Quando e como podar narcisos após a floração?
Os narcisos são plantas com flores delicadas e perenes, com um aroma rico. Hoje, existem mais de 100 tipos dessas flores. Muitos jardineiros os amam por sua floração no início da primavera, cheiro agradável e beleza estética. O narciso se propaga por bulbos e, para uma boa germinação e floração, a cabeça deve receber o suprimento máximo de nutrientes benéficos.
Por que podar narcisos?
A poda das pontas dos narcisos ajuda a preservar os nutrientes dos bulbos. Lâmpadas devidamente preparadas hibernam melhor ao ar livre e armazenam bem em casa.
Em nenhum caso você deve cortar folhas verdes elásticas na raiz. Antes que a folhagem seque, a base para a floração futura é colocada no rizoma, através do fluxo de oligoelementos úteis das copas.
A folhagem do narciso pode permanecer verde por até 2,5 meses após o desbotamento dos botões. Quando o bulbo está totalmente maduro, as pontas tornam-se macias e deitam-se no chão. Se você podar as folhas suculentas muito perto do solo, o rizoma não será devidamente nutrido.
As flores para o próximo ano serão pequenas ou haverá muito poucas delas e, em alguns casos, pode não haver botões.
Imediatamente após a floração, as folhas dos narcisos podem ser cortadas com um podador seco e limpo ao meio (na altura) para que não interfiram com as plantas vizinhas. É melhor aparar todos os topos no mesmo nível - isso não é apenas esteticamente agradável, mas também benéfico para a pigmentação do bulbo.
Amarrar as folhas em decomposição não é recomendado, pois evitará a morte natural das copas, prejudicará a ventilação e dificultará a uniformização da luz solar, o que pode causar o apodrecimento das folhas.
Cronometragem
Se você planeja desenterrar os bulbos para o inverno, isso deve ser feito quando os topos ficarem amarelos. Não vale a pena devolver a planta ao seu lugar original no momento do plantio, pois a terra deve "descansar" por vários anos.
Os caules das flores dos narcisos não têm folhas, portanto, a poda dos caules não afeta os bulbos de forma alguma. No entanto, a formação de novas sementes retirará parte dos nutrientes do rizoma, por isso é melhor cortar os botões desbotados imediatamente.
Não há tempo exato para a poda dos narcisos, é preciso observar o estado das folhas e a mudança do clima (é aconselhável chegar a tempo antes do início das primeiras geadas). Você pode cortar a folhagem pela raiz somente depois que as copas estiverem quase completamente amareladas, para que o bulbo sobreviva ao inverno em repouso e se prepare para um novo broto.
Após o término da floração, a planta deve ser alimentada com fertilizante de fósforo-potássio e deixada sozinha por pelo menos 2 semanas, mantendo o regime de irrigação usual.
Desenterre os narcisos não antes de 2 meses após o final da floração. Se você se atrasar com este procedimento, a planta irá enraizar novamente e tolerará muito mal a divisão em bulbos. Para cavar, não espere até que os topos estejam completamente no chão, pois será difícil determinar os limites dos bulbos.
Instruções passo a passo
A poda correta e oportuna das folhas de narciso servirá como garantia de uma floração exuberante no próximo ano. A poda dos narcisos após a floração pela raiz não deve ser imediata, todo o procedimento ficará assim:
- quando os botões murcharem, caules secos com flores devem ser cortados imediatamente, enquanto a folhagem deve ser deixada;
- além disso, quando o arbusto começa a se decompor, os topos podem ser cortados pela metade na altura;
- após o aparamento, o solo deve ser cuidadosamente afrouxado;
- então a planta deve ser alimentada com fertilizante de fósforo e potássio;
- então você deve regar os narcisos por cerca de 2 semanas, reduzindo gradualmente a quantidade de água e a frequência de rega;
- depois de os topos estarem completamente amarelos, devem ser cortados o mais rente possível ao solo, a uma altura de cerca de 5 cm.
Outras ações dependem se as lâmpadas serão transplantadas ou desenterradas para armazenamento.
Se for suposto o inverno no solo sem transplante, o rizoma deve ser coberto com cobertura morta antes da primeira geada com grama seca, turfa ou cinza de madeira. Também é necessário abrigar os narcisos se muitas vezes ocorre um degelo no inverno e ocorre a próxima geada: os bulbos podem começar a germinar durante o degelo e morrer devido a uma queda brusca de temperatura.
Se as cabeças forem escavadas para armazenamento, elas devem ser cuidadosamente limpas de grandes torrões de terra e deixadas secar a uma temperatura de 22-24 graus em uma área bem ventilada. Os bulbos secos devem ser embrulhados em papel branco (mais fino que o papel de copiadora e livre da tinta de impressão nociva encontrada nos jornais). Recomenda-se armazenar as lâmpadas a uma temperatura de 10-15 graus em local seco e escuro.
Os narcisos devem ser plantados no final de setembro, cerca de um mês antes da primeira geada, para que o bulbo possa criar raízes em solo quente. Se o botão da flor dentro da cabeça congelar ou não tiver tempo para criar raízes, a flor não desabrochará.
Recomendações
Os narcisos vão se deliciar com sua floração exuberante por muitos anos, se você os escolher corretamente, plante-os e cuide bem.
- Você precisa ter cuidado ao comprar: uma cabeça de narciso maduro é designada na loja como uma "terceira cebola para análise" e é de tamanho médio. Os bulbos em flor têm um sistema radicular destruído e não criarão raízes, e as cabeças pequenas são bebês, eles têm um suprimento insuficiente de nutrientes, eles morrerão sem um bulbo mãe.
- A cada 3-5 anos, os bulbos devem ser plantados, pois até 5 bebês podem crescer no bulbo da mãe em 1 ano, e o bulbo original pode apodrecer por falta de nutrição. No entanto, existem algumas variedades que requerem replantio anual, como o narciso turco.
- As cabeças devem ser tratadas com uma solução desinfetante antes do plantio.
- Plante no máximo 5 lâmpadas em um ninho.
- A profundidade ideal de plantio dos narcisos é de 16 cm. Se plantados profundamente, a planta não florescerá.
Além dos cuidados básicos e do corte adequado das folhas, é importante alimentar essa planta em tempo hábil:
- a primeira alimentação da primavera é feita com o aparecimento dos primeiros brotos;
- próximo - quando os primeiros botões começam a aparecer;
- o terceiro - durante o período de floração;
- o último - depois que os botões secaram.
As folhas dos narcisos permanecem verdes por muito tempo, então é melhor plantá-las em um canteiro com plantas de floração tardia.
Se você cortar adequadamente as pontas após a floração, alimentar e plantar os bulbos em tempo hábil, os narcisos decorarão o jardim com sua floração e aroma por muitos anos.
Como cuidar dos narcisos após a floração, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.