro. Se as flores são necessárias até 8 de março, o plantio deve ser no final de janeiro. Os narcisos crescerão nos feriados de maio, se plantados no final do primeiro mês da primavera.

Exemplos em paisagismo

O que é um jardim de primavera sem prímulas e o que são prímulas sem narcisos? Essas flores ficam lindas em buquês, em canteiros de flores, em composições de jardim. Sugerimos que você se familiarize com as recomendações dos paisagistas para o cultivo de narcisos no local.

  • Os narcisos murcham e suas folhas murcham por cerca de 1,5 a 2 meses. E uma vez que você não pode removê-los, você precisa pensar sobre a estética desta zona. Para fazer isso, escolha plantas com folhagem densa como vizinhas do narciso. As partes secas do narciso ficarão escondidas por esta folhagem, e a flor murcha não ficará tão visível.
  • Se você quiser criar uma paisagem leve e verdadeiramente primaveril, para a vizinhança dos narcisos, escolha snowdrops e muscari. Variedades tardias de narcisos podem ser plantadas com prímula e brunner.
  • Narcissus pode ser bela e concisa decorar becos, escorregadores alpinos, meios-fios. Narcisos graciosos parecem especialmente brilhantes contra o fundo de alvenaria.

As recomendações mais expressivas são ilustrações, fotos e fotos. Na próxima coleção de 10 exemplos interessantes de projeto paisagístico com a participação de narcisos.

  • Narcisos em vasos parecem muito bonitos, sólidos, incomuns. Além disso, você terá um ótimo local no site para photosets.
  • Os narcisos também ficam lindos perto de uma cerca de madeira, e se houver pequenas flores delicadas por perto, isso adiciona beleza à imagem.
  • Narcisos e tulipas são um casal clássico de primavera. Para alguns, é apenas um arranjo de flores, mas para muitos é o sopro mais real e confiante do florescimento da primavera.
  • Narcisos dançando com o vento em uma caixa de madeira É retro que se tornou muito moderno. Se você tem caixas adequadas apenas vazias, parece que eles vão se instalar em breve.
  • Açafrões, narcisos, tulipas podem se tornar heróis de uma composição florística. Lacônico, estiloso e muito primaveril.
  • Os narcisos ao lado de um jardim de flores de tulipas parecem enfatizar todo o poder de seus "irmãos mais velhos". Pode crescer em ambos os lados de um caminho de tulipas.
  • E é assim que as flores parecem atrás de uma cerca em miniatura. Os participantes na composição podem ser diferentes, mas narcisos graciosos são definitivamente indispensáveis ​​aqui.
  • Narcisos amarelos emoldurados por pequenas flores brilhantes são uma verdadeira obra de arte criada pela própria natureza. Decoração ideal para a entrada da casa.
  • Prímulas variegadas podem ser uma moldura maravilhosa para um gazebo, cozinha de verão.
  • Cada vez mais, vasos de flores, vasos e caixas são usados ​​em projetos paisagísticos., recipientes diversos, forçando um olhar diferente para a floração no local. E este exemplo lacônico é a prova disso.

Em geral, podemos dizer que narcisos são flores que provavelmente não apresentarão muitos problemas. Se você já estudou muita teoria e seu "solo intelectual" foi enriquecido com novos conhecimentos, na prática tudo será muito mais fácil. Plantio bem sucedido e beleza para seu site!

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente dos narcisos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário